Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

Ano A – XXIV – Nº 1455 – cor branca – 01/06/2014
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR
“IDE, FAZEI DISCÍPULOS MEUS TODOS OS POVOS” (Mt 28,19b)
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações para o Tempo Pascal, podendo acrescentar o cartaz da CF 2014 e algumas gravuras que recorde também a Campanha da Fraternidade 2014. Antes de iniciar a celebração, cantar de forma orante o refrão.
Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos(as) em Cristo, paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro para celebrarmos os mistérios da nossa fé. Na liturgia de hoje, fazemos memória da subida do Senhor aos céus. Vivenciamos o sentido mais profundo de sua ressurreição e da missão que Ele nos confiou. Iniciamos também a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Fazemos isto em comunhão com as Igrejas que fazem parte do CONIC que, por meio de uma unidade visível desejam e trabalham para que o mundo creia. Alegres, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
O Senhor subiu ao céu! (bis) Aleluia, aleluia!
1 – Levanta-se Deus, cadê os inimigos? Na sua presença perecem os iníquos! São como fumaça que desaparece, são cera no fogo, que logo derrete!
2 – Dos órfãos é pai: das viúvas, juiz, em sua morada só ele é quem diz: “Quem estava sozinho, família encontrou; quem estava oprimido, tua mão libertou!”
3 – Bendito tu sejas, Senhor, todo dia, tu és quem nos salva, quem nos alivia; és tu nosso Deus, o libertador! Quem livra da morte, só mesmo o Senhor!
Presidente – Batizados em nome da Santíssima Trindade e reunidos por Ela para este encontro fraterno, façamos o sinal da nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – O Deus, nosso Pai, que encaminha nossos corações para o amor de Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Pelo batismo passamos a fazer parte da Igreja de Cristo e nos tornamos seus discípulos missionários. Como estamos vivendo nosso compromisso batismal? (pausa). Peçamos perdão, rezando.
– Senhor, que subindo aos céus nos presenteastes com o dom do Espírito, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
– Cristo, que dais vida a todas as coisas com o poder da vossa Palavra, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
– Senhor, Rei do Universo e Senhor dos séculos, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Presidente – Deus de bondade, tenha misericórdia de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus da unidade, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Exultamos de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de Seu corpo, somos chamados na esperança à participação da Sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
A equipe prepara uma bonita entrada do Livro da Palavra o qual deverá entrar ladeada de velas acesas.
Dá-me a Palavra certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa. Dá-me a cantiga certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa.
06. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (1, 1-11)
07. SALMO RESPONSORIAL (46)
Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. (bis)
– Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
– Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
– Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (1, 17-23)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (28, 16-20)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus Uno e Trino, renovemos nosso compromisso batismal de sermos testemunhas de Cristo, cantando nossa Profissão de Fé. (Sugestão nº 396 do Hinário)
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus que elevou seu Filho Jesus ao céu, na presença dos apóstolos, supliquemos.
– Deus de bondade, abençoai a Vossa Igreja, o Papa Francisco, o nosso Bispo, Dom Décio, os padres, diáconos, religiosos e religiosas para que continuem a lutar pela unidade das Igrejas Cristãs. Nós vos pedimos.
– Deus de bondade, despertai nossos governantes para que, iluminados por Vosso Espírito, promovam leis a favor da justiça, da igualdade e da solidariedade. Nós vos pedimos.
– Deus de bondade, dai a vossa Igreja e a todos nós, povo de Deus, sabedoria para continuarmos a missão de Jesus e dos apóstolos no meio em que vivemos. Nós vos pedimos.
– Deus de bondade, amparai em seu coração de Pai todos aqueles que sofrem violência física, moral e psíquica, e que nós, comprometidos com o Evangelho de Cristo, possamos ser agentes de transformação, construindo uma sociedade mais justa e fraterna. Nós vos pedimos.
Presidente – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos propõe refletir sobre nossa prática pastoral nas diferentes modalidades de expressar nossa fé. A Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios diz: “Será que Cristo está dividido?” (1Cor 1,13). Rezemos juntos:
Deus de bondade, convertei-nos ao verdadeiro Evangelho, para que vivamos a unidade em nossas crenças, pregações, orações, pois o Cristo veio para todos e quer que sejamos unidos como Ele e o Pai. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria. Segui-Lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher.” (DA nº 18) Apresentemos ao altar do Senhor, a disponibilidade de todas as pessoas de se colocarem a serviço dos irmãos(ãs) como discípulos missionários promovendo a vida, a união entre os cristãos, acolhendo e pondo em prática a proposta de nossa Igreja da Campanha da Fraternidade 2014.
É para a liberdade que Cristo nos libertou, Jesus libertador! É para a liberdade que Cristo nos libertou!
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – As sementes que me deste e que não eram pra guardar, pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
Dos meus dons que recebi pelo Espírito de amor trago os frutos que colhi e em tua mesa quero pôr. (bis)
2 – Pelos campos deste mundo quero sempre semear, os talentos que me deste para eu mesmo cultivar.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Ó Pai, que pelo Espírito dás vida e santidade a toda criatura, recebe, que te agrade, a oferta que trazemos: o nosso vinho e pão, esforço que fizemos e dom de tua mão.
Transforma a nossa oferta no dom do Filho teu e os passos do teu povo em luz que se acendeu.
2 – Ó Pai, que pelo Espírito, em rios de água viva, transformas nossa sede, recebe sem esquiva a oferta que trazemos: o nosso vinho e pão, sinais do compromisso: plantar um mundo irmão!
3 – Ó Pai, que pelo Espírito nos fazes renascer e tudo nos ensinas, recebe com prazer a oferta que trazemos: o nosso vinho e pão, firmeza dos que aprendem a força do perdão.
PAI NOSSO
Presidente – Em comunhão com todos os cristãos, rezemos a oração da fraternidade. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – “O sacrifício mais agradável a Deus é a nossa paz e concórdia fraterna, e um povo cuja união seja um reflexo da unidade que existe entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo”. (D.A.) Saudemo-nos com um gesto de paz. (à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual, missão do teu povo escolhido. Senhor, vem livrar-nos do mal.
Vem dar-nos teu Filho, Senhor, sustento no pão e no vinho e a força do Espírito Santo, unindo teu povo a caminho.
2 – Falar do teu Filho às nações, vivendo como Ele viveu: missão do teu povo escolhido. Senhor, vem cuidar do que é teu.
3 – Viver o perdão sem medida, servir sem jamais condenar: missão do teu povo escolhido. Senhor, vem conosco ficar.
4 – Erguer os que estão humilhados, doar-se aos pequenos, aos pobres: missão do teu povo escolhido. Senhor, nossas forças redobre.
5 – Buscar a verdade, a justiça, nas trevas brilhar como a luz: missão do teu povo escolhido. Senhor, nossos passos conduz.
6 – Andar os caminhos do mundo, plantando teu Reino de paz: missão do teu povo escolhido. Senhor, nossos passos refaz.
7 – Fazer deste mundo um só povo, fraterno, a serviço da vida: missão do teu povo escolhido. Senhor vem nutrir nossa lida.
20. ORAÇÃO
Presidente – Deus eterno e misericordioso, que reunis o que está disperso e conservais o que está unido, velai sobre o rebanho do vosso Filho. Que a integridade da fé e os laços da caridade unam os que foram consagrados por um só batismo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO E ENVIO
Presidente – Que o Deus de amor vos abençoe no dia de hoje, enquanto o Seu Filho penetrou no mais alto dos céus, abrindo o caminho para a nossa ascensão. Amém.
– A bênção de Deus Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Ide em paz e fazei com que todos os povos se tornem discípulos missionários de Cristo e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Tenho irmãos, tenho irmãs, aos milhões em outras religiões. Pensamos diferentes, oramos diferente, louvamos diferente, mas numa coisa nós somos iguais:
Buscamos o mesmo Deus, amamos o mesmo Pai, queremos o mesmo céu, choramos os mesmos ais.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos mostra que, no final de um caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com Deus. Jesus nos deixou o testemunho e nós, que somos seus seguidores, devemos continuar realizando o projeto libertador de Deus para os homens e para o mundo. O Evangelho apresenta-nos as palavras de despedida de Jesus que definem a missão dos discípulos no mundo. Faz, também, referência à alegria dos discípulos: essa alegria resulta do reconhecimento da presença no mundo do projeto salvador de Deus e resulta do fato da ascensão de Jesus ter acrescentado à vida dos crentes um novo sentido. Na primeira leitura, repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projeto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus – a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo caminho de Jesus. Quanto aos discípulos: eles não podem ficar olhando para o céu, numa passividade alienante, mas têm de ir para o meio dos homens continuar o projeto de Jesus. A segunda leitura convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus). Devem caminhar ao encontro dessa esperança de mãos dadas com os irmãos – membros do mesmo “corpo” – e em comunhão com Cristo, a “cabeça” desse “corpo”. Cristo reside nesse “corpo”. Aquele que veio do céu para lá retorna. Mas não vai para se distanciar de nós, para nos esquecer. Desaparece sua presença física, mas permanece sua promessa: “Eu estarei convosco todos os dias” (Mt 28, 20). Jesus permanece com seus discípulos, e conosco, todo o tempo: continua na Igreja, nos sacramentos, na caridade, na oração, no próximo… Santo Agostinho diz o seguinte sobre a Ascensão de Jesus: «Ele não abandonou o céu quando desceu até nós, e não nos abandonou quando subiu ao céu». Mesmo estando no céu, está também conosco, e nós, que estamos aqui, estamos também com Ele. Ele pode fazê-lo devido à Sua divindade, ao Seu poder, ao Seu amor; e nós, se não o podemos fazer pela divindade, podemos fazê-lo pelo amor. «Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos» (Mt 28,20). Assim como Jesus foi “luz das nações” desde sua primeira apresentação em Jerusalém (Lc 2, 32), também a Igreja o será. A missão de Jesus tornou-se a missão da Igreja e agora ela deve ser luz para todas as nações. Jesus salvou o mundo movido pelo Espírito e dando sua vida pelos homens e mulheres do mundo. Agora nós devemos dar continuidade a sua obra, “até que ele venha”. A palavra deste domingo nos convida a uma meditação sobre a consciência de ser LUZ, na ausência física de Jesus, mas também na presença e na consciência de sua glória. Sua ausência é um apelo à nossa fidelidade. Temos que continuamente revestir-nos de Cristo e levar sua obra à frente. Não estamos órfãos, pois Jesus Cristo caminha continuamente conosco e nossa caminhada é um seguimento para a glória.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: At 19,1-8; Sl 67; Jo 16,29-33
3ª feira: At 20,17-27; Sl 67; Jo 17,1-11a
4ª feira: At 20,28-38; Sl 67; Jo 17,11b-19
5ª feira: At 22,30;23,6-11; Sl 15; Jo 17,20-26
6ª feira: At 25,13-21; Sl 102; Jo 21,15-19
Sábado: At 28,16.20.30-31; Sl 10; Jo 21,20-25
Domingo: At 2,1-11; Sl 103; 1Cor 12,3b-7.12-13; Jo 20,19-23

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …