Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo da Quaresma

4º Domingo da Quaresma

 Ano A – XXIV – N° 1443 – 4º Domingo da Quaresma – cor roxa – 30/03/2014
JESUS CONDUZIU A HUMANIDADE QUE CAMINHAVA NAS TREVAS, Á LUZ DA FÉ
Durante o tempo da Quaresma o espaço celebrativo deve ser simples e despojado. Usar poucos instrumentos musicais. Preparar um lugar de destaque onde serão colocados uma grande Cruz e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2014. Neste domingo deve-se acrescentar os símbolos conforme o Evangelho (flores, água, vela…) Para iniciar a celebração, cantar de forma orante.
Acolhe, ó Deus o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. Por teu amor, tem misericórdia! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para celebrar o Mistério Pascal de nossa fé! Celebrando hoje o domingo da alegria, como comunidade de irmãos nos encontramos para louvar e agradecer a Deus por ser a Luz que ilumina nossas vidas. A Campanha da Fraternidade deste ano nos alerta para os problemas relacionados ao tráfico humano e nos chama a assumirmos nossas responsabilidades, diante do que vem acontecendo com tantas vidas humanas. Peçamos ao Pai que ilumine o nosso agir para sermos capazes de ver esta situação como uma questão de fé. Alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação!
1 – Se confessas teu pecado, Ele é justo e compassivo. Cantarás purificado os louvores do Deus vivo.
2 – Nossas vidas tão dispersas nosso Deus as juntará! E seremos novo povo… Ele nos renovará!
3 – Se voltares ao Senhor, ele a ti se voltará! Pois imenso é seu amor e jamais se acabará!
Presidente – Reunidos pelo Deus da vida, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda a alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus… 03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Estar atentos ao que Jesus nos diz leva-nos a cuidar uns dos outros, em especial do irmão(a) vitimado(a) pelo tráfico humano, e a tomar uma posição diante de tantas outras situações que pedem de nós uma resposta cristã. Em silêncio, pensemos em nossos pecados e omissões. (pausa) Coloquemo-nos de joelhos diante da cruz e supliquemos ao Pai perdão de nossos pecados, cantando.
Pres.: Tende compaixão de nós, Senhor
As.: Porque somos pecadores!
Pres.: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia
As.: E dai-nos a vossa salvação!
Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém!
Pres.: Senhor, tende piedade de nós!
As.: Senhor, tende piedade de nós!
Pres.: Cristo, tende piedade de nós!
As.: Cristo, tende piedade de nós!
Pres.: Senhor, tende piedade de nós!
As.: Senhor, tende piedade de nós!
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (16, 1b. 6-7. 10-13a)
06. SALMO RESPONSORIAL (22)
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. (bis)
– O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
– Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
– Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
– Felicidade e todo o bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (5, 8-14)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Louvor e honra a vós, Senhor Jesus. (bis)
1 – Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; e vai ter a luz da Vida quem se faz meu seguidor!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (9, 1-41)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos nossa fé, no Deus que é luz e salvação para nossas vidas. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Como comunidade, iluminada pela luz da Palavra de Deus, elevemos ao Pai nossas súplicas.
– Abençoai, Senhor, a vossa Santa Igreja para que ela seja no mundo um sinal vivo e eficaz do vosso amor misericordioso e ajude aos seus fiéis a produzirem muitos frutos de justiça e paz. Nós vos pedimos.
– Ajudai-nos, Senhor, a viver como filhos e filhas da luz, para que possamos acabar com a cegueira que nos impede de reconhecê-Lo nos irmãos mais necessitados. Nós vos pedimos.
– Guiai, Senhor, com Vossa luz a todos nós que fomos ungidos no Batismo e na Crisma, e todos os que serão batizados na Vigília Pascal, para que possamos agir a favor do bem, da justiça, da paz, da fraternidade e de todos os valores profundos da vida. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade 2014.
Ó Deus, que sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados, fazei que possam experimentar a libertação da cruz e da ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos por aqueles que sofrem o flagelo do tráfico humano. Pela força do vosso Espírito, convertei-nos, tornai-nos sensíveis às suas dores, e comprometidos na superação deste mal, para que vivamos, como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O cego representa o povo explorado e privado pela opressão de seus líderes, da condição humana para qual Deus o havia escolhido. Jesus abre os olhos do cego para uma nova realidade da vida. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição na luta para que nos libertemos e ajudemos nossos irmãos e irmãs a libertarem-se das cegueiras que nos levam a busca do prazer e do dinheiro fácil para a satisfação do próprio eu.
Durante o comentário uma pessoa conduz uma outra com os olhos vendados. Diante do altar, retira a venda e entrega-lhe a vela que está acesa junto a Cruz, enquanto se canta.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
1 – Que abracemos a certeza da esperança, que já nos lança, nessa marcha em comunhão. Pra novo céu e nova terra da aliança de liberdade e vida plena para o irmão.
14. CANTO DAS OFERENDAS
Escuta, Senhor, a voz do povo teu e dá-nos a tua salvação! Que Cristo Jesus nos prometeu!
1 – Como outrora nossos pais, conduziste à boa terra, vem, conduz a tua Igreja que caminha e em ti espera, tua esperança nós vivemos pois não é uma quimera.
2 – Se nos falta tua luz na penumbra andaremos, nossas vidas transformadas por tua Páscoa nós queremos, e a morte, o mal e a dor para sempre venceremos.
3 – À verdade que liberta vem, conduz, ó justiceiro. O abismo do pecado. É o nosso cativeiro, mas em tua Palavra temos o refúgio verdadeiro.
4 – Eis que estamos nesses dias de provarmos teu perdão. Nossas culpas tu apagas e nos tiras da prisão. Teu amor nós cantaremos em eterna gratidão.
PAI NOSSO
Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer: Pai Nosso…
17. MOMENTO DA PAZ
Presidente – A paz é fruto da reconciliação com Deus, com os irmãos e conosco mesmo. Neste espírito de amor fraterno, saudemo-nos com um abraço fraterno. (à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Se o cansaço da vida te invade, quando a sede de amor te atingir, Eu serei aconchego e amizade, junto à fonte, esperando por ti.
Ó Senhor, como é bom ser teu povo! Ser Igreja e viver como irmãos! Pelo amor que nos tens eu te louvo, por te dares a nós neste Pão!
Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
1 – Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor; reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2 – “Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males”. Hoje és minha presença junto a todo sofredor: onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
3 – “Entreguei a minha vida pela salvação de todos”. Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes: onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.
4 – “Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido”. Busca, salva e reconduze a quem perdeu a esperança: onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.
5 – “Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo”. É presença e alimento nesta santa comunhão: onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, luz de todo ser humano, iluminai nossos corações com o esplendor de Vossa graça para praticarmos o que vos agrada e amar-vos de todo coração. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor vos abençoe e vos guarde. Amém.
– O Senhor faça brilhar sobre vós a sua face e vos seja favorável. Amém.
– O Senhor dirija para vós o seu rosto e vos dê a paz. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– A alegria do Senhor seja nossa força e luz. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que
Cristo nos libertou!
1 – Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados, à semelhança e à sua imagem, os criou. Na cruz de Cristo, foram todos resgatados pra liberdade é que Jesus nos libertou!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
O tema da luz liga as três leituras da liturgia deste domingo: a primeira nos diz que aquele que não foi iluminado julga as coisas e o mundo com olhos humanos. O Evangelho nos apresenta o caminho que é preciso percorrer para chegar à luz. E a segunda leitura completa este tema indicando o que é preciso fazer para derrotar as trevas. Deus surpreende o profeta Samuel ao escolher Davi com critérios diferentes dos seus. Enquanto Samuel se baseia nas aparências, no porte físico, na beleza exterior, Deus olha o interior. Portanto, Deus avalia o ser humano pela sua consciência, pelas intenções que o movem a decidir e a agir. Ele não olha as aparências, porque elas enganam. Ele olha o “coração”, a consciência. É necessário termos critérios sempre mais claros para evitarmos esses enganos. Deus sempre escolhe os últimos, pois é a partir deles que irá consolidar a justiça e o direito no meio do seu povo. Paulo escreve aos primeiros cristãos que com o Batismo eles passaram do mundo das trevas para o Reino da luz. Por isso ser luz no Senhor pressupõe a rejeição e a denúncia das obras da escuridão que envolve a sociedade no egoísmo, na injustiça e na mentira. A proposta do texto é, portanto, de denúncia e desmascaramento desse sistema: “Tudo o que é desmascarado é manifestado pela luz”. O Evangelho deste domingo, conta-nos como Jesus cura o cego de nascença e nos ensina que foi enviado para trazer-nos uma água que cura qualquer cegueira. Cristo nos leva a superar as cegueiras que não nos impedem ver corretamente o valor das pessoas e avaliar com justiça nossas decisões. Precisamos da luz de Cristo para olhar o outro com os olhos da fé e agir como verdadeiros cristãos. Ele é a luz que devemos seguir e da qual devemos deixar-nos guiar, para que tenhamos critérios mais claros para tomarmos decisões para agirmos em função do bem, da justiça, da paz, da fraternidade, enfim, de todos os valores profundos da vida, que libertam o ser humano. Quem se fecha em sua própria concepção, em seus próprios critérios e não se abre aos valores mais profundos, esse é que é o verdadeiro cego. Quais são os preconceitos e as cegueiras de hoje, que nos impedem de ver a luz de Cristo e ser luz para os irmãos?
PROPOSTAS PARA O ENFRENTAMENTO DO TRÁFICO HUMANO
Enquanto cristãos, somos desafiados ao compromisso com o processo de erradicação do tráfico humano em suas várias expressões, seja no trabalho escravo, tanto no meio rural como no urbano, seja no comércio de órgãos, na exploração sexual, na adoção ilegal ou em outras formas de escravização do ser humano, porque isso nos agride como gravíssima violação dos direitos humanos. Mas também em função de nossa convicção de fé e de nossa opção de vida à luz do Evangelho.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Is 65,17-21; Sl 29; Jo 4,43-54
3ª feira: Ez 47,1-9.12; Sl 45; Jo 5,1-3 a.5-16
4ª feira: Is 49,8-15; Sl 144; Jo 5,17-30
5ª feira: Ex 32,7-14; Sl 105; Jo 5,31-47
6ª feira: Sb 2,1a.12-22; Sl 33; Jo 7,1-2.10.25-30
Sábado: Jr 11,18-20; Sl 7; Jo 7,40-53
Domingo: Ez 37,12-14; Sl 129; Rm 8,8-11; Jo 11,1-45

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …