Página Inicial / Animação Litúrgica / 19º Domingo do Tempo Comum

19º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1405 – 19º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 11/08/2013
“ONDE ESTÁ O VOSSO TESOURO, AÍ ESTARÁ
TAMBÉM O VOSSO CORAÇÃO” (Lc 12,34)
Início da Semana Nacional da Família e Dia dos Pais
01. ACOLHIDA
Preparar o espaço celebrativo, lembrando o mês vocacional e o dia dos pais. Confeccionar um bonito coração com o tema da celebração e um cartaz ou faixa com o tema da Semana Nacional da Família:
“Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”. Colocá-los em destaque na porta da Igreja, para
depois serem utilizados na apresentação dos dons. Envolver as famílias nos diversos momentos da
celebração. Para dar início, cantar de forma orante o canto de ambientação.
1 – Um lar onde os pais ainda se amam e os filhos ainda vivem como irmãos e, venha quem vier,
encontra abrigo e todos têm direito ao mesmo pão.
Onde todos são por um e um por todos, onde a paz criou raízes e floriu, um lar assim feliz seja o sonho das famílias do Brasil!
Animador(a) – Irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos para celebrar a Páscoa de Jesus Cristo.
Neste domingo o Senhor nos convida a sermos vigilantes, preparando-nos para recebê-Lo na sua
vinda gloriosa. Hoje iniciamos a Semana Nacional da Família com o tema “Transmissão e
Educação da Fé Cristã na Família” e recordamos particularmente a vocação paterna. Nesta
celebração, vamos agradecer ao Senhor todo carinho, atenção e a doação dos pais que orientam seus filhos e filhas no caminho da justiça e da fraternidade. Unidos na fé e na esperança de construirmos um mundo melhor, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Nossos corações em festa se revestem de louvor, pois, aqui se manifesta à vontade do Senhor, que nos quer um povo unido a serviço da missão, animado e destemido por amor e vocação!
Cristo, Mestre e Senhor pois, eterno é seu amor. Nesta fonte de água viva somos hoje seus
convivas.
2 – Nossos passos já se encontram a caminho do altar nossas vozes já decantam o que vimos
proclamar neste mundo tão bonito mas que pede redenção nosso “sim” ao Deus bendito por amor e vocação!
Presidente – Como família de Deus reunida, iniciemos nossa celebração com o sinal de nossa fé,
cantando. (à escolha)
Presidente – A graça e a paz de Deus, nosso Pai e de Jesus Cristo, nosso Senhor estejam convosco.
Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Deus se manifesta a nós ao longo da história e sempre nos chama à reconciliação.
Peçamos perdão de nossas faltas. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.
1 – Eis-me outra vez aqui, olhando a tua cruz, pedindo a tua graça, pedindo a tua luz.
2 – Mais uma vez aqui, sabendo que eu errei. Errei mais uma vez, mais uma vez não te escutei.
Mais uma vez eu admito que eu pequei, mais uma vez eu admito que o pecado me venceu.
3 – Por isso eu venho aqui pra confessar o meu pecado, pedindo pra ser perdoado, porque tu sabes restaurar.
4 – Porque és um Deus misericórdia, porque tu sabes relevar. E nos devolves à concórdia e sabes
perdoar. (bis)
Presidente – Senhor misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos
conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Senhor, que conduzis o vosso povo para a terra prometida, dai-nos a graça de estar
vigilantes para acolher o Cristo que vem, servindo ao nosso próximo. Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
Onde for possível, uma família se aproxima da Mesa da Palavra, ergue o Lecionário (ou a Bíblia), enquanto se canta. O pai proclama a 1ª leitura, o(a) filho(a) canta o Salmo e a mãe proclama a 2ª leitura.
Que tua Palavra preserve as nossas famílias, oriente nossos filhos, guie as nossas nações,
Bíblia Sagrada fonte viva de partilha, indicação que nos brilha, luz dos nossos corações.
06. LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA (18, 6-9)
07. SALMO RESPONSORIAL (32)
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança! (bis)
– Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Feliz o povo cujo Deus é o
Senhor e a nação que escolheu por sua herança!
– Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
– No Senhor nós esperamos confiantes, porque Ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha,
Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
08. LEITURA DA CARTA AOS HEBREUS (11, 1-2.8-19)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis não!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(12, 32-48)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Abraão caminhou vigilante movido pela fé, no Deus da vida. Renovemos também a
nossa fé, dizendo: Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus da Vida que conhece as nossas necessidades e nos concede o que pedimos com fé, elevemos as nossas preces.
– Pai do Céu, protegei a vossa Santa Igreja em toda a terra e a mantenha sempre vigilante e pronta a servir com amor o vosso rebanho. Nós vos pedimos.
– Pai do Céu, iluminai aqueles que têm muitos bens materiais, para que saibam servir-se de suas
riquezas com responsabilidade, não esquecendo dos mais necessitados. Nós vos pedimos.
– Pai do Céu, fortalecei todos os homens aos quais foi concedida a graça da paternidade, para que
sejam presença de amor e carinho junto às suas famílias. Nós vos pedimos.
– Pai do Céu, acompanhai as paróquias: Santa Clara de Assis de Colatina e São Roque do Canaã, e
todas as comunidades que nesta semana celebram seus padroeiros, para que cresçam cada vez mais
a fé e a união entre os seus membros. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei, Pai de bondade, os pedidos de nossa comunidade. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Quem segue Cristo deve adotar um estilo novo de viver as relações econômicas e
sociais, livres dos apegos e interesses puramente individuais. O centro de atenção primordial da
família não devem ser as riquezas, mas a realização plena do projeto de Deus. Apresentemos ao
altar do Senhor a vida de nossas famílias e da comunidade no compromisso de sermos fiéis na luta
pelo tesouro que o ladrão não rouba e nem a traça corrói.
Durante o comentário, uma família entra trazendo os símbolos: coração e o cartaz da entrada da Igreja,
apresentando-os enquanto se canta.
1 – É no campo da vida que se esconde um tesouro. Vale mais que o ouro, mais que a prata que
brilha. É presente de Deus, é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.
Como é bom ter família, como é bom! Vale a pena vender tudo o mais pra poder comprar.
Esse campo que esconde um tesouro, que é puro dom, é meu ouro, meu céu, minha paz, minha
vida, meu lar.
15. CANTO DAS OFERENDAS
1 – O pão amassado, a uva pisada, eis a oblação. Pastores sofridos, o pobre esquecido. O povo sem pão.
Quero ser fiel a Deus, respondendo a vocação. Quero ser junto do povo o irmão entre os
irmãos. (bis)
2 – O tempo e a idade, o bem e a verdade, a paz e o perdão, vigor, esperança, amor, confiança
jamais faltarão.
PAI NOSSO
Presidente – Jesus confia a nós a missão de fazer acontecer o Reino no mundo. Rezemos como Ele nos ensinou: Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Fazemos comunhão construindo a unidade. É nossa vocação servir a comunidade, com Cristo nosso irmão no sertão ou na cidade.
1 – Falta gente pra colheita, há ovelhas sem pastor. Onde estão os operários do roçado do Senhor?
2 – Quem visita os doentes? Quem constrói o mundo novo? Quem proclama a salvação? Quem
reúne o nosso povo?
3 – Onde eu moro tem ministros, vocações especiais: bispos, freiras, padres, leigos, todos servem
como iguais.
4 – Quem anima o sindicato? Quem vê a necessidade? Quem trabalha com os pobres? Quem
constrói comunidade?
5 – Sou roceiro, estudante, catequista e artesão, operário, agricultor, temos nossa vocação.
6 – Somos pobres, pouca gente, uma Igreja em mutirão; mas, unidos num só povo, toda vida é
vocação.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, recebemos com amor vossa Palavra de vida e verdade, tantos dons e tantos frutos para o nosso bem. Ajudai-nos a crescer sempre mais na confiança e na entrega de nossa vida à causa do Evangelho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. HOMENAGEM AOS PAIS
Onde for possível, crianças ou adolescentes com boa leitura, proclamam em forma de jogral a mensagem
abaixo.
Pedidos de um filho a seu pai
– Pai, não me dê tudo o que peço.
– Pai, não me dê só ordens: peça para eu fazer e farei com mais alegria.
– Pai, cumpra suas promessas: se promete um prêmio, quero o prêmio, se promete castigo, dê o
castigo merecido.
– Pai, não me corrija na frente dos outros: ensine-me quando estivermos sozinhos.
– Pai, indique o bom caminho e deixe-me caminhar: se você fizer tudo, eu jamais aprenderei.
– Pai, não minta nem peça para eu mentir, nem sequer para sair de alguma enrascada. Se errar,
assuma. Eu vou estimá-lo e aprender a segui-lo.
– Pai , trate-me com amor, como faz com meus amigos. Nós somos os melhores amigos.
– Pai, não me peça para fazer o que você não faz.
– Pai, ensine-me a conhecer e amar a Deus. Mas conheça-o e ame-o antes para que aprenda com suas palavras e ações.
– Pai, quando eu precisar de lhe contar algum problema meu, não diga “não tenho tempo”!
– Pai, compreenda-me, ajude-me, ame-me… e diga que me ama. Vou gostar de ouvir.
23. BÊNÇÃO
Presidente – Deus, Pai da família humana, guarde e faça prosperar o lar de todos vós. Amém.
– O Senhor Jesus, que viveu na família de Nazaré, faça de vossas casas um lugar de aconchego,
respeito, diálogo e harmonia cristã. Amém.
– O Espírito Santo, que ilumina, anima e unifica, transforme vossas Igrejas e comunidades em
verdadeiras famílias, abertas, acolhedoras e dedicadas aos mais necessitados. Amém.
– Desça sobre todos vós a bênção do Deus-Amor: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– “Não tenhais medo, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. Vigiai sempre”. Ide em paz e o
Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
24. CANTO FINAL
Erguei as mãos pedindo a Deus a proteção e união pela família. (bis)
1 – Não há gesto mais bonito do que esse. Quando um filho pede a bênção a seus pais e acredita
fielmente que essa bênção vem de Deus, que o fará seguir em paz.
2 – A família é o caminho da esperança, a certeza que se tem pra onde voltar, não há nada mais
divino e é por isso que a presença de Jesus nela está.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Neste domingo a 1ª leitura apresenta o povo de Israel que, revendo o seu passado, descobre que
Deus sempre foi fiel. Desta constatação extrai coragem e esperança para o futuro. No Evangelho
somos convidados a uma vigilância permanente para sermos encontrados prontos à espera do Senhor que vem libertar. Ele pode chegar quando menos esperamos. Jesus completa o ensinamento sobre como proceder diante dos bens deste mundo e fala sobre o verdadeiro tesouro que o ladrão não rouba e nem a traça corrói. O ensinamento de Jesus nos convida a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, que constitui a verdadeira riqueza de quem acredita. O desprendimento dos bens ajuda a concentrar as energias no projeto de Deus, a valorizar aquilo que dá sentido à existência humana. É preciso permanecer vigilante para acolher o Senhor, que sempre está chegando, manifestando continuamente sua presença de amor. Somos chamados a construir um tesouro que não se acaba, depositando nossa fé e confiança em Deus a exemplo do Pai Abraão. Ele nos ensina que aquilo ou aquele em quem acreditamos faz a diferença e que é possível viver de outra maneira, diferente da proposta da sociedade atual, preocupada em oferecer tesouros que se estragam. Com o empenho de cada um de nós será possível construir uma nova sociedade na qual não falte a ninguém o necessário para a vida. O apelo de Jesus: “Vendei vossos bens e dai esmola”, continua atual. A Boa-Nova de Jesus nos leva a rever nossa opção preferencial pelos pobres e miseráveis.  Conduzidos pelo Espírito, tenhamos a sabedoria para escolher o tesouro que dá sentido à vida: o Reino de Deus. A 2ª leitura nos fala de Abraão e Sara, modelos de fé em Deus. Eles ficaram atentos à voz de Deus, sempre responderam prontamente, acreditaram na salvação, embora suas condições humanas fossem contrárias; foram vigilantes. Com a liturgia de hoje, o que aprendemos e devemos colocar em prática sobre o uso dos bens e riquezas deste mundo?
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Dt 10,12-22; Sl 147; Mt 17,22-27
3ª feira: Dt 31,1-8; Dt 32,3-42; Mt 18,1-5.10.12-14
4ª feira: Dt 34,1-12; Sl 65; Mt 18,15-20
5ª feira: Js 3,7-10a.11.13-17; Sl 113; Mt 18,21-19,1
6ª feira: Js 24,1-13; Sl 135; Mt 19,3-12
Sábado: Js 24,14-29; Sl 15; Mt 19,13-15
Domingo: Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab; Sl 44; 1Cor 15,20-27a; Lc 1,39-56

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …