Página Inicial / Animação Litúrgica / 12º Domingo do Tempo Comum

12º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1459 – 12º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 22/06/2014
NÃO TENHAIS MEDO DOS HOMENS. EU ESTOU CONVOSCO!
Preparar o espaço celebrativo conforme o tempo litúrgico, demonstrando o zelo e a alegria de celebrar a Palavra de Deus.
Confiemo-nos ao Senhor, Ele é justo e tão bondoso. Confiemo-nos ao Senhor, aleluia! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este nosso encontro em que Deus se faz presente no meio de nós! Nesta liturgia celebramos o Mistério Pascal de Cristo que se manifesta no testemunho firme e corajoso de fé daqueles que sofrem diante das dificuldades e perseguições. Fortalecidos pela Palavra de Deus, somos revestidos de coragem e confiança no Pai, que nos dá firmeza para sermos comunidade missionária, pronta para o testemunho e disposta a entregar a vida como discípulos do Mestre que se doou por nós. Entregues aos cuidados do Pai, em meio aos desafios e solicitudes de nosso tempo, jubilosos cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação, que poderei temer? Deus, minha proteção!
1 – O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda minha vida: eu não vou ter medo, não. (bis)
2 – Sei que eu hei de ver, um dia, a bondade do Senhor: lá na terra dos viventes, viverei no seu amor. Espera em Deus! Cria coragem! Espera em Deus que é teu Senhor. (bis)
Presidente – Unidos pelo amor de Cristo, nosso libertador, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – O pecador arrependido, diz: “Senhor, tem piedade de mim, pois pequei contra Vós”. A exemplo desse filho, peçamos perdão a Deus pelas vezes que temos medo de agir, perseguimos as pessoas e não somos capazes de perdoar e nos reconciliar com o outro. (pausa) Confiantes na misericórdia do Pai, rezemos.
Presidente – Tende compaixão de nós, Senhor.
Todos – Porque somos pecadores.
Presidente – Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
Todos – E dai-nos a vossa salvação.
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
Senhor, piedade!
Ó Cristo, piedade!
Senhor, piedade de nós, Senhor!
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, permitistes que o vosso Filho passasse pelo sofrimento e pela morte, para chegar à glória da Ressurreição. Dai-nos a graça de permanecermos firmes na fé, reconhecendo, em meio às provações, a presença do vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão: é semente de paz, de justiça e perdão! (bis)
05. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS (20, 10-13)
06. SALMO RESPONSORIAL (68)
Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor! (bis)
– Por vossa causa é que sofri tantos insultos, e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como um fogo abrasador.
– Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha! Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça, ponde os olhos sobre mim com grande amor!
– Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. Que céus e terra glorifiquem o Senhor com o mar e todo ser que neles vive!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (5, 12-15)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)
1 – O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar, e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (10, 26-33)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Iluminados e encorajados pela Palavra de Deus, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que sempre atende as súplicas dos seus filhos e filhas, elevemos nossos pedidos: Atendei-nos, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!
– Iluminai, Senhor, nosso Bispo Dom Décio, todo o clero, os religiosos e religiosas, para que o medo não os impeça de proclamar com alegria a verdade do Evangelho. Rezemos.
– Acolhei, Senhor, em vossa casa celeste os Mártires da Igreja, homens e mulheres que se doaram, sem medo, na ação evangelizadora, missionária e anúncio do Vosso Reino. Rezemos.
– Fortalecei, Senhor, a fé e o compromisso de todos nós, batizados, para que possamos anunciar e denunciar, com coragem, a Vossa Palavra em nossas comunidades. Rezemos.
– Conduzi, Senhor, com Vossa graça e ternura de Pai, os casais do ECC que se preparam para o Congresso de Casais do Regional Leste II, para que este momento de união nos preparativos do evento venha fortalecer, ainda mais, a confiança e o amor entre as famílias e a todos que Vos buscam. Rezemos.
– Abençoai, Senhor, as Paróquias: São João Batista de Aracruz, Sagrado Coração de Jesus – Catedral e Imaculado Coração de Maria de São Silvano e todas as comunidades que celebram os seus padroeiros, concedei que esse momento de festa e alegria seja para a glória do vosso Nome. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei, Pai Santo, os pedidos que vos apresentamos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Hoje, as situações de violência geram medo e angústia. Nas grandes cidades e ou nas periferias, cresce o medo de sair à noite. Muita gente recusa-se a participar de encontros, reuniões por medo de ser assaltado. Dolorosa é a angústia de quem se sente ameaçado, intimidado no desempenho de sua missão. Muitos preferem se calar para evitar complicações. Apresentemos ao Pai o esforço e a dedicação de todos aqueles e aquelas que se colocam a serviço do Reino mesmo diante dessa realidade.
Preparar um cartaz com a frase do Evangelho: Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Mt 10,28. Proclamá-la em frente ao altar, e logo após, canta-se.
Coragem, levanta-te Jesus te chama à Palavra escutar. Coragem, levanta-te, Jesus te envia ao mundo anunciar. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – Eu te ofereço o meu viver, o meu agir, meu pensamento. A minha força, minha fraqueza, eu fui chamado para a doação.
Neste ofertório renovarei o meu desejo de servir. Mesmo sabendo que nada sou, eis-me Senhor, aqui estou!
2 – Quem me seguir terá que sofrer tomar a cruz e ser pregado. A cruz sem ti quem vai suportar? Porém contigo não é nada.
3 – Minha alegria é ser presença, é ser sinal de esperança. Farei da vida a oblação que tu fizeste ao Pai por todos nós.
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Bendito e louvado seja, o Pai nosso Criador, o pão que nós recebemos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra, do povo trabalhador: na missa é transformado no Corpo do Salvador.
Bendito seja Deus, bendito seu amor. Bendito seja Deus Pai Onipotente nosso Criador. (bis)
2 – Bendito e louvado seja o Pai nosso Criador, o vinho que recebemos é prova do seu amor. É o fruto de sua terra, do povo trabalhador: na missa é transformado no Sangue do Salvador.
PAI NOSSO
Presidente – O Senhor da vida nos encoraja e nos motiva a viver e assumir nossa missão. Em comunhão com toda a comunidade, rezemos a oração que Cristo nos ensinou: Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Disse Jesus: “A paz esteja convosco”. No desejo de sermos portadores da paz de Cristo, saudemo-nos uns aos outros. (canto à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Eis o pão da vida, eis o pão dos céus que alimenta o homem, em marcha para Deus.
1 – Um grande convite o Senhor nos fez e a Igreja o repete a toda vez. Feliz quem ouve e alegre vem trazendo consigo o amor que tem.
2 – Um dia por nós o Senhor se deu, do sangue da cruz o amor nasceu. E ainda hoje Ele dá vigor, aos pobres, aos fracos, ao pecador.
3 – Se o homem deseja viver feliz não deixe de ouvir o que a Igreja diz: procure sempre se aproximar do Deus feito pão para nos salvar.
4 – Há várias maneiras de o receber, efeitos diversos pode conter, não nos suceda comer em vão aquilo que é fonte de salvação.
5 – Quem come este pão sempre viverá, pois Deus nos convida a ressuscitar. Oh! Vinde todos, comei também o pão que encerra o sumo bem.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, renovados pela vossa Palavra (e pela Comunhão) em vosso Filho Jesus, nós vos pedimos que em nossa vida o amor sempre vença o medo e a vingança, e que um dia alcancemos o que hoje celebramos: a eterna salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. TRECHO DA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
A Alegria do Evangelho – Papa Francisco
Ler para a assembleia.
… Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e, sem medo. A alegria do Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém; assim foi anunciada pelo anjo aos pastores em Belém: “Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que será para todo o povo” Lc 2,10. (Extraído n. 23)
22. BÊNÇÃO
Presidente – O Deus da vida, que se revela na pessoa de Jesus, vos encha do seu Espírito e vos renove na alegria e no amor. Amém.
– Abençoe-vos o Deus amoroso e misericordioso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– “Não tenhais medo…”. Ide e anunciai o Evangelho e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Protegidos por Deus, qual um manto, caminhamos sem medo e temor. Pois a força do Espírito Santo, faz em nós renascer o vigor.
Hoje e sempre o Senhor nos convida para sermos mais santos e bons nos envia sua luz, sua vida e a riqueza de todos os dons.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
O texto da 1ª leitura desvela o íntimo de alguém que se entregou por inteiro à missão. Jeremias sente-se contrariado e depois experimenta, nas horas difíceis, lampejos de confiança ao perceber que o Senhor está com ele. Provou em sua própria carne o peso da missão profética, diante das perseguições e injúrias dos chefes religiosos e do desprezo do povo. O profeta depois de profundo desabafo, mergulha na serenidade própria de quem se percebe acompanhado. Deus é o guarda-costas e defensor dele. Paulo em sua carta revela-nos que a missão deve suscitar uma opção de vida. Apresenta-nos as consequências do pecado do primeiro homem e a salvação oferecida por Jesus. O projeto de Deus foi ferido pelo pecado do velho homem que, desobedecendo, afastou-se do Pai e, por tal razão, tornou-se escravo da morte. Jesus sendo inteiramente obediente, cumpriu a sua vontade até as últimas consequências. Pela obediência de seu Filho, o Pai tornou a humanidade participante de sua vida. Observemos que no Evangelho Jesus repete por três vezes: “Não tenham medo.” Mateus conhecia muito bem a violência daqueles que se opunham à Boa-Nova do Mestre. Ele procura alimentar o testemunho dos cristãos apresentando-lhes motivos pelos quais não devem desistir da missão. O missionário não deve ter medo, ele está cumprindo uma missão recebida de Jesus que passou da morte à vida verdadeira. Os opositores do Reino podem interferir na vida presente, mas só Deus tem poder de decisão sobre a vida futura. Nada lhe passa despercebido na vida terrena nem mesmo a queda de um cabelo. Assim, o testemunho fiel, por simples que seja, será reconhecido junto de Deus. Quem optar por seguir fielmente o Mestre está nas mãos de Deus. Em nossos dias é difícil ser profeta, é difícil falar a verdade, é difícil ser dos primeiros a levantar a voz para denunciar as injustiças e anunciar que as coisas estão correndo mal. O pior inimigo para quem deve anunciar o Evangelho é o medo: medo de perder a própria posição social, o salário, a estima dos superiores, de ser castigado, de perder a própria vida. Quantas vezes, por medo, fomos covardes, mentimos, praticamos violências e injustiças. Quem tem medo fica bloqueado, não consegue fazer aquilo que o conduzirá à plena realização da própria vida e, portanto, “perece”. Jesus não promete aos seus seguidores que nada lhes acontecerá de mal, que sempre serão resgatados, até milagrosamente; mas sim que Deus, de algum modo, providenciará o verdadeiro bem deles, se tiverem a coragem de permanecer fiéis. O Evangelho de hoje se encerra com uma promessa: Jesus reconhecerá diante do Pai aqueles que O tiverem reconhecido diante dos homens, e o Salmo 27 nos revela a proteção de Deus: o Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. Quem poderei temer?
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 2Rs 17,5-8.13-15a.18; Sl 59; Mt 7,1-5
3ª feira: Is 49,1-6; Sl 138; At 13,22-26; Lc 1,57-66.80
4ª feira: 2Rs 22,8-13;23,1-3; Sl 118; Mt 7,15-20
5ª feira: 2Rs 24,8-17; Sl 78; Mt 7,21-29
6ª feira: Dt 7,6-11; Sl 102; 1Jo 4,7-16; Mt 11,25-30
Sábado: At 3,1-10; Sl 18; Gl 1,11-20; Jo 21,15-19
Domingo: At 12,1-11; Sl 33; 2Tm 4,6-8.17-18; Mt 16,13-19

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …