Página Inicial / Animação Litúrgica / 18º Domingo do Tempo Comum

18º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1465 – 18º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 03/08/2014
É DA PARTILHA SOLIDÁRIA QUE ACONTECE O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO
Dia das Vocações Sacerdotais
Confeccionar um bonito painel lembrando o mês vocacional, dando destaque à vocação específica de cada domingo, sendo que neste lembramos a Vocação Sacerdotal. A equipe prepara com antecedência e traz presente os nomes dos padres que atuaram e atuam na sua Paróquia e outros fatos que aconteceram e estão acontecendo na comunidade. Lembrar os aniversariantes e acolher bem os visitantes. Para dar início à celebração, cantar de forma orante.
Enviai, Senhor, muitos operários para a vossa messe, pois a messe é grande Senhor, e os operários são poucos! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs em Cristo, paz e bem a todos. É com alegria que estamos reunidos para fazer memória da Páscoa de Jesus. Nesta Liturgia, o Senhor revela sua compaixão para conosco e nos alimenta com o Pão da partilha solidária. Hoje, tem início o mês vocacional e neste primeiro domingo, lembramos com carinho os ministérios ordenados: bispos, padres e diáconos que com dedicação, levam o pão da Palavra e da Eucaristia às nossas comunidades. (recordação da vida)
Animador(a) – Alegres e em comunhão com estes nossos irmãos, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui Senhor! Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor (bis) eis-me aqui, Senhor!
1 – O Senhor é o pastor, que me conduz. Por caminhos nunca vistos me enviou. Sou chamado a ser fermento, sal e luz, e por isso respondi: aqui estou!
2 – Ele pôs em minha boca uma canção. Me ungiu como profeta e trovador, da história e da vida do meu povo, e por isso respondi: aqui estou!
3 – Ponho a minha confiança no Senhor da esperança sou chamado a ser sinal. Seu ouvido se inclinou ao meu clamor, e por isso respondi: aqui estou!
Presidente – Como família de Deus reunida, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de Deus Pai, o amor de Jesus, o Pão da Vida, e a força transformadora do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Jesus nos ensina a viver a partilha e a solidariedade. Imploremos a misericórdia do Pai pelas vezes que nos omitimos em praticar os ensinamentos do Seu Filho. (pausa) Cantemos.
1 – Porque fui omisso e não soube doar e o pranto do pobre não quis enxugar.
Perdão, Senhor, perdão! Perdão, perdão! (bis)
2 – Por não ser como Cristo, um libertador, o sal, o fermento vivificador.
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, vosso Filho Jesus é o Pão da Vida. Que Vossa Palavra nos alimente e sacie a fome que temos de vós. Dai-nos o vosso amor, para multiplicarmos o pão e sabermos reparti-lo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
A assembleia permanece em pé, o(a) leitor(a) apresenta o Lecionário enquanto se canta.
Desça como a chuva a tua Palavra, que se espalhe como orvalho, como chuvisco na relva, como aguaceiro na grama. Amém!
06. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (55, 1-3)
07. SALMO RESPONSORIAL (144)
Vós abris a vossa mão e saciais os vossos filhos. (bis)
– Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
– Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento; vós abris a vossa mão prodigamente e saciais todo ser vivo com fartura.
– É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (8, 35.37-39)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – O homem não vive somente de pão, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus, e não só de pão. Amém. Aleluia, Aleluia!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (14, 13-21) 11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que em Seu Filho sacia nossa fome e sede de vida e salvação, renovemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus de bondade, que revela sua compaixão para conosco, confiantes elevemos nossos pedidos. Após cada prece, cantemos: Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece.
– Senhor, fortalecei a vossa Igreja e acompanhai o Papa Francisco, nossos bispos, os padres, diáconos, religiosos(as) para que sejam cada vez mais comprometidos com o anúncio da Boa-Nova. Nós vos pedimos.
– Senhor, transformai o nosso coração, para que vivamos com maior intensidade os gestos de solidariedade e partilha, a fim de que entre nós não haja tantas pessoas passando fome. Nós vos pedimos.
– Senhor, recompensai com vossa graça as pessoas que contribuem com a Associação Amigos do Seminário e aquelas que colaboram na formação dos futuros padres de nossa Igreja Particular de Colatina. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai os fiéis da Paróquia São Domingos e todas as comunidades que celebram a festa de seus padroeiros, para que fortalecidos pelo Vosso Espírito, continuem a missão de Jesus e dos apóstolos no meio em que vivem. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos pelos sacerdotes.
Ó Jesus, Bom Pastor, abençoa o bispo e os padres de nossa Diocese. Eles são para nós preciosos canais de tua graça: multiplica, sem cessar, seus gestos de amor. Eles acolhem teu povo, Senhor, para ouvir e consolar: não permitas que sofram de solidão. Concede-lhes coragem e sabedoria para defender os injustiçados. Aumenta, Senhor Jesus, o número de sacerdotes na Tua Igreja: dá-lhes o dom de ensinar, a alegria de celebrar e o gosto pelas coisas de Deus. Eles precisam também, Senhor, de muita saúde e boa disposição a fim de seguir praticando o bem. Que eles possam, enfim, colher abundantes frutos pela generosa entrega da própria vida. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para a Celebração da Palavra. Apresentar um bonito pão e um cartaz com fotos do(s) padre(s) de sua Paróquia. Diante do altar, ergue o pão partindo-o enquanto se canta.
Animador(a) – Jesus ao ver a multidão faminta, teve compaixão e realizou o milagre da partilha. Hoje em nossa Igreja os padres à imagem do Bom Pastor são chamados a ser homens de misericórdia e compaixão para orientar seus fiéis à prática da solidariedade, particularmente os que sofrem grandes necessidades. Apresentemos ao altar do Senhor a nossa vida e a de nossos padres no compromisso pela dignidade e igualdade da pessoa humana na comunidade e na sociedade.
1 – O nosso Deus com amor sem medida, chamou-nos à vida, nos deu muitos dons. Nossa resposta ao amor será feita se a nossa colheita mostrar frutos bons.
Mas é preciso que o fruto se parta e se reparta na mesa do amor. (bis)
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver celebração da Palavra)
No teu altar, Senhor, coloco a minha vida em oração.
1 – A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.
2 – O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.
(onde houver celebração Eucarística)
1 – Nos caminhos deste mundo onde andei, a tristeza me cortou o coração: ao ver homem contra homem, ao ver vida contra vida, desespero e solidão, violência sem medida.
Que poderei ao Senhor apresentar além da oferta do vinho e do pão? Em procissão, eu me achego ao teu altar, e te ofereço por inteiro o coração.
2 – Este encontro plenifica o meu viver, e descubro qual a minha vocação: sem reserva e sem temor, trabalhar pela verdade, espalhando pelo chão as sementes da bondade.
PAI NOSSO
Presidente – Jesus nos ensina a rezar e partilhar os nossos dons e os nossos bens. Elevemos nossas mãos e rezemos. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – Paz é acolhida, amor, respeito, dignidade e partilha solidária entre todos. Saudemo-nos como irmãos em Cristo.
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Sei daquele que tem fome. Sei de quem jamais reparte. Sei de quem não participa, mas eu vim p’ra fazer parte desta mesa de família, onde todos são irmãos, onde todos somos filhos do Senhor neste vinho e neste pão.
Por isso eu canto meu Senhor com alegria as maravilhas desta Santa Eucaristia.
2 – Sei daquele que não ama, ou só pensa em seus direitos. Sei daquele que reclama e eu também não sou perfeito. Nesta mesa de família eu queria ser irmão, nela eu sinto que sou filho do Senhor, neste vinho e neste pão.
3 – Sei das dores desta vida. Sei também das alegrias. Sei quem é que me convida, nesta santa Eucaristia, a beber do mesmo vinho, a partir do mesmo pão, na fraterna comunhão de quem já tem um fraterno coração.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Pai de amor, Vós enviastes vosso Filho para saciar a nossa fome, concedei que, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), possamos também saciar a fome de felicidade e paz de tantos irmãos e irmãs sofredores. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. TRECHO DA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
A Alegria do Evangelho – Papa Francisco
Ler para a assembleia.
Cada cristão e cada comunidade são chamados a ser instrumentos de Deus ao serviço da libertação e promoção dos pobres, para que possam integrar-se plenamente na sociedade; isto supõe estar docilmente atentos, para ouvir o clamor do pobre e socorrê-lo. A Igreja reconheceu que a exigência de ouvir este clamor deriva da própria obra libertadora da graça em cada um de nós, pelo qual não se trata de uma missão reservada apenas a alguns: “A Igreja, guiada pelo Evangelho da Misericórdia e pelo amor ao homem, escuta o clamor pela justiça e deseja responder com todas as suas forças”. Nesta linha, se pode entender o pedido de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37), que envolve tanto a cooperação para resolver as causas estruturais da pobreza e promover o desenvolvimento integral dos pobres, como os gestos mais simples e diários de solidariedade para com as misérias muito concretas que encontramos.
(Extraído n. n – 187.188)
22. NOTÍCIAS E AVISOS
– Dia 04: Dia do Padre
Onde houver Celebração Eucarística, a equipe prepara uma homenagem ao(s) padre(s).
23. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor vos abençoe e vos guarde. Amém.
– O Senhor faça brilhar sobre vós a sua face e vos seja favorável. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
24. CANTO FINAL
1 – Como membro desta Igreja peregrina, recebi de Jesus Cristo uma missão: de levar a Boa-Nova a toda gente, a verdade, a paz e o perdão.
Envia, envia, Senhor, operários para a messe. Escuta, escuta esta prece, multidões te esperam, Senhor!
2 – A missão nos acompanha dia a dia, na escola, no trabalho e no lar. Precisamos ser no mundo testemunhas pra que Deus possa em nós se revelar.
PARTILHA DA PALAVRA
O profeta Isaías usa a expressão de comprar trigo, vinho e leite sem pagar. O que ele quer nos dizer é que Deus nos dá muito mais do que podemos retribuir. Deus é infinitamente generoso, mesmo quando estragamos a festa da vida e nos ajuda a compreender que esse alimento abundante e gratuito é a Sua Palavra. A gratuidade vem de Deus, por Jesus e se prolonga na ação da partilha dos discípulos, que põem tudo a disposição de todos. A generosidade faz parte do Reino de Deus. Com a multiplicação dos pães, evidencia-se uma das características das comunidades cristãs: a partilha. É através da partilha solidária que acontece o milagre da multiplicação e da abundância, onde todos se saciam e ainda sobra para os que virão depois. “A fome de tantas pessoas é sinal de que o projeto de Deus não foi respeitado e que seu Reino ainda não se completou”. A compaixão é um sentimento divino que leva Jesus a socorrer as pessoas em suas necessidades. A exemplo de Jesus, somos convidados a fixar nosso olhar nos novos excluídos: migrantes, refugiados, vítimas do tráfico, analfabetos tecnológicos, moradores de rua, enfermos, idosos, desempregados… Que os gestos de compaixão de Jesus, despertem em nós, os mesmos sentimentos de solidariedade e compromisso com os excluídos dos bens da sociedade. Na abertura solidária para os outros, a melhor oferta do pão, que ninguém recusa porque não marginaliza, são: o amor, a acolhida, o respeito à dignidade de cada pessoa. Talvez esse seja o pão de que mais se tenha fome em nossos dias. Poderemos então aproximar-nos para receber o pão eucarístico se não estivermos dispostos a partilhar com os irmãos o pão material? Se não aceitamos que a pessoa de Jesus seja reproduzida em nós, se não lhe permitimos continuar, através de nós, a saciar a humanidade? E Jesus continua pedindo: “Dai-lhes vós mesmos de comer”! Qual é a nossa atitude diante de tantos irmãos e irmãs sofredores? Como posso chamar-me de cristão se não me preocupo com meus semelhantes?
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Jr 28,1-17; Sl 118; Mt 14,13-21
3ª feira: Jr 30,1-2.12-15.18-22; Sl 101; Mt 14,22-36
4ª feira: Dn 7,9-10.13-14; Sl 96; 2Pd 1,16-19; Mt 17,1-9
5ª feira: Jr 31,31-34; Sl 50; Mt 16,13-23
6ª feira: Na 2,1.3;3,1-3.6-7; Dt 32,35-41; Mt 16,24-28
Sábado: Hab 1,12-2,4; Sl 9; Mt 17,14-19
Domingo: 1Rs 19,9a. 11-13a; Sl 84; Mt 14,22-33

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …