Página Inicial / Animação Litúrgica / 1º Domingo da Quaresma

1º Domingo da Quaresma

Ano A – XXIV – Nº 1440 – 1º Domingo da Quaresma – cor roxa – 09/03/2014
JESUS NOS ENSINA A VENCER AS TENTAÇÕES
Durante o Tempo da Quaresma o espaço celebrativo deve ser simples e despojado. Usar poucos instrumentos musicais. Preparar um lugar de destaque onde serão colocados uma grande cruz e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2014 que deverão permanecer durante a Quaresma. Neste domingo acrescentar os símbolos conforme o Evangelho. Ex.: cacto, pedra, pão e dinheiro (xérox). Para iniciar a celebração cantar o refrão.
Acolhe, ó Deus o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. Por teu amor, tem misericórdia! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Amigos e amigas em Cristo, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno para celebrar a nossa vida e nossa fé na Trindade Santa. O tempo quaresmal nos leva ao deserto da nossa vida, é momento propício à conversão e possibilita o caminho da verdadeira liberdade. A Campanha da Fraternidade 2014 nos apresenta como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social, o tema: “Tráfico Humano e Fraternidade” e o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). A Igreja deseja despertar em nós a sensibilidade com as pessoas marginalizadas pelo tráfico humano e convida-nos a vencermos a tentação do comodismo no compromisso de anunciar e denunciar as injustiças que acontecem ao nosso redor. Confiantes na misericórdia divina, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação!
1 – Se confessas teu pecado, Ele é justo e compassivo. Cantarás purificado os louvores do Deus vivo.
2 – Nossas vidas tão dispersas nosso Deus as juntará! E seremos novo povo… Ele nos renovará!
3 – Se voltares ao Senhor, ele a ti se voltará! Pois imenso é seu amor e jamais se acabará!
Presidente – A liberdade nos foi doada na cruz de Cristo, por isso façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O amor do Pai que entregou seu Filho ao mundo para que fossemos salvos pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – O tráfico humano é pecado gravíssimo que ofende a Deus, nosso criador, que nos ama e salva de todas as situações de escravidão e morte (pausa). Peçamos perdão, cantando.
Durante a motivação pessoas entram com faixas onde estará escrito os vários tipos de tráfico citados acima, que serão colocados na cruz.
Pres.: Tende compaixão de nós, Senhor
As.: Porque somos pecadores!
Pres.: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia
As.: E dai-nos a vossa salvação!
Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém!
Pres.: Senhor, tende piedade de nós!
As.: Senhor, tende piedade de nós!
Pres.: Cristo, tende piedade de nós!
As.: Cristo, tende piedade de nós!
Pres.: Senhor, tende piedade de nós!
As.: Senhor, tende piedade de nós!
04. ORAÇÃO
Presidente – Concedei-nos ó Deus onipotente, que ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS (2, 7-9; 3,1-7)
06. SALMO RESPONSORIAL (50)
Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós. (bis)
– Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
– Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mal aos vossos olhos!
– Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
– Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (5, 12-19)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus.
1 – O homem não vive somente de pão, mas de toda a Palavra da boca de Deus.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (4, 1-11)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos liberta de todo pecado, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Elevemos nossos pedidos a Deus, confiantes de que seremos atendidos, cantando. Ouvi Deus de amor, nosso clamor! (bis)
– Senhor, fortalecei sempre a vossa Igreja e os seus pastores, para que possam continuar reivindicando e promovendo a liberdade de todos os seres humanos. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai discernimento a todas as pessoas que recebem propostas de lucros fáceis, para que não caiam na tentação de aceitá-las. Nós vos pedimos.
– Senhor, encorajai-nos para que saiamos do nosso comodismo e participemos ativamente das celebrações, via-sacras, círculos-bíblicos, vigílias e formações que a Igreja nos oferece neste tempo Quaresmal. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos a Oração da Campanha da Fraternidade 2014.
Ó Deus, que sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados, fazei que possam experimentar a libertação da cruz e da ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos por aqueles que sofrem o flagelo do tráfico humano. Pela força do vosso Espírito, convertei-nos, tornai-nos sensíveis às suas dores, e comprometidos na superação deste mal, para que vivamos, como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O tráfico humano é um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana, já que explora o filho e a filha de Deus. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição em nos empenharmos na participação das vias-sacras, círculos bíblicos e encontros de formação que a Igreja nos oferece, abrindo nossos olhos, nossos ouvidos e a nossa boca denunciando tudo aquilo que fere a dignidade humana.
Três jovens entram, um cerrando os olhos com as mãos, outro os ouvidos e o outro a boca. Ao terminar o canto dão-se as mãos e erguem os braços, inclinam-se diante da cruz e se retiram.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Que abracemos a certeza da esperança, que já nos lança, nessa marcha em comunhão. Pra novo céu e nova terra da aliança, de liberdade e vida plena para o irmão.
14. CANTO DAS OFERENDAS
Escuta, Senhor, a voz do povo teu e dá-nos a tua salvação! Que Cristo Jesus nos prometeu!
1 – Como outrora nossos pais, conduziste à boa terra, vem, conduz a tua Igreja que caminha e em ti espera, tua esperança nós vivemos pois não é uma quimera.
2 – Se nos falta tua luz na penumbra andaremos, nossas vidas transformadas por tua Páscoa nós queremos, e a morte, o mal e a dor para sempre venceremos.
3 – Eis que estamos nesses dias de provarmos teu perdão. Nossas culpas tu apagas e nos tiras da prisão. Teu amor nós cantaremos em eterna gratidão.
PAI NOSSO
Presidente – Peçamos ao Pai que não nos deixe cair em tentação, rezando. Pai Nosso…
17. MOMENTO DA PAZ
Presidente – Quando Cristo é o centro da nossa vida, não cedemos às tentações e vivemos em paz. Em silêncio, rezemos pela paz em todos os ambientes.
Pode-se omitir o abraço da paz, para realizá-lo com mais alegria na Páscoa.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Se desejas sentir já bem perto nova Páscoa da libertação, vem primeiro comigo ao deserto do silêncio e da contemplação.
Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão!
Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
1 – Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor; reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2 – “Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males”. Hoje és minha presença junto a todo sofredor: onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
3 – “Entreguei a minha vida pela salvação de todos”. Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.
4 – “Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido”. Busca, salva e reconduze a quem perdeu a esperança: onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.
5 – “Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo”. É presença e alimento nesta santa comunhão: onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que nos alimentastes com o Pão da Palavra (e da Comunhão) que nutre a fé, incentiva a esperança e fortalece a caridade, dai-nos desejar o Cristo, pão vivo e verdadeiro, e viver de toda Palavra que sai de vossa boca. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
– Incentivar a participação nos Círculos bíblicos e Via-Sacra semanal.
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para podermos, com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que
Cristo nos libertou!
1 – Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem, os criou. Na cruz de Cristo, foram todos resgatados pra liberdade é que Jesus nos libertou!
PARTILHA DA PALAVRA
A nossa vida na terra é um tempo de contínuas provas de amor, se formos fiéis no final seremos aprovados por Deus. Ao homem é proposta a escolha de uma obediência livre no reconhecimento da relação particular que o Criador lhe oferece para viver com Ele. O desígnio de Deus e o problema do mal são, os temas do texto que nos é proposto na primeira leitura. À tomada de consciência de que somos pecadores, respondemos com uma atitude de conversão, insistentemente recomendada nesta Quaresma. São Paulo, hoje nos propõe dois exemplos: Adão e Jesus, deixando evidenciar a centralidade de Cristo na história da salvação. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus. Vive constantemente os projetos do Pai. A escolha do homem-Adão gera egoísmo, sofrimento, morte; o caminho do homem-Jesus vida plena e definitiva. A lei sozinha é insuficiente para restaurar a comunhão com Deus: o homem por si mesmo não pode se levantar da queda. Exatamente por isso São Paulo, comparando o significado da ação de Adão e a eficácia da ação de Cristo, demonstra a absoluta superabundância do dom de Deus. Jesus testemunha que uma vida que ignora os projetos do Pai e aposta unicamente nos esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem real sentido. Somente a amizade divina e a obediência à sua lei nos tornam felizes. O evangelho, nos ensina estas verdades e enche de luz e alegria os nossos caminhos. Preparemo-nos generosamente para uma renovação interior nesta Quaresma, pela fidelidade às promessas do nosso Batismo. Entrar na Quaresma significa começar um tempo de compromisso particular no combate espiritual que nos opõe ao mal presente no mundo, em cada um de nós e à nossa volta. Significa renovar a decisão pessoal e comunitária de enfrentar o mal junto com Cristo e dispor-se a lutar contra seus efeitos, sobretudo contra suas causas, até a causa última, que é satanás. Estes são os objetos das três tentações sofridas por Jesus: na primeira tentação, trata-se de fazer Jesus enveredar pelo caminho das esperanças materialistas do povo que esperava um messias que lhes trouxesse bem-estar material, riqueza, prosperidade, fertilidade, pão e prazer; na segunda tentação, aquele “lança-te para baixo”, constitui um apelo à esperança de Israel de um messias que descesse do céu de modo espetacular, à vista do povo – Jesus, porém, renuncia decididamente à fácil tentação de ser um messias milagreiro e espetacular, dizendo um decidido não a uma ação na base do triunfo pessoal, do êxito puramente humano; na terceira tentação, aparece diante de Jesus a sedução de se mover na linha da esperança popular num messianismo político, vitorioso, dominador dos romanos e do mundo inteiro, a tentação de reduzir a instauração do Reino de Deus à instauração de um reino temporal.
REFLETINDO A CF 2014
Objetivo Geral
Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Lv 19,1-2.11-18; Sl 18; Mt 25,31-46
3ª feira: Is 55,10-11; Sl 33; Mt 6,7-15
4ª feira: Jn 3,1-10; Sl 50; Lc 11,29-32
5ª feira: Est 4,17a-b.g-h; Sl 137; Mt 7,7-12
6ª feira: Ez 18,21-28; Sl 129; Mt 5,20-26
Sábado: Dt 26,16-19; Sl 118; Mt 5,43-48
Domingo: Gn 12,1-4a; Sl 32; 2Tm 1,8b-10; Mt 17,1-9

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …