Página Inicial / Animação Litúrgica / 27º Domingo do Tempo Comum

27º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1413 – 27º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 06/10/2013
JESUS NOS ENSINA QUE A FÉ É DOM E GRAÇA
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade, mas que expresse alegria e acolhimento. Durante o mês de outubro pode-se colocar em destaque o cartaz do mês missionário e símbolos relacionados à missão. Iniciar a celebração com o canto.
O Senhor me chamou e eu respondi: “eis-me aqui!” O Senhor me chamou e eu respondi: “eis-me aqui, Senhor!”
1 – Para levar a Palavra que faz tudo na vida ser bem melhor; para anunciar novo tempo e viver nova proposta que vem de Deus.
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, paz e bem a todos vocês que vieram participar da celebração de nossa fé, na qual fazemos memória da Páscoa de Jesus e somos chamados a ser discípulos missionários do Senhor atentos à vocação que Ele nos confia. É a confiança no poder de Deus e na Palavra de Cristo, que pode transformar a realidade tanto pessoal como social. Neste mês dedicado às Missões, a Igreja nos convida a refletir o tema: Juventude e Missão, e o lema: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1,7b). É o Senhor nosso Deus quem fortalece nossa fé e nossa coragem de estarmos a serviço da vida, dos irmãos e irmãs necessitados levando a todos a esperança. Alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Conhecer Jesus, Verbo da vida, amando-o em cada irmão, seguir os seus passos e exemplos. Anunciá-lo é nossa missão. Mar bravio e ventos contrários não fizeram calar sua voz. É o Caminho, a Verdade e a Vida que encanta a todos nós. (bis)
Igreja Samaritana a serviço da vida.
2 – Uma Igreja Samaritana, vê o caído e tem compaixão, aproxima-se, o acolhe e o liberta do preconceito e de toda exclusão. Nova Igreja onde renasça a esperança, que fascina a cada cristão, sob o olhar da Mãe da Saúde, a serviço da vida e missão. (bis)
Presidente – Reunidos no amor de Cristo, como comunidade que acredita na força de Deus e de sua proteção, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – A gratuidade do amor de Deus é oferecida a cada um de nós. Com humildade, peçamos perdão ao Pai pelas vezes que deixamos de agir de acordo com o vosso projeto de salvação e fraquejamos em nossa fé. (pausa) Confiantes na sua misericórdia, cantemos.
1 – Por nossas fraquezas humanas, Senhor tende piedade. Por nosso injusto egoísmo, Senhor tende piedade.
Por nossas faltas de fé e de amor, piedade, piedade, Senhor! (bis)
2 – Porque eu não fui solidário, Senhor tende piedade. Porque fomos indiferentes, Senhor tende piedade.
Presidente – Deus de amor e bondade tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que enviastes o vosso Filho Jesus Cristo como servidor no meio dos homens, dai-nos o vosso Espírito e aumentai a nossa fé, para sermos fiéis ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário a assembleia senta-se e, em seguida, o(a) leitor(a) proclama a leitura.
05. LEITURA DA PROFECIA DE HABACUC (1, 2-3; 2,2-4)
06. SALMO RESPONSORIAL (94)
O Salmo deve ser cantado ou proclamado do Lecionário.
Não fecheis o coração; ouvi vosso Deus! (bis)
– Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!
– Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque Ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
07. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO (1, 6-8.13-14)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – A Palavra de Senhor permanece para sempre; e esta é a Palavra que vos foi anunciada.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (17, 5-10)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus misericordioso e compassivo, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus, Senhor da vida, elevemos os nossos pedidos.
– Senhor, fortalecei a Vossa Igreja, cada vez mais na fé e na esperança, para que continue anunciando com grande fervor o vosso Reino, na construção da paz e da justiça. Rezemos.
– Senhor, guiai as pessoas que em nossas comunidades se dedicam ao trabalho da evangelização para que levem a semente do amor e da fraternidade. Rezemos.
– Senhor, iluminai em nossas Paróquias a formação da Infância e Adolescência Missionária, para que desperte neles o espírito da missão deixada por Jesus. Rezemos.
– Senhor, abençoai a Paróquia São Francisco de Assis, em Laranja da Terra e Santa Teresinha do Menino Jesus em Aracruz, para que a exemplo de seus padroeiros, sejam cada vez mais fervorosos em sua ação missionária. Rezemos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração Missionária 2013.
Senhor, a Jeremias que resistia ao teu chamado por ser ainda jovem, Tu respondeste: a quem eu te enviar, irás, eu estou contigo. Apesar de nossas limitações, envia-nos! Dá-nos o teu Espírito que realiza em nós a tua Palavra e nos torna missionários e profetas do Reino. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para a Celebração da Palavra.
Animador(a) – “Conhecer Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher” (DA, nº18). Apresentemos ao altar do Senhor, a vida de todos nós, missionários e missionárias, que pela fé nos doamos nos diferentes trabalhos de evangelização em busca da construção do Reino. As pessoas que se dedicam ao serviço da evangelização apresentam o cartaz do mês missionário, enquanto se canta.
Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui Senhor! Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor (bis) eis-me aqui, Senhor!
14. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – Eu te ofereço o meu viver, o meu agir, meu pensamento. A minha força, minha fraqueza, eu fui chamado para a doação.
Neste ofertório renovarei o meu desejo de servir. Mesmo sabendo que nada sou eis-me Senhor, aqui estou!
2 – Quem me seguir terá que sofrer tomar a cruz e ser pregado. A cruz sem ti quem vai suportar? Porém contigo não é nada. (onde houver Celebração Eucarística)
1 – A fé é compromisso que é preciso repartir, em terra bem distantes ou em nosso próprio lar. Nós somos missionários: eis a nossa vocação. Jesus convida a todos, ai de mim se eu me calar.
Nesta mesa, ó Senhor, apresentamos pão e vinho, dons da terra e do trabalho. Pela Igreja missionária vos louvamos. Vede a messe que precisa de operários.
2 – Há muitos consagrados anunciando sem temer, e tantos perseguidos dando a vida pela fé. Mas quem faz de sua vida um sinal de comunhão também dá testemunho, nos convida à conversão.
PAI NOSSO
Presidente – Com confiança e liberdade de filhos de Deus e no compromisso de sermos discípulos missionários, rezemos a oração da fraternidade. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Em Jesus, o enviado do Pai, saudemo-nos com um gesto de reconciliação e paz. (à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Se a missão se faz cansaço, Jesus convida a descansar, e se há ovelhas sem pastor é necessário delas cuidar.
“Dai-lhes vós mesmos de comer” o meu corpo que se faz pão. Diz Jesus a seus amigos partilhar é vocação! Partilhar é vocação!
2 – E se a hora vai adiantada e despedir se faz tentação, a nossa fé seja mais forte para servir nossos irmãos.
3 – A quem duvida do seu pouco, Jesus pergunta: o que tens? Vai ver! Então responda: Senhor, este pouco partilhando tu fazes crescer.
4 – E se nos sentamos sobre a relva a qual nos conduz o Bom Pastor, nossa união expresse sempre o pão de Deus, sinal de amor.
5 – E se ainda hoje nós repetimos aqueles gestos que fez o Senhor, não haverá mais fome e sede nosso batismo terá seu valor.
19. ORAÇÃO
Presidente – Pai Santo, Deus vivo e verdadeiro, sois fonte de toda bênção. Pela Palavra (e pela Comunhão) que partilhamos, fazei de nós pessoas renovadas para que possamos ter as atitudes de Jesus, servindo sempre com humildade e amor sincero. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
– Que o Deus Pai da vida que vos ensina a orar uns pelos outros, vos conceda a salvação eterna. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor. Cristo também chegou pra anunciar, não tenhas medo de evangelizar!
1 – Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus à América Latina e aos sofridos povos seus que passam fome, labutam, se condoem, mas acreditam na libertação!
PARTILHA DA PALAVRA
O que vem à nossa mente quando falamos a palavra fé? Se imaginamos verdades a crer ou doutrinas a aceitar, não estamos muito sintonizados com o cristianismo. Fé reporta-nos à relação com uma pessoa: Jesus Cristo. Cremos para caminhar como cristãos. Os discípulos pedem a Jesus que lhes aumente a fé. Nós também necessitamos que nossa fé melhore, mais em qualidade que em quantidade; que seja verdadeira fé-confiança, entrega alegre ao mistério e ao plano de Deus. A fé é uma atitude pessoal, uma postura da total, liberdade do ser humano. Uma opção fundamental e radical, porque nela se fundam as raízes de toda a vida do cristão. Com o profeta, com Paulo e Timóteo e, sobretudo, com Jesus vemos que a fé não nos dispensa das duras tarefas da vida. Não nos facilita o caminho, simplesmente lhe dá sentido. A fé não é totalmente enquadrada nos limites do nosso pensamente humano. Ela é união ao mistério de Deus. Santo Agostinho dizia: se compreendes, não é Deus. É amargo descobrir em algum momento da vida que a fé pode não trazer a solução de todos os problemas. Por isso a fé é um processo de amadurecimento. Vemos hoje uma efervescência de denominações religiosas que prometem tudo em nome da fé: não há problema que não se possa imediatamente resolver. Há uma espécie de obrigação da parte de Deus em agir em favor daquele que é fiel na fé. Será assim? Hoje Jesus nos ensina que, no campo da fé, tudo sucede por dom, por graça. Não podemos reclamar de nada. O Reino de Deus conduz a uma espiritualidade de entrega total ao projeto do Pai. Vale lembrar outra distinção fundamental: fé é diferente de superstição ou magia. O supersticioso quer Deus à sua disposição, pela realização de um ato exterior. Fazer tal “simpatia” resultará no efeito desejado. Deus não está obrigado a dar-nos nada e nossas ações não o manipulam. Somos pobres servos do Senhor, que devem alegrar-se simplesmente por poder servi-lo. Evitemos o sentimento de fazermos o bem para que Deus se torne nosso devedor de favores. O dom de Deus, a fé, precisa ser cotidianamente reavivado e anunciado ao mundo. Em uma sociedade que está abandonando suas raízes cristãs, mal é perceptível em tantas situações e poderíamos pensar como o profeta: ‘até quando clamarei, sem me atenderes?” Mas sabemos que Deus está conosco, se nós estivermos também com Ele. Muitos pensam que fé é falta de esclarecimento, de lucidez, que é fuga, passividade, conformismo. Estes não entenderam sua real dimensão: Fé não é cegueira irracional, mas visão lúcida, não é fuga, mas aproximação, não é passividade, mas confiança; não é sentimento intimista, mas atitude de todo o ser que liga as pessoas a Deus. Em última análise, sem fé nossa existência pode se revelar absurda, sem sentido, desesperadora. Por isso é na morte de Jesus que se revela ao máximo quem é Deus e o que pode a fé: ela não permite que a morte tenha a última palavra sobre a vida. A última palavra é de Deus e chama-se Ressurreição.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Jn 1,1-2,1.11; Jn 2,3-8; Lc 10,25-37
3ª feira: Jn 3,1-10; Sl 129; Lc 10,38-42
4ª feira: Jn 4,1-11; Sl 85; Lc 11,1-4
5ª feira: Ml 3,13-20; Sl 1; Lc 11,5-13
6ª feira:Jl 1,13-15; 2,1-2; Sl 9; Lc 11,15-26
Sábado: Est 5,1b-2;7,2b-3; Sl 44; Ap 12,1.5.13a.15-16a; Jo 2,1-11
Domingo: 2Rs 5,14-17; Sl 97; 2Tm 2,8-13; Lc 17,11-19

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …