Página Inicial / Animação Litúrgica / 8º Domingo do Tempo Comum

8º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1438 – 8º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 02/03/2014
“BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS.” (Mt 6, 33)
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade usando elementos da natureza, podendo estar em destaque um vaso ou jarra com flores e o tema da celebração. A equipe prepara com antecedência a recordação da vida. Para iniciar, cantar de forma orante.
Venha a nós o teu Reino, Deus forte, Deus bendito. Venha a nós o teu Reino, Deus forte, Deus bendito. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, paz e bem a todos que vieram participar deste encontro fraterno, no qual fazemos memória da Páscoa do Senhor Jesus. Nesta liturgia somos convidados a ser o povo da Nova Aliança, buscando em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça. Vamos neste momento recordar os fatos e acontecimentos que marcaram essa semana (fazer a recordação da vida). Felizes por estarmos reunidos como a grande família de Deus e em comunhão com as pessoas empenhadas na construção de uma sociedade fundada nos valores do Reino, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Que alegria quando me disseram vamos à casa do nosso Pai.
1 – Eterno Pai, Tu nos chamaste à vida, nós somos filhos do teu grande amor, uma família sempre agradecida que se reúne para o teu louvor.
2 – Na tua casa ao redor da mesa, os que vieram vão se dando as mãos e Tu contemplas toda essa riqueza de ver os filhos sempre mais irmãos.
3 – E sobre a mesa numa santa ceia Jesus se faz o teu sagrado pão. Em nossas vidas teu amor semeias para colher os dons da salvação.
Presidente – Reunidos pela Santíssima Trindade para este encontro fraterno, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo, estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Em silêncio, supliquemos a misericórdia do Pai, pelas vezes que não vivemos a justiça do Reino. (pausa) Confiantes na bondade de Deus, peçamos perdão.
Presidente – Tende compaixão de nós Senhor.
Todos – Porque somos pecadores.
Presidente – Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
Todos – E dai-nos a vossa salvação.
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
Eu canto a alegria, Senhor, de ser perdoado no amor. (bis)
1 – Senhor, tende piedade de nós.
2 – Cristo, tende piedade de nós.
3 – Senhor, tende piedade de nós.
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Pai Santo, Vós cuidais de todas as criaturas. Com a força do vosso Espírito, fazei que nossas preocupações, na caminhada de cada dia, não apague a confiança que temos em Vós. Animai-nos a trabalhar na construção do vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário a assembleia senta-se enquanto se canta e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.
Louvarei a Deus, seu nome bendizendo! (bis) Louvarei a Deus, sua vida nos conduz! (bis)
05. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (49, 14-15)
06. SALMO RESPONSORIAL (61)
Só em Deus a minha alma tem repouso, só Ele é meu rochedo e salvação.
– Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!
– Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza onde encontro segurança!
– A minha glória e salvação estão em Deus; o meu refúgio e rocha firme é o Senhor! Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração.
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (4, 1-5)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – A Palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (6, 24-34)
10. PARTILHA DA PALAVRA
Após a partilha da Palavra, cantar.
Olhai os lírios do campo ô ô ô. Olhai as aves do céu ô ô ô. E não vos preocupeis ô ô ô. Buscai o Reino de Deus.
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – “A fé é dom de Deus e ação da graça que age e transforma a pessoa até ao mais íntimo dela mesma” (Porta Fidei, n.10). No Deus que é amor, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que nos convida a sermos servos fiéis, elevemos os nossos pedidos, cantando: Ó Senhor, escuta nossa prece.
– Senhor, iluminai a Vossa Igreja para que sua voz profética desperte na sociedade as forças espirituais necessárias para desenvolver os valores sociais em favor da justiça do amor e da paz. Nós vos pedimos.
– Senhor, orientai os nossos governantes para que sejam administradores fiéis, fazendo o bom uso do poder e do dinheiro para promover vida digna para todos, em especial, aos mais necessitados. Nós vos pedimos.
– Senhor, acompanhai todas as pessoas neste período de carnaval, em especial os jovens, para que possam gozar das alegrias destes dias com a Vossa bênção e proteção. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai as pessoas que trabalham nas pastorais, ministérios, equipes de serviço e movimentos de nossas comunidades para que sejam servos fiéis no cumprimento da missão que lhe fora confiada. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei a nossa fé e a nossa confiança em Vós, para que não nos deixemos seduzir pelos bens e as riquezas deste mundo e possamos viver no Vosso amor e na Vossa justiça, transmitindo os valores do Reino na família, na comunidade e na sociedade. Nós vos pedimos.
Presidente – Senhor, atendei os pedidos que vos apresentamos humildemente. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Jesus nos ensina que não devemos colocar em primeiro lugar os bens deste mundo. O mais importante é ser fiel aos seus ensinamentos. E sem negar a importância da preocupação com a comida, saúde e a veste, ressalta a solicitude com tudo o que constrói o Reino de Deus. Apresentemos ao Altar do Senhor o nosso compromisso de construir um mundo mais justo, sendo solidários, partilhando o pão, curando as feridas, participando dos movimentos sociais como: Pastoral da Criança, Saúde, Carcerária, Associação de Moradores, ONG’s, trabalhos voluntários nas Igrejas, escolas, centros, entidades e outros… que esperam a nossa colaboração generosa.
A equipe prepara cartazes com o nome das ONG’s, Pastorais e Equipes existentes na comunidade, na região e apresenta, enquanto se canta.
Onde o amor e a caridade, Deus aí está.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – Um coração para amar, pra perdoar e sentir, para chorar e sorrir. Ao me criar Tu me deste. Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater. Ansioso por entender as coisas que Tu disseste.
Eis o que eu venho te dar, eis o que eu ponho no altar. Toma Senhor que ele é teu, meu coração não é meu. (bis)
2 – Quero que o meu coração seja tão cheio de paz que não se sinta capaz de sentir ódio ou rancor. Quero que a minha oração possa me amadurecer, leve-me a compreender as consequências do amor.
(Onde houver Celebração Eucarística)
A vós, Senhor, apresentamos estes dons: o pão e o vinho, aleluia!
1 – Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
2 – Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
3 – Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido.
PAI NOSSO
Presidente – O Reino é dom e exigência.
A cada celebração clamamos confiantes: “Venha a nós o Vosso Reino”. Rezemos confiantes a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – No desejo de construir uma sociedade fundada nos valores do Reino, saudemo-nos com um gesto fraterno.
A paz esteja contigo, a paz esteja comigo, a paz esteja com ele, com ela e com todos os irmãos. (bis) Como Jesus pediu, como Jesus orou, como Jesus nos ensinou. Paz, paz, paz na nossa Igreja, paz na terra em toda parte e assim seja. (bis) Paz pra você que tem Jesus no coração, paz pra você que é meu amigo e meu irmão. (bis)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – O meu Reino tem muito a dizer não se faz como quem procurou aumentar os celeiros bem mais e sorriu. Insensato, que vale tais bens, se hoje mesmo terás o teu fim? Que tesouros tu tens pra levar além?
Sim, Senhor, nossas mãos vão plantar o teu Reino! O teu pão vai nos dar teu vigor, tua paz!
2 – O meu Reino se faz bem assim se uma ceia quiseres propor, não convides amigos, irmãos e outros mais. Sai à rua a procura de quem não puder recompensa te dar, que o teu gesto lembrado será por Deus.
3 – O meu Reino quem vai compreender? Não se perde na pressa que têm sacerdote e levita que vão sem cuidar. Mas se mostra em quem não se contêm se aproxima e procura o melhor para o irmão agredido que viu no chão.
4 – O meu Reino não pode aceitar quem se julga maior que os demais por cumprir os preceitos da lei, um a um. A humildade de quem vai além e se empenha e procura o perdão é o terreno onde pode brotar a paz.
19. ORAÇÃO
Presidente – Senhor Deus, autor da vida, alimentados pela Vossa Palavra (e pela Comunhão) nos sentimos fortalecidos para lutar por uma sociedade onde todos possam viver como irmãos, sem qualquer tipo de discriminação e, um dia, possamos participar das alegrias na vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
– Na próxima quarta-feira, iniciamos em nossa Igreja o tempo da Quaresma e a Campanha da Fraternidade. Procuremos preparar bem as celebrações, os cantos, os Círculos Bíblicos.
21. BÊNÇÃO
Presidente – A paz de Deus, que supera todo entendimento, guarde os vossos corações e vossas mentes no conhecimento e no amor de Deus, e de Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
-A bênção do Deus Altíssimo, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Busque o Reino de Deus e a sua justiça. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Olha que o tempo é ligeiro e o melhor companheiro, possui a eternidade. E o seu amor que é forte, é bem maior que a morte e quer sua amizade.
Cristo, conta com você. (4x)
2 – Quem não toma a sua cruz, pra seguir os passos seus, não verá a sua luz. Eis que já chegou a hora, quem duvida e demora, não verá chegar Jesus.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Nesta liturgia, o Senhor nos convida a centrar nossas preocupações de discípulos missionários na busca de seu Reino e de sua justiça, confiantes na Providência Divina que nos concederá as demais coisas por acréscimo. No contexto da renovação da antiga lei, Jesus faz duas observações: adverte os ricos em face do perigo do dinheiro, e aos pobres sobre suas vãs preocupações. A confiança na ação da Providência Divina alimenta no cristão atitudes de desprendimento e de disponibilidade. “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça”. Busca o Reino quem centra sua vida em Deus e na vontade Dele, não O deixando de fora de nenhuma dimensão da própria vida, por mais simples que seja. Nesse sentido, justiça torna-se sinônimo de amor misericordioso, de solidariedade fraterna, de perdão reconciliador, de igualdade respeitosa e de empenho na construção da paz. Jesus ao convidar à contemplação dos pássaros do céu que não semeiam e dos lírios dos campos que não trabalham e nem fiam, não está sugerindo a preguiça, o desinteresse e o comodismo diante dos problemas da vida. Quer dizer que o empenho na busca de soluções para os problemas da vida não deve turvar a alegria e a paz de viver. Pelo contrário, as dificuldades que causam ansiedade devem fortalecer a confiança de que a vida está nas mãos de Deus. Ele jamais abandona seus filhos, acompanha-os sempre, abençoa seus esforços e seus compromissos. Os cidadãos do Reino de Deus devem fazer uma opção entre os tesouros temporais deste mundo e aos tesouros do céu, entre as trevas e a luz, entre Deus e o dinheiro. O “deus dinheiro procura de todos os modos ocupar o lugar do Deus verdadeiro no coração humano”. Jesus alerta para o poder escravizador que o dinheiro exerce sobre as pessoas. Hoje os gastos com a saúde, educação, aluguel, água, luz, comida, roupas e tantos outros são indispensáveis para uma vida digna. E os meios de comunicação difundem, tanto para os ricos como para pobres, a imagem de felicidade do homem consumidor. E para “estar na moda”; não poucos cristãos andam angustiados e aflitos sob o peso do “como se manter atualizado” sob a proposta da sociedade de consumo, de ter, de possuir, a qualquer custo, mesmo sacrificando a família, a própria saúde e, às vezes até a prática religiosa. Se por um lado são gritantes as desigualdades sociais, por outro, é grande o sonho de uma humanidade nova em que imperem a justiça e a paz. Como viver e traduzir a fé e o projeto de Deus na comunidade em que vivemos?
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 1Pd 1,3-9; Sl 110; Mc 10,17-27
3ª feira: 1Pd 1,10-16; Sl 97; Mc 10,28-31
4ª feira: Jl 2,12-18; Sl 50; 2Cor 5,20-6,2; Mt 6,1-6.16-18
5ª feira: Dt 30,15-20; Sl 1; Lc 9,22-25
6 ª feira: Is 58,1-9a; Sl 50; Mt 9,14-14-15
Sábado: Is 58,9b-14; Sl 85; Lc 5,27-32
Domingo: Gn 2,7-9;3,1-7; Sl 50; Rm 5,12-19; Mt 4,1-11

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …