Página Inicial / Animação Litúrgica / 24º Domingo do Tempo Comum

24º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1410 – 24º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 15/09/2013
É DO AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS QUE BROTA O PERDÃO
01. ACOLHIDA
Preparar o ambiente celebrativo de modo acolhedor e festivo. Ornamentar um local bem bonito na porta da
Igreja, com flores e velas, onde ficará em destaque o Lecionário (ou a Bíblia). Atenção! Durante a celebração, é esse mesmo Lecionário (ou Bíblia) que deverá ser utilizado para a proclamação das leituras.
Valorizar a participação dos jovens e adolescentes na celebração. A equipe prepara com antecedência ou a assembleia faz a recordação da vida espontaneamente. Concluir com o refrão orante.
Recordações, lembranças da vida sofrida e querida, na festa e na dor. Recebe nas mãos a
recordação dos filhos e filhas, amado Senhor! (bis)
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, celebramos hoje a nossa Páscoa semanal e a vitória do
amor misericordioso de Deus, que em Jesus Cristo recupera nossa dignidade de filhos e filhas, na
alegria de convivermos como irmãos na fé. Que o Senhor nos conceda a graça de provar a força da reconciliação e de servi-lo de todo coração. Cheios de admiração e reconhecimento, unamos nossa voz à voz de todos aqueles que cantam: “Como é grande, ó Pai, a vossa misericórdia”, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – A Bíblia Palavra de Deus, amor revelado a nós. Presença de Deus neste mundo, dos fracos a
força e a voz.
Senhor chegamos para ouvir sua mensagem de vida para seguir, pra celebrar esse dom de
amor, com seu Espírito cantar todo louvor.
2 – A Bíblia Palavra de Deus, mensagem que traz liberdade chamando o povo pra vida vivida em
fraternidade.
3 – A Bíblia Palavra de Deus, mensagem de Deus para o mundo que chama a viver a justiça e ser no amor mais fecundo.
Presidente – Como filhos e filhas do Deus que nos acolhe em sua casa, façamos o sinal de nossa fé.
Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – O perdão é a porta para uma vida nova. Confiantes na bondade do Pai, imploremos a sua misericórdia. (pausa)
Três jovens de joelhos, diante do altar, proclamam os pedidos de perdão. Após cada pedido, todos cantam, estendendo a mão direita em direção ao altar.
– Senhor, pelas vezes que nos deixamos envolver pelos falsos deuses, esquecendo-nos da aliança que selamos convosco em nosso batismo, nós vos pedimos perdão.
Perdoai-nos, ó Pai, as nossas ofensas como nós perdoamos a quem nos ofendeu!
– Senhor, pelas vezes que nos consideramos justos, não admitindo nossos próprios erros, nós vos pedimos perdão.
– Senhor, pelas vezes que não acolhemos e não perdoamos aqueles que cometeram faltas contra nós e contra a comunidade, nós vos pedimos perdão.
Presidente – Deus de amor e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que acolheis com misericórdia o pecador arrependido, concedei que a nossa comunidade sempre se alegre com a volta dos que estavam longe de vossa casa. Por nosso Senhor
Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.
06. LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO (32, 7-11.13-14)
07. SALMO RESPONSORIAL (50)
Vou agora, levantar-me, volto à casa do meu Pai. (bis)
– Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me
todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
– Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
– Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor! Meu sacrifício é
minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO (1, 12-17)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia.
1 – O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, confiando-nos sua Palavra, a Palavra da reconciliação, a Palavra que hoje, aqui, nos salva!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(15, 1-32)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos nossa fé no Deus que é amor e misericórdia. Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que acolhe e perdoa, elevemos confiantes as nossas preces.
– Senhor, olhai pela vossa Igreja, para que seja para todas as pessoas o sinal do amor de Cristo, que busca e acolhe os pecadores. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todos os filhos que se afastaram da Comunidade, para que possam descobrir que a verdadeira liberdade e alegria estão na comunhão convosco. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai-nos a graça de sabermos voltar a Vós, aproximando-nos do sacramento da
reconciliação e participando da Vossa alegria. Nós vos pedimos.
– Senhor, concedei que a vossa Palavra transforme as nossas vidas, para que possamos dar
testemunho do vosso amor aos irmãos. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos, a Oração para o Mês da Bíblia.
Deus de infinita sabedoria! Neste mês dedicado à Bíblia, viemos também fazer um pedido: no
caminho de Jesus Cristo, a Vossa Palavra se fez carne. Abençoai a todos nós, com a luz do Espírito Santo. Iluminai nossos irmãos e irmãs, em suas reuniões de círculos bíblicos. Iluminai nossas comunidades, em suas celebrações litúrgicas, na vivência de sua fé, e na prática do amor fraterno. Iluminai nossas famílias, na busca de saúde e paz. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A vontade do Pai é que todos os seus filhos sejam acolhidos em casa. Ele se alegra em perdoar e receber o filho que volta, e manifesta de muitos modos a sua alegria. Nossa
comunidade é chamada a repetir o gesto do Pai misericordioso que acolheu de braços abertos o filho pródigo. Apresentemos ao altar do Senhor a dedicação de todas as pessoas, instituições e ONGs que trabalham, acolhem, cuidam, buscam devolver a dignidade de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que se encontram em situações de risco, abandono e descaso social.
Um grupo de pessoas entra com faixas escrito bem legível, os nomes das instituições que existem no município, conforme a motivação acima, apresentando-as uma de cada vez, proclamando em voz alta. No
final todos cantam.
1 – Ofertar nossa vida queremos como gesto de amor, doação. Procuramos criar mundo novo, trazer para o povo à libertação.
De braços erguidos a Deus ofertamos aquilo que somos e tudo que amamos. Os dons que nós temos compartilharemos, aqueles que sofrem, sorrir os faremos.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra, omite-se a 2ª estrofe)
1 – Nesta mesa da irmandade a nossa comunidade se oferece a Ti, Senhor, nosso sonho e nossa luta nossa fé, nossa conduta, te entregamos com amor.
Novo jeito de sermos Igreja nós buscamos, Senhor, na tua mesa. (bis)
2 – Neste pão te oferecemos os mutirões que fazemos a partilha e a produção. Neste vinho a alegria que floresce cada dia dentro da nossa união.
3 – Nosso coração inteiro, Deus humano e companheiro, deixamos no teu altar. Nosso canto e a
memória do martírio e da vitória nós trazemos pra te dar.
PAI NOSSO
Presidente – Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor nos ensinou. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Na alegria de filhos acolhidos na ternura do Pai, saudemo-nos desejando a paz do
Ressuscitado. (à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – A Palavra de Deus é convite, pra vivermos em comunhão, ela chama, convoca, insiste pra partir e repartir o pão. É também ela que nos anima a sentar nessa mesa de paz e ser povo de Deus que caminha com amor novo mundo refaz.
É a Palavra, de Deus uma luz é ela que nos alimenta com o pão, Cristo Jesus é a força que nos sustenta.
2 – A Palavra de Deus é que chama a ser sempre uma comunidade, pois é dela que a vida emana
pela força da fraternidade.
3 – A Palavra de Deus é história, da história de Deus com a gente, neste pão, neste vinho agora a
memória de um Deus presente.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que nos procurais e chamais, nos acolheis e convidais para nos alimentarmos da vossa Palavra (e da Comunhão), ensinai-nos a reconhecer todos os dias que o vosso amor supera o nosso pecado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente – Que Deus vos acolha e vos dê o seu amor. Amém.
– Abençoe-vos o Deus: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– É na prática do perdão e do acolhimento que participamos da festa e da alegria do Pai. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
Toda Bíblia é comunicação de um Deus amor, de um Deus irmão. É feliz quem crê na
revelação, quem tem Deus no coração.
1 – Jesus Cristo é a Palavra, pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade.
PARTILHA DA PALAVRA
Nas parábolas deste domingo, todos somos um pouco infiel, a ovelha desgarrada, a ovelha perdida, o filho que abandona o convívio familiar. Por meio dessas situações humanas, Jesus revela Deus Pai como o “pastor” que recupera com alegria sua ovelha perdida, como a mulher que celebra o reencontro de sua moeda, como o pai que acolhe e festeja com júbilo o regresso do filho, como o Senhor que se deixa mover pela insistência de Moisés para que não castigue e não abandone o povo que escolhera para conduzir à Terra Prometida. O que sobressai é o modo de Deus ser: misericórdia e perdão. Um Deus da alegria, da solicitude e da graça. Um Pai que alegremente devolve àquele que regressa a dignidade de filho (veste nova, anel, sandálias) e o direito de tomar parte na mesa do banquete familiar. O agir misericordioso de Deus nos provoca a termos a mesma prática. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.” Moisés experimenta a alegria de poder interceder por seu povo e merecer para ele o perdão e a reconciliação. O pastor não abandona a ovelha que se desgarrou do rebanho. Toma a iniciativa de procurá-la e se alegra ao encontrá-la. A mulher ao reencontrar a sua moeda se tranquiliza e partilha a alegria com as vizinhas. O pai acolhe e promove uma festa ao reconhecer o filho. O apóstolo Paulo confessa a alegria de ser merecedor da bondade do Senhor. Embora indigno, por se considerar perseguidor, foi escolhido para testemunhar a grandiosidade da graça do Pai que se manifestou em Jesus Cristo. A vida e os relacionamentos sociais, comunitários e familiares oferecem inúmeras oportunidades para que, a exemplo de Jesus, revelemos também o agir misericordioso do Pai. Em nossa caminhada de discípulos missionários, nada deve ser motivo para o abandono e a exclusão dos irmãos. A conversão sincera e autêntica de um pecador causa mais alegria ao Pai do que uma multidão que se considera justa. Quão grande será a alegria de Deus e dos seus anjos por aqueles que receberam os benefícios do céu, e nunca se julgaram justos por si mesmos. A Palavra de Deus deste domingo traz para nós uma certeza e um compromisso. A certeza de que Deus é rico em misericórdia e amor, disposto a tudo para não perder nenhum de seus filhos e o compromisso de amar indistintamente e acolher com júbilo quem estava afastado e regressou; ter em relação ao outro a mesma bondade que esperamos encontrar junto de Deus. Como batizado(a) estou indo ao encontro das pessoas afastadas da comunidade?
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
Vamos hoje dar mais um passo no nosso entendimento sobre a Leitura Orante da Bíblia. Para que a sua Leitura Orante não fique entregue só às conclusões dos seus próprios sentimentos ou
pensamentos, mas tenha firmeza maior e seja realmente fiel, é importante você levar em conta três exigências fundamentais:
– confrontar com a fé da Igreja: confronte sempre o resultado da sua leitura com a comunidade a que você pertence, com a fé da Igreja viva.
– confrontar com a realidade: confronte sempre aquilo que você lê na Bíblia com a realidade em que vivemos. Quando a Leitura Orante não alcança o seu objetivo na nossa vida, a causa nem sempre é falta de oração, falta de atenção à fé da Igreja ou falta de estudo crítico do texto. Muitas vezes, é simplesmente falta de atenção à realidade que vivemos.
– confrontar com o resultado da exegese: a Leitura Orante não pode ficar parada na letra; deve
procurar o sentido do Espírito (2Cor 3,6). Mas querer estabelecer o sentido do Espírito sem fundamentá-lo na letra é o mesmo que construir um castelo no ar, é cair no engano do fundamentalismo. Para não errar nesse ponto, vale a pena seguir o exemplo do Apóstolo Paulo. O Apóstolo dá vários conselhos de como ler a Bíblia:
– considere-se destinatário do que está escrito;
– procure ter nos olhos a fé em Jesus Cristo;
– misture o eu e o nós – comunidade; nunca só o eu, e nunca só o nós;
– tenha presente os problemas da sua vida pessoal e familiar, da sua comunidade, da Igreja, do povo a que você pertence e serve.
Continue acompanhando esta coluna para crescer cada vez mais na Leitura Orante da Bíblia!
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 1Tm 2,1-8; Sl 27; Lc 7,1-10
3ª feira: 1Tm 3,1-13; Sl 100; Lc 7,11-17
4ª feira: 1Tm 3,14-16; Sl 110; Lc 7,31-35
5ª feira: 1Tm 4,12-16; Sl 110; Lc 7,36-50
6ª feira: 1Tm 6,2c-12; Sl 48; Lc 8,1-3
Sábado: Ef 4,1-7.11-13; Sl 18; Mt 9,9-13
Domingo: Am 8,4-7; Sl 112; 1Tm 2,1-8; Lc 16,1-13

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …