Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo da Páscoa

2º Domingo da Páscoa

Ano A – XXIV – Nº 1450 – 2º Domingo da Páscoa – cor branca ou dourada – 27/04/2014
JESUS DISSE: “BEM-AVENTURADOS OS QUE  CRERAM SEM TEREM VISTO!” (Jo 20,29)
Festa da Divina Misericórdia
Preparar um lugar de destaque para o Círio Pascal próximo à pia batismal ou um recipiente com água benzida na Vigília Pascal, e a imagem ou quadro de Jesus Ressuscitado. Antes de iniciar a celebração, cantar de forma orante.
O Senhor ressurgiu aleluia, aleluia! É o Cordeiro pascal, aleluia, aleluia! Imolado por nós, aleluia, aleluia! É o Cristo Senhor, Ele vive e venceu aleluia! (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, paz e bem a todos! Sejam bem-vindos! Nossa celebração é memória da presença viva do Cristo Ressuscitado. Ele vem ao nosso encontro trazendo paz e alegria, porque somos pessoas que acreditam na sua ressurreição mesmo sem ter visto. Animados pela força do Espírito Santo que alimenta nossa fé e em comunhão com os romeiros de nossa diocese rumo ao Convento da Penha, e todos os trabalhadores(as) que comemoram o seu dia no próximo 1º de maio, alegres, cantemos.
Procissão de entrada: Crucifixo ladeado com velas, Lecionário, leitores, ministros e presidente.
02. CANTO INICIAL
Na verdade, o Cristo ressuscitou, aleluia! A Ele o poder e a glória pelos séculos eternos!
1 – Senhor,vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto.
2 – Percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
3 – Por detrás e pela frente me envolveis, puseste sobre mim a vossa mão.
4 – Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.
Presidente – Cheios de alegria pascal, reunidos como os primeiros discípulos do Mestre, façamos o sinal de nossa fé.
Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém!
Pres.: Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Todos: Bendito, bendito, seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL
Presidente – Irmãos e irmãs, neste domingo da Divina Misericórdia, imploremos a Deus perdão pelas nossas faltas e omissões (pausa).
1 – Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões… Por minha culpa, tão grande culpa.
Senhor, piedade! Cristo, piedade! Tem piedade, ó Senhor! (bis)
2 – Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão por seu amor, tão grande amor.
Presidente – Deus misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes e fazei que compreendamos melhor o Batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu nova vida e o Sangue que nos redimiu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (2, 42-47)
06. SALMO RESPONSORIAL (117)
Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom; eterna é a sua misericórdia! (bis)
– A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Aarão agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!” Os que temem o Senhor agora o digam: “Eterna é a sua misericórdia!”
– Empurraram-me, tentando derrubar-me, mas veio o Senhor em meu socorro. O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis.”
– “A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular.” Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: que maravilhas Ele fez a nossos olhos! Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PEDRO (1, 3-9)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (20, 19-31)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
O Presidente ergue o Círio e proclama: Bem-aventurados os que creram sem terem visto! Renovemos nossa fé.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos de inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém!
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Jesus Ressuscitado está presente no meio da comunidade. Confiantes, apresentemos ao Pai os nossos pedidos, suplicando: Meu Senhor e meu Deus, atendei-nos!
– Senhor, iluminai a Vossa Igreja, nosso bispo Dom Décio, todo o clero, diáconos, seminaristas, religiosos(as), para que animados pela fé na ressurreição não se deixem abater pela perseguição e incredulidade de muitos irmãos e irmãs em sua caminhada pastoral. Nós vos pedimos.
– Senhor, despertai em nossos governantes o verdadeiro sentido cristão, para que usem de sua autoridade na defesa da pessoa humana em todas as suas etapas da vida. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai as pessoas que estão participando da Romaria Diocesana ao Convento da Penha, as Paróquias: São José de João Neiva, Nossa Senhora da Penha de Honório Fraga e todas as comunidades que celebram seus padroeiros, para que sejam atentos às necessidades dos irmãos e perseverantes na oração a exemplo de Maria. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai sabedoria às nossas famílias, para que possam, cada vez mais, santificar o domingo, Dia do Senhor, na escuta da Palavra, na participação da Eucaristia sendo portadores da paz e do perdão no meio em que vivem. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei, Pai Santo, os pedidos de vossa comunidade aqui reunida. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Durante o comentário, duas crianças trazem uma bandeira branca e flores. Diante do altar erguem os símbolos e se abraçam, enquanto se canta.
Animador(a) – Jesus Ressuscitado soprou sobre seus discípulos(as) dando-lhes o seu Espírito, confiando-lhes a missão de perdoar. Apresentemos ao altar do Senhor o compromisso de todos nós batizados e confirmados em sermos portadores da paz e do perdão em nossas famílias, na comunidade e na sociedade.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar! E a tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
14. CANTO DAS OFERENDAS
1 – Neste dia preparamos o banquete do Cordeiro: uma grande alegria reinará no mundo inteiro! Partilhamos, nesta mesa, o nosso amor como gesto que afugenta pranto e dor: eis a prece favorável, ó Senhor, que se eleva como incenso, nosso louvor!
2 – Que o amor seja agradável qual perfume precioso e o prazer da convivência seja fruto saboroso!
3 – Permaneçam a esperança, mais a fé e a caridade, e vejamos, neste mundo, novo chão, nova cidade!
PAI NOSSO
Presidente – Em uma profunda e viva adesão a Cristo, rezemos como Ele nos ensinou. Pai Nosso…
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Põe-se o sol e chega a noite sobre o olhar da lua cheia e convosco Eu celebro minha vida nesta ceia.
Tomai, comei meu Corpo e Sangue em aliança: eis minha Páscoa: portal da vida e esperança.
2 – Universo recomposto é o sinal da Aliança que confirmo com meu Sangue: meu amor jamais se cansa.
3 – Permaneçam na Unidade, junto a mim e ao Pai Celeste, para que o mundo sempre creia no meu Reino que acontece.
4 – Sem medida perseverem no Amor, meu mandamento: e vereis, já neste mundo, o raiar de um novo tempo.
5 – Em meu corpo congregados, façam sempre memória desta Ceia, minha Páscoa: sobre a morte a vitória.
19. ORAÇÃO
Presidente – Deus Santo e Misericordioso, alimentados pela Vossa Palavra e (pela Comunhão) e animados pela profissão de fé de Tomé, queremos caminhar na fidelidade ao Cristo Ressuscitado, para que possamos construir a paz e merecer as alegrias da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
BÊNÇÃO
Presidente – O Deus que, pela ressurreição do seu Filho único, vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria de sua bênção. Amém.
– Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. Amém.
-E, vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. Amém.
-Abençoe-vos o Deus da vida: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
CANTO FINAL

PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura é a proposta concreta de como devem viver as pessoas que acreditam no Ressuscitado. O texto destaca uma palavra: “perseverança”. Eram perseverantes no acolhimento da Palavra que guardaram e ensinaram às outras gerações; na comunhão fraterna; caridade, solidariedade, partilha de bens, serviço à vida; na fração do pão nas casas; nas orações diárias como alimento da fé. A Carta de São Paulo é uma espécie de homilia batismal. Pelo Batismo somos adotados como filhos de Deus. Recorda a ação de Deus em favor das pessoas por meio de Jesus Cristo. Ressuscitado dos mortos, Ele nos deu uma herança que não perde o valor. Ela ilumina a realidade dos cristãos dispersos, ensinando-os a resistir no Senhor, em nome da fé e do amor, contra todo tipo de sociedade que não traduz o projeto de Deus, que é vida e liberdade para todos. O Evangelho nos mostra que os cristãos se reuniam geralmente no primeiro dia da semana, à noite, e celebravam o “partir do pão”. Foi numa dessas ocasiões que a comunidade reunida viveu a experiência da presença do Ressuscitado. Quem estava reunido e vivendo em comunhão com a comunidade não teve nenhuma dúvida de que Jesus estava no meio deles. No entanto, Tomé, símbolo também dos cristãos que teimam em não participar da comunidade ou em participar pouco, tem dúvidas e dificuldades de crer no Ressuscitado. Mas quando ele participa para valer, torna-se capaz de fazer a profunda profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus!”. Jesus nos diz que nós também seremos felizes, nós que não vivemos naquele tempo, se crermos sem ter visto. A fé é, sobretudo, vivida em comunidade. A comunidade cristã é comunidade de fé, de celebração e de serviço na caridade. Damos testemunho de fé e do amor de Deus, vivendo não isoladamente cada qual a sua fé, mas vivendo comunitariamente o amor fraterno. Na comunidade celebrante, nós nos fortalecemos com a fé dos irmãos(ãs), ao mesmo tempo em que nosso testemunho torna mais forte a fé dos demais. Como estamos vivenciando nossa fé em comunidade na prática do perdão e na busca da paz?
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: At 4,23-31; Sl 2; Jo 3,1-8
3ª feira: At 4,32-37; Sl 92; Jo 3,7b-15
4ª feira: At 5,17-26; Sl 33; Jo 3,16-21
5ª feira: At 5,27-33; Sl 33; Jo 3,31-36
6ª feira: At 5,34-42; Sl 26; Jo 6,1-15
Sábado: 1Cor 15,1-8; Sl 18; Jo 14,6-14
Domingo: At 2,14.22-33; Sl 15; 1Pd 1,17-21; Lc 24,13-35

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …