Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO – 09/11/2014

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO – 09/11/2014

“Vós sois o templo vivo de Deus!”
1.Acolhida.
A Basílica do Latrão é a catedral do Papa Francisco. Na sua origem antiga está a doação do Imperador Constantino ao Papa São Silvestre I. A Liturgia de hoje recorda-nos que o templo é um lugar sagrado onde ressoa a Palavra de Deus, mas, ao mesmo tempo, recorda-nos que Deus escolhe o coração humano como seu templo preferido: “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” (1Co 3,16).

2.Palavra de Deus.
Ez 47,1-2.8-9.12 – O Profeta Ezequiel anuncia ao Povo exilado, que Deus vai reconstruir o templo destruído e dele brotará uma água viva e purificadora de toda a imundície humana. Em linguagem mística e simbólica, anuncia a obra redentora de Jesus.
1Co 3,9-11.16-17 – A Igreja é a construção de Deus, mas o fundamento sólido é Jesus Cristo; sobre este fundamente cada um de nós constrói o próprio templo. A pessoa humana é o templo vivo e preferido de Deus!
Jo 2,13-22 – Jesus purifica o Templo de Deus que estava em Jerusalém; fora profanado e transformado em casa de negócios! Daquele momento em diante, o “Templo de Deus” é Jesus Cristo mesmo! Nele é que o Pai habita e nele se realiza a salvação de todo o universo.

3.Reflexão.
Deus não recusa ou condena a igreja material, mas deixa claro que o seu templo preferido é Jesus Cristo e o coração humano onde habita o Espírito Santo. Deus não procura igrejas, mas templos vivos onde Ele possa ser adorado em espírito e verdade! Por isso, nossa Pastoral deve voltar-se, com preferência, às pessoas e não aos edifícios (igrejas). Deus é grande e não cabe numa igreja, mas quer e prefere habitar no coração humano, templo vivo de Deus vivo! Diz São Paulo: “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?”.
Deus mora na Comunidade que se reúne em nome e no espírito de Jesus: “Eis aqui o “tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles” (Ap 21,3). Portanto, uma comunidade que se reúne em nome e no espírito de Jesus, é transformada em Templo vivo de Deus. Ele mora na comunidade reunida! Mais que entrar na igreja, precisamos estar unidos como uma Comunidade que se ama e se auxilia!
O Templo de Jerusalém era o lugar sagrado; lá Deus ouvia as orações do povo e recebia os sacrifícios necessários para a purificação. Agora, o lugar sagrado para a oração e para o sacrifício, é o corpo de Jesus. Jesus é o templo vivo de Deus vivo: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei!”. Jesus seria morto pelos judeus, mas após três dias Ele se levantaria, vivo da sepultura!
A igreja – templo material – merece respeito por ser Templo do Senhor. Não pode ser lugar de diversão, de negócios, de conversas (fofocas), mas lugar de oração. Igual respeito merece a pessoa humana, pois, ela também é templo vivo de Deus e nela mora o Espírito Santo. Não se pode profanar o templo vivo de Deus com violência, com bebedeiras e com prostituição: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário!”
“Santificai, Senhor, a vossa Igreja!”
Frei Carlos Zagonel.

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …