Página Inicial / Notícias / Mensagem Final de Ano CNBB

Mensagem Final de Ano CNBB

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, em mensagem intitulada 2014: Ano da Graça do Senhor, agradece a Deus pelas bênçãos concedidas, o incentivo do papa Francisco e o apoio dos bispos, assessores e colaboradores da entidade. Leia, na íntegra, o texto:

2014: ANO DA GRAÇA DO SENHOR

Chegamos ao final de mais um ano da graça do Senhor. Maior parte dos dias vivida, lado a lado, com colaboradoras, colaboradores, assessoras e assessores, nos Regionais/filiais ou na Matriz/sede nacional. 2014 passará para a história da CNBB, deixando também sua marca especial.
Quero, pois,neste tempo oportuno do Natal, realçar as bênçãos: a Misericórdia e a Providência de Deus, o Papa Francisco, o nosso trabalho. A Misericórdia de Deus perdoou nossos pecados e nos renovou na esperança; a Providência de Deus cuidou de nossa vida o tempo todo,com desvelos maternais. O papa Francisco nos encorajou com “a Alegria do Evangelho”,confirmando-nos na fé, dando-nos o exemplo. O nosso trabalho foi a oportunidade diária para servirmos nossos irmãos e irmãs.
Recordando as bênçãos, agradeço a Deus. Relembrando o incentivo e apoio dos bispos do Brasil, agradeço aos irmãos da Presidência, do Conselho Permanente e do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), instâncias que tornam presentes, em nosso trabalho diário, todas as forças vivas da Igreja e da sociedade, referenciadas nos Regionais e nas Comissões Episcopais Pastorais.
Às irmãs e aos irmãos que labutam diuturnamente “sob o peso do dia e do calor”, um agradecimento especial:
São mulheres e homens, mães e pais, profissionais que, com o fruto deste trabalho, sustentam suas famílias. Há os que deram sua colaboração e já não mais estão conosco, mas permanecem em nossa lembrança. Vieram novas irmãs e novos irmãos, “sangue novo nas veias da Igreja”.
São cristãs leigas, cristãos leigos, cristãs freiras e cristãos padres que, atendendo a uma convocação da Presidência da CNBB, sob a anuência de seu bispo ou superior(a) religioso(a), se dedicam, uns em tempo integral, a promover as “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, em cada cantinho desse nosso querido país. Muitos deixaram seu contributo e não mais se encontram aqui. Deles também nos lembramosagradecidos.
Aqui, peço licença para nominar e agradecer os que colaboraramconosco, mais recentemente, e que, a partir de 2015, estarão em novos campos de evangelização:Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro que foi assessor da Comissão para a Juventude, Pe. José Carlos Sala que foi assessor da Comissão para a Liturgia/Canto Pastoral, e o Prof. Sérgio Ricardo Coutinho dos Santos que foi assessor da Comissão para o Laicato/CEBs.Deus os recompense pelo bem que semearam. Registro também nossa homenagem póstuma ao Sr. Antônio Bicarato,nosso revisor.
Por fim, aos que seguirão conosco, na Matriz, nos Regionais, e nas Comissões Episcopais até a 53ª Assembleia Geral, Deus lhes conceda a bênção da perseverança e da paciência, da humildade e da pobreza, para levarmos a término o bom propósito com que assumimos este serviço à Igreja e ao Brasil, pelo período de 2011 a 2015.
Senhora Aparecida, nossa Mãe, protegei-nos! A todos(as) um ANO DA PAZ!

+ Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres