Página Inicial / Animação Litúrgica / 23º Domingo do Tempo Comum

23º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1409 – 23º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 08/09/2013
CHAMADOS A TOMAR A CRUZ: EIS NOSSA MISSÃO
Colocar na entrada principal da Igreja uma cruz e um bonito cartaz com o tema da celebração, os quais serão usados na apresentação dos dons. Para dar inicio à celebração, cantar de forma orante o refrão.
Quem não toma a sua cruz e não vem atrás de mim, nunca ele poderá ser meu discípulo. Não pode seguir-me assim. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam todos bem vindos e bem vindas para celebrar o mistério de
nossa fé. Hoje a Palavra de Deus nos convida para uma grande missão: assumir o Projeto do Pai,
renunciando a tudo aquilo que colocamos acima dos valores do Reino. Que este ensinamento nos torne sábios na vivência da nossa vocação e na fidelidade ao Evangelho. Unidos em oração como discípulos que assumem a Cruz de Cristo, alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – A Bíblia Palavra de Deus, amor revelado a nós. Presença de Deus neste mundo, dos fracos a
força e a voz.
Senhor chegamos para ouvir sua mensagem de vida para seguir, pra celebrar esse dom de
amor, com seu Espírito cantar todo louvor.
2 – A Bíblia Palavra de Deus, mensagem de Deus para o mundo que chama a viver a justiça e ser no amor mais fecundo.
Presidente – Reunidos na comunhão da Trindade, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – Que a sabedoria de Deus, o amor de Jesus e a força do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Tomar a cruz e seguir Jesus é a missão de todos nós batizados. Em silêncio, pensemos no mundo em que vivemos. O que nos impede de ser um cristão mais comprometido com o Reino de Deus? (pausa) Confiantes na misericórdia do Pai, peçamos perdão, cantando.
1 – Eis-me outra vez aqui, olhando a tua cruz, pedindo a tua graça, pedindo a tua luz.
2 – Mais uma vez aqui, sabendo que eu errei. Errei mais uma vez, mais uma vez não te escutei.
Mais uma vez eu admito que eu pequei, mais uma vez eu admito que o pecado me venceu.
3 – Por isso eu venho aqui pra confessar o meu pecado, pedindo pra ser perdoado, porque tu sabes restaurar.
4 – Porque és um Deus misericórdia, porque tu sabes relevar. E nos devolves à concórdia e sabes
perdoar. (bis)
Presidente – Deus misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Senhor nosso Deus, dai-nos a sabedoria do vosso Espírito, para que, como verdadeiros discípulos de Cristo, sejamos desprendidos dos bens terrenos, a fim de alcançarmos os valores eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
Que tua Palavra preserve as nossas famílias, oriente nossos filhos, guie as nossas nações,
Bíblia Sagrada fonte viva de partilha, indicação que nos brilha, luz dos nossos corações.
06. LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA (9, 13-18)
07. SALMO RESPONSORIAL (89)
Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós. (bis)
– Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos
para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
– Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: de manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.
– Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até
quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
– Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do
Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO A FILÊMON (9b-10.12-17)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia. (bis)
1 – Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(14, 25-33)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Renovados pela força transformadora da Palavra de Deus, professemos nossa fé.
Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus, fonte inesgotável de sabedoria, elevemos nossos pedidos.
– Senhor, abençoai vossa Santa Igreja, para que seja cada vez mais um lugar de acolhimento, perdão e convivência fraterna. Nós vos pedimos.
– Senhor, encorajai todas as pessoas e grupos que aprofundam o estudo da Vossa Palavra nos
Círculos Bíblicos e outros encontros de formação, para que possam anunciá-la com mais firmeza de fé. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todos os batizados que estão afastados do convívio comunitário, para que
despertem e acolham o convite de Jesus a serem seus discípulos missionários. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração para o mês da Bíblia:
Meu Senhor e meu Pai, envia Teu Santo Espírito, para que eu compreenda e acolha Tua Santa
Palavra! Que eu conheça e Te faça conhecer, ame e Te faça amar, sirva e Te faça servir, louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Concede-me a serenidade! Que eu seja instrumento de Tua paz, buscando, a cada dia, os caminhos da fé e do amor ensinados por Teu Filho Jesus! Faze, ó Pai, que, pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça, e todos nós consigamos a vida eterna! Amém!
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para a Celebração da Palavra.
Animador(a) – Assumir a cruz de Cristo é tornar-se discípulo missionário no meio em que
vivemos. Apresentemos ao altar do Senhor nossas vidas, na disposição de abraçar a nossa cruz e seguir fielmente os ensinamentos de Jesus.
Dois jovens apresentam diante do altar a cruz e o cartaz com o tema da celebração, enquanto se canta.
1 – Eu venho do sul e do norte, do oeste e do leste, de todo o lugar. Estrada da vida eu percorro,
levando socorro a quem precisar. Assunto de paz é meu forte, eu cruzo montanhas e vou aprender. O mundo não me satisfaz, o que eu quero é a paz, o que eu quero é viver.
No peito eu levo uma cruz, no meu coração, o que disse Jesus. (bis)
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – Numa terra distante daqui um povo buscava sua libertação, este povo era um povo de escravos,
já sem esperança no seu coração. Deste povo surgiu um profeta, de sua vida ao Senhor fez oferta, ao ouvir a Palavra de Deus, que é amor, o seu povo libertou. (bis)
2 – Mas aqui, neste chão, nossa terra, um povo sofrido eleva suas mãos, fala alto o Senhor por suas vozes, que clamam justiça e libertação. Este povo também tem profeta, de sua vida ao Senhor faz oferta, escutando a Palavra de Deus lhe chamar, quer seu povo libertar. (bis)
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Tanta coisa a Bíblia ensina, uma delas é partilhar, pra mostrar que aprendemos o gesto, vamos todos até o altar.
Nesta mesa deixar nossos dons pro Senhor transformá-los em vida com este pão e este vinho bendito, nosso mundo não terá feridas.
2 – Tanta coisa Jesus nos falou, ensinou o povo a repartir, pra mostrar que aprendemos o gesto, hoje também fazemos aqui.
PAI NOSSO
Presidente – Confiantes no Pai que nos convida a edificar o seu Reino, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Conscientes da nossa missão de batizados e unidos na luta pela paz, saudemo-nos com um abraço fraterno. (canto à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – A Palavra de Deus é convite, pra vivermos em comunhão, ela chama, convoca, insiste pra partir e repartir o pão. É também ela que nos anima a sentar nessa mesa de paz e ser povo de Deus que caminha com amor novo mundo refaz.
É a Palavra, de Deus uma luz é ela que nos alimenta com o pão, Cristo Jesus é a força que nos sustenta.
2 – A Palavra de Deus é que chama a ser sempre uma comunidade, pois é dela que a vida emana
pela força da fraternidade.
3 – A Palavra de Deus é história, da história de Deus com a gente, neste pão, neste vinho agora a
memória de um Deus presente.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, nesta celebração, vosso povo se alimenta na mesa da vossa Palavra (e da
Comunhão). Que este alimento nos faça ter forças para viver unidos a Jesus Cristo na terra e
também no céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor vos conceda vossa sabedoria hoje e sempre. Amém.
– O Senhor vos guie no caminho da cruz. Amém.
– O Senhor vos ilumine para que sejais discípulos fiéis à vossa Palavra. Amém.
– Abençoe-vos o Deus Pai de bondade: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Feita de dois riscos é a minha cruz. Sem esses dois riscos não se tem Jesus. Um é vertical, o
outro horizontal. O vertical eleva, o horizontal abraça. Feita de dois riscos é a minha cruz. Sem
esses dois riscos não se tem Jesus.
2 – Feita de dois riscos é a minha fé. Sem esses dois riscos religião não é. Um é vertical, o outro
horizontal. Um vai buscar na fonte, o outro é o aqueduto. Feita de dois riscos é a minha fé. Sem
esses dois riscos religião não é.
3 – Feita de dois riscos é o meu caminhar. Sem esses dois riscos posso não chegar. Um é vertical, o outro horizontal. O vertical medita, o horizontal agita. Feita de dois riscos é o meu caminhar. Sem esses dois riscos posso não chegar.
PARTILHA DA PALAVRA
A Liturgia da Palavra deste domingo contém grande riqueza e nos propõe as condições para ser
discípulo. O autor do livro da Sabedoria é um homem inteligente, porém em situações difíceis e
conflituosas, pede a “sabedoria” de Deus, pois esta é a sabedoria verdadeira que nos ajuda a fazer o discernimento para realizar a justiça que vem de Deus. Jesus Cristo, no Evangelho de Lucas, apresenta as exigências para ser discípulo: desapegar-se dos parentes, às vezes romper laços íntimos com parentes e amigos e tomar posições contrárias para ser fiel ao seguimento de Jesus Cristo; tomar a cruz e carregá-la, renunciando à própria vida, oferecendo nossa própria vida aos irmãos; ser realista como o arquiteto e prudente como o rei, compreendendo que o caminho do seguimento exige riscos, disponibilidade, firmeza e sabedoria; desapegar-se de tudo, viver a partilha e a fraternidade. Diante das propostas acima descritas, necessitamos pedir sabedoria para fazer o caminho de Jesus Cristo em nossa vida pessoal e de comunidade. Paulo, mesmo na prisão, coloca-se a serviço dos irmãos, implorando pela liberdade do escravo Onésimo. A comunidade eclesial deste Domingo dará graças a Deus pela dádiva de seguir a Cristo, de carregar as cruzes no seu seguimento, pela liberdade no uso dos bens, sem a eles se apegar. Pedirá o dom da sabedoria para ser um discípulo missionário a serviço da vida. Nós somos os seguidores de Jesus hoje, missionários enviados a iluminar com a sabedoria do Evangelho uma sociedade ainda permeada de sinais de morte?
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
Vamos dar continuidade à nossa conversa sobre a Leitura Orante da Bíblia. A leitura atenta e
proveitosa da Bíblia deve estar marcada, do começo ao fim, por uma atitude interpretativa que tem três passos básicos: Leitura, Meditação e Oração. LEITURA (conhecer, respeitar, situar): antes de tudo, você deve ter a preocupação de investigar: “O que o texto diz em si?” Isto exige silêncio. Dentro de você, tudo deve silenciar, para que nada o impeça de escutar o que o texto tem a dizer, e para que não aconteça que você leve o texto a dizer só aquilo que gosta de escutar. MEDITAÇÃO
(ruminar, dialogar, atualizar): você também deve ter sempre a preocupação de se perguntar: “O
que o texto diz para mim, para nós?” Neste segundo passo, você entra em diálogo com o texto, para que o sentido se atualize e penetre a sua vida. Como Maria, rumine o que escutou, e assim
descobrirá que “a Palavra de Deus está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática”. ORAÇÃO (suplicar, louvar, recitar): além disso, você deve estar sempre preocupado em descobrir: “O que o texto me faz dizer a Deus?” É a hora da prece, o momento de vigiar em orações. Até agora, Deus falou para você; chegou a hora de você responder a Ele. O ponto de chegada da Leitura Orante é a CONTEMPLAÇÃO: enxergar, saborear, agir. Contemplação é ter nos olhos algo da “sabedoria que leva à salvação”, começar a ver o mundo e a vida com os olhos de Deus, saborear, desde já, algo do amor de Deus que supera todas as coisas, mostrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo, dizer sempre: “faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Não perca a continuidade de nossa conversa sobre a Leitura Orante no próximo folheto!
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Cl 1,24-2,3; Sl 61; Lc 6,6-11
3ª feira: Cl 2,6-15; Sl 144; Lc 6,12-19
4 ª feira: Cl 3,1-11; Sl 144; Lc 6,20-26
5ª feira: Cl 3,12-17; Sl 150; Lc 6,27-38
6ª feira: 1Tm 1,1-2.12-14; Sl 15; Lc 6,39-42
Sábado: Nm 21,4b-9; Sl 77; Jo 3,13-17
Domingo: Ex 32,7-11.13-14; Sl 50; 1Tm 1,12-17; Lc 15,1-32

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …