Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

 Ano C – XXIII – Nº 1414 – cor branca – 12/10/2013
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
A MÃE DE JESUS NOS ENSINA: FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER!
Dia da Padroeira do Brasil e da Criança
Na entrada da Igreja preparar um espaço com a imagem ou quadro de Nossa Senhora Aparecida, o tema da celebração e fotos das crianças da comunidade.
1 – Maria, Mãe da vida, Maria, Mãe do amor.
Nossa Senhora da luz Maria, Mãe de Jesus. (bis)
2 – Maria, Mãe do mundo, Maria, Mãe da luz.
3 – Maria, Mãe da terra, Maria, Mãe do céu.
4 – Maria, Mãe da Igreja, Maria, Mãe da fé.
5 – Maria, Mãe do povo, Maria, nossa Mãe.
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno. Hoje a Igreja do Brasil manifesta grande alegria celebrando a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nossa Pátria. Comemoramos também o dia da criança, os pequeninos que sempre foram tratados por Jesus com muito carinho e atenção. Peçamos à Mãe Maria que interceda a Deus Pai por todas as crianças, especialmente as mais sofridas de nossa sociedade. Felizes por estarmos reunidos para celebrar o mistério de nossa fé e a devoção a Nossa Senhora, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Salve a Padroeira do Brasil, Mãe do Redentor. A Senhora Aparecida, nossa Mãe de amor.
1 – Oh! Mãe Imaculada, Senhora Aparecida. Tu és, ó Mãe amada, Rainha da nossa vida. A ti o nosso canto, estrela que nos conduz, na fé e na esperança ao encontro de Jesus.
2 – Maria, tu meditavas tantas coisas no coração. Também te preocupavas com todos, com cada irmão. Senhora intercessora de todo povo de Deus, és Mãe consoladora de todos os filhos teus.
Presidente – Reunidos pela Trindade Santa, façamos o sinal que nos une como irmãos em Cristo, cantando.
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo: Em nome do Pai Criador, em nome do Filho Redentor, em nome do Espírito Consolador, em nome da Trindade, Deus Amor.
Presidente – A graça de Deus nosso Pai, o amor de Jesus Cristo e a força do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. ENTRADA DA IMAGEM OU QUADRO DE NOSSA SENHORA APERECIDA
Animador(a) – Hoje, toda a liturgia é marcada pelo pedido de intercessão a Maria, junto a seu Filho Jesus. Ao pedirmos bênçãos para o Brasil, nos dispomos também a sermos instrumentos daquilo que pedimos, no empenho por um país melhor, mais justo, conforme o projeto de Deus. Recebamos com alegria a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cantando.
Crianças com flores nas mãos formam um corredor para a passagem da imagem, enquanto se canta. Em seguida, as crianças depositam as flores aos pés de Nossa Senhora (num jarro com água).
1 – Vem chegando até nós pelo povo conduzida a imagem peregrina, da Senhora Aparecida.
Salve, oh Santa Padroeira! Virgem Mãe do Amor flor divina, medianeira Mãe do Redentor.
2 – Vem nos braços dos fiéis entre palmas e moções. Lágrimas de amor e fé inundando os corações.
3 – Já está junto de nós venerada e tão querida a imagem peregrina da Senhora Aparecida.
04. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Fazer tudo o que Jesus disser é o pedido que Maria nos faz. Imploremos ao Pai que tenha piedade de nós, pelas vezes que nos desviamos do caminho que Cristo nos ensina a seguir. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.
1 – Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões… Por minha culpa, tão grande culpa.
Senhor, piedade! Cristo, piedade! Tem piedade, ó Senhor! (bis)
2 – Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão por seu amor, tão grande amor.
Presidente – Deus, rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DO GLÓRIA
05. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus de amor, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Jesus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
06. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
Guarda a Palavra, guarda-a no coração: que ela entre em tua alma, e penetre os sentimentos! Busca, noite e dia, a luz, o amor de Deus: se guardares a Palavra, ela te guardará!
07. LEITURA DO LIVRO DE ESTER (5, 1b-2;7,2b-3)
08. SALMO RESPONSORIAL (44)
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza! (bis)
– Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
– O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro. – Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo; entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.
09. LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO (12, 1.5.13a.15-16a)
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Disse a Mãe de Jesus aos serventes: “Fazei tudo o que Ele disser!”
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (2, 1-11)
12. PARTILHA DA PALAVRA
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Como Maria, que assumiu sua fé no Deus da vida, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Pela intercessão de Maria, elevemos ao Pai os pedidos de nossa comunidade, cantando: Senhora Aparecida, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
– Senhor, abençoai o Santo Padre, o Papa Francisco, os bispos, padres, diáconos, seminaristas, irmãos e irmãs consagrados e todos nós, batizados, para que a exemplo de Maria possamos estar sempre atentos aos sinais do Reino e fazer tudo o que Jesus disser. Cantemos.
– Senhor, amparai e protegei todas as crianças vítimas da violência doméstica, do trabalho infantil, da exploração sexual, do abandono nas ruas e praças de nossas comunidades no Brasil e no mundo. Cantemos.
– Senhor, encorajai os grupos, pastorais, equipes, movimentos, ONG’S e entidades que trabalham para resgatar a dignidade de todas as crianças abandonadas. Cantemos.
– Senhor, iluminai nossos governantes, para que, sob o olhar de Nossa Senhora Aparecida, trabalhem para o bem comum, em especial na luta pela defesa da vida. Cantemos.
Presidente – Ó Deus misericordioso, concedei que pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, junto a seu Filho Jesus, possamos chegar um dia às alegrias eternas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – As crianças brasileiras são o nosso futuro. É necessário que cuidemos delas com o mesmo zelo que Maria teve com seu Filho, a mesma atenção, respeito e amor que Cristo dedicou a elas, especialmente, àquelas que estão em risco social e de vida. Apresentemos ao altar do Senhor a vida de todos os pais, catequistas, professores e cuidadores no compromisso de amar, cuidar e defender as crianças que estão sob a responsabilidade de cada um.
Durante o comentário entram pela nave da Igreja pais, catequistas, professores, cuidadores, com crianças de diversas faixas etárias, formam um semi-círculo ao redor do altar, enquanto se canta.
Mãe, inspirados no teu sim, queremos por sobre o altar a nossa vida e os gestos que floresceram do nosso amor.
1 – Assim como ofertaste lá no templo o Menino Deus. Oferta nossa luta, nosso anseio deste mundo transformar.
16. CANTO DAS OFERENDAS
1 – Ó Mãe, por intermédio do teu nome, queremos nossos dons oferecer. O povo não tem pão e passa fome, espera a nossa oferta acontecer.
Maria, medianeira divinal! Se pedes teu Jesus atenderá, repete o teu apelo maternal assim como nas bodas de Caná.
2 – Ó Mãe, por teu materno sentimento, queremos nossos dons oferecer. O povo não tem vinho e está sedento, espera a nossa oferta acontecer.
3 – Pedido de um materno coração, o filho certamente escutará. Jesus por tua santa intercessão, em vida nossos dons transformará.
PAI NOSSO
Presidente – Com amor e confiança, rezemos a oração que o Senhor nos ensinou. Pai Nosso…
19. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Em Jesus, o Filho de Maria, nós nos tornamos irmãos e irmãs. Saudemo-nos com um sinal de comunhão e de paz. (à escolha)
20. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Teu Filho amado, ó Mãe querida, na comunhão se tornou pão da vida. (bis)
1 – O Salvador, que geraste, Maria, é nossa vida na Eucaristia.
2 – A humanidade que deste a Jesus, é alimento que ao céu nos conduz.
3 – Ouvindo as preces da Mãe, com carinho o Filho amado mudou água em vinho.
4 – Pelos pedidos da Mãe tão querida, Cristo Jesus mudará nossa vida.
21. ORAÇÃO
Presidente – Alimentados com a vossa Palavra (e com a Comunhão), nós vos suplicamos, Deus da vida, dai ao vosso povo, sob o olhar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, irmanar-se nas tarefas de cada dia para a construção do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
22. NOTÍCIAS E AVISOS
23. HOMENAGEM A NOSSA SENHORA APARECIDA E AS CRIANÇAS
O presidente convida todas as crianças para se aproximarem da imagem enquanto se canta. Nesse momento poderá aspergir as crianças.
1 – Salve, rainha Mãe de Deus! És senhora, nossa mãe, nossa doçura, nossa luz, doce Virgem Maria!
2 – Nós a ti clamamos filhos exilados, nós a ti voltamos nosso olhar confiante.
3 – Volta para nós, ó Mãe, teu semblante de amor! Dá-nos teu Jesus, ó Mãe, quando a noite passar.
4 – Salve, rainha Mãe de Deus! És auxílio do cristão, ó Mãe clemente, Mãe piedosa, doce Virgem Maria!
24. BÊNÇÃO
Presidente – O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar todos os homens, vos enriqueça com vossa bênção. Amém.
– Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem Maria, por quem recebestes o autor da vida. Amém.
– E vós, que vos reunistes hoje para celebrar Vossa solenidade, possais colher a alegria e o prêmio eterno. Amém.
– A bênção de Deus Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
25. CANTO FINAL
Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida. Salve, Virgem Imaculada, ó Senhora Aparecida!
1 – Oh! Velai por nossos lares, pela infância desvalida, pelo povo brasileiro, ó Senhora Aparecida!
2 – Protegei a Santa Igreja, Mãe terna e compadecida! Protegei a nossa Pátria, ó Senhora Aparecida!
PARTILHA DA PALAVRA
A liturgia de hoje nos convida a contemplar a mãe de Jesus como uma mulher maravilhosa que não acompanha os projetos deste mundo, mas luta para que se realize o que Deus sonhou para a humanidade. Maria é a mulher e a mãe da sensibilidade, pois percebe as necessidades mais urgentes e intercede por nós junto a seu Filho Jesus. Ela nos ensina que tudo deve ser feito conforme a vontade de Jesus: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E assim se fez, pois Jesus se compadece e atende aos nossos pedidos. Seis talhas de água foram apresentadas. Seis talhas de vinho foram servidas. Portanto, a graça de Deus age segundo a nossa abertura, pois a medida de nossa confiança é a medida da ação de Deus. A verdadeira devoção a Nossa Senhora Aparecida não se reduz apenas à sua intercessão para obter de Deus qualquer recurso material. É certo que se pode invocar Maria para alcançar isso, mas é necessário ir além. O cristão aprende, sobretudo, a orar com Maria e como Maria. É essa a mensagem que extraímos da primeira leitura. Maria não teve uma vida fácil e cômoda. Viu desencadear-se contra seu Filho e contra a comunidade cristã as forças do mal, mas jamais duvidou de que Deus se põe do lado dos justos e que seu Espírito vai conseguir vencer. Maria tornou-se para nós um modelo de fé na providência do Senhor. É a mensagem da segunda leitura. A narrativa das bodas de Caná mostra como a mãe de Jesus foi a primeira a entender que, sem o “vinho novo” trazido pela Palavra de Jesus, a prática religiosa produz só tristeza e desconforto. Ser devotos de Nossa Senhora Aparecida significa crer e manter o coração aberto aos sinais dos tempos. Que as reflexões realizadas sobre “A Fé” nesse ano nos ajude a professar  confiante a oração do Credo: Creio em Deus Pai… Somos fiéis a fé que professamos? Que Maria Mãe da Igreja nos ajude a fortalecer nossa fé e fazer sempre a vontade do Pai em Jesus Cristo.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …