Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS

SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS

Ano B – XXV – Nº 1489 – cor branca ou dourada – 01/01/2015
SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA – JESUS O SENHOR DA PAZ NASCIDO DE MARIA
Dia Mundial de Oração pela Paz
Ano L – Brasília, 1 de janeiro de 2015 – Nº 7
Cor Litúrgica: Branco  
Animador: Irmãos: no primeiro dia do Ano Civil, Dia Mundial da Paz, nós somos convidados a olhar para a Virgem Santa Maria, Aquela que, com o seu “sim” ao projeto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador, o Príncipe da Paz. Fiquemos de pé e iniciemos, jubilosos, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: NASCEU-NOS HOJE UM MENINO, / E UM FILHO NOS FOI DADO, / GRANDE É ESTE PEQUENINO, / REI DA PAZ SERÁ CHAMADO. / ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / 1. Cantai, cantai ao Senhor / um canto novo, um louvor! / Por maravilha tão grande, / um canto novo, um louvor! / Por tal vitória e poder, / um canto novo, um louvor! / Por um amor tão fiel, / um canto novo, um louvor! / 2. A salvação resplendeu, / um canto novo, um louvor! / Justiça apareceu, / um canto novo, um louvor! / Toda a terra contemplou, / um canto novo, um louvor! / Com alegria aplaudiu, / um canto novo, um louvor! / 3. Clarins, violões, tocai / um canto novo, um louvor! / Ao rei Senhor aclamai, / um canto novo, um louvor! / Cante o mar, o universo / um canto novo, um louvor! / Na presença do Senhor, / um canto novo, um louvor!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, Filho de Deus, que, nascendo da Virgem Maria, vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, Filho do homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, Filho primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. GLÓRIA a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, o mistério fecundo da paternidade de Deus tornou-se visível na maternidade da Virgem Santa Maria. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Nm 6, 22-27) – Leitura do Livro dos Números.
22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23“Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24’O Senhor te abençoe e te guarde! 5O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ 27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 66/67)
REFR.: QUE DEUS NOS DÊ SUA GRAÇA E SUA BÊNÇÃO / 1. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos. / 2. Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações. / 3. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!
8. 2ª LEITURA (Gl 4, 4-7) – Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA. / ALELUIA, ALELUIA. / De muitos modos, Deus outrora / nos falou pelos profetas; / nestes tempos derradeiros / nos falou pelo seu Filho.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc 2, 16-21) – CEL.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 16Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, / Criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, / nasceu da Virgem Maria,/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado; / desceu à mansão dos mortos,/ ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na vida eterna. / Amém.
13. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos e irmãs, proclamemos a grandeza de Deus Pai todo-poderoso! Ele quis que Maria, Mãe de seu Filho, fosse celebrada por todas as gerações. Peçamos humildemente: Cheia de graça, intercedei por nós!
TODOS: CHEIA DE GRAÇA, INTERCEDEI POR NÓS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, dileto filho da Virgem Maria, para que Deus o proteja e lhe dê saúde e inspiração para conduzir a Igreja e para confirmar-nos na fé em Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: CHEIA DE GRAÇA, INTERCEDEI POR NÓS!
2) Pelas autoridades políticas do nosso país, para que trabalhem diligentemente na construção de uma sociedade justa e pacífica, rezemos ao Senhor.
TODOS: CHEIA DE GRAÇA, INTERCEDEI POR NÓS!
3) Por todas as nações que vivem em guerra, para que a comunidade internacional as ajude a desejarem a paz e a alcançá-la, rezemos ao Senhor.
TODOS: CHEIA DE GRAÇA, INTERCEDEI POR NÓS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, neste novo ano, possamos redescobrir o valor da adoração eucarística e assim podermos, por meio de seu exercício, crescer na intimidade com Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: Cheia de graça, intercedei por nós!
(Preces Espontâneas):
P.: Ó Deus, Pai de misericórdia, ouvi as súplicas dos vossos filhos e fazei que, por intercessão da Virgem Maria, nos dediquemos ao serviço do próximo aqui na terra e mereçamos ser recebidos no reino dos Céus. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual. Vai apresenta ao Pai teu Menino: luz que chegou no Natal. E, junto à sua cruz, quando Deus morrer, fica de pé. Sim, ele te salvou, mas o ofereceste por nós com toda fé. / 2. Nós vamos renovar este sacrifício de Jesus: morte e ressurreição, vida que brotou de sua oferta na cruz. Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação. Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração.
15. CEL.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que levais à perfeição os vossos dons, concedei aos vossos filhos, na festa da Mãe de Deus, que, alegrando-se com as primícias da vossa graça, possam alcançar a sua plenitude. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio da Virgem Maria I – MR (p. 445) – A Maternidade da Virgem Maria – Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, e na solenidade de Maria, Mãe de Deus, celebrar os vossos louvores. À sombra do Espírito Santo, ela concebeu o vosso Filho único e, permanecendo virgem, deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo, Senhor nosso. Por Ele, os anjos cantam vossa grandeza, os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:
TODOS: SANTO, SANTO, SANTO…
P.: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.
TODOS: SANTIFICAI E REUNI O VOSSO POVO!
P.: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
P.: Na noite em que ia ser entregue, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé!
TODOS: TODAS AS VEZES QUE COMEMOS DESTE PÃO E BEBEMOS DESTE CÁLICE, ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE, ENQUANTO ESPERAMOS A VOSSA VINDA!
P.: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
P.: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
TODOS: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!
P.: Que Ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos Apóstolos e Mártires e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
TODOS: FAZEI DE NÓS UMA PERFEITA OFERENDA!
P.: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Francisco, o nosso bispo Sergio, seus bispos auxiliares, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!
P.: Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!
P.: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
TODOS: A TODOS SACIAI COM VOSSA GLÓRIA!
P.: Por Ele dais ao mundo todo bem e toda graça. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
TODOS: AMÉM.
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: NO PRESÉPIO PEQUENINO / DEUS É HOJE NOSSO IRMÃO E NOS DÁ SEU CORPO E SANGUE / NESTA SANTA COMUNHÃO. / 1. Para os homens que erravam nas trevas, lá do céu resplandece uma luz. Hoje Deus visitou nossa terra e nos deu o seu filho Jesus. / 2. Duma flor germinada na terra fecundada por sopro de Deus. Hoje um novo começo desponta e se abraçam a terra e o céu. / 3. Boas novas de grande alegria mensageiros do céu vêm cantar. E aos pastores um anjo anuncia:
Deus nasceu em Belém de Judá. / 4. Para nós nasceu, hoje, um menino; do seu povo ele é Salvador. Glória a Deus no mais alto dos céus, paz aos homens, aos quais tanto amou.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus de bondade, cheios de júbilo, recebemos os sacramentos celestes; concedei que eles nos conduzam à vida eterna, a nós que proclamamos a Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Que Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda bênção, vos conceda a sua graça, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos guarde sãos e salvos todos os dias deste ano.
TODOS: AMÉM.
P.: Que Ele vos conserve íntegros na fé, pacientes na esperança e perseverantes, até o fim, na caridade.
TODOS: AMÉM.
P.: Que Ele disponha em sua paz vossos atos e vossos dias, atenda sempre às vossas preces e vos conduza à vida eterna.
TODOS: AMÉM.
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
Partilha da Palavra
Hoje é dia 1º de janeiro! Encontramo-nos reunidos por diversas razões: celebramos a oitava do Natal, a solenidade da Santa Mãe de Deus, o Dia Mundial da Paz e o início de um novo ano. Realmente, ter tantos motivos para celebrar é uma bênção! A primeira leitura nos mostra uma antiga bênção, com a qual encerravam-se as ações litúrgicas no templo de Jerusalém. Abençoar é desejar que aconteçam coisas boas na vida de alguém. Abençoados por Deus, seremos ajudados a enfrentar nossas dificuldades e descobriremos que tudo o que acontece entra no plano do Pai. Abençoado por Deus está aquele que se coloca diante do seu olhar, como filho disposto a fazer a sua vontade. O texto de Paulo, na 2ª leitura, nos diz que, em Jesus, nos tornamos filhos e herdeiros de Deus. Isso não é privilégio para meia dúzia, é para todos. No Evangelho de hoje, vemos Maria meditando e guardando no seu coração o recado de Deus em cada momento de sua vida. Ouçamos também nós o recado que Deus nos dá neste primeiro dia do ano novo: se dermos ouvidos ao Espírito que no Batismo Ele infundiu no nosso coração, se todos os domingos escutarmos a palavra de Deus e seguirmos o exemplo de Jesus e de Maria, durante este ano nós seremos realmente construtores da paz. Que a saudação de Feliz Ano Novo seja nosso desejo sincero de construir um mundo novo, alicerçado na justiça, na fraternidade e na igualdade. A paz trazida por Cristo, mas sempre de novo buscada e desejada pela humanidade, poderá ser encontrada somente quando a humanidade se reconciliar com Deus, com o próximo e com toda a criação por Cristo e em Cristo. Tudo isso deve passar pela ternura da Mãe.
Feliz Ano Novo, repleto das bênçãos do Senhor!
LEITURAS DA SEMANA
2ª: 1 Jo 2, 22-28; Sl 97 (98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. 3a); Jo 1,19-28
3ª: 1 Jo 2, 29 – 3,6; Sl 97 (98),1.3cd-4.5-6 (R/. 3a); Jo 1,29-34
4ª: 1 Jo 3, 7 – 10; Sl 97 (98),1.7-8.9 (R/. 3a); Jo 1,35 -42
5ª: 1 Jo 3,11 – 21; Sl 99 (100),2.3.4-5 (R/.2a); Jo 1,43 – 51
6ª: 1 Jo 5,5 – 13; Sl 147(147B),12-13.14-15.19 – 20 (R/. 12a); Mc 1,7-11 ou Lc 3,23-38
Sáb.: 1 Jo 5,14 – 21; Sl 149,1-2.3-4.5 e 6ª e 9b (R/. 4a); Jo 2,1-11

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …