Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DE PENTECOSTES

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

Ano A – XXIV – Nº 1456 – cor vermelha – 08/06/2014
SOLENIDADE DE PENTECOSTES
“ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO, SENHOR, E DA TERRA TODA A FACE RENOVAI.”
Dia das Comunidades Eclesiais de Base
Preparar o espaço celebrativo destacando o Círio Pascal. Arrumar próximo à mesa da Palavra um candelabro (ou castiçais) para as 7 velas que serão trazidas na procissão de entrada e um painel na porta da Igreja com os nomes e/ou fotos das comunidades que compõe a Paróquia. Durante o refrão meditativo (cantar várias vezes), dois jovens com vestes vermelhas incensam o espaço celebrativo e uma jovem com veste branca conduz o Círio Pascal aceso.
A nós descei, divina luz! (bis) Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus!
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs em Cristo paz e bem a todos vocês que vieram participar deste encontro de fé e vida. Com a Solenidade de Pentecostes concluímos o Tempo Pascal e recordamos o dia em que a Páscoa atingiu sua plena realização no dom do Espírito Santo derramado sobre a Igreja. É o Espírito que dá vida, transforma e une a comunidade, nos faz pessoas novas para o serviço na Igreja. Hoje, dia das Comunidades Eclesiais de Base e encerramento da Semana de Oração pela Unidade Cristã, peçamos mais “unidade” para o nosso mundo. Revestidos da força do Espírito, cantemos.
Procissão de entrada: Crucifixo ladeado por velas, lecionário, leitores, 7 jovens crismandos com vestes e velas vermelhas acesas, ministros e presidente.
02. CANTO INICIAL
Nós estamos aqui reunidos como estavam em Jerusalém, pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem.
1 – Ninguém para esse vento passando; ninguém vê e Ele sopra onde quer. Força igual tem o Espírito quando faz a Igreja de Cristo crescer.
2 – Feita de homens a Igreja é divina, pois o Espírito Santo a conduz, como um fogo que aquece e ilumina que é pureza, que é vida, que é luz.
3 – Quando o Espírito espalma suas graças, faz dos povos um só coração. Cresce a Igreja, onde todas as raças, um só Deus, um só Pai louvarão.
Presidente – Na alegria de sermos membros da Igreja, Corpo de Cristo e templos do Espírito Santo, façamos o sinal que nos reúne na fé. (à escolha)
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Confiantes no amor e na misericórdia do Pai, peçamos perdão pelas vezes em que não abrimos o nosso coração para que o Espírito Santo possa agir em nossa vida (pausa).
1 – Em cada caminho, que ponho os meus pés, encontro a Ti naqueles que passam estendendo as mãos. Chamando Tu estás, eu não quis ouvir, fechado em mim, faltou-me coragem pra exercer a missão.
Senhor, eu te peço perdão, pelas vezes que não acreditei que juntos podemos fazer deste mundo, um mundo de irmãos. Senhor, eu te peço perdão, pois o medo não me deixa agir. Faze-me um instrumento, um profeta que fala de ti.
2 – Ouvindo a Palavra eu pude entender que estando sozinho, sem o outro, não estou em ti. O outro aparece mendigando o pão, querendo a partilha e não sendo profeta, também disse não.
Presidente – Deus de amor, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza, um dia, à felicidade eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DO GLÓRIA
Presidente – Glorifiquemos ao Deus Uno e Trino pelo único Espírito que guia e fortalece a Igreja no mundo, cantando o Hino do Glória.
Glória, glória, glória, aleluia! (bis) Glória, glória, glória, a Deus nos altos céus, paz na terra a todos nós!
1 – Deus e Pai nós vos louvamos (glória a Deus), adoramos, bendizemos (glória a Deus), damos glória ao vosso nome (glória a Deus), vossos dons agradecemos!
2 – Senhor nosso, Jesus Cristo (glória a Deus), unigênito do Pai (glória a Deus), vós de Deus, Cordeiro Santo (glória a Deus), nossas culpas perdoai!
3 – Vós que estais junto do Pai (glória a Deus), como nosso intercessor (glória a Deus). Acolhei nossos pedidos (aleluia), atendei nosso clamor.
4 – Vós somente sois o Santo (glória a Deus), o Altíssimo Senhor (glória a Deus). Com o Espírito Divino (glória a Deus), de Deus Pai no esplendor.
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, com a fecundidade do vosso Espírito animastes a vida e a missão dos primeiros discípulos. Iluminai com o mesmo Espírito os nossos corações e acendei neles o fogo do vosso amor, para que sejamos testemunhas da ressurreição e da presença amorosa do vosso Espírito. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
A assembleia permanece em pé e o(a) leitor(a) apresenta o Lecionário, enquanto se canta.
Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.
06. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (2, 1-11)
07. SALMO RESPONSORIAL (103)
Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai. (bis)
– Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
– Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso Espírito e renascem e da terra toda a face renovais.
– Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (12, 3b-7.12-13)
09. SEQUÊNCIA DE PENTECOSTES
Da mesa da Palavra, duas pessoas cantam ou proclamam a sequência de Pentecostes, conforme o Lecionário (onde houver).
– Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz!
– Vinde, Pai dos pobres, dai aos corações vossos sete dons.
– Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde!
– No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem.
– Enchei, luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós!
– Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.
– Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente.
– Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei.
– Dai à vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons.
– Dai em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amém.
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador!
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (20, 19-23)
12. PARTILHA DA PALAVRA
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Neste dia de Pentecostes, renovemos a nossa fé no Deus que nos enviou o seu Espírito, cantando. (Sugestão nº 396 do Hinário)
Durante o Creio, uma pessoa ergue o Círio Pascal (se possível) a mesma que O conduziu no início da celebração.
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Peçamos ao Pai que nos conceda os dons do Espírito Santo para vivermos como verdadeiros cristãos. Após cada pedido cantar: “Acolhei nossa prece Senhor! Sobre nós derramai vosso amor.”
Os 7 jovens da procissão de entrada, erguem as velas do candelabro e rezam as preces.
– Senhor, dai sabedoria ao Papa Francisco, os bispos, padres, diáconos, religiosos(as) para que conduzam a Vossa Igreja com fidelidade pela ação do Vosso Santo Espírito. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai o dom do entendimento a todos os membros das equipes de serviço, pastorais, ministérios e movimentos de nossas Comunidades Eclesiais de Base, para que respeitem as diferenças de cada um e vivam a unidade na diversidade. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai-nos o dom da fortaleza para que tenhamos coragem de anunciar a Boa-Nova de Jesus em meio aos desafios que o mundo moderno nos apresenta. Nós vos pedimos.
– Senhor, derramai em nós o dom da ciência para enxergarmos com os olhos da fé o enfrentamento ao tráfico humano, tornando-nos próximos de quem sofreu ou está em risco de ter a sua dignidade violada. Nós vos pedimos.
– Senhor, concedei-nos o dom do conselho para que à luz da Sagrada Palavra caminhemos confiantes seguindo os passos do Vosso Filho. Nós vos pedimos.
– Senhor, enviai-nos o dom da piedade para que nos amemos sem distinção, a exemplo do vosso Filho Jesus que nos amou até o fim. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai-nos o dom do temor para que atentos aos vossos ensinamentos, possamos caminhar na humildade reconhecendo-nos servidores do Teu Reino. Nós vos pedimos.
Presidente – Atendei, Senhor da vida, os pedidos dos vossos filhos(as) aqui reunidos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Sob a ação do Espírito Santo, nasce a Igreja. A primeira comunidade cristã encontrou a linguagem apropriada para o anúncio da Boa-Nova de Jesus Ressuscitado. É o mesmo Espírito que anima a luta diária da comunidade cristã, a fim de ser portadora da paz, promover o perdão e a reconciliação no mundo. Apresentemos ao altar do Senhor a vida de tantas pessoas que servem à Igreja, colocando seus dons e carismas a serviço da comunidade.
Durante o comentário membros do Conselho da Comunidade entram com o painel que foi preparado representando as comunidades da paróquia, erguendo-os para a assembleia e em seguida para o Altar, enquanto se canta.
1 – Nesta mesa da irmandade a nossa comunidade se oferece a Ti, Senhor, nosso sonho e nossa luta nossa fé, nossa conduta, te entregamos com amor.
Novo jeito de sermos Igreja nós buscamos, Senhor, na tua mesa. (bis)
16. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – As sementes que me deste e que não eram pra guardar, pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
Dos meus dons que recebi pelo Espírito de amor trago os frutos que colhi e em tua mesa quero pôr. (bis)
2 – Pelos campos deste mundo quero sempre semear, os talentos que me deste para eu mesmo cultivar.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Ó Pai, que pelo Espírito dás vida e santidade a toda criatura, recebe, que te agrade, a oferta que trazemos: o nosso vinho e pão, esforço que fizemos e dom de tua mão.
Transforma a nossa oferta no dom do Filho teu e os passos do teu povo em luz que se acendeu.
2 – Ó Pai, que pelo Espírito, em rios de água viva, transformas nossa sede, recebe sem esquiva a oferta que trazemos: o nosso vinho e pão, sinais do compromisso: plantar um mundo irmão!
PAI NOSSO
Presidente – Como família reunida na fé, pela força do Espírito Santo, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
19. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – Se nos deixarmos envolver pelo Espírito de Deus o medo será vencido e a paz se fará presente em nossa vida. Saudemo-nos com um gesto fraterno. (canto à escolha)
20. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Senhor, vem dar-nos Sabedoria que faz ver tudo como Deus quis. E assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser feliz.
Dá-nos, Senhor, esses dons, essa luz. E nós veremos que pão é Jesus.
2 – Dá-nos, Senhor, o Entendimento, que tudo ajuda a compreender. Para nós vermos como é alimento, o pão e o vinho que Deus quer ser.
3 – Senhor, vem dar-nos Divina Ciência, que como o Eterno faz ver sem véus: “Tu vês por fora, Deus vê a essência, pensas que é pão, mas, é nosso Deus”.
4 – Dá-nos, Senhor, o teu Conselho, que nos faz sábios para guiar homem, mulher, jovem e velho nós guiaremos ao Santo altar.
5 – Senhor, vem dar-nos a Fortaleza, a santa força do coração. Só quem vencer vai sentar-se à mesa, para quem luta, Deus quer ser pão.
6 – Dá-nos, Senhor, Filial Piedade, a doce forma de amar, enfim. Para que amemos quem, na verdade, aqui amou-nos até o fim.
7 – Dá-nos, Senhor, Temor Sublime de não amá-los como convém. O Cristo-Hóstia, que nos redime e o Pai celeste, que nos quer bem.
21. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do céu, conservai a graça que lhe destes, para que cresçam os dons do Espírito Santo e o alimento espiritual que recebemos aumente em nós a eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
22. NOTÍCIAS E AVISOS
23. BÊNÇÃO
Presidente – Ó Deus, Pai das luzes, que iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, vos conceda a alegria de sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito. Amém.
– Aquele que na proclamação de uma só fé reuniu todas as línguas vos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade. Amém.
– Abençoe-vos Deus da vida, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Levai a todos a alegria do Cristo Ressuscitado. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
24. CANTO FINAL
1 – Protegidos por Deus, qual um manto, caminhamos sem medo e temor. Pois a força do Espírito Santo, faz em nós renascer o vigor.
Hoje e sempre o Senhor nos convida para sermos mais santos e bons nos envia sua luz, sua vida e a riqueza de todos os dons.
PARTILHA DA PALAVRA
Cinquenta dias após a Ressurreição de Jesus celebramos o dom do Espírito Santo e a abertura da Igreja a todos os povos e nações. Com esta festa concluímos o Tempo Pascal. Nesse dia, começou a ser constituído o novo povo de Deus. É a Igreja que nasceu do lado aberto do Salvador e manifestou sua missão no dia de Pentecostes. O Espírito Santo é a “alma” da Igreja, o calor de nossa fé e de nossa comunhão eclesial. É Ele que dá vida, transforma e une a comunidade, nos faz pessoas novas para o serviço da Igreja, nos ajuda a superar nossos medos e incertezas. O Espírito que sustentou o dia a dia de Jesus para realizar o projeto do Pai é o mesmo que anima agora a luta diária das comunidades cristãs, a fim de serem portadoras da paz e promover o perdão e a reconciliação no mundo. A ação do Espírito Santo possibilita viver na unidade em meio à diversidade. Os diversos ministérios provêm do mesmo Espírito. “Fomos batizados num único Espírito para formarmos um único corpo.” Todos somos chamados a ocupar o nosso lugar na comunidade, um lugar específico segundo os próprios dons. Que o Senhor realize em nós um novo Pentecostes. Que Ele venha em socorro de nossas fraquezas, fazendo-nos renascer para o projeto de Deus e evangelizar com gestos concretos de fraternidade e amor aos irmãos.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 1Rs 17,1-6; Sl 120; Mt 5,1-12
3ª feira: 1Rs 17,7-16; Sl 4; Mt 5,13-16
4ª feira: At 11,21b-26; Sl 97; Mt 10,7-13
5ª feira: 1Rs 18,41-46; Sl 64; Mt 5,20-26
6ª feira: 1Rs 19,9 a.11-16; Sl 26; Mt 5,27-32
Sábado: 1Rs19,19-21; Sl 15; Mt 5,33-37
Domingo: Ex 34,4b-6.8-9; Medit Dn 3,52-56; 2Cor 13,11-13; Jo 3,16-18

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …