Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo da Páscoa

4º Domingo da Páscoa

no A – XXIV – Nº 1452 – 4º Domingo da Páscoa – cor branca ou dourada – 11/05/2014
OS CRISTÃOS SÃO CHAMADOS A SEREM OVELHAS QUE SEGUEM A VOZ DO BOM PASTOR
Dia Mundial de Oração pelas Vocações e Dia das Mães
01. ACOLHIDA
O espaço celebrativo deve estar preparado conforme orientações do Domingo de Páscoa, podendo colocar em lugar de destaque símbolos/imagem que lembrem o Evangelho do Bom Pastor, o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e o Dia das Mães. Enquanto se acende o Círio Pascal, canta-se de forma orante.
O Senhor é meu Pastor. Meu Pastor, meu Pastor. O Senhor é meu Pastor. Meu Pastor é o Senhor. (bis)
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos! É com grande alegria que os acolhemos na casa do Pai para celebrarmos a nossa fé no Cristo Ressuscitado e a nossa vida repleta de alegria e esperança. Hoje, fazendo memória do Cristo Bom Pastor, o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas e o Dia das Mães, queremos rezar por todos os que assumiram a sua vocação, doando suas vidas em favor do Reino.
A equipe prepara a recordação da vida com antecedência. Concluir com o refrão que segue.
Recordações, lembranças da vida, sofrida e querida na festa e na dor. Recebe nas mãos a recordação dos filhos e filhas, amado, Senhor.
Animador(a) – Animados pela força e a coragem que nos vem do Cristo Ressuscitado, cantemos.
Procissão de entrada como costume.
02. CANTO INICIAL
Eu vim ao mundo para que todos tenham vida e a terra veja a liberdade prometida. Eu vim ao mundo fundar o reino da esperança, trazer a todos, amor e vida em abundância.
1 – Eu sou Bom Pastor, conheço cada ovelha. A luz do meu amor é como uma centelha que mostra o esplendor do Pai que o Filho espelha.
2 – Eu vim para salvar, eu sou a porta aberta. Por ela quem entrar do mundo se liberta e há de conquistar a paz na hora certa.
3 – Eu vim orientar ovelhas sem Pastor, fazê-las se livrar das mãos do salteador. Eu vim para falar de um Deus libertador.
Presidente – Como irmãos e irmãs, vivendo a alegria da Páscoa do Senhor, façamos o sinal de nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Em Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento, para que tenha piedade de nós, pecadores (pausa). Confiantes, peçamos perdão.
1 – Senhor, vós sois o caminho, guiai-nos ao Pai com carinho. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.
2 – Ó Cristo sois a verdade, enchei-nos de caridade. De nós tende piedade, ó Cristo tende piedade.
3 – Senhor vós sois nossa vida, buscais a ovelha perdida. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.
Presidente – Deus de infinita bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE ,OUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus de ternura, vós sois o Pastor de toda a humanidade e protetor de todas as ovelhas. Nós vos agradecemos as manifestações do vosso cuidado para conosco. Dai-nos a graça de escutarmos a Palavra do Cristo ressuscitado, que nos chama pelo nome e nos dá uma missão. Ele que convosco vive e reina para sempre, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.
1 – Cristo me chama, Ele é Pastor. Sabe meu nome, fala Senhor.
06. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (2, 14a.36-41)
07. SALMO RESPONSORIAL (22)
O Senhor é o Pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha. (bis)
– O Senhor é o Pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
– Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!
– Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.
– Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PEDRO (2, 20b-25)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – Eu sou o Bom Pastor, diz o Senhor; eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (10, 1-10)
11. PARTILHA DA PALAVRA
Terminada a Partilha da Palavra, pode-se cantar o refrão e a 2ª estrofe do canto inicial.
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos nossa fé no Deus que enviou Jesus, o Bom Pastor. Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
|Presidente – Ao Senhor, que em meio a tantas tribulações do mundo, nos ensina a escutar a voz do Bom Pastor, elevemos nossos pedidos. Vossa Igreja vos pede, ó Pai! Senhor, nossa prece escutai.
– Senhor, iluminai Vossa Igreja e seus pastores: o Papa, os bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, para que continuem no mundo dando testemunho da ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai nossas comunidades para que sejamos fiéis ao estudo das Sagradas Escrituras, especialmente nos grupos de Círculos Bíblicos. Nós vos pedimos.
– Senhor, protegei todas as mães, para que nunca desanimem diante das dificuldades, na educação dos filhos e na missão que lhes fora confiada pelo Batismo. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei todas as comunidades das Paróquias: Bom Pastor de Linhares e Nossa Senhora de Fátima de Rio Bananal, que nesta semana celebram a festa de seus padroeiros, para que esse evento fortaleça a fé e missão de todos os seus fiéis. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração pelas Vocações.
Jesus, Divino mestre, que chamastes os apóstolos a vos seguir, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como padres, diáconos, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A imagem do Bom Pastor nos permite recordar que toda ação e serviços eclesiais são denominados “Pastoral”, porque os fiéis, em virtude do batismo e dos carismas que possuem, são chamados a um serviço específico. Apresentamos ao altar do Senhor a nossa vida de batizados e de todos os homens e mulheres consagrados à vida sacerdotal e religiosa.
Apresentar diante do altar os símbolos vocacionais e fotos do Papa, bispo, padres (onde for possível), enquanto se canta.
Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei não tenho outro ofício nem terei. Quantas vidas eu tiver eu lhes darei.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
Eu creio num mundo novo, pois Cristo ressuscitou! Eu vejo sua luz no povo, por isso alegre sou.
1 – Na mão que foi estendida, no dom da libertação, nascendo uma nova vida, eu vejo ressurreição!
2 – Nos homens que estão unidos com outros partindo o pão, nos fracos fortalecidos, eu vejo ressurreição!
3 – Na fé dos que estão sofrendo, no riso do meu irmão, na hora em que está morrendo, eu vejo ressurreição!
(Onde houver Celebração Eucarística)
As nossas ofertas de vinho e de pão celebram a glória da ressurreição.
1 – O grão que morrera no seio do chão renasce no trigo, tornando-se pão. A uva amassada, pisada, moída, ressurge no vinho, sustento da vida.
2 – O pão e o vinho são hoje memória do novo Cordeiro na sua vitória, sinais da aliança da terra e dos céus. No Corpo e no Sangue do Filho de Deus.
3 – Ao Pai ofertamos também nossa vida, o chão que pisamos, a relva florida, os frutos da terra, por nós cultivados se tornem o Corpo do Ressuscitado.
PAI NOSSO
Presidente – Confiantes, cantemos a oração que Jesus nos ensinou.
1 – Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós o vosso Reino seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu, assim na terra como no céu, Senhor.
2 – O pão nosso de cada de cada dia, nos daí hoje e sempre, nos daí hoje e sempre. E perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos, a quem nos ofendeu, Senhor. A quem nos ofendeu Senhor.
3 – Mas não nos deixeis cair, cair em tentação, Senhor. Mas livrai-nos do mal, livrai-nos do mal, Senhor.
CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Pelos prados e campinas verdejantes eu vou! É o Senhor que me leva a descansar. Junto às fontes de águas puras repousantes, eu vou! Minhas forças o Senhor vai animar.
Tu és Senhor, o meu Pastor! Por isso nada em minha vida faltará. (bis)
2 – Nos caminhos mais seguros junto dele eu vou! E pra sempre o seu nome eu honrarei. Se eu encontro mil abismos nos caminhos, eu vou! Segurança sempre tenho em suas mãos.
3 – Ao banquete em sua casa, muito alegre, eu vou! Um lugar em sua mesa me preparou! Ele unge minha fronte e me faz ser feliz, e transborda a minha taça em seu amor.
4 – Co’alegria e esperança, caminhando eu vou! Minha vida está sempre em suas mãos. E na casa do Senhor eu irei habitar e esse canto para sempre irei cantar!
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, Pastor de nossa vida, pela força que recebemos nesta celebração, ajudai-nos a viver na alegria da Páscoa e a permanecer na comunhão de vosso Filho, por quem chegamos a Vós. Ele que convosco vive e reina para sempre. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. HOMENAGEM ÀS MÃES
O Conselho Comunitário e os/as Catequistas preparem um momento dedicado às mães.
23. BÊNÇÃO
Presidente – Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria de Sua bênção. Amém.
– Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém.
– E, vivendo agora retamente, possamos no céu unir-nos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitamos no batismo. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que Cristo, o Bom Pastor vos acompanhe. Graças a Deus. Aleluia! Aleluia!
24. CANTO FINAL
Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei não tenho outro ofício nem terei. Quantas vidas eu tiver eu lhes darei.
1 – Maus pastores, num dia de sombra, não cuidaram e o rebanho se perdeu. Vou sair pelo campo, reunir o que é meu; conduzir e salvar.
2 – Verdes prados e belas montanhas hão de ver o Pastor, rebanho atrás. Junto a mim as ovelhas terão muita paz; poderão descansar.
PARTILHA DA PALAVRA
No 4º Domingo da Páscoa é proclamado sempre o Evangelho do Bom Pastor. Jesus se apresenta como a “Porta” do redil. “Quem entra por mim, diz Jesus, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem”. A imagem da porta usada por Jesus é mais compreensível do que a imagem do pastor. Porta significa comunicação, passagem, proteção, segurança, aconchego. A porta de entrada para a vida é Cristo. Jesus não é apenas o Pastor verdadeiro, mas a Porta das ovelhas e dos pastores. Ele nos conhece pelo nome, guia-nos para fora, caminha à nossa frente. Revela sua ternura, mansidão, paciência e amor, qualidades que costumam acompanhar os pastores, inclusive até sua entrega à morte. As imagens de pastor e porta evidenciam também nossa missão pastoral na comunidade, seja qual for o serviço ou a função que exercemos (bispo, padre, religiosos(as) e leigos(as)…). O texto de Jesus Pastor e Porta é proposta para uma séria revisão de vida pessoal e comunitária. Somos lideranças que vamos ao encontro das pessoas, ou ficamos de braços cruzados esperando que elas venham? Estamos saindo rumo às pastagens do mundo, passando por Jesus e seu projeto do Reino? A tarefa da comunidade, das lideranças, de agentes de pastoral e de quem tem qualquer responsabilidade no rebanho de Cristo é lutar pela vida, em qualquer lugar onde ela esteja ameaçada. É muito importante aprendermos as atitudes de Jesus. É fundamental a atitude carinhosa de conhecer, chamar pelo nome, ser capaz de baixar-se, deitar-se para ser porta de passagem e de proteção da vida e bem-estar das ovelhas. Importante é sermos porta e não muro que impede o acesso a Cristo, à vida, à pastagem. E devemos estar convencidos de que o verdadeiro, o único, o santo de nossas vidas é Jesus Cristo, que deu a vida por todos nós. E que Ele continua ressuscitado por meio do serviço dos cristãos, pela ação da caridade, sendo porta que se abre para que a vida seja abundante e feliz para todos.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: At 11,1-18; Sl 41; Jo 10,1-10
3ª feira: At 11,19-26; Sl 86; Jo 10,22-30
4ª feira: At 1,15-17.20-26; Sl 112; Jo 15,9-17
5ª feira: At 13,13-25; Sl 88; Jo 13,16-20
6ª feira: At 13,26-33; Sl 2; Jo 14,1-6
Sábado: At 13,44-52; Sl 97; Jo 14,7-14
Domingo: At 6,1-7; Sl 32; 1Pd 2,4-9; Jo 14,1-12

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …