Página Inicial / Notícias / Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

FREI IGNÁCIO LARRAÑAGA.

Os Freis Capuchinhos do Chile informaram que o padre franciscano famoso IGNÁCIO LARRAÑAGA morreu na manhã do dia 28 de outubro , em Guadalajara, no México, depois de uma longa vida (85 anos) marcada por um trabalho pastoral profundo como um pregador, escritor, diretor espiritual, organizador de conferências, cursos e retiros. Um dos seus maiores ministérios foi a criação das Oficinas de Oração e Vida (TOV).
O sacerdote explicou que "ele estava no México, em Guadalajara,  dando o que chamou de SEMANAS DE CULMINÂNCIA aos Guias TOV, quando bem cedo hoje foi encontrado sem vida." No dia 27 de outubro Frei Ignácio iniciou a 60ª Semana, com a Abertura às 18h00. Às 19h30 todos jantaram e às 20h30 ele fez a Celebração da Eucaristia. E todos foram dormir. No dia 28 bem cedo o encontraram sem vida. Seu funeral deverá acontecer em Santiago, no Chile ainda esta semana.

BIOGRAFIA
Frei Ignácio Larrañaga, sacerdote franciscano, capuchinho de origem espanhola, nasceu em 04 de maio de 1928 em Loyola. Ele foi ordenado em Pamplona e trabalhou por alguns anos como sacerdote em seu país de origem. Enviado para o Chile, desde muito jovem, desenvolveu um vasto trabalho pastoral, como pregador, escritor e organizador de conferências, cursos e retiros.
Em 1965, ele fundou o Centro de Estudos Franciscanos e Pastorais para a América Latina (CEFEPAL), desenvolvido ao longo de uma década de intensa atividade animadora na linha franciscana de renovação conciliar, em vários países da América Latina e Espanha.
Em 1974, no Brasil, iniciou um método de evangelização chamado "ENCONTRO DE EXPERIÊNCIA DE DEUS" um curso de seis dias, que ocorreu ao longo de 23 anos, envolvendo dezenas de milhares de pessoas, delegando esta tarefa evangelizadora aos GUIAS CASAIS EVANGELIZADORES em diferentes países, o que continua até hoje.
Desde 1984 começou a obra, considerada a mais importante de sua vida: as OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA (TOV), cuja fundação e consolidação dedicou cerca de dez anos, escrevendo para o seu funcionamento eficiente, dois grandes livros: o "Manual do Guia TOV” e “Estilo e Vida dos Guias” e gravação de sete cassetes para a mesma finalidade.
Frei Ignácio Larrañaga também é o autor de 16 livros que alcançaram inúmeras edições e foi traduzido em 10 idiomas. Entre suas obras estão: "Mostre-me o Seu Rosto," "O Irmão de Assis," "O Pobre de Nazaré," "Salmos para a Vida," "O Silêncio de Maria," "Do sofrimento à paz," e "O Casamento Feliz".
Na Grande Cuiabá existem 43 Guias das OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA, divididos em duas Coordenações Locais e que atuam desde 1997 na evangelização dentro da nossa Arquidiocese. Fazem também um Programa na Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá, há quase dois anos que se chama “AO ENCONTRO CONTIGO.”
Frei Ignácio deixou aos seus Guias a grande responsabilidade de levar o AMOR DO PAI à todas as pessoas que encontrarem em suas vidas, procurando viver a VIDA COM DEUS, de forma que a cada dia adquiram um traço da personalidade de Jesus Cristo, para que a santificação cristificante aconteça de maneira efetiva dentro de cada um. Por sua vida e por tudo que ele ensinou por onde passou, temos a segurança do seu grande Amor por Deus Trino e por São Francisco de Assis, seu Mestre. A espiritualidade das OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA é a Nova Evangelização de nossa Igreja Católica, Apostólica e Romana.

Formação mensal para Catequistas

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Catequese convida para a formação mensal de catequistas que …