Página Inicial / Animação Litúrgica / 33º Domingo do Tempo Comum

33º Domingo do Tempo Comum

Ano A – XXIV – Nº 1481 – 33º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 16/11/2014
QUEM EM MIM PERMANECE, ESSE DÁ MUITO FRUTO
1. ACOLHIDA
Preparar um cartaz ou painel contendo dons existentes na comunidade, colocando-o na entrada da Igreja. Preparar também a recordação da vida. (fatos, comemorações, formações… Lembrar os doentes e impossibilitados de participar da comunidade). Para dar início à Celebração, acende-se a vela do altar (com uma vela menor) enquanto se canta o refrão suavemente.
Abrirei meus lábios num canto de amor, (bis) ao Deus da plena vida, o meu louvor! (bis) Abrirei meus braços e meu coração, (bis) pra te acolher, ó minha irmã, ó meu irmão! (bis) Glória seja ao Pai e ao Filho, nosso bem! (bis) Glória ao Divino Espírito. Amém! (bis)
Animador(a) – Sejam bem-vindos, irmãos e irmãs! É com grande alegria que os acolhemos para celebrar o mistério da nossa fé. Para bem celebrar o Dia do Senhor, vamos trazer presente os acontecimentos da semana. (recordação da vida). Estamos nos preparando para a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de nossa Igreja diocesana. Em comunhão com todos os romeiros que participam da novena em preparação a esta festa e na esperança de permanecermos unidos a Jesus e produzir frutos de amor e bondade, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
2. CANTO INICIAL
Ó Pai, somos nós o povo eleito que Cristo veio reunir. (bis)
1 – Pra viver da sua vida, aleluia! O Senhor nos enviou, aleluia!
2 – Pra ser Igreja peregrina, aleluia! O Senhor nos enviou, aleluia!
3 – Pra ser sinal de salvação, aleluia! O Senhor nos enviou, aleluia!
Presidente – Irmãos e irmãs, reunidos pelo Deus Trindade, para este encontro de oração, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus de ternura que nos enche de força e paz em nossa caminhada, pela ação do Espírito Santo esteja convosco. Bendito seja Deus…
3. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Confiantes na bondade do Pai, reconheçamo-nos necessitados da Sua misericórdia. Em silêncio, pensemos em nossas faltas. (pausa) Na esperança de recebermos o seu perdão, peçamos:
Pres.: Senhor, que viestes, não para condenar, mas para perdoar, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Pres.: Cristo, que vos alegrais pelo pecador arrependido, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Pres.: Senhor, que muito perdoais a quem muito ama, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Presidente – Deus rico em misericórdia e bondade tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
4. ORAÇÃO
Presidente – Ó Pai, confiais às nossas mãos frágeis todos os bens da criação. Ajudai-nos para que sejamos servidores incansáveis, multiplicando os frutos da vossa providência e vigilantes esperemos a vossa vinda gloriosa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
5. LEITURA DO LIVRO DOS PROVÉRBIOS (31, 10-13.19-20. 30-31)
6. SALMO RESPONSORIAL (127)
Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos! (bis)
– Feliz és tu, se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
– A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
– Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
7. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES (5, 1-6)
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; quem em mim permanece, esse dá muito fruto.
9. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (25, 14-30)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus justo e generoso, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus de bondade, apresentemos nossas preces. Após cada pedido, rezemos: Atendei, Deus da vida, nossa oração.
– Senhor, abençoai a vossa Igreja sob a autoridade do Papa, dos bispos e dos padres, para que continuem animando seus fiéis segundo os dons e talentos que de Vós receberam. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai nossos governantes para que coloquem, verdadeiramente, seus dons e talentos a serviço do vosso povo. Nós vos pedimos.
– Senhor, tocai o coração de todos os batizados para que conheçam a alegria de estar a serviço do vosso Reino, e produzam frutos de justiça e solidariedade. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei todas as pessoas que participam da novena em preparação à Festa de Nossa Senhora da Saúde, para que a exemplo de Maria, sejam fiéis colaboradores na construção de um mundo melhor para todos. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos, juntos, a Oração Jubilar.
Estamos diante de Ti, Senhor, cheios de júbilo, para contemplar, agradecidos, as admiráveis manifestações de Tua presença salvadora e transformadora ao longo desses 25 anos de ação evangelizadora de nossa Igreja Particular de Colatina. Celebrar a vida de nossas comunidades eclesiais manifestada na dedicação de leigos (as), seminaristas, diáconos, religiosos (as), presbíteros e bispos. Reencantar nosso coração no fogo do Teu Espírito a fim de que nossa Igreja Particular reassuma, com ainda mais ardor, sua missão de ser Samaritana a serviço da Vida. Que Tua e nossa Mãe, que invocamos como Nossa Senhora da Saúde, continue nos amparando e guiando para que nunca percamos a alegria de anunciar o Teu Reino a caminho do Pai. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Deus nos dá dons variados que se forem usados se multiplicam, e guardados se estragam. Cabe a nós fazê-los frutificar. Apresentemos ao altar do Senhor as nossas vidas, com os dons e talentos que Deus nos concedeu, para colaborar na construção do seu Reino e para o nosso sustento material cotidiano.
Pessoas de diferentes ministérios e profissões apresentam-se diante do altar com símbolos que expressem seus diferentes dons e talentos, enquanto se canta. Ex.: catequista, pedreiro, ministro, professor(a), cozinheiro, agricultor e outros existentes na comunidade.
Dos meus dons que recebi pelo Espírito de amor trago os frutos que colhi e em tua mesa quero pôr. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1 – A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar! E a tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
2 – A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor. Ao pobres e ao sofredor, vou servir e esperar. Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão. Cantando a nova canção de esperança e de paz.
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Não tenho grandes coisas para oferecer, mas tenho um coração cheio de amor pra dar. O esforço que eu fiz para chegar aqui e o desejo que eu tenho de não me acomodar.
Aceita, ó Pai nesse vinho e pão essa oferenda é de coração. (bis)
2 – Não tenho grandes coisas para oferecer, mas tenho as mãos abertas pra ajudar o irmão. Eu sei que a minha oferta só terá valor, se sempre eu procurar viver em comunhão.
3 – O que dá sentido à vida é amar-te e louvar-te, para que a nossa vida seja sempre uma canção.
PAI NOSSO
Presidente – Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou. Pai Nosso…
 CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – O nosso Deus com amor sem medida, chamou-nos à vida, nos deu muitos dons. Nossa resposta ao amor será feita se a nossa colheita mostrar frutos bons.
Mas é preciso que o fruto se parta e se reparta na mesa do amor. (bis)
2 – Participar é criar comunhão, fermento no pão, saber repartir. Comprometer-se com a vida do irmão viver a missão de se dar e servir.
3 – Os grãos de trigo em farinha se tornam depois se transformam em vida no pão. Assim também quando participamos unidos criamos maior comunhão.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, restaurados em vossa mesa pelo Pão da Palavra (e pela Comunhão), nós vos pedimos que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
– Dia 21: Celebraremos a Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira diocesana. A missa será às 9h, no Santuário, em Ibiraçu. Participe!
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor esteja convosco: Ele está no meio de nós.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar! (bis)
1 – Somos povo escolhido e na fronte assinalado com o nome do Senhor, que caminha ao nosso lado.
2 – Somos povo em missão, já é tempo de partir, é o Senhor quem nos envia, em seu nome a servir.
3 – Somos povo-esperança, vamos juntos planejar, ser Igreja a serviço e a fé testemunhar.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
O poema da mulher virtuosa apresenta alguns valores do trabalho, do compromisso, da generosidade, do “temor de Deus”. Não são valores só da mulher virtuosa, mas de todo o discípulo que quer viver na fidelidade ao Projeto de Deus e corresponder à missão que Ele lhe confiou. Esses valores devem ser cultivados para que a vida não seja desperdiçada, mas conduzida com sabedoria. Na 2ª leitura São Paulo deixa claro que o importante não é saber quando virá o Senhor Jesus pela segunda vez, mas é estar atento e vigilante, vivendo de acordo com os ensinamentos de Jesus, testemunhando o Seu Projeto, empenhando-se ativamente na construção do Reino. Manter-se vigilante é sentir-se responsável pelo Reino. O texto do Evangelho de hoje, conhecido como a parábola dos talentos aborda o tema da segunda vinda de Jesus no fim dos tempos e define a atitude com que os discípulos devem esperar e preparar essa vinda. O patrão da parábola é Deus. Ele confiou seus bens a cada um conforme sua capacidade. O grande tesouro a nós confiado foi o seu Reino para que o façamos frutificar. O servo infiel não produz fruto por medo e pela ideia errada que ele tem de Deus. Jesus apresenta Deus como misericórdia e bondade. O servo bom e fiel compreende isto, pois luta pela justiça do Reino, enfrenta os riscos, fazendo frutificar seus talentos. Jesus ressuscitado subiu ao céu, donde voltará. Deixou a nós, cristãos, a tarefa de sermos suas testemunhas e continuadores da missão que Ele mesmo recebeu do Pai, de salvar a humanidade (At 1, 6-11). Por isso, não desperdicemos os talentos que são de Deus, a nós entregues com confiança. Os talentos que recebemos são muito valiosos e de grande responsabilidade de todo batizado, pois enterrá-lo é privar nossos irmãos de um dom que d’Ele e do qual somos apenas administradores. A parábola de hoje nos quer mostrar como devem agir os que receberam a responsabilidade do Reino da Justiça, trazido por Jesus. Como estamos administrando os dons (talentos) que Deus nos dá? Estamos fazendo-os frutificar? Como?
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
O EVANGELHO nos diz que JESUS de madrugada se retirava para a montanha ou para lugares desertos para rezar. (Mc 1, 35; 6, 46; 14, 32-42; Lc 4, 42; Mt 14, 23-25; Jo 6, 15)
ACOLHER O ESPÍRITO SANTO
(silêncio – canto ou oração)
1º PASSO – LEITURA
– Observar e ouvir com o coração silencioso e aberto para entender a proposta do Senhor.
– O que diz o texto em si?
– Ler e reler o texto. Não pense que já o conhece.
– Escolha uma frase, se envolva e explore-a profundamente.
– Refletir cada personagem, o espaço geográfico, o tempo e o que aconteceu.
2º PASSO – MEDITAÇÃO
Ler o texto mais uma vez. Este é o momento de interiorização, de envolvimento pleno com o texto.
– Qual a mensagem do texto para mim hoje?
– O que me diz concretamente dentro da realidade em que estamos vivendo?
– O que Deus falou no passado e o que continua a falar hoje?
3º PASSO – ORAÇÃO
– O que o texto me faz dizer a Deus?
– Faça a sua prece de louvor, agradecimento e súplica a Deus.
– A exemplo de Maria você pode cantar: “A minha alma engrandece o Senhor.” (Lc 1, 46; 1Ts 5,-16-18)
4º PASSO – CONTEMPLAÇÃO
– Contemplar é experimentar a beleza e a misericórdia do amor de Deus.
– Qual o novo jeito de praticar o texto que você acaba de contemplar?
– Como superar os desafios encontrados?
– A Leitura Orante da Palavra só será concluída enquanto você estiver caminhando com a comunidade.
CONCLUSÃO
Terminar com a oração de um salmo ou canto.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Ap 1,1-4;2,1-5a; Sl 1; Lc 18,35-43
3ª feira: Ap 3,1-6.14-22; Sl 14; Lc 19,1-10
4ª feira: Ap 4,1-11; Sl 150; Lc 19,11-28
5ª feira: Ap 5,1-10; Sl 149; Lc 19,41-44
6ª feira: Ap 10,8-11; Sl 118; Lc 19,45-48
Sábado: AP 11,4-12; Sl 143; Lc 20,27-40
Domingo: Ez 34,11-12.15-17; Sl 22; 1Cor 15,20-26.28;

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …