Página Inicial / Animação Litúrgica / 26º Domingo do Tempo Comum

26º Domingo do Tempo Comum

26º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 28/09/2014
ABRAÇANDO A VONTADE DO PAI
Dia da Bíblia
Na entrada do templo colocar o Lecionário ou a Bíblia em destaque, ornamentada com flores.
A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão: é semente de paz, de justiça e perdão! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs em Cristo, a alegria do Senhor, seja vossa força. Nós os acolhemos com carinho para celebrarmos nossa vida e nossa fé no Ressuscitado. Bem-vindos a este encontro em comunidade, especialmente, quem está nos visitando.
Animador(a) – Hoje, último domingo de setembro, é dedicado à Bíblia. Nela está toda a história da Salvação. Ela é como uma luz que nos ilumina e nos ajuda a entender o apelo de Deus no dia-a-dia de nossa vida. Iniciemos nossa celebração, cantando.
Procissão de entrada: crucifixo ladeado por velas, leitores, ministros e presidente.
02. CANTO INICIAL
Alegres vamos à casa do Pai, e na alegria cantar seu louvor. Em sua casa somos felizes:
participamos da ceia do amor.
1 – A alegria nos vem do Senhor, seu amor nos conduz pela mão. Ele é luz que ilumina o seu povo com segurança lhe dá salvação.
2 – O Senhor nos concede os seus bens, nos convida à sua mesa sentar. E partilha conosco o seu Pão, somos irmãos ao redor deste altar.
Presidente – Reunidos pela Trindade Santa, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – Saúdo-vos irmãos(as), em nome do Senhor presente entre nós. Desejo-vos que a Palavra viva do Senhor seja lâmpada para os vossos pés, força e alimento na caminhada. Bendito seja Deus…
03.ATO PENITENCIAL
Presidente – A Palavra de Deus nos leva a experimentar a bondade sempre fiel do Senhor que nos propõe mudança de vida e acredita em nossa conversão. Imploremos a misericórdia do Pai, pelas vezes que deixamos de acolher Sua Palavra em nossa vida. (pausa) Confessemos os nossos pecados. Confesso a Deus…
Presidente – Deus de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza, um dia, à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO  – OREMOS
Presidente – Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
A equipe de celebração prepara este momento usando gestos conforme a letra do canto. Se possível, envolver membros dos Círculos Bíblicos.
1 – A Palavra de Deus é uma festa, nós queremos ouvi-la de novo. Este Livro sem par nos atesta: “Deus escuta o clamor do seu povo!”
Vamos juntos cantar, celebrando o que Deus fez e faz para nós. A Palavra é o amor nos falando; com amor ouviremos sua voz.
2 – A Palavra de Deus como festa, a lutar nos ajuda e convida. Seu refrão repetido está nesta: “Vim a vós para dar-vos mais vida!”
06. LEITURA DA PROFECIA DE EZEQUIEL (18, 25-28)
07. SALMO RESPONSORIAL (24)
Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão! (bis)
– Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação; em vós espero, ó Senhor, todos os dias!
– Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! Não recordeis os meus pecados quando jovem, nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
– O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres Ele ensina o seu caminho.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (2, 1-11)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Minhas ovelhas escutam a minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (21, 28-32)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos nossa fé no Deus uno e trino comprometendo-nos em vivê-la fazendo a vontade do Pai, cantando. (Sugestão Nº 396)
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Elevemos a Deus os pedidos de nossa comunidade na certeza de que seremos atendidos. Após cada prece, rezemos: Deus de amor, ouvi-nos.
– Senhor, fortalecei o Papa Francisco, os bispos, o clero, os religiosos(as), os leigos(as), para que sempre anunciem a vossa Palavra com amor, dinamismo e alegria. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai a missão da Pastoral Bíblica e dos Grupos de Círculos Bíblicos para que continuem firmes no anúncio da vossa Palavra. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus de Aracruz, para que a exemplo de sua padroeira, seja cada vez mais fervorosa em sua ação missionária. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai sabedoria a todos os eleitores para que votem em candidatos ficha limpa e com propostas a favor do bem comum. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei, Pai de bondade, as súplicas que vos apresentamos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – O mês da Bíblia, refletiu o Evangelho de São Mateus, o evangelista da liturgia deste ano. Apresentemos ao altar do Senhor, o compromisso e o firme propósito de acolher a Palavra de Deus em nossa vida, promovendo o amor, a união, a justiça, a fraternidade e a paz na família, na comunidade e na sociedade.
O animador pede a assembleia para elevar as mãos em direção ao altar e fazer a oração abaixo.
Senhor, creio que a Vossa Palavra é vida e que ela gera Vossa vida em mim. Por isso, quero agora me comprometer a ler Vossa Palavra, meditá-la e vivê-la todos os dias. Amém.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – Neste gesto de oferenda, trazemos sobre as mãos a vida e o trabalho, de todos os irmãos.
Pai Santo, recebei a nossa gratidão! Fazei-nos a imagem, do vosso coração.
2 – As ofertas que vos damos, por Cristo, nosso irmão, se tornem para todos, sinal de salvação.
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Tanta coisa a Bíblia ensina, uma delas é
partilhar, pra mostrar que aprendemos o gesto, vamos todos até o altar.
Nesta mesa deixar nossos dons pro Senhor transformá-los em vida com este pão e este vinho bendito, nosso mundo não terá feridas.
2 – Tanta coisa Jesus nos falou, ensinou o povo a repartir, pra mostrar que aprendemos o gesto, hoje também fazemos aqui.
PAI NOSSO
Presidente – Como verdadeiros irmãos(as) em Cristo, rezemos a oração da fraternidade. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Presidente – Quanto mais intimidade tivermos com a Palavra de Deus mais a paz encontraremos. Saudemo-nos com um abraço fraterno.
Sempre encontrando (3x) o nosso irmão. Sempre encontrando (2x) o nosso irmão.
Viva a nossa bela união (3x) sempre encontrando nosso irmão.
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – A Palavra de Deus é convite, pra vivermos em comunhão, ela chama, convoca, insiste pra partir e repartir o pão. É também ela que nos anima a sentar nessa mesa de paz e ser povo de Deus que caminha com amor novo mundo refaz.
É a Palavra, de Deus uma luz é ela que nos alimenta com o pão, Cristo Jesus é a força que nos sustenta.
2 – A Palavra de Deus é que chama a ser sempre uma comunidade, pois é dela que a vida emana pela força da fraternidade.
3 – A Palavra de Deus é história, da história de Deus com a gente, neste pão, neste vinho agora a memória de um Deus presente.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que a Vossa Palavra (e a Comunhão) renove a nossa vida para que, participando do mistério pascal, sejamos herdeiros da glória do vosso Filho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
– A equipe de celebração junto com a coordenação dos Círculos Bíblicos preparam uma lembrança para a assembleia com um versículo do Evangelho de São Mateus para ser rezado na semana em família.
22. BÊNÇÃO
Presidente – Que Deus todo-poderoso vos livre sempre de toda adversidade e derrame sobre vós as suas bênçãos. Amém.
– Torne os vossos corações atentos à Sua Palavra, a fim de que transbordeis de alegria divina. Amém.
– Assim, abraçando o bem e a justiça, possais correr sempre pelo caminho dos mandamentos divinos e tornar-vos co-herdeiros dos Santos. Amém.
– A bênção de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
Toda Bíblia é comunicação de um Deus amor, de um Deus irmão. É feliz quem crê na revelação, quem tem Deus no coração.
1 – Jesus Cristo é a Palavra, pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade.
PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura está no contexto do Exílio da Babilônia. O povo acusa Deus de injusto e de agir incorretamente. Entre o povo havia a ideia de que o pecado marcava para sempre a vida e a descendência de quem pecava. Não é uma fatalidade, nem Deus é o culpado da morte do pecador. O profeta, como porta-voz de Deus, mostra que a salvação de uma pessoa não depende de seus antepassados e parentes. O que importa é a disposição do coração no momento presente. Deus nos julga conforme o que somos hoje. Nunca é tarde para nos arrependermos, porque Deus quer a vida para todos. O Salmo 24(25), uma súplica de uma pessoa com bastante idade, pede duas coisas: perdão dos seus desvios na juventude e a libertação das mãos dos inimigos. Recorda a Aliança com várias palavras: caminho, direito, amor e verdade, aliança preceitos… Deus é o aliado do pobre explorado e oprimido. O salmista tem muita confiança em pedir e certeza de ser atendido, porque o Senhor é piedade, misericórdia e bondade sem limites. Filipos, comunidade dividida, por causa do espírito de competição e egoísmo. Paulo apresenta Jesus como modelo de filho fiel e obediente que se torna servo. Convida os que se dizem seguidores dele a terem “o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus”. O Evangelho se situa no contexto da rejeição de Jesus por parte dos chefes do povo. Ele encontra-se em Jerusalém e seu tempo está cada vez menor. Aumenta a hostilidade daqueles que rejeitam sua mensagem. A parábola dos dois filhos é simples e questionadora. Antes de fazer sua comparação, Jesus pede a opinião de seus ouvintes. Eles mesmos vão decidir. O que está em jogo é algo muito profundo e permanente na vida de quem tem fé: fazer a vontade de Deus. As palavras de nada valem: é preciso a ação concreta, conforme o projeto de Deus. Fazendo o que Deus espera, quem é pecador torna-se justo; não fazendo, quem se considera justo torna-se pecador. Os dois filhos podem representar diversos personagens: o povo de Israel histórico, a geração do momento, os seguidores de Jesus de todos os tempos e nós que ouvimos hoje essa palavra. Com qual dos dois filhos nós nos identificamos?
REFLETINDO O MÊS DA BÍBLIA
O objetivo da Leitura Orante é ter um contato profundo com Deus e escutar o que Ele tem a dizer para que, conhecendo a sua vontade, se possa viver melhor a Boa Nova de Jesus Cristo. A escuta da vontade divina pela mediação da Escritura não é tanto um esforço humano, mas sim uma resposta à iniciativa gratuita de Deus, que deseja se fazer ouvir.
1. Iniciar, invocando o Espírito Santo;
2. Leitura lenta e atenta do texto;
3. Momento de silêncio interior, lembrando o que leu;
4. Ver bem o sentido de cada frase;
5. Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a vida;
6. Ampliar a visão, ligar o texto com outros textos bíblicos;
7. Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus;
8. Formular um compromisso de vida;
9. Rezar um Salmo apropriado;
10. Escolher uma frase como resumo para memorizar.
Comemorando hoje o Dia da Bíblia, queremos saudar com carinho todas as comunidades que celebram a Palavra de Deus, todas as pessoas, grupos e movimentos que se dedicam ao estudo e aprofundamento das Sagradas Escrituras. A Igreja no Brasil, sob a orientação dos nossos bispos, muito tem se preocupado com a formação bíblico-catequética de todos os fiéis, especialmente com as lideranças das comunidades. Graças a esse dinamismo da Igreja, muitas pessoas abraçaram essa formação crescendo na fé e na vida. Os círculos bíblicos foram inspirados na prática das primeiras comunidades cristãs, que se reuniam nas casas para aprender a doutrina com os apóstolos, para rezar, partilhar o pão e os bens conforme a necessidade de cada um. Portanto, a oração em família e em pequenos grupos facilita a compreensão da Palavra de Deus, cria laços de fraternidade, fortalece a união e a participação na vida comunitária. Esperamos que todos se esforcem com muito amor para conhecer melhor o Livro da fé e da vida que nos ensina o caminho para Deus. Equipe de Publicação do Folheto Litúrgico “O Dia do Senhor”.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Dn 7,9-10.13-14; Sl 137; Jo 1,47-51
3ª feira: Jó 3,1-3.11-17.20-23; Sl 87; Lc 9,51-56
4ª feira: Jó 9,1-12.14-16; Sl 87; Lc 9,57-62
5ª feira: Ex 23,20-23; Sl 90; Mt 18,1-5.10
6ª feira: Jó 38,1.12-21;40,3-5; Sl 138; Lc 10,13-16
Sábado: Jó 42,1-3.5-6.12-16; Sl 118; Lc 10,17-24
Domingo: Is 5,1-7; Sl 79; Fl 4,6-9; Mt 21,33-43

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …