Página Inicial / Animação Litúrgica / 7º Domingo do Tempo Comum

7º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1437 – 7º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 23/02/2014
“SEDE SANTOS, PORQUE EU, O SENHOR VOSSO DEUS, SOU SANTO.” (Lv 19,2)
01. ACOLHIDA
Preparar um coração com as frases bíblicas: Amai vossos inimigos – Fazei o bem aos que vos odeiam – Orai por aqueles que vos maltratam e perseguem. (Mt 5,44) Colocá-lo em destaque na porta da Igreja. Para dar início à celebração, cantar.
Santo, Santo, Santo é o Senhor! (3x)
Animador(a) – Sejam bem-vindos irmãos e irmãs para celebrar a nossa páscoa semanal. Neste domingo, dia do Senhor, do descanso, do lazer e da caridade, o Pai nos convida a sermos santos como Ele é Santo. Neste momento vamos recordar os fatos e acontecimentos que marcaram essa semana (fazer a recordação da vida). Na esperança de caminharmos em busca da perfeição, que nos conduz aos céus, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.

02. CANTO INICIAL
Que alegria quando me disseram vamos à casa do nosso Pai.
1 – Eterno Pai, Tu nos chamaste à vida, nós somos filhos do teu grande amor, uma família sempre agradecida que se reúne para o teu louvor.
2 – Na tua casa ao redor da mesa, os que vieram vão se dando as mãos e Tu contemplas toda essa riqueza de ver os filhos sempre mais irmãos.
3 – E sobre a mesa numa santa ceia Jesus se faz o teu sagrado pão. Em nossas vidas teu amor semeias para colher os dons da salvação.
Presidente – Unidos como irmãos, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de Deus nosso Pai, o amor de Jesus nosso irmão e a força do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – O amor misericordioso do Pai está presente no coração dos que amam, perdoam seus amigos e inimigos e lutam em busca da reconciliação e da paz. Imploremos a misericórdia do Senhor, cantando.
1 – Mesmo que eu não queira, converte-me Senhor. Mesmo que eu não peça, converte-me, Senhor. Mesmo se a consciência me disser que eu não pequei. Mesmo assim, tem piedade de mim pelas vezes que eu errei! (bis)
2 – Se alguém saiu ferido quando por minha vida passou. Se alguém perdeu a paz quando meu egoísmo mais forte falou. Se eu não soube ser irmão, se eu não soube ser cristão, perdoa-me Senhor, converte o meu coração. Tem piedade de nós. (3x)
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, em Vosso Filho Jesus, revelastes a força do Vosso amor misericordioso. Abri nossos corações para o dom do Vosso Espírito e rompei as cadeias da violência e do ódio que tanto nos afligem. Ajudai-nos a testemunhar Vossa Palavra, promovendo a vitória do bem sobre o mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DO LIVRO DO LEVÍTICO (19, 1-2.17-18)
06. SALMO RESPONSORIAL (102)
Bendize ó minh’alma, ao Senhor, pois Ele é bondoso e compassivo! (bis)
– Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
– Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
– O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.
– Quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (3, 16-23)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – É perfeito o amor de Deus em quem guarda sua Palavra. (bis)
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (5, 38-48)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Ao Senhor que nos ensina a viver o amor aos irmãos, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Elevemos ao Pai as súplicas de nossa comunidade.
– Senhor, iluminai a vossa Santa Igreja para que possa reconhecê-Lo sempre como único Deus dos vivos e dos mortos. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai-nos a perseverar no caminho da santidade para que possamos alcançar a vida eterna. Nós vos pedimos.
– Senhor, encorajai-nos para que possamos amar nossos inimigos, fazer o bem aqueles que nos odeiam e rezar por aqueles que nos maltratam e nos perseguem. Nós vos pedimos.
– Senhor, desperta nossas comunidades para missão, ensina nossas vidas a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se à vida religiosa e consagrada, para que sejamos verdadeiros missionários do vosso Reino. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei, Pai Santo, as súplicas dos vossos filhos e filhas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Nesta celebração, recordamos a santidade de Deus e somos convidados a sermos perfeitos como o nosso Pai dos Céus é perfeito. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição em trilhar o caminho que Jesus nos ensinou em busca da justiça, da reconciliação e da paz.
Durante o comentário membros da comunidade trazem o coração com as frases bíblicas que está na porta, erguendo-o diante do altar. O animador(a) proclama em alta voz as frases bíblicas. Concluir cantando.
1 – Um coração para amar, pra perdoar e sentir, para chorar e sorrir. Ao me criar Tu me deste. Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater. Ansioso por entender as coisas que Tu disseste.
Eis o que eu venho te dar, eis o que eu ponho no altar. Toma Senhor que ele é teu, meu coração não é meu. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar! E a tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
2 – A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor. Ao pobres e ao sofredor, vou servir e esperar. Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão. Cantando a nova canção de esperança e de paz.
(Onde houver Celebração Eucarística)
A vós, Senhor, apresentamos estes dons: o pão e o vinho, aleluia!
1 – Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
2 – Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
3 – Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido.
4 – Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.
15. MOMENTO DE LOUVOR
Este canto é somente para Celebração da Palavra.
Presidente – Demos graças e louvores ao Senhor nosso Deus que ama a todos e nos ensina a amar também. Cantemos.
1 – Deus infinito, nós te louvamos e nos submetemos ao teu poder. As criaturas no seu mistério, mostram a grandeza de quem lhe deu ser. Todos os povos sonham e vivem nesta esperança de encontrar a paz. Suas histórias todas apontam para o mesmo rumo onde tu estás.
Santo, santo, santo! (bis) Todo poderoso é o nosso Deus!
2 – Senhor Jesus Cristo, nós te louvamos e te agradecemos teu imenso amor. Teu nascimento, teu sofrimento trouxe vida nova onde existe a dor. Nós te adoramos e acreditamos que és o Filho Santo de Nosso Criador. E professamos tua verdade, que na humanidade plantou tamanho amor…
3 – Deus infinito, teu santo Espírito renova o mundo sem jamais cessar. Nossa esperança, nossos projetos só se realizam quando ele falar. Todo Poderoso, somos o teu povo que na esperança vive a caminhar. Dá que sejamos teu povo santo que fará o mundo teu trono e teu altar.
16. PAI NOSSO
Presidente – Confiantes no amor do Pai, rezemos a oração que seu filho Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – A paz é fruto de um amor sem limites. Obedientes aos ensinamentos de Jesus caminhemos na justiça em busca da paz. Saudemo-nos com um abraço fraterno.
A paz esteja contigo, a paz esteja comigo, a paz esteja com ele, com ela e com todos os irmãos. (bis) Como Jesus pediu, como Jesus orou, como Jesus nos ensinou. Paz, paz, paz na nossa Igreja, paz na terra em toda parte e assim seja. (bis) Paz pra você que tem Jesus no coração, paz pra você que é meu amigo e meu irmão. (bis)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Feliz o homem que ama o Senhor e segue seus mandamentos. O seu coração é repleto de amor, Deus mesmo é seu alimento.
1 – Feliz o que anda na lei do Senhor, e segue o caminho que Deus lhe indicou. Terá recompensa no Reino do céu, porque muito amou.
2 – Feliz quem se alegra em servir o irmão, segundo os preceitos que Deus lhe ensinou. Verá maravilhas de Deus, o Senhor, porque muito amou.
3 – Feliz quem confia na força do bem, seguindo os caminhos da paz e o perdão. Será acolhido nos braços do Pai, porque muito amou.
4 – Feliz quem dá graças de bom coração, e estende sua mão ao sem voz e sem vez. Terá no banquete um lugar para si, porque muito amou.
19. ORAÇÃO
Presidente – Vigiai Senhor, sobre a vossa Igreja e tornai fecundo o vosso louvor. Que ele se estenda por toda esta semana e que possamos construir relações novas, baseadas no respeito à dignidade de cada pessoa. Que o mundo creia no anúncio do Vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Deus da consolação disponha na sua paz os vossos dias e vos conceda as suas bênçãos. Amém.
– Sempre vos liberte de todos os perigos e confirme os vossos corações em seu amor. Amém.
– E assim, ricos em esperança, fé e caridade, possais viver praticando o bem e chegar felizes à vida eterna. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso. Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Olha que o tempo é ligeiro e o melhor companheiro, possui a eternidade. E o seu amor que é forte, é bem maior que a morte e quer sua amizade.
Cristo, conta com você. (4x)
2 – Quem não toma a sua cruz, pra seguir os passos seus, não verá a sua luz. Eis que já chegou a hora, quem duvida e demora, não verá chegar Jesus.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura é o coração do Livro do Levítico chamado código da santidade. O fio condutor do texto está no refrão: “Eu sou o Senhor, o Deus de vocês”. A intenção é demonstrar de que forma as pessoas podem se relacionar com o Senhor, o Deus que libertou seu povo da escravidão do Egito. Como ser santo à semelhança da santidade do Senhor nosso Deus? A santidade consiste no comportamento responsável e adulto em relação ao próximo, que inicia por libertar o coração do ódio e se traduz em correponsabilidade no bem, a fim de evitar e afastar o mal e culminar no amor gratuito e desinteressado. O salmo é um hino de louvor que bendiz ao Senhor Deus por todos os benefícios concedidos a uma pessoa e a todo o povo. É um convite para que todos façam o mesmo. O salmo mostra a fidelidade radical de Deus Pai a seu aliado, o povo. Canta a grandiosidade de Deus que perdoa, cura, redime da cova, coroa com a vida de amor e compaixão, sacia, faz justiça e defende todos os oprimidos. Na leitura de Coríntios, a comunidade é tida como lugar onde se encontra Deus e se presta culto a Ele. Os conflitos comunitários são superados pelo discernimento das funções de suas lideranças. Elas pertencem à comunidade e estão a serviço dela, a fim de que descubra e proclame quem é seu verdadeiro dono: Cristo que pertence a Deus. O Evangelho ensina que a santidade consiste em ser como o Pai do céu, em todas as consequências práticas que isto implica. Em primeiro lugar, temos consciência que vivemos em uma sociedade marcada pela violência e pela injustiça, e nós celebramos Aquele que foi morto pela sociedade injusta. Somente com Ele aprendemos a vencer a violência para sermos perfeitos como o Pai do céu, que não faz distinção entre pessoas. Na liturgia somos assembleia dos que foram santificados por Deus. Não por sermos pessoas boas, puras, perfeitas, mas porque Deus, que é perfeito, nos agraciou e nos chama a imitá-lo na santidade. A comunidade reunida no Ressuscitado, ouvindo sua Palavra e participando ativamente da celebração, aprende do Mestre da justiça a não revidar a injúria, a oferecer a outra face, a amar o inimigo até morrer por ele, fazendo a vontade Daquele que deu sua vida para que todos os homens pudessem viver, que suportou a injustiça para que nascesse no mundo uma nova justiça. A celebração é também um dos lugares próprios para o perdão e a partilha. Lugar onde partilhamos o abraço da paz, desejando a todos, amigos e inimigos, o shalom de Deus que quer liberdade e vida para todos. Viemos da cidade, do campo e das periferias onde reinam a violência, a injustiça, a corrupção e o ódio. O que esta Palavra, anunciada, tem a nos dizer e solicitar?
REFLETINDO O TEMPO COMUM
A homilia bem preparada, de preferência em equipe, não pode ser longa, mas orante, solícita na sintonia com a Palavra proclamada, onde encontra-se sua inspiração e motivação. Ela faz parte da  liturgia da Palavra. É reveladora dos mistérios de Deus e, na força do Espírito Santo, tem o poder de santificar e reconciliar-nos com Deus e com as pessoas.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Tg 3,13-18; Sl 18; Mc 9,14-29
3ª feira: Tg 4,1-10; Sl 54; Mc 9,30-37
4ª feira: Tg 4,13b-17; Sl 48; Mc 9,37-39
5ª feira: Tg 5,1-6; Sl 48; Mc 9,40-49
6ª feira: Tg 5,9-12; Sl 102; Mc 10,1-12
Sábado: Tg 5,13-20; Sl 140; Mc 10,13-16
Domingo: Is 49,14-15; Sl 61; 1Cor 4,1-5; Mt 6,24-34

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …