Página Inicial / Animação Litúrgica / 17º Domingo do Tempo Comum

17º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1464 – 17º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 27/07/2014
OS VALORES DO REINO DE DEUS É A VERDADEIRA SABEDORIA
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, que bom estarmos aqui reunidos pelo mistério da Santíssima Trindade para celebrar nossa fé e nossa vida de comunidade. A liturgia deste dia ensina-nos a buscar a sabedoria para vivermos os valores do Reino de Deus. Hoje encerramos o mês dedicado ao dízimo em nossa Diocese. Rezemos agradecidos pela doação e partilha de todos que colaboram com sua oferta de bens e de dons. Na alegria de celebrarmos os sagrados mistérios, cantemos.
02. CANTO INICIAL
A gente tem um mundo pra celebrar. É Deus que está no fundo deste meu cantar. (bis)
1 – Aqui nos reunimos pra agradecer, a vida é um presente, nela eu posso crer.
2 – Eu vim pedir perdão por te desconhecer, agora, em cada irmão, eu vou te receber.
3 – O que estou sofrendo vai construir, pois tudo aqui é vida pra se repartir.
4 – O amor nos fez um povo pra te louvar, e todo dia é novo tempo de amar.
Presidente – Reunidos pelo amor da Santíssima Trindade, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da vida que nos enche de alegria e paz, por meio do Espírito Santo esteja convosco. Bendito seja Deus…
03.ATO PENITENCIAL
Presidente – Ao Senhor que nos ensina a buscar os valores do Reino, peçamos perdão (pausa). Confessemos os nossos pecados.
Confesso a Deus todo poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa, e peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.
Presidente – Deus de amor e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Pai, fonte de sabedoria, em Cristo nos revelais o tesouro escondido e a pérola preciosa. Concedei-nos o discernimento que só o Espírito pode dar para avaliarmos retamente as realidades deste mundo e os valores do vosso Reino. Ensinai-nos a renunciar aos bens aparentes para acolhermos os vossos dons. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DOS REIS (3, 5.7-12)
06. SALMO RESPONSORIAL (118)
Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa Palavra! (bis)
– É esta a parte que escolhi por minha herança: observar vossas palavras, ó Senhor! A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
– Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes. Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!
– Por isso amo os mandamentos que nos destes, mais que o ouro, muito mais que o ouro fino! Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, detesto todos os caminhos da mentira.
– Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa! Vossa Palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8, 28-30)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Eu te louvo, ó Pai, Santo, Deus do céu, Senhor da terra: os mistérios do teu Reino aos pequenos, Pai, revelas!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (13, 44-52)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos ensina a verdadeira sabedoria, professemos a nossa fé, cantando.
Creio! Creio! Amém!
1 – Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo.
2 – Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia.
3 – Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
4 – Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – A oração nos aproxima de Deus. Confiantes, façamos os nossos pedidos e a cada prece, cantemos: Tua Igreja eleva o clamor, escutai nossa prece, Senhor.
– Senhor, santificai a Vossa Santa Igreja e seus dignos ministros para que seja exemplo de desapego aos bens materiais e anuncie os verdadeiros valores do Vosso Reino. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai sabedoria aos nossos governantes para que saibam discernir entre o bem e o mal, e um coração compreensivo capaz de governar o vosso povo com justiça. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai vossos filhos e filhas que partilham seus bens com amor e generosidade, para que essa contribuição, atenda as necessidades da Vossa Igreja. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos a Oração do Dizimista.
Senhor, fazei que eu seja um dizimista consciente. Que cada dízimo que eu der seja um verdadeiro agradecimento, uma ato de amor, o reconhecimento de vossa bondade para comigo. Sei que tudo o que tenho vem de vós: paz, saúde, amor, prosperidade, bens… Ajudai-me a dar com generosidade e justiça. Tirai todo o egoísmo do meu coração. Que eu possa amar cada vez mais o meu irmão. Quero ser um instrumento de paz e amor em vossas mãos. Que o meu dízimo vos seja agradável, Senhor! Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O Reino de Deus cresce no meio de nós quando colocamos nossa vida, nossos bens e nossos dons a serviço dos irmãos. Num gesto concreto de solidariedade, apresentemos ao altar do Senhor os frutos do nosso trabalho que serão ofertados com os irmãos e irmãs que necessitam da nossa ajuda. Cantemos.
Neste momento a comunidade oferece alimentos e outros donativos para serem partilhados com os necessitados.
1 – Recebei, ó Deus de amor, os dons de vinho e pão; com eles entregamos o nosso coração.
Pai Santo, recebei a nossa gratidão! Fazei-nos a imagem, do vosso coração.
2 – Neste gesto de oferenda, trazemos sobre as mãos a vida e o trabalho, de todos os irmãos.
3 – As ofertas que vos damos, por Cristo, nosso irmão, se tornem para todos, sinal de salvação.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
Lá, laiá, lá, laiá, lará, laiá.
1 – Quando o trigo amadurece e do sol recebe a cor, quando a uva se torna prece na oferta do nosso amor. Damos graças pela vida, derramada neste chão, pois és tu o Deus da vida, quem dá vida à criação. (bis)
2 – Os presentes da natureza, o amor do coração, o teu povo canta a certeza, traz a vida em procissão. Abençoa nossa vida, o trabalho redentor, as colheitas repartidas para celebrar o amor. (bis)
(Onde houver Celebração Eucarística)
Trabalhar o pão, celebrar o pão, oferecer e consagrar e comungar o pão. (bis)
1 – Fruto do suor e do trabalho, sacrifício que Jesus pediu. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, te ofertamos porque tudo é teu.
2 – Fruto da esperança e da partilha, Santa Missa que nos faz irmãos. Pão da liberdade e da justiça, pão da vida, pão do céu, pão bendito de libertação.
PAI NOSSO
Presidente – Supliquemos a Deus que “venha a nós o vosso Reino”, rezando como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Na mesa da Eucaristia, o amor se faz doação a um povo que vive e partilha, trabalha e constrói mundo irmão.
Comigo irá cear, o pão da vida ter quem até o fim fiel permanecer!
2 – Na mesa da Eucaristia, lugar do encontro de iguais há um povo que quer a justiça, que sonha com um mundo de paz.
3 – Na mesa da Eucaristia, a festa fazemos por crer que o povo alegre anuncia que a vida vai a morte vencer.
4 – Na mesa da Eucaristia, divina lição de amar. Há um povo que sofre e caminha pra vida com alegria gerar.
5 – Na mesa da Eucaristia, não deve haver divisão. Um povo que exclui outro povo, irmão que abandona outro irmão.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Pai, criador da vida e de tudo o que é bom, fortalecei-nos pela comunhão no vosso Filho Jesus. Acompanhai nossas atividades e nossas lutas de cada dia. Orientai nossos passos para que possamos sempre vos encontrar e escolher os tesouros do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
Onde for possível, no final da celebração, pode ser realizada uma breve homenagem aos dizimistas.
21. BÊNÇÃO
Presidente – A paz de Deus, que supera todo entendimento, guarde vossos corações e vossas mentes no conhecimento e no amor de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
É o dizimo Senhor que nos mostra com certeza gratidão ao Criador, compromisso na Igreja. (bis)
1 – Nada me falta em meu caminhar, o Senhor abençoa a quem aprendeu a partilhar. (bis)
2 – Vem ser dizimista na comunidade, caminho seguro de verdadeira fraternidade. (bis)
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura concentra-se na sabedoria, que, mais do que uma filosofia ou uma arte de viver, é um dom de Deus. Sábio é aquele que sabe discernir entre os caminhos de Deus e dos homens. A sabedoria é dom de Deus. Salomão escolhe a sabedoria como o dom mais precioso para um governante. Ele passa a ser apresentado como o modelo da pessoa que considera a sabedoria como um bem precioso, que Deus concede a quem pede confiante. O apóstolo Paulo nos revela que o tesouro do Pai é Jesus Cristo. Edificando sua morada entre nós, ele é a presença, a reconciliação e o amor de Deus oferecido a toda a humanidade. É ainda em Cristo que a humanidade, ferida pelo pecado, recebe do Pai a vitória e a glorificação definitiva da ressurreição. O projeto do Pai não exclui ninguém. Diante de sua proposta, cada um é livre para aderir ou recusar, escolher a vida ou a morte. O Reino é um bem supremo que enche de alegria incontida quem aposta tudo para possuí-lo. Para colocar o Reino no topo da escala de valores, a comunidade precisa do discernimento e da sabedoria que vêm de Deus. A alegria da conquista “do tesouro” tem por fundamento a sabedoria das escolhas, o sofrimento da renúncia de outros bens e a entrega incondicional por aquilo que se procura. Para quem deseja “ver e seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida”, o Reino de Deus se torna tão singular e atraente que nada neste mundo pode ser comparado a ele. “O Reino de Deus é a absoluta e amorosa ação do Deus vivo na vida e no mundo dos humanos”; “ele é a fonte e o foco de referência de toda a Boa-Nova da salvação da humanidade sonhada por Deus, mediante a vida, a morte e a ressurreição de Jesus”; “o Reino determina as opções evangélicas do seguidor de Jesus Cristo, que se concretizam nas bem-aventuranças, no amor a Deus e ao próximo”; é a razão da esperança e da alegria, da abertura aos irmãos, da opção pelos empobrecidos, fundamento de nosso compromisso inerente à fé. O Reino de Deus é um tesouro escondido. Não é fácil encontrá-lo, porque é pequeno, oculto e não está onde imaginamos. Ele é mistério. E não basta encontrá-lo. É precioso perseverar e concentrar nele a vida. Jesus disse: “Busquem primeiro o Reino de Deus e sua justiça. Tudo o mais será dado em acréscimo” (Mt 6,33). Quem capta com sabedoria o mistério do Reino e assimila como critério de sua vida o mandamento do amor, encontrou o tesouro escondido que lhe ensina relativizar tudo o mais e manter-se em equilíbrio e felicidade. Compreenderá que a felicidade não é sinônimo de ter mais e gastar, acumular e consumir, mas sim compartilhar solidariamente o afeto, o tempo e os bens com os irmãos. Enquanto estamos a caminho do Reino definitivo, já iniciado e presente no meio de nós, mas ainda não plenamente, a sabedoria que ilumina nosso compromisso com a aventura do Reino será a súplica do Pai-Nosso: “Venha a nós o vosso Reino, Senhor!”.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Jr 13,1-11; Dt 32,18-21; Mt 13,31-35
3ª feira: 1Jo 4,7-16; Sl 33; Lc 10,38-42
4ª feira: Jr 15,10.16-21; Sl 58; Mt 13,44-46
5ª feira: Jr 18,1-6; Sl 145; Mt 13,47-53
6ª feira: Jr 26,1-9; Sl 68; Mt 13,54-58
Sábado: Jr 26,11-16-24; Sl 68; Mt 14,1-12
Domingo: Is 55,1-3; Sl 144; Rm 8,35.37-39; Mt 14,13-21

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …