Página Inicial / Animação Litúrgica / DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

Ano A – XXIV – Nº 1445 – cor vermelha – 13/04/2014
DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR
BENDITO AQUELE QUE VEM EM NOME DO SENHOR!
Esta celebração deve iniciar fora da Igreja. Preparar um local bem bonito para a bênção e a Procissão dos Ramos. Antes de iniciar, entoar o canto abaixo.
1 – Senhor, eu sei que é teu este lugar, todos querem te adorar, toma tu a direção. Sim ó vem, ó Santo Espírito os espaços preencher. Reverência a tua voz vamos fazer.
Podes reinar Senhor Jesus, ó sim. O teu poder teu povo sentirá. Que bom, Senhor, saber que estás presente aqui. Reina Senhor, neste lugar.
2 – Visita cada irmão, ó meu Senhor, dá-lhe paz interior e razões pra Te louvar. Desfaz toda tristeza, incerteza, e o desamor, glorifica o Teu nome, ó meu Senhor.
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro fraterno para celebrar o mistério de nossa fé. Com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor iniciamos a Semana Santa, que irá detalhar para nós a riqueza da história da salvação. Hoje somos convidados a proclamar que Jesus é o Messias, o Ungido, o Rei do Universo, mas também que é o servo humilde e sofredor que morreu e ressuscitou para nossa salvação. Confiantes no Deus que nos salva e liberta, caminhemos rumo à Páscoa de Jesus e nossa. Cantemos.
02. CANTO INICIAL
Tu és o Rei dos Reis, o Senhor te abençoou, te ungiu, te escolheu, para sempre ele te amou.
1 – Deu-te o teu Reino deu-te força e glória pôs em tuas mãos a nossa história. Tu és o escolhido és o redentor, tens nossa confiança, Tua lei é o amor.
2 – Deu-te o Reino, deu-te força e glória, pôs em tuas mãos a nossa história. Com ramos, belas flores, vimos te saudar. És rei para sempre, rei do povo a caminhar.
Presidente – Para bem celebrarmos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça e a paz de Deus nosso Pai, o amor de Jesus Cristo nosso Salvador e a força do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. BÊNÇÃO E PROCISSÃO DE RAMOS
Animador(a) – Os ramos que agora serão abençoados quer nos lembrar que estamos unidos a Cristo na mesma doação pela salvação do mundo. É um caminho em direção ao Calvário, mas que culminará na Ressurreição. Elevemos as palmas para serem abençoadas.
04. ORAÇÃO
Presidente – Onipotente e eterno Deus, abençoai todos estes ramos que temos nas mãos e dai-nos coragem para acompanhar o Vosso Filho Jesus Cristo, não só na alegria desta procissão, mas também até a cruz e a ressurreição. Nós vos pedimos pelo mesmo Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
O presidente asperge os ramos com água benta. Um ramo grande bem bonito é colocado na haste da cruz processional que será conduzida à frente da procissão, enquanto se canta.
Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana, hosana, hosana ao Vencedor!
1 – Hosana! Clamamos ao Senhor que vem e salva: o pobre e o pequeno Ele exalta! Cantemos um hino de louvor ao Rei da glória, Àquele que é forte em vitórias!
2 – Caminhos, vesti-vos de ramagens e floradas: o Cristo vem passando em nossa estrada! Ó portas, abri-vos acolhendo e se demora: o Cristo vai entrar, chegou a hora!
3 – Um Rei tão pobre e montado num jumento é o Deus que sabe ouvir nosso lamento! Hosana a Ele, o ilustre descendente de um povo que plantou nova semente!
4 – Trazemos os ramos verdejantes de palmeiras, dos campos a beleza da oliveira: não pode murchar a esperança nesta terra, a luz de Deus na vida se desvela!
5 – As vozes dos filhos dos hebreus aqui ressoam, se unem aos cantares que se entoam; o povo festeja o Messias enviado: herança de Deus Pai, por nós doado!
05. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (21, 1-11)
06. PROCISSÃO DE RAMOS
Presidente – A mais de dois mil anos uma multidão acompanhou Jesus na sua entrada triunfal em Jerusalém. Hoje somos nós que aclamamos Jesus, o nosso Rei e Senhor. Iniciemos a nossa procissão, cantando.
Hosana hey! Hosana ha! Hosana hey! Hosana hey! Hosana ha! (bis)
1 – Ele é o Santo, é o Filho de Maria, é o Deus de Israel, é o Filho de Davi! Santo é seu nome, é o Senhor Deus do universo. Glória a Deus de Israel, nosso Rei e Salvador!
2 – Vamos a Ele com as flores dos trigais, com os ramos de oliveira, com alegria e muita paz. Santo é seu nome, é o Senhor Deus do universo. Glória a Deus de Israel, nosso Rei e Salvador!
3 – Ele é o Cristo, é o Unificador, é hosana nas alturas, é hosana no amor. Santo é seu nome, é o Senhor Deus do universo. Glória a Deus de Israel, nosso Rei e Salvador!
4 – Ele é alegria, a razão de meu viver, é a vida de meus dias, é o amparo no sofrer. Santo é seu nome, é o Senhor Deus do universo. Glória a Deus de Israel, nosso Rei e Salvador!
Glória, louvor e honra a ti, Cristo Rei, Redentor!
1 – De Israel Rei esperado, de Davi ilustre filho, o Senhor é que te envia, ouve, pois, nosso estribilho!
2 – Todos juntos te celebram, quer na terra ou nas alturas, cantam todos teus louvores anjos, homens, criaturas!
3 – Veio a ti o povo hebraico com seus ramos e suas palmas, também hoje, te trazemos nossos hinos, nossas almas!
4 – Festejaram tua entrada, que ao calvário conduzia, mas agora que tu reinas bem maior é nossa alegria!
Eles queriam um grande Rei que fosse forte e dominador e por isso não creram Nele e mataram o Salvador!
1 – Quantos surdos que escutaram, quantos cegos que enxergaram, quantos coxos que andaram só eles não enxergaram.
2 – Quantas pessoas de má vida se converteram e aceitaram no que viram e que ouviram só eles o rejeitaram.
3 – Quantos vinham lhe escutar e escreviam pra não esquecer, que falava brilhantemente com a luz do amanhecer.
4 – Jesus Cristo aceita o homem que se entrega inteiramente, não aquele apegado ao mundo, que hora é frio, outra hora é quente.
5 – Os homens seguiam a lei de Moisés e de Abraão. Só não creram que Jesus Cristo veio nos trazer a salvação.
6 – Jesus Cristo é o Rei dos reis, seu Mistério é muito profundo. O seu Reino é lá do céu, não é reino aqui do mundo.
1 – Jesus Cristo, sendo Deus, disso não se aproveitou; rebaixou-se a si mesmo, feito escravo se encontrou.
2 – Ser igual a um de nós era pouco pra Jesus; humilhou-se e obedeceu, indo até morrer na cruz.
3 – Deus por isso o elevou, e um nome tal lhe deu; que se curvem diante dele o inferno, a terra e o céu.
4 – Toda língua então confesse, para a glória de Deus Pai, Jesus Cristo é o Senhor. Para a glória de Deus Pai.
5 – Ofereço este bendito ao Senhor daquela cruz; ao seu Pai e ao Divino toda glória! Amém, Jesus!
NA IGREJA
07. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus eterno e bondoso, para dar a humanidade um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse um de nós. Concedei-nos aprender o ensinamento de Sua paixão e ressuscitar com Ele em Sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém.
08. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (50, 4-7)
09. SALMO RESPONSORIAL (21)
Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?
– Riem de mim todos aqueles que me veem, torcem os lábios e sacodem a cabeça: “Ao Senhor se confiou, ele o liberte e agora o salve, se é verdade que ele o ama!”
– Cães numerosos me rodeiam furiosos, e por um bando de malvados fui cercado. Transpassaram minhas mãos e os meus pés e eu posso contar todos os meus ossos.
– Eles repartem entre si as minhas vestes e sorteiam entre si a minha túnica. Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, ó minha força, vinde logo em meu socorro!
– Anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembleia hei de louvar-vos! Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores, glorificai-o, descendentes de Jacó, e respeitai-o, toda a raça de Israel!
10. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (2, 6-11)
11. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Glória e louvor a vós, ó Cristo, Rei da eterna glória!
1 – Jesus Cristo se tornou obediente, obediente até a morte numa cruz. Pelo que o Senhor Deus o exaltou, e deu-lhe um nome muito acima de outro nome.
ATENÇÃO! Durante a narração da Paixão não se usa incenso nem velas. Omitem-se a saudação ao povo e o sinal da cruz sobre o livro. No fim diz-se: Palavra da Salvação, mas não se beija o livro.
N: Narrador G: Grupo L1: Leitor 1 P: Jesus
12. PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (27, 11-54)
N – Naquele tempo, Jesus foi posto diante do governador e este o interrogou:
L1 – “Tu és o rei dos judeus?”
N – Jesus declarou:
P – “É como dizes!”
N – E nada respondeu, quando foi acusado pelos sumos sacerdotes e anciãos. Então Pilatos perguntou:
L1 – “Não estás ouvindo de quanta coisa eles te acusam?”
N – Mas Jesus não respondeu uma só palavra, e o governador ficou muito impressionado. Na festa da Páscoa, o governador costumava soltar o prisioneiro que a multidão quisesse. Naquela ocasião tinham um prisioneiro famoso, chamado Barrabás. Então Pilatos perguntou à multidão reunida:
L1 – “Quem vós quereis que eu solte: Barrabás ou Jesus, a quem chamam de Cristo?”
N – Pilatos bem sabia que eles haviam entregado Jesus por inveja. Enquanto Pilatos estava sentado no tribunal, sua mulher mandou dizer a ele:
L1 – “Não te envolvas com esse justo! Porque esta noite, em sonho, sofri muito por causa dele”.
N – Porém os sumos sacerdotes e os anciãos convenceram as multidões para que pedissem Barrabás e fizessem Jesus morrer. O governador tornou a perguntar:
L1 – “Qual dos dois quereis que eu solte?”
N – Eles gritaram:
G – “Barrabás!”
N – Pilatos perguntou:
L 1 – “Que farei com Jesus, que chamam de Cristo?”
N – Todos gritaram:
G – “Seja crucificado!”
N – Pilatos falou:
L1 – “Mas, que mal ele fez?”
N – Eles, porém, gritaram com mais força:
G – “Seja crucificado!”
N – Pilatos viu que nada conseguia e que poderia haver uma revolta. Então mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse:
L1 – “Eu não sou responsável pelo sangue deste homem. Este é um problema vosso!”
N – O povo todo respondeu:
G – “Que o sangue dele caia sobre nós e sobre os nossos filhos.”
N – Então Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus e entregou-o para se crucificado. Em seguida os soldados de Pilatos levaram Jesus ao palácio do governador, e reuniram toda a tropa em volta dele. Tiraram sua roupa e o vestiram com um manto vermelho; depois teceram uma coroa de espinhos, puseram a coroa em sua cabeça e uma vara em sua mão direita. Então se ajoelharam diante de Jesus e zombaram, dizendo:
G – “Salve, rei dos judeus!”
N – Cuspiram nele e, pegando uma vara, bateram em sua cabeça. Depois de zombar dele, tiraram-lhe o manto vermelho e, de novo, o vestiram com suas próprias roupas. Daí o levaram para crucificar. Quando saíam, encontraram um homem chamado Simão, da cidade de Cirene, e o obrigaram a carregar a cruz de Jesus. E chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer “lugar da caveira”. Ali deram vinho misturado com fel para Jesus beber. Ele provou, mas não quis beber. Depois de o crucificarem, fizeram um sorteio, repartindo entre si as suas vestes. E ficaram ali sentados, montando guarda. Acima da cabeça de Jesus puseram o motivo da sua condenação: “Este é Jesus, o rei dos judeus”. Com ele também crucificaram dois ladrões, um à direita e outro à esquerda de Jesus. As pessoas que passavam por ali o insultavam, balançando a cabeça e dizendo:
G – “Tu, que ias destruir o templo e construí-lo de novo em três dias, salva-te a ti mesmo! Se és Filho de Deus, desce da cruz!”
N – Do mesmo modo, os sumos sacerdotes, junto com os mestres da lei e os anciãos, também zombaram de Jesus:
G – “A outros salvou… a si mesmo não pode salvar! É rei de Israel… Desça da cruz e acreditaremos nele! Confiou em Deus; que o livre agora, se é que Deus o ama! Já que ele disse: Eu sou o Filho de Deus.”
N – Do mesmo modo, também os dois ladrões que foram crucificados com Jesus o insultavam. Desde o meio-dia até às três da tarde, houve escuridão sobre toda a terra. Pelas três horas da tarde, Jesus deu um forte grito:
P – “Eli, Eli, lamá sabactâni?
N – Que quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” Alguns dos que ali
estavam, ouvindo-o, disseram:
G – “Ele está chamando Elias!”
N – E logo um deles, correndo, pegou uma esponja, ensopou-a em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e lhe deu para beber. Outros, porém, disseram:
G – “Deixa, vamos ver se Elias vem salvá-lo!”
N – Então Jesus deu outra vez um forte grito e entregou o espírito.
Todos se ajoelham e faz-se um instante de silêncio.
N – Eis que a cortina do santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes; a terra tremeu e as pedras se partiram. Os túmulos se abriram e muitos corpos dos santos falecidos ressuscitaram! Saindo dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus, apareceram na Cidade Santa e foram vistos por muitas pessoas. O oficial e os soldados que estavam com ele guardando Jesus, ao notarem o terremoto e tudo que havia acontecido, ficaram com muito medo e disseram: “Ele era mesmo o Filho de Deus!”
Palavra da Salvação.
13. PARTILHA DA PALAVRA
14. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Cremos que Jesus vem nos libertar de todo sofrimento. Confiantes, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
15. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Em vossas mãos, Pai de misericórdia, entregamos as súplicas de nossa comunidade. A cada invocação, digamos: Senhor, escutai o clamor do vosso povo.
– Senhor, iluminai a vossa Santa Igreja para que possa vivenciar com muito respeito e fé a Semana Santa, em busca de uma vida nova em Cristo Ressuscitado. Nós vos pedimos.
– Senhor, encorajai os vossos filhos e filhas que hoje sofrem a paixão do abandono, da violência, da separação familiar pelo tráfico humano, e do descaso social, para que sejam fortalecidos por Vossa Palavra e não desanimem diante do sofrimento. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai nossas comunidades, com suas lideranças, para que diante das dificuldades e do cansaço pelo acúmulo de tarefas, sejam fortificadas com o exemplo de Jesus e perseverem na missão que lhes fora confiada. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei, Pai Santo, as súplicas dos vossos filhos e filhas aqui reunidos por Cristo nosso Senhor. Amém.
16. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A liturgia de hoje nos convida a contemplar o Filho de Deus que se fez servo obediente até a morte de cruz. Iluminados pelo Seu exemplo, somos convidados a colocar em prática o que refletimos nesta Campanha da Fraternidade sobre o tráfico humano e outras necessidades que destroem a vida em sua totalidade. Uma das formas de colaboração é nossa contribuição na coleta nacional para angariar fundos e dar continuidade aos trabalhos de Evangelização das causas que afetam a obra divina do Criador. Sejamos generosos na oferta de nossos bens e nossos dons.
17. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
Escuta, Senhor, a voz do povo teu e dá-nos a tua salvação! Que Cristo Jesus nos prometeu!
1 – Como outrora nossos pais, conduziste à boa terra, vem, conduz a tua Igreja que caminha e em ti espera, tua esperança nós vivemos pois não é uma quimera.
2 – Se nos falta tua luz na penumbra andaremos, nossas vidas transformadas por tua Páscoa nós queremos, e a morte, o mal e a dor para sempre venceremos.
3 – Eis que estamos nesses dias de provarmos teu perdão. Nossas culpas tu apagas e nos tiras da prisão. Teu amor nós cantaremos em eterna gratidão.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – É prova de amor, junto à mesa, partilhar. É sinal de humildade, nossos dons apresentar.
Acolhei as oferendas deste vinho e deste pão e o nosso coração também! Senhor, que vos doastes totalmente por amor, fazei de nós o que convém!
2 – Quem vive para si, empobrece seu viver. Quem doar a própria vida, vida nova há de colher.
3 – Ofertar é bem servir por amor ao nosso irmão. É reunir-se nesta mesa a celebrar a redenção.
PAI NOSSO
Presidente – O Filho de Deus que entrou em Jerusalém como rei humilde e pacífico nos ensinou a rezar ao Pai, e fazer sempre a sua vontade, rezemos. Pai Nosso…
20. MOMENTO DA PAZ
Presidente – O amor e o cuidado com os irmãos e irmãs que sofrem é um gesto de construir a paz. Rezemos em silêncio para que a paz aconteça no meio de nós.
21. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Com amor eterno eu te amei, dei a minha vida por amor. Agora vai, também ama o teu irmão. (bis)
1 – Já não somos servos, mas os teus amigos. À tua mesa nos sentamos pra comermos deste pão.
2 – Que nossa amizade se estenda a todos, pois o Cristo nos ensina que o amor é dom total.
3 – Terá recompensa até um copo d’água. O amor, que é verdadeiro, se traduz em gesto e vida.
4 – Cristo, partilhando sua graça e vida, quer que unidos a vivamos também entre os irmãos.
5 – Se permanecermos no amor de Cristo, viveremos sua mensagem de esperança e alegria.
6 – O pão da alegria nos alimentou. Que ele seja nossa força e nos sustente a caminhada.
1 – Somos todos convidados para a ceia do Cordeiro. Neste mundo imolado, dos viventes é o primeiro! Não sejamos separados do amor que ao mundo veio!
Ó Senhor, a tua Páscoa, confirmada no madeiro, é penhor da Aliança e o fim do cativeiro!
2 – Exaltado no Calvário, o Senhor abriu caminho, elegendo a santuário o humano peregrino! O seu Reino é contrário a quem nega o pequenino!
3 – O Senhor a cada dia vem abrir-nos os ouvidos co’a Palavra que nos guia e dá força ao abatido: é convite de ousadia frente à morte e ao perigo.
4 – O Senhor é a nossa estrada, salvação ao mundo inteiro, Comunhão que nos abraça, nosso fim e paradeiro! É amor que nunca passa, luz que brilha ao caminheiro!
5 – Do Deus vivo e verdadeiro recebemos plena vida pra vivermos pioneiros, liberdade a mais querida: eis o sonho que é primeiro desde a história mais antiga.
6 – Do triunfo sobre a morte, nós fazemos a memória: mais que a cruz, o Cristo é fonte e conquista a vitória! Do seu povo é o norte, o Senhor de toda a história!
22. ORAÇÃO
Presidente – Deus de amor, nós vos bendizemos pela alegria desta celebração e vos pedimos: como pela morte do Vosso Filho nos destes esperar o que cremos, dai-nos pela Sua ressurreição alcançar o que buscamos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
23. AVISOS
Convidar a todos para participar das celebrações do Tríduo Pascal.
24. BÊNÇÃO
Presidente – O Deus da vida que vos deu um exemplo de amor na paixão do Seu Filho,vos conceda, pela vossa dedicação ao Reino e à humanidade, a graça de Sua bênção. Amém.
– O Cristo, que vos libertou da morte eterna, conceda-vos receber o dom da vida. Amém.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …