Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA

SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA

 Ano A – XXIV – Nº 1429 – cor branca ou dourada – 01/01/2014
SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA
DEUS ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE UMA MULHER. (Gl 4,4)
Dia Mundial da Paz
Preparar o espaço celebrativo de maneira simples e acolhedora lembrando a comunidade que é oitava do Natal, solenidade da Santa Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz e início de um novo ano civil. Colocar em lugar de destaque o tema da celebração e uma bandeira branca. A equipe de acolhida recebe as pessoas entregando um lencinho branco e desejando um “Feliz Ano Novo”. Para dar início à celebração, cantar de forma orante.
O povo que andava nas trevas contemplou uma grande luz. Nasceu para todos, Salvador, santo menino, seu nome é Jesus. (bis)
1 – Por quatro semanas caminhamos na espera de novo céu, uma nova terra. Renovemos com Deus nossa aliança. Que haja paz e termine toda a guerra.
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, é com grande alegria que nos reunimos para celebrar a Páscoa de Jesus e nossa nesta solenidade da Santa Mãe de Deus, ela que participou do mistério da vinda do Salvador e nos é apresentada como aquela que gerou o Príncipe da Paz. Nesta celebração em que bendizemos a Deus pelo sim de Maria, pedimos pela paz e invocamos todas as bênçãos para o ano novo que começa. Comprometidos em sermos portadores da bênção de Deus e da paz para o mundo, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – O povo que andava nas trevas avistou uma grande luz, brilhou para humanidade a luz do Menino Jesus.
Irmãos é Natal do Senhor e Jesus está entre nós. A Palavra de Deus se fez carne, nosso Deus não se esquece de nós.
2 – Acolhendo a luz que surgira, todo o povo a ela tornou, com o reflexo da luz radiante, da manifestação do Senhor.
3 – Vinde todos, cantai ao Senhor, é Natal, nasceu o Salvador. Alegremo-nos, pois realizou. A promessa se plenificou.
Presidente – Neste dia de festa e alegria, em que Deus vem ao nosso encontro para nos dar a sua bênção e sua paz, façamos o sinal da nossa fé, cantando.
Todos: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!
Pres.: A graça do Cristo, o Amor de Deus Pai, o Espírito Santo co’a gente. Amém!
Todos: Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e supliquemos com confiança a misericórdia do Pai. (pausa)
– Senhor, Rei da Paz, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
– Cristo, luz nas trevas, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
-Senhor, imagem do homem novo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Presidente – Deus, Pai de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DO GLÓRIA
Presidente – Glorifiquemos a Deus, que por meio de Maria nos enviou seu Filho para trazer a bênção e a paz à humanidade, cantando o Hino do Glória.
1 – Glória a Deus nos altos céus! Paz na terra a seus amados! A vós louvam, Rei celeste, os que foram libertados.
Glória a Deus, lá nos céus, e paz aos seus. Amém!
2 – Deus e Pai, nós vos louvamos, adoramos, bendizemos; damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos.
3 – Senhor nosso, Jesus Cristo, unigênito do Pai, Vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai!
4 – Vós, que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!
5 – Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito Divino, de Deus Pai no esplendor!

ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, para que sejamos agraciados com a vossa bênção e com a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA DE DEUS
Sem nenhum comentário o(a) leitor(a) ergue o Lecionário ou a Bíblia enquanto se canta.
Luz do Universo ó Deus da vida escutaremos tua Palavra seja hoje bênção pra toda a terra e a nós confirme a graça.
06. LEITURA DO LIVRO DOS NÚMEROS (6, 22-27)
07. SALMO RESPONSORIAL (66)
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção. (bis)
– Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
– Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.
– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS (4, 4-7)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – De muitos modos, Deus outrora nos falou pelos profetas; nestes tempos derradeiros, nos falou pelo seu Filho.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (2, 16-21)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos enviou o Cristo como grande dom que habita em nós, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Irmãos e irmãs, confiantes na intercessão de nossa Mãe Santíssima, elevemos a Deus os nossos pedidos, cantando após cada prece: Ó Senhor, Senhor neste dia escutai nossa prece!
– Senhor, abençoai a Vossa Igreja para que continue a ser promotora de paz, justiça e fraternidade entre os povos. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai-nos sabedoria para que a exemplo de Maria saibamos guardar e meditar em nosso coração a Vossa Palavra e sermos construtores do Vosso Reino. Nós vos pedimos.
– Senhor, concedei-nos a mesma bênção derramada sobre Maria, para que tenhamos um ano cheio de paz, harmonia e que nossas ações tornem o mundo mais justo e fraterno. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai os governantes do nosso país, para que usem o poder a eles confiado em favor do bem comum. Nós vos pedimos.
Presidente – Pai Santo, acolhei com bondade a oração de nossa comunidade aqui reunida. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – É comovente a atitude do Senhor ao conceder sua bênção. “O Senhor volte para ti o seu rosto” (Nm 6,26). Quando alguém volta o rosto para nós, diferentes sentimentos podem tomar conta de nós. Quando a face do Senhor brilha sobre nós, temos a certeza de que sua vida, seu vigor, sua força invadem nossa vida. Apresentemos ao altar do Senhor o compromisso de sermos portadores de paz e de bênção no meio em que vivemos, valorizando os gestos simples que promovem a dignidade humana.
Algumas pessoas se aproximam do altar e apresentam os símbolos, proclamando com voz forte as respectivas frases.
Pão: Paz é partilha do pão.
Bandeira do Brasil: Paz é fruto da justiça.
Vela acesa: Paz é dom de Deus.
Carteira de Trabalho: Paz é cada pessoa respeitada nos seus direitos.
Tijolo: Paz é terra e moradia para todos.
Bandeira branca: Paz é a valorização de cada ser humano.
Terço: Paz é a família unida pela oração.
15. CANTO DAS OFERENDAS
1 – Inovamos Senhor nosso lar, convidamos vizinhos, irmãos, preparamos a mesa do altar pro Natal de Jesus celebrar.
O Natal pode ser todo dia se cada família se comprometer a viver qual José e Maria em seu dia a dia Jesus acolher!
2 – Nossa casa Senhor tem lugar pra quem Cristo se igualou, os pequenos, também os sem lar, os sem-terra que a busca cansou.
3 – Nossa casa Senhor tem espaço para o índio, a mulher desvalida, para o negro que passo a passo vai mudando a história sofrida.
4 – Nossa casa Senhor é pequena mas abriga o doente excluído, cada gesto de amor vale a pena, pois Jesus fez-se pobre e menino.
PAI NOSSO
Presidente – Unindo nossas vozes, manifestemos ao mundo a alegria de sermos filhos de Deus, rezando como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
No presépio pequenino, Deus é hoje nosso irmão. E nos dá seu Corpo e Sangue nesta santa comunhão.
1 – Para os homens que erravam nas trevas, lá do céu resplandece uma luz. Hoje Deus visitou nossa terra e nos deu o seu Filho Jesus.
2 – Boas Novas de grande alegria mensageiros do céu vêm cantar, e aos pastores um anjo anuncia: “Deus nasceu em Belém de Judá”.
3 – Para nós nasceu hoje um Menino, do seu povo Ele é Salvador. Glória a Deus no mais alto dos céus, paz aos homens aos quais tanto amou.
4 – Para os pobres e fracos da terra, em Belém nasceu hoje um irmão: Ele humilha os soberbos e fortes e se faz dos pequenos o Pão.
5 – Hoje o mundo é de novo criado e a glória se espalha na terra. Como irmãos, homens todos uni-vos, destruí vossas armas de guerra.
6 – Como irmãos, homens todos, uni-vos, reparti vossos bens justamente, dai as mãos, construí mundo novo, porque Deus visitou sua gente.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, fonte de toda bênção, fizestes de Maria a mãe de vosso Filho Jesus, o Senhor da Paz. Alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), concedei-nos viver cada dia do novo ano em santidade e justiça, celebrando o vosso louvor, pelo nome bendito de Jesus, que vive e reina conosco para sempre. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
No próximo domingo celebramos a Solenidade da Epifania do Senhor. Preparem bem essa liturgia, valorizando as folias de Reis e de Congo da comunidade, se houver.
21. MENSAGEM DE ANO NOVO
Mais um ano se inicia. Tempo de renovar as esperanças e de sonhar com um futuro de paz, saúde e alegria. É Deus que nos agracia com um novo ano. Além de todos os desejos que vibram em nossos corações devemos ser perseverantes na busca por um mundo melhor, descobrindo a cada minuto, em cada gesto, o renascer da vida e da esperança. Não deixemos que o brilho das novas tecnologias e as luzes das vitrines ofusquem e apaguem o verdadeiro sentido de nossas vidas. Desejar um Feliz Ano Novo é almejar que a face do Senhor brilhe sobre nós e que a vida, a força e o vigor de Deus inundem o nosso ser, para que o Ano de 2014 seja repleto das bênçãos e graças dos Céus.
Feliz e abençoado Ano Novo!
Equipe de Publicação “O Dia do Senhor”
22. BÊNÇÃO
Presidente – Deus vos abençoe e vos guarde. Amém.
– Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Amém.
– Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– O fruto da bênção mais desejado e expresso pelas pessoas na passagem do ano é a paz. Jubilosos, saudemo-nos na paz de Cristo, desejando a todos um Feliz Ano Novo!
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL E ABRAÇO DA PAZ
Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz! A paz que só o amor é que nos traz! (bis)
1 – A paz na nossa vida, no nosso coração e a bênção para toda criação! (bis)
2 – A paz na nossa casa, nas ruas, no país e a bênção da justiça que Deus quis! (bis)
3 – A paz pra quem viaja, a paz pra quem ficou e a bênção do conforto a quem chorou! (bis)
PARTILHA DA PALAVRA
Hoje, ao nos saudarmos, dizemos: “Feliz Ano Novo”. É uma forma de abençoar. As três leituras falam de bênção. Na primeira temos a bênção de Aarão; na segunda, Paulo nos fala que Deus enviou seu Filho nascido de mulher, para que recebêssemos a adoção filial. A bênção chegou à humanidade mediante a maternidade de Maria. E o que Ela nos revela é que Jesus não é somente o Filho de Deus, também nós o somos por pura graça e misericórdia. Os pastores foram os primeiros a receber a notícia do nascimento do Salvador e vão apressadamente a Belém. O que encontram não tem nada de extraordinário: o menino Jesus deitado na manjedoura, ladeado por seu pai José e sua santíssima mãe Maria. Mas isso é suficiente para eles compreenderem que ali está o Salvador. E nós para alimentar nossa fé, na maioria das vezes buscamos sinais extraordinários, aguardamos manifestações prodigiosas de Deus. A verdadeira fé, não precisa dessas frágeis escoras. A exemplo dos pastores, paremos para nos alegrar, para contemplar, deslumbrado o que Deus fez e faz por nós. O Evangelho diz que Maria “conservava todas estas coisas, meditando-as em seu coração”. Ela sabia que estava diante do maior evento da história. Deus tinha se tornando uma criança pobre e indefesa. Diante de tal mistério, Maria silencia. Em nosso mundo agitado, muitas vezes marcado pelo sensacionalismo, aprendamos com a Mãe de Deus que um coração que ama sabe silenciar e contemplar, pois quando a voz se cala, o silêncio fala. Maria é o modelo de todas as mães. Seu filho foi um homem de paz, sempre manifestou palavras e gestos de amor, de reconciliação, de ajuda
para os outros. As mães cristãs devem estar conscientes que contribuem para a presença no mundo de homens que queiram ser construtores da paz. Ouçamos o recado que Deus nos dá neste 1º dia do ano novo: se dermos ouvidos ao Espírito Santo que no batismo Ele infundiu no nosso coração, se todos os domingos escutarmos a Palavra de Deus e seguirmos o exemplo de Jesus e de Maria, nós seremos realmente construtores da paz. Que a saudação de Feliz Ano Novo seja nosso desejo sincero de construir um mundo Novo, alicerçado na justiça, na fraternidade e na igualdade.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …