Página Inicial / Animação Litúrgica / 19º Domingo do Tempo Comum

19º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1466 – 19º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 10/08/2014
EM NOSSAS DIFICULDADES, JESUS ESTENDE A MÃO E NOS AMPARA
Início da Semana Nacional da Família
Dia dos Pais e do Diácono
Preparar o espaço celebrativo, com um bonito painel lembrando o mês vocacional, dando destaque à vocação específica de cada domingo, sendo que neste, lembramos o Dia dos Pais. Neste domingo, envolvê-los nos momentos celebrativos. Para dar início à celebração, cantar de forma orante.
Enviai, Senhor, muitos operários para a vossa messe, pois a messe é grande Senhor, e os operários são poucos! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, paz e bem a todos vocês que vieram participar conosco deste encontro em que celebramos, com a nossa Páscoa semanal, o dia dos pais e abrimos a Semana Nacional da Família. Oremos, também, neste dia pelos diáconos de nossa Igreja, que a exemplo de São Lourenço, seu patrono, perseverem na fé exercendo seu ministério. Nesta liturgia, Jesus se manifesta em todas as pessoas e comunidades que, diante dos perigos e dificuldades do dia a dia, vivem uma relação de grande confiança em Deus e se entregam totalmente a Ele para realizar, corajosos, seu plano de amor. Confiantes, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui Senhor! Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor (bis) eis-me aqui, Senhor!
1 – O Senhor é o pastor, que me conduz. Por caminhos nunca vistos me enviou. Sou chamado a ser fermento, sal e luz, e por isso respondi: aqui estou!
2 – Ele pôs em minha boca uma canção. Me ungiu como profeta e trovador, da história e da vida do meu povo, e por isso respondi: aqui estou!
Presidente – Cristo Ressuscitado está no meio de nós, façamos o sinal que nos reúne como comunidade cristã. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Ao Pai sempre disposto a nos acolher e perdoar, peçamos perdão de nossas faltas e omissões. (pausa) Cantemos.
1 – Perdoai-me outra vez, Senhor! Novamente eu me fechei, dentro do meu desamor, vossa imagem mutilei.
Perdoai-me, Senhor, não vivi minha vocação. Perdoai-me, Senhor, não amei o meu irmão.
2 – Deveria ser vosso apóstolo, mas pequei por omissão. Eu também me acomodei, fracassei vossa missão.
3 – Deveria ser bom discípulo mas calei a minha voz. Camuflando o ideal, sem pregar a vossa paz.
Presidente – Deus de misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Deus eterno e misericordioso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DOS REIS (19, 9a. 11-13a)
06. SALMO RESPONSORIAL (84)
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei! (bis)
– Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que Ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
– A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
– O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (9, 1-5)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Eu confio em nosso Senhor, com fé, esperança e amor; eu espero em sua Palavra, hosana, ó Senhor, vem, me salve!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (14, 22-33)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus sempre pronto a nos socorrer em nossas necessidades, professemos a nossa fé: Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – “Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!”. Confiantes na Palavra de Deus, supliquemos.
– Pai de bondade, guiai o papa Francisco, os bispos, padres, diáconos e religiosos(as) para que possam colocar em Cristo toda sua confiança. Nós vos pedimos.
– Pai de bondade, ajudai todos os pais de nossas comunidades para que possam, com sabedoria, encaminhar seus filhos conforme os preceitos cristãos. Nós vos pedimos.
– Pai de bondade, fortalecei nossas famílias para que sejam verdadeiras Igrejas domésticas na vivência da espiritualidade cristã na comunidade e na sociedade. Nós vos pedimos.
– Pai de bondade, iluminai todos os estudantes para que sintam amor ao estudo e procurem conviver pacificamente com seus colegas e professores, sendo construtores de uma sociedade, onde todos tenham seus direitos respeitados. Nós vos pedimos.
– Pai de bondade, abençoai os fiéis das Paróquias: Santa Clara de Assis, São Roque e todas as comunidades que celebram a festa de seus padroeiros, para que fortalecidos pelo Espírito Santo, continuem a missão de Jesus e dos apóstolos no meio em que vivem. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei, Pai de bondade, os pedidos de nossa comunidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Em meio às tempestades, às trevas e ao mar agitado do mundo de hoje, recebemos do Senhor a certeza de que Ele está conosco e sempre nos socorre. Ele é o Deus da brisa mansa, capaz de acalmar a mais violenta tempestade e nos livrar de qualquer perigo. Apresentemos ao Altar do Senhor o esforço e a dedicação de nossas famílias que buscam a santificação e lutam para sustentar e proteger a vida.
Uma famíla apresenta um belo coração com o tema da Semana Nacional da Família: “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo.” Coloca-o em lugar já preparado.
A vida nova, nova família, que celebramos aqui tem lugar. Tua bondade vem com fartura, é só saber, reunir, partilhar. Ô, ô, ô, recebe Senhor! Ô, ô, recebe Senhor!
14. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver celebração da Palavra)
No teu altar, Senhor, coloco a minha vida em oração.
1 – A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.
2 – O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.
(onde houver celebração Eucarística)
1 – Nos caminhos deste mundo onde andei, a tristeza me cortou o coração: ao ver homem contra homem, ao ver vida contra vida, desespero e solidão, violência sem medida.
Que poderei ao Senhor apresentar além da oferta do vinho e do pão? Em procissão, eu me achego ao teu altar, e te ofereço por inteiro o coração.
2 – Este encontro plenifica o meu viver, e descubro qual a minha vocação: sem reserva e sem temor, trabalhar pela verdade, espalhando pelo chão, as sementes da bondade.
PAI NOSSO
Presidente – Confiantes na presença de Cristo no meio de nós, rezemos a oração que Ele mesmo nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – Confiantes na graça que nos anima e dispostos a fazer de nossa vida um sinal de reconciliação, amor e paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna. (canto à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Sei daquele que tem fome. Sei de quem jamais reparte. Sei de quem não participa, mas eu vim p’ra fazer parte desta mesa de família, onde todos são irmãos, onde todos somos filhos do Senhor neste vinho e neste pão.
Por isso eu canto meu Senhor com alegria as maravilhas desta Santa Eucaristia.
2 – Sei daquele que não ama, ou só pensa em seus direitos. Sei daquele que reclama e eu também não sou perfeito. Nesta mesa de família eu queria ser irmão, nela eu sinto que sou filho do Senhor, neste vinho e neste pão.
3 – Sei das dores desta vida. Sei também das alegrias. Sei quem é que me convida, nesta santa Eucaristia, a beber do mesmo vinho, a partir do mesmo pão, na fraterna comunhão de quem já tem um fraterno coração.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, alimentados pela vossa Palavra (e pela Comunhão), queremos continuar nossa caminhada de fé como verdadeiros seguidores do Vosso Filho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
Sugestão: a equipe prepara uma homenagem aos Pais, conforme o canto abaixo.
Erguei as mãos pedindo a Deus a proteção e união pela família. (bis)
1 – Não há gesto mais bonito do que esse. Quando um filho pede a bênção a seus pais e acredita fielmente que essa bênção vem de Deus, que o fará seguir em paz.
2 – A família é o caminho da esperança, a certeza que se tem pra onde voltar, não há nada mais divino e é por isso que a presença de Jesus nela está.
3 – Deus abençoe a mim e abençoada está, com seu amor cada pessoa que se encontra aqui, Deus abençoe a mim. E abençoada está cada família que celebra a vida em Ti.
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor vos abençoe e vos guarde. Amém.
– O Senhor faça brilhar sobre vós a vossa face e vos seja favorável! Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– A alegria do Senhor seja a vossa força; ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Como membro desta Igreja peregrina, recebi de Jesus Cristo uma missão: de levar a Boa-Nova a toda gente, a verdade, a paz e o perdão.
Envia, envia, Senhor, operários para a messe. Escuta, escuta esta prece, multidões te esperam, Senhor!
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus. Fala-nos de um Deus apostado em percorrer, de braço dado com os homens, os caminhos da história. A primeira leitura convida-nos para regressarmos às origens da nossa fé e do nosso compromisso, a fazermos uma peregrinação ao encontro do Deus da comunhão e da Aliança; e garante que não O encontraremos nas manifestações espetaculares, mas na humildade, na simplicidade, na interioridade. A segunda leitura sugere que esse Deus, que vem ao encontro dos homens e revela-lhes o seu rosto de amor e de bondade, tem uma proposta de salvação que oferece a todos. Convida-nos a estarmos atentos às manifestações desse Deus e a não perdermos as oportunidades de salvação que Ele nos oferece. O Evangelho apresenta-nos uma reflexão sobre a caminhada histórica dos discípulos, enviados à “outra margem” a propor aos homens o banquete do Reino. Nessa “viagem”, a comunidade do Reino não está sozinha, à mercê das forças da morte: em Jesus, o Deus do amor e da comunhão vem ao encontro dos discípulos, estende-lhes a mão, dá-lhes a força para vencer a adversidade, a desilusão, a hostilidade do mundo. Os discípulos são convidados a reconhecê-LO, a acolhê-LO e a aceitá-LO como “o Senhor”. Jesus sempre vem em nosso auxílio. Quando as tempestades são violentas e sabendo dos perigos que temos na vida diária, cotidianamente ele nos salva das ondas mais perigosas e nos oferece a segurança da vida que é Ele, mesmo quando a nossa fé está tão fraca quanto a de Pedro. A fé nos convida a ver o mundo com outros olhos e, assim, nos convencer que Deus existe, que nos ama muito e nos quer bem. Esta fé, que vem do Espírito Santo, nos faz mais seguros. É a força que nos convida à confiança, é a força para vencer o mundo e nos confiar totalmente nas mãos de Deus. Esta é a fé capaz de mover montanhas. Pela nossa fé, como Pedro, hoje devemos dizer ao Senhor: “Vinde Senhor, me salva, porque posso perecer”. O essencial de nossa fé é acreditar que Cristo está vivo, que Ele é o centro de nossa vida, que nós temos a segurança do seu amor, porque Deus nos ama infinitamente, Ele nos dará o que mais precisamos no meio das nossas dúvidas e limites, que é a certeza do seu amor.
AGOSTO – MÊS DA VOCAÇÕES
No segundo domingo de agosto, comemora-se o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é lembrado porque antigamente no dia 16 de agosto comemorava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora, e por isso adotou-se essa data. Passar a comemorar nesse dia a vocação matrimonial foi apenas um pequeno passo e a Semana Nacional da Família foi outro importante passo, embora a liturgia reserve um domingo após o Natal para o Dia da Sagrada Família, que é também uma comemoração para aprofundar a vida da família cristã. Celebrando hoje o dia dos pais, recordamos, então, o chamado a gerar vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Ser pai e ser mãe, constituir família é assumir um estado de vida na Igreja. Inicia-se, então, neste Domingo, a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. “A família é base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que os guiarão durante toda a vida”, dizia o saudoso Papa
João Paulo II – hoje, São João Paulo II. “Na medida em que a família cristã acolhe o Evangelho e amadurece na fé torna-se comunidade evangelizadora. A família, como a Igreja, deve ser um lugar onde se transmite o Evangelho e donde o Evangelho irradia. Portanto, no interior de uma família consciente desta missão, todos os componentes evangelizam e são evangelizados…”
(Familiaris Consortio, 52).
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Ez 1,2-5.24-28c; Sl 148; Mt 17,22-27
3ª feira: Ez 2,8-3,4; Sl 118; Mt 18,1-5.10.12-14
4ª feira: Ez 9,1-7; 10,18-22; Sl 112; Mt 18,15-20
5ª feira: Ez 12,1-12; Sl 77; Mt 18,21-19,1
6ª feira: Ez 16,1-15.60.63; Medit Is 12,2-6; Mt 19,3-12
Sábado: Ez 18,1-10.13b.30-32; Sl 50; Mt 19,13-15
Domingo: Ap: 11,19a;12,1.3-6a.10ab; Sl 44; 1Cor 15,20-27a; Lc 1,39-56

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …