Página Inicial / Animação Litúrgica / 26º Domingo do Tempo Comum

26º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1412 – 26º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 29/09/2013
O CAMINHO PARA DEUS PASSA PELA ESCUTA DA PALAVRA E PELO SERVIÇO AOS IRMÃOS.
Preparar o ambiente celebrativo de modo acolhedor e festivo. Ornamentar um local bem bonito na porta da Igreja onde ficará em destaque o Lecionário (ou a Bíblia) e o tema da celebração. O livro da Palavra será utilizado para a proclamação das leituras. Eu sei, eu sei, eu sei, em quem acreditei. (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! É com muito carinho que os acolhemos para celebrar nossa vida e nossa fé no Cristo Ressuscitado. Na liturgia de hoje, Jesus nos mostra claramente que acolher a Deus passa pela compaixão e solidariedade com os que sofrem; convida-nos a fazermos a evangélica opção pelos pobres, e nos alerta a escutar sempre o que os profetas nos ensinam.
Animador(a) – Hoje comemoramos o Dia da Bíblia, o Livro Sagrado que orienta nossa vida de cristãos. Deixemo-nos guiar pela Palavra de Deus! Na esperança de que a força desta Palavra transforme sempre mais os nossos corações, cantemos. Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – A Bíblia Palavra de Deus, amor revelado a nós. Presença de Deus neste mundo, dos fracos a força e a voz.
Senhor chegamos para ouvir sua mensagem de vida para seguir, pra celebrar esse dom de amor, com seu Espírito cantar todo louvor.
2 – A Bíblia Palavra de Deus, mensagem que traz liberdade chamando o povo pra vida vivida em fraternidade.
Presidente – Reunidos pela Santíssima Trindade, façamos o sinal de nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – A graça de Deus nosso Pai, o amor de Jesus Cristo e a força do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Todos nós corremos o risco de deixar-nos dominar pelos bens materiais. O pecado em questão não é a riqueza, mas a indiferença para com o próximo e o esquecimento de Deus, decorrências da ambição, da avareza e do poder. (pausa) Reconhecendo-nos necessitados da misericórdia do Pai, peçamos perdão de nossas faltas, cantando.
1 – Por nossas fraquezas humanas, Senhor tende piedade. Por nosso injusto egoísmo, Senhor tende piedade.
Por nossas faltas de fé e de amor, piedade, piedade, Senhor! (bis)
2 – Porque eu não fui solidário, Senhor tende piedade. Porque fomos indiferentes, Senhor tende piedade.
Presidente – Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que dais sempre aos oprimidos um lugar no Reino e julgais com justiça os opressores, concedei que estejamos prontos para acolher a vossa Palavra, crer no Cristo que vive Ressuscitado e nos espera em vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
Preparar com antecedência uma bonita cesta com pães, e o Lecionário, e crianças, à frente, com flores.
1 – Cantemos alegres, vibrantes, ergamos a Deus nossa voz, acolhamos a sua Palavra que passa no meio de nós.
Cantai, cantai, irmãos cantai com amor e fé a Palavra de vida aclamemos de pé. (bis)
2 – Presente se faz na história por sua Palavra e ação. Nosso Deus que caminha com o povo, presente se faz no irmão.
06. LEITURA DA PROFECIA DE AMÓS (6, 1a. 4-7)
07. SALMO RESPONSORIAL (145)
Bendize, minha alma, e louva ao Senhor! (bis)
– O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; Ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
– O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.
– Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO (6, 11-16)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – O Cristo, que era rico, de rico se fez pobre. E, assim, com sua pobreza nos fez ricos e nobres! (bis)
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (16, 19-31)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos nossa fé no Deus que nos guia para o caminho da solidariedade. Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que nos ama infinitamente, elevemos nossos pedidos, cantando: Ó Senhor, escutai a nossa prece.
– Senhor, dai sabedoria a vossa Santa Igreja para que seja sempre fiel na opção preferencial pelos pobres, profetize com alegria, anunciando a Boa-Nova e denunciando tudo que é contrário ao vosso projeto de vida. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai-nos a dedicar mais tempo aos estudos e conhecimento das Sagradas Escrituras, por intermédio da leitura orante, dos círculos bíblicos e das celebrações, para que sejamos fiéis testemunhas dos vossos ensinamentos. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos pedindo a Deus a sabedoria, para entendermos a Sua Palavra.
Senhor, fazei que neste dia dedicado à Bíblia, onde se encontra o tesouro inesgotável da vossa Palavra dirigida a cada um de nós, nossa fé se reavive, nosso espírito e nosso coração se tornem mais serenos; estejam mais fortes nossa esperança e nossa confiança no vosso amor. Concedei-nos o desejo de alimentar nossa oração pela leitura e meditação da Sagrada Escritura, no silêncio e na quietude da nossa mente pacificada pelas maravilhas dos vossos ensinamentos. Dai-nos, também, a graça de saber consolar e animar os que sofrem, transmitindo-lhes o conforto da vossa Palavra. Ajudai-nos, ó Pai, a vencer as dificuldades e obstáculos, as distrações e o cansaço, para com alegria, dizer-vos: Obrigado, meu Deus! Amém!
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador (a) – Pela Sagrada Escritura o Pai vem carinhosamente ao nosso encontro, nos ensinando o caminho da libertação, que perpassa pela opção preferencial pelos pobres.Os círculos bíblicos, a catequese, os grupos de oração,a reza do terço em família, os encontros pastorais e as celebrações litúrgicas são momentos em que a Palavra de Deus nos fortalece na fé, na união e na missão em nossas comunidades.
Animador (a) – Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição de transformar nossas vidas por meio da Palavra de Deus, praticando a leitura orante da Bíblia, vivenciando e transmitindo aos nossos irmãos(ã) todo o amor, a ternura e a compaixão que o Pai nos comunica por meio de sua Boa-Nova da Salvação.
Durante o comentário, crianças da catequese, representantes dos círculos bíblicos, equipes de liturgia, grupos de oração, reza do terço, Vicentinos entram trazendo símbolos de seus serviços e ministérios. Ergue-os diante do altar enquanto se canta.
Sabes, Senhor, o que temos é tão pouco pra dar, mas este pouco nós queremos com os irmãos compartilhar.
1 – Olhando o teu exemplo, Senhor, vamos seguir, fazendo o bem a todos sem nada exigir.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – Numa terra distante daqui um povo buscava sua libertação, este povo era um povo de escravos, já sem esperança no seu coração. Deste povo surgiu um profeta, de sua vida ao Senhor fez oferta, ao ouvir a Palavra de Deus, que é amor, o seu povo libertou. (bis)
2 – Mas aqui, neste chão, nossa terra, um povo sofrido eleva suas mãos, fala alto o Senhor por suas vozes, que clamam justiça e libertação. Este povo também tem profeta, de sua vida ao Senhor faz oferta, escutando a Palavra de Deus lhe chamar, quer seu povo libertar. (bis)
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Tanta coisa a Bíblia ensina, uma delas é partilhar, pra mostrar que aprendemos o gesto, vamos todos até o altar.
Nesta mesa deixar nossos dons pro Senhor transformá-los em vida com este pão e este vinho bendito, nosso mundo não terá feridas.
2 – Tanta coisa Jesus nos falou, ensinou o povo a repartir, pra mostrar que aprendemos o gesto, hoje também fazemos aqui.
PAI NOSSO
Presidente – Como filhos (as) do Deus da vida, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Com alegria, saudemo-nos com um abraço fraterno. (à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – A Palavra de Deus é convite, pra vivermos em comunhão, ela chama, convoca, insiste pra partir e repartir o pão. É também ela que nos anima a sentar nessa mesa de paz e ser povo de Deus que caminha com amor novo mundo refaz.
É a Palavra, de Deus uma luz é ela que nos alimenta com o pão, Cristo Jesus é a força que nos sustenta.
2 – A Palavra de Deus é que chama a ser sempre uma comunidade, pois é dela que a vida emana pela força da fraternidade.
3 – A Palavra de Deus é história, da história de Deus com a gente, neste pão, neste vinho agora a memória de um Deus presente.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, pela força desta celebração, ajudai-nos a viver a solidariedade de Cristo com os pobres, para que possa ter sentido nosso amor por vós. Abri nosso coração para acolher sempre os ensinamentos contidos nos textos sagrados e vivê-los no dia a dia de nossa comunidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente – Deus Pai, que em Cristo manifestou a verdade e a caridade, vos torneis testemunhas do Evangelho e do seu amor no mundo. Amém.
– O Espírito do Senhor vos dê luz, coragem e alegria para ajudar vossos irmãos a compreender e a viver a mensagem do Evangelho. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
Toda Bíblia é comunicação de um Deus amor, de um Deus irmão. É feliz quem crê na revelação, quem tem Deus no coração.
1 – Jesus Cristo é a Palavra, pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade.
PARTILHA DA PALAVRA
A história do rico e do Lázaro deve ser lida com atenção para não deformar sua mensagem. Semelhante, é a mensagem de Amós na primeira leitura: os que agora fazem festa e humilham o povo, amanhã serão os primeiros a serem deportados para o exílio. Jesus usou a parábola, sobretudo para frisar que é agora, aqui na terra, que se decide o destino eterno. Lucas está preocupado com o uso da riqueza. De que se acusa o rico nesta parábola? De ser cego e insensível, ao ponto de deixar morrer de fome na porta de sua casa o pobre Lázaro. O rico cria um abismo entre si mesmo e o irmão. O ideal cristão para este mundo é superar este abismo, que não está alicerçado sobre um problema econômico, mas sobre o egoísmo. Este texto nos adverte sobre a busca da felicidade nas riquezas. Para alcançarmos a vida eterna devemos ver os bens como procedentes de Deus e partilha-los com os mais necessitados. Não basta conhecer Moisés e os profetas, é preciso viver o que se crê. A fé provém da revelação de Deus. Hoje, a indiferença religiosa cresce no Brasil, como também a negação da eternidade, da ressurreição, da necessidade de Cristo para a salvação. Todos são tendências de salvação sem Deus. Somos talvez nós um dos cinco irmãos do rico que não acreditamos? O que nos falta para crer e viver conforme nossa fé? Paulo nos fala que devemos dar testemunho da verdade, a exemplo de Cristo, e a fidelidade na prática cotidiana das virtudes em relação a Deus: fé, esperança e amor. E, em relação ao próximo: caridade, justiça, paciência, atenção, cuidado. O essencial do cristianismo é o amor: quem ama, conhece a Deus. Quem sabe se, lendo a Bíblia, possamos abrir os olhos, sair da cegueira do apego a nós mesmos e aos nossos bens, para enxergar melhor o que devemos fazer?
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
O objetivo da Leitura Orante é ter um contato profundo com Deus e escutar o que Ele tem a dizer para que, conhecendo a sua vontade, se possa viver melhor a Boa-Nova de Jesus Cristo. A escuta da vontade divina pela meditação da Escritura não é tanto um esforço humano, mas sim uma resposta à iniciativa gratuita de Deus, que deseja se fazer ouvir. Alguns pontos para orientar a leitura orante:
1. Iniciar, invocando o Espírito Santo;
2. Leitura lenta e atenta do texto;
3. Momento de silêncio interior, lembrando o que leu;
4. Ver bem o sentido de cada frase;
5. Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a vida;
6. Ampliar a visão, ligar o texto com outros textos bíblicos;
7. Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus;
8. Formular um compromisso de vida;
9. Rezar um Salmo apropriado;
10. Escolher uma frase como resumo para memorizar.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Zc 8,1-8; Sl 101; Lc 9,46-50
3ª feira: Zc 8,20-23; Sl 86; Lc 9,51-56
4ª feira: Ex 23,20-23; Sl 90; Mt 18,1-5.10
5ª feira: Ne 8,1-4a.5-6.7b-12; Sl 18; Lc 10,1-12
6ª feira: Br 1,15-22; Sl 78; Lc 10,13-16
Sábado: Br 4,5-12.27-29; Sl 68; Lc 10,17-24
Domingo: Hab 1,2-3; 2,2-4; Sl 94; 2Tm 1,6-8.13-14; Lc 17,5-10

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …