Página Inicial / Animação Litúrgica / FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

Ano A – XXIV – Nº 1434 – cor branca – 02/02/2014
FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR
MEUS OLHOS VIRAM A SALVAÇÃO QUE PREPARASTE PARA TODOS OS POVOS
A equipe de celebração convida com antecedência casais com filhos recém-nascidos e recém-batizados para participar desta liturgia. Iniciando a celebração, cantar orante o refrão.
Seja bendito quem chega, seja bendito quem chega, trazendo paz, trazendo paz, trazendo a paz do Senhor. (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno para juntos celebrarmos o dia do Senhor, nossa Páscoa semanal. Há quarenta dias celebrávamos com alegria e festa o Natal do Senhor. A liturgia de hoje nos convida a acompanhar Maria e José que vão apresentar Jesus no Templo, conforme a lei do Antigo Testamento. Também nós, reunidos pela força do Espírito Santo, estamos na casa de Deus, para o encontro com Cristo Jesus. Nesse espírito, entoemos nosso canto.

02. CANTO INICIAL
Vimos te louvar em Tua casa, ó Senhor. Somos a família que Teu Filho congregou.
1 – Teu povo, Tua família vem hoje, com gratidão, louvar Teu nome santo, unidos na adoração.
2 – Cantamos a Tua graça, o Teu infinito amor. A prece de nossas vidas, em casa já começou.
3 – Começa em nossa casa a vida em fraternidade. Possamos com Tua graça, vivê-la na liberdade.
Presidente – Reunidos como filhos e filhas amados do Pai, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Em Jesus Cristo, o justo que intercede a Deus por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.
1 – Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões… Por minha culpa, tão grande culpa.
Senhor, piedade! Cristo, piedade! Tem piedade, ó Senhor! (bis)
2 – Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão por seu amor, tão grande amor.
Presidente – Deus, Pai de amor, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Deus eterno e misericordioso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no Templo, concedei que nos apresentemos diante de Vós com os corações purificados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
É uma luz tua Palavra, é uma luz pra mim, Senhor! Brilhe esta luz, tua Palavra, brilhe esta luz em mim, Senhor!
06. LEITURA DA PROFECIA DE MALAQUIAS (3, 1-4)
07. SALMO RESPONSORIAL (23)
O Rei da glória é o Senhor onipotente! (bis)
– “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”
– Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas!”
– “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”
– Dizei-nos: Quem é este Rei da glória?” “O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor Deus do universo”.
08. LEITURA DA CARTA AOS HEBREUS (2, 14-18)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1 – Sois a luz que brilhará para os gentios, e para a glória de Israel, o vosso povo.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (2, 22-40)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Reconhecendo Jesus como o Salvador, luz que ilumina nossos corações, professemos nossa fé, cantando.
Creio! Creio! Amém!
1 – Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo.
2 – Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia.
3 – Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
4 – Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Celebrando a apresentação do Menino Jesus no Templo e a oferta de Maria ao Pai, elevemos a Ele os nossos pedidos, cantando após cada prece: Ó Senhor, escuta nossa prece!
– Abençoai, Senhor, o Santo Padre, o Papa Francisco e todas as pessoas idosas, para que sejam aceitas e reconhecidas em sua dignidade e sabedoria de vida. Nós vos pedimos.
– Fortalecei, Senhor, a vida de nosso Pastor, D. Décio, para que os desafios e as alegrias vividas durante esses 16 anos de dedicação como bispo, tragam-lhe ainda mais sabedoria e alegria para conduzir essa porção do rebanho a ele confiada. Nós vos pedimos.
– Iluminai, Senhor, com vosso amor misericordioso os religiosos e as religiosas, para que, tendo Maria por modelo de sua entrega, celebrem nesta festa o Dia da Vida Consagrada. Nós vos pedimos.
– Protegei, Senhor, todos os casais, para que recebam com carinho e alegria os filhos, fruto de seu amor mútuo. Nós vos pedimos.
– Dai, Senhor, o eterno repouso aos mártires de nossa Diocese, homens que doaram suas vidas pela causa dos mais pobres e injustiçados. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei as nossas orações, ó Pai amoroso, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de vosso Filho, o Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Maria e José levaram Jesus para ser apresentado no Templo. Todos nós, pais e mães, somos os primeiros responsáveis a conduzir nossos filhos e filhas no caminho da luz. Com todos os casais de nossa comunidade, apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição de caminhar juntos na fé, na esperança e no amor, sendo sinais da presença salvadora de Jesus em nosso meio.
Convidar os pais com seus filhos/as recém-nascidos e ou recém-batizados para apresentá-los em frente ao altar do Senhor, enquanto se canta.
Flores, espinhos, dor e alegria, pais, mães e filhos diante do altar. A nossa oferta em nova festa, a nossa dor vem, Senhor transformar! Ô, ô, ô, recebe, Senhor! Ô, ô, recebe, Senhor!
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – Venho, Senhor, minha vida oferecer como prova de amor e sacrifício; quero, minha vida a Ti entregar como oferta viva em Teu altar. (bis)
2 – Pois para Te adorar, foi que eu nasci. Cumpra em mim Teu querer. Faça o que está em Teu coração. E que a cada dia eu queira mais e mais estar ao Teu lado, Senhor! (bis)
(onde houver Celebração da Eucarística)
1 – Bendito e louvado seja, o Pai nosso Criador, o pão que nós recebemos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra, do povo trabalhador: na missa é transformado no Corpo do Salvador.
Bendito seja Deus, bendito seu amor. Bendito seja Deus Pai Onipotente nosso Criador. (bis)
2 – Bendito e louvado seja o Pai nosso Criador, o vinho que recebemos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra, do povo trabalhador: na missa é transformado no Sangue do Salvador.
PAI NOSSO
Presidente – Quando caminhamos juntos na fé, na esperança e no amor, fazemos acontecer no mundo o Reino do Pai. Rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – A paz é, antes de tudo, experiência da salvação que Jesus trouxe para a humanidade. Saudemo-nos com um abraço fraterno.
1 – Unidos estamos aqui, unidos queremos ficar. Seguiremos sempre em frente pela vida a cantar. Semeando o bem, alegria e paz em cada coração.
É bela vida que se dá e um mundo novo faz surgir. Deus quis do homem precisar pro seu Reino de amor construir. (bis)
2 – Sabemos o rumo a seguir: o Cristo é o nosso ideal. É preciso que o mundo seja um pouco melhor. Porque nele eu vivi, e por ele tu passaste, meu irmão.
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Teu Filho amado, ó Mãe querida, na comunhão se tornou pão da vida.
1 – O Salvador, que geraste, Maria, é nossa vida na Eucaristia.
2 – A humanidade que deste a Jesus, é alimento que ao céu nos conduz.
3 – Ouvindo as preces da Mãe, com carinho o Filho amado mudou água em vinho.
4 – Pelos pedidos da Mãe tão querida, Cristo Jesus mudará nossa vida.
20. ORAÇÃO
Presidente – Por esta celebração, ó Deus, completai em nós a obra da vossa graça e concedei-nos alcançar a vida eterna, caminhando ao encontro do Cristo, como correspondestes à esperança de Simeão não consentindo que morresse antes de acolher o Messias. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. GESTO CONCRETO
Animador(a) – No próximo domingo, trazer velas para a Celebração.
(A comunidade prepare-se com velas reservas também).
23. BÊNÇÃO
Presidente – Deus vos abençoe e vos guarde na esperança. Amém.
– Ele vos mostre a sua face amorosa e se compadeça de vós. Amém.
– Volva para vós o seu olhar resplandecente e vos dê a paz. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide anunciar com a vossa vida o amor solidário de Deus e que a sua paz vos acompanhe. Graças a Deus.
24. CANTO FINAL
Evangelizar, proclamando a Boa-Nova. Quero servir, dialogar, anunciar. Somos teu povo, Senhor, testemunhar teu amor, é missão de cada um de nós. (bis)
1 – À luz do Evangelho caminhamos, buscando a santidade na oração. Para todas as pessoas nós queremos vida plena, dignidade, salvação.
2 – Renovar a nossa comunidade, junto aos pobres partilhar o pão. Construindo uma nova sociedade justa, solidária, mais irmã.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A festa da Apresentação do Senhor que hoje celebramos, após quarenta dias do Natal, tem caráter de manifestação – “epifania”-: faz parte dos acontecimentos que revelam o Senhor como Messias e atingem sua completa e decisiva manifestação na cruz. Esta festa, de certa forma, encerra as festas natalinas e nos abre o caminho rumo à Páscoa. Simeão e Ana, adiantados na idade e mantendo viva a esperança, se unem para anunciar a notícia da vinda do Senhor, Luz para iluminar as nações e glória do seu povo fiel. A devoção popular dedicou esta festa a Maria e, em alguns lugares do Brasil é celebrada como festa de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Luz. De fato, com a entrada de Jesus no mundo, nova luz resplandeceu para nós e o mundo transformou-se em templo, habitação de Deus. Em Jesus brilhou para toda a humanidade o verdadeiro sentido da vida, de pertencer a Deus e de sermos filhos e filhas da luz. E quem levou o Menino para o templo foi Maria. Ela é a porta de entrada de Jesus, nossa Luz ao mundo. Ela também estará de pé, junto à cruz, num gesto corajoso de oferenda do Filho, assumindo o transpassar da espada em seu coração. Por isso, somos convidados neste dia a entrar no templo, ou seja, irmos ao encontro do Senhor, com as velas de nossa fé bem acesas, reconhecendo-O como Cristo, “a luz que vem se revelar às nações” como fez, alegre e agradecido, o velho Simeão. E, como Maria, fazer a oferenda de nossa vida, com Cristo, por Cristo e em Cristo ao Pai. Seguindo esta luz, vivamos como filhos e filhas da luz, levando a todas as pessoas a luz de Cristo. Cabe, pois, a nós acolher o Senhor na Liturgia e na vida, com nossas atitudes e ações, como lâmpadas vivas e ardentes, sendo fiéis ao que cantamos. “Sim, eu quero que a luz de Deus que um dia em mim brilhou, jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor. Sim, eu quero que o meu amor ajude o meu irmão a caminhar guiado por tua mão, em tua lei, em tua luz, Senhor!”
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 2Sm 15,13-14.30; 16,5-13a; Sl 3; Mc 5,1-20
3ª feira: 2Sm 18,9-10.14b.24-25.30-19,3; Sl 85; Mc 5,21-43
4ª feira: 2Sm 24,2.9-17; Sl 31; Mc 6,1-6
5ª feira: 1Rs 2,1-4.10-12; 1Cr 29,10-12; Mc 6,7-13
6ª feira: Eclo 47,2-13; Sl 17; Mc 6,14-29
Sábado: 1Rs 3,4-13; Sl 118; Mc 6,30-34
Domingo: Is 58,7-10; Sl 111; 1Cor 2,1-5; Mt 5,13-16

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …