Página Inicial / Animação Litúrgica / 5º Domingo da Páscoa

5º Domingo da Páscoa

Ano A – XXIV – Nº 1453 – 5º Domingo da Páscoa – cor branca – 18/05/2014
EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM (Jo 14,6)
Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações do Tempo Pascal e a recordação da vida. Para iniciar a celebração, cantar o refrão meditativo.
Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida. Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs sejam todos bem-vindos! É com grande alegria que estamos reunidos para celebrar a nossa fé no Cristo ressuscitado e a nossa vida de comunidade. Neste momento vamos trazer presente os fatos que marcaram a nossa vida pessoal e comunitária nesta semana. (recordação da vida) Em comunhão com toda a Igreja que hoje celebra o Dia do Senhor, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
O Senhor ressurgiu aleluia, aleluia! É o Cordeiro pascal, aleluia, aleluia! Imolado por nós, aleluia, aleluia! É o Cristo Senhor, Ele vive e venceu aleluia!
1 – O Cristo Senhor ressuscitou, a nossa esperança realizou: vencida a morte para sempre, triunfa a vida eternamente!
2 – O Cristo reuniu a seus irmãos, ao Pai os conduziu por sua mão; no Espírito Santo unida esteja, a família de Deus que é a Igreja!
3 – O Cristo, nossa Páscoa se imolou, seu sangue da morte nos livrou. Incólumes o mar atravessamos, e à Terra Prometida caminhamos!
Presidente – Reunidos como filhos do Deus da vida, façamos o sinal da nossa fé. (à escolha)
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Em Jesus Cristo, o Justo que intercede e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento e peçamos perdão dos nossos pecados (pausa). Confiantes na misericórdia de Deus, cantemos pedindo o seu perdão.
1 – Senhor, vós sois o caminho, guiai-nos ao Pai com carinho. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.
2 – Ó Cristo sois a verdade, enchei-nos de caridade. De nós tende piedade, ó Cristo tende piedade.
3 – Senhor vós sois nossa vida, buscais a ovelha perdida. De nós tende piedade, Senhor tende piedade.
Presidente – Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
ORAÇÃO
Presidente – Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que em vosso Filho nos mostrastes o caminho para vivermos em Vós, dai-nos a graça de sermos pedras vivas do templo santo que é a vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (6, 1-7)
06. SALMO RESPONSORIAL (32)
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em Vós nós esperamos! (bis)
– Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!
– Pois reta é a Palavra do Senhor, e tudo o que Ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.
– O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PEDRO (2, 4-9)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (14, 1-12)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que em Cristo se revelou como o Caminho, a Verdade e a Vida, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Com amor e confiança, peçamos ao Pai por nossas necessidades.
– Senhor, iluminai os pastores da vossa Igreja e os seus fiéis, para que acolham, apóiem e valorizem os novos ministérios que surgem a partir das necessidades das comunidades. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei-nos para que possamos anunciar o vosso Filho Jesus como o Caminho que nos leva até Vós, como a Verdade que devemos seguir e como a Vida plena que nos ofereceis. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai os fiéis das comunidades da Paróquia Santa Rita de Cássia de Linhares, de Nossa Senhora Auxiliadora de Marilândia e Itarana para que a festa de suas padroeiras seja momento de fortalecimento na fé e na missão. Nós vos pedimos.
– Senhor, atendei os nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos aniversariantes, pelos dizimistas, pelos falecidos e por todos os motivos que queremos rezar e estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.
(preces espontâneas)
Presidente – Ó Pai de bondade, acolhei os pedidos que vos fazemos com o coração cheio de esperança. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Jesus afirma: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém chega ao Pai senão por mim”. Apresentemos ao altar do Senhor o esforço de todos nós cristãos em viver segundo o ensinamento de Jesus na Igreja e na sociedade.
Onde for possível, o presidente ergue o Círio Pascal e motiva a assembleia a estender as mãos em direção ao mesmo, enquanto se canta.
Porque eu tenho essa luz que brilha em mim, é Jesus Cristo, ela não terá um fim. Fui batizado, recebi uma missão, ser outro Cristo pra fazer um mundo irmão. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – Bendito sejas, ó Rei da glória! Ressuscitado Senhor da Igreja! Aqui trazemos as nossas ofertas.
Vê com bons olhos nossas humildes ofertas, tudo que temos, seja pra Ti, ó Senhor!
2 – Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa, dom que se imola. Aqui trazemos as nossas ofertas!
3 – Maior motivo de oferenda, pois, o Senhor ressuscitou, para que todos tivessem vida.
4 – Irmãos da terra, irmãos do céu, juntos cantemos glória ao Senhor. Aqui trazemos as nossas ofertas.
(Onde houver Celebração Eucarística)
As nossas ofertas de vinho e de pão celebram a glória da ressurreição.
1 – O grão que morrera no seio do chão renasce no trigo, tornando-se pão. A uva amassada, pisada, moída, ressurge no vinho, sustento da vida.
2 – O pão e o vinho são hoje memória do novo Cordeiro na sua vitória, sinais da aliança da terra e dos céus. No Corpo e no Sangue do Filho de Deus.
3 – Ao Pai ofertamos também nossa vida, o chão que pisamos, a relva florida, os frutos da terra, por nós cultivados se tornem o Corpo do Ressuscitado.
PAI NOSSO (cantado)
Presidente – Inspirados na Palavra de Jesus ousamos proclamar.
Todos: Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu! O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!
CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Na comunhão recebemos teu Corpo e Sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor. São nossa força na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai, glória ao Deus imortal.
Senhor Jesus, Senhor Jesus, Deus vivo e vencedor!
2 – Entre as angústias da vida não cairemos jamais, pois tua força nos leva a caminhar sempre mais. Na comunhão nos deixastes força e motivo de amar, todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar.
3 – Ao comungar caminhamos para o altar com o irmão. O teu amor nos atrai, centro da nossa união. Em cada esforço que pedes, vamos sentir tua mão, vamos sentir que nos dás força de ressurreição.
Vós sois o caminho, a verdade e a vida, o pão da alegria descido do céu.
1 – Nós somos caminheiros que marcham para o céu, Jesus é o caminho que nos conduz a Deus.
2 – Da noite da mentira, das trevas para a luz, busquemos a verdade, verdade é só Jesus.
3 – Pecar é não ter vida, pecar é não ter luz, tem vida só quem segue os passos de Jesus.
4 – Jesus, verdade e vida, caminho que conduz, as almas peregrinas que marcham para a luz.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, vossa Igreja tem mais vigor e mais força quando se reúne e se alimenta da vossa Palavra (e da Comunhão). Protegei a cada um de nós, para que possamos um dia completar a nossa Páscoa, chegando à vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
BÊNÇÃO
Presidente – Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria de sua benção. Amém.
– Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém.
– E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitamos no batismo. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor ressuscitado vos acompanhe. Graças a Deus. Aleluia! Aleluia!
23. CANTO FINAL
Eis que faço novas todas as coisas, que faço novas todas as coisas, que faço novas todas as coisas. (bis)
1 – Eu hoje lhe dou vida nova, renovo em Ti o amor, lhe dou uma nova esperança, tudo o que era velho passou. (bis)

PARTILHA DA PALAVRA
A 1ª leitura mostra o crescimento da comunidade de Jerusalém e o surgimento de um problema interno: deixara-se de lado o atendimento diário às viúvas. O texto mostra também a distinção entre os cristãos de origem judaica e grega, uma etnia queixando-se da outra. O problema foi levado à assembleia geral e a solução foi a escolha de pessoas da comunidade para assumir novos ministérios, pois a comunidade jamais pode fechar-se em si mesma, a condição de escolha dessas pessoas é que sejam “de boa fama, repletos do Espírito Santo e de Sabedoria”. A 2ª leitura é de Pedro, que escreve para migrantes, trabalhadores e escravos da Ásia Menor, que tinham um anseio de vida; por isso, Pedro fala para eles que a verdadeira vida não são os templos de Pedra, mas “aproximai-vos de Jesus, pedra viva, rejeitada pelos homens”. O verdadeiro sacrifício para Deus é estar unido a Jesus para a construção de uma nova humanidade. O Evangelho é do discurso de despedida de Jesus. Os discípulos e a comunidade de João, bem como a nossa, estavam preocupados e até desanimados com a situação do momento. Jesus os encoraja dizendo que em primeiro lugar é necessária a fé: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”. Em seguida, Tomé questiona Jesus, que dá a resposta ao cerne da questão: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Jesus é o Caminho, é por meio dele que se chega ao Pai. É pelo caminho de Jesus que se realiza o projeto de Deus, pois veio do Pai, para revelá-lo, e volta ao Pai para nos preparar um lugar no céu. Jesus é a Verdade. Verdade bíblica é fidelidade ao Pai, fidelidade ao autêntico projeto de Deus. Viver na Verdade é estar em profunda sintonia com os anseios divinos. É encontrar a verdadeira liberdade: “Se vocês guardarem minha Palavra, conhecerão a Verdade e a Verdade vos libertará. Jesus é Vida e a comunidade recebe de Jesus a vida em plenitude. É função da comunidade testemunhar essa vida de Jesus. Experimentar Jesus Verdade e Vida é ver o próprio Pai. Confiantes, deixemos que o Senhor oriente nossa caminhada, como fizeram os primeiros cristãos.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: At 14,5-18; Sl 113; Jo 14,21-26
3ª feira:At 14,19-28; Sl 144; Jo 14,27-31a
4ª feira: At 15,1-6; Sl 121; Jo 15,1-8
5ª feira: At 15,7-21; Sl 95; Jo 15,9-11
6ª feira: At 15,22-31; Sl 56; Jo 15,12-17
Sábado: At 16,1-10; Sl 99; Jo 15,18-21
Domingo: At 8,5-8.14-17; Sl 65; 1Pd 3,15-18; Jo 14,15-21

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …