Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domnigo da Pácoa

4º Domnigo da Pácoa

JESUS É O PASTOR QUE NOS CONDUZ A DEUS
Dia Mundial de Oração pelas Vocações
 26 de abril de 2015 – Nº 28
QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA
Cor Litúrgica: Branco
Animador: Meus irmãos, Jesus é o Bom Pastor por excelência, porque Ele conhece as Suas ovelhas, Ele as defende dos perigos e lhes proporciona vida em abundância. De um modo especial, hoje, somos chamados a rezar por todos os que escutaram o chamado de Cristo e se dispõem a segui-Lo numa vida de consagração. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração

RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA! VENCEU A MORTE COM AMOR! (BIS) ALELUIA! / 1. Tendo vencido a morte, o Senhor ficará para sempre entre nós para manter viva a chama do amor que reside em cada cristão a caminho do Pai./ 2. Tendo vencido a morte, o Senhor nos abriu horizonte feliz, pois nosso peregrinar pela face do mundo terá seu final lá na casa do Pai.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. 2
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, atentos à Palavra do Senhor, que é o Bom Pastor que guia as nossas vidas, acolhamos, com carinho, tudo o que Ele tem a nos dizer. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (At 4, 8-12) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: “Chefes do povo e anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, – aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos – que este homem está curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS!
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 117/118) REFR.: A PEDRA QUE OS PEDREIROS REJEITARAM / TORNOU-SE AGORA A PEDRA ANGULAR. / 1- Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! / “Eterna é a sua misericórdia!” / É melhor buscar refúgio no Senhor, / do que pôr no ser humano a esperança. / É melhor buscar refúgio no Senhor, / do que contar com os poderosos deste mundo. / 2- Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes / e vos tornastes para mim o Salvador! / A pedra que os pedreiros rejeitaram / tornou-se agora a pedra angular. / Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: / que maravilhas Ele fez a nossos olhos! / 3- Bendito seja, em nome do Senhor, / aquele que em seus átrios vai entrando! / Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! / Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! / “Eterna é a sua misericórdia!”
8. 2ª LEITURA (1 Jo 3, 1-2) – Leitura da Primeira Carta de São João.
Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é. Palavra do Senhor
TODOS: GRAÇAS A DEUS!
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / 1. Eu sou o Bom Pastor, diz o Senhor. Eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem a mim.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 10, 11-18) – P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo: tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! 3
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, / Criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, / nasceu da Virgem Maria, / padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado; / desceu à mansão dos mortos, / ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na vida eterna. / Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, peçamos ao Bom Pastor a graça de permanecermos sempre unidos a Ele. Peçamos com fé: Jesus, Bom Pastor, ouvi-nos!
TODOS: JESUS, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, a quem o próprio Cristo confiou o pastoreio da Sua Igreja, para que seus apelos em favor do bem comum, da concórdia e da paz entre os povos sejam acolhidos pelos governantes das Nações, rezemos ao Senhor.

TODOS: JESUS, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
2) Por nosso Arcebispo, Bispos auxiliares e sacerdotes da nossa Arquidiocese, para que saibam amar e conduzir o rebanho que lhes foi confiado, rezemos ao Senhor.

TODOS: JESUS, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
3) Por todos os batizados que andam perdidos, como ovelhas sem pastor, para que escutem o chamado do Bom Pastor e voltem, felizes, ao redil, rezemos ao Senhor.

TODOS: JESUS, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que sejamos fiéis à oração, celebremos a Santa Missa com devoção sempre renovada e testemunhemos dia após dia os mesmos sentimentos de Jesus Bom Pastor, rezemos ao Senhor.

TODOS: JESUS, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor Jesus, conheceis o que é bom para nós; embora seja imperfeita a nossa oração, atendei-a com bondade. Vós que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – REFR.: SOU BOM PASTOR, OVELHAS GUARDAREI: / NÃO TENHO OUTRO OFÍCIO NEM TEREI. / QUANTAS VIDAS EU TIVER EU LHES DAREI! / 1. Maus pastores num dia de sombra, / não cuidaram e o rebanho se perdeu. / Vou sair pelo campo, reunir o que é meu, / conduzir e salvar. / 2. Verdes prados e belas montanhas / hão de ver o pastor rebanho atrás. / Junto a mim as ovelhas terão muita paz, poderão descansar! 4
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Concedei, ó Deus, que sempre nos alegremos por estes mistérios pascais, para que nos renovem constantemente e sejam fonte de eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. – TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio da Páscoa V: O Cristo Sacerdote e Vítima – (MR. p. 425) P.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, mas sobretudo neste tempo solene em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Pela oblação de seu corpo, pregado na cruz, levou à plenitude os sacrifícios antigos. Confiante, entregou em vossas mãos seu espírito, cumprindo inteiramente vossa santa vontade, revelando-se, ao mesmo tempo, sacerdote, altar e cordeiro. Por essa razão, transbordamos de alegria pascal e celebramos vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:
TODOS: SANTO, SANTO, SANTO…
P.: Na verdade, ó Pai, Vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o Vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso.
TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
P.: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé.
TODOS: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!
P.: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do Vosso Filho, nós Vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e Vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na Vossa presença e Vos servir.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
P.: E nós Vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
TODOS: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!
P.: Lembrai-vos, ó Pai, da Vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o papa Francisco, nosso bispo Sergio, seus bispos auxiliares e todos os ministros do Vosso povo.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!
P.: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a Vós, na luz da Vossa face.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS! 5

P.: Enfim, nós Vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo Vos serviram, a fim de Vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, Vosso Filho.
TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!
P.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
TODOS: AMÉM.
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Este é o hino do povo de Deus,/ Que caminha para a união. Venham todos à comunhão, com Jesus e com nosso irmão. / REFR.: CRISTO RESSUSCITOU, CRISTO RESSUSCITOU, VIVE EM NOSSO MEIO, ALELUIA!/ 2. Quem comer deste pão viverá, é o pão vivo que vem do céu. Esperamos a salvação, novos céus, nova terra./ 3. Meus irmãos, venham todos cear, é a ceia da ressurreição. O cordeiro está imolado, celebramos a salvação.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Velai com solicitude, ó Bom Pastor, sobre o vosso rebanho e concedei que vivam nos prados eternos as ovelhas que remistes pelo sangue do vosso Filho, que vive e reina para sempre. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – (MR. p. 523)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! P.: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria da bênção. TODOS: AMÉM. P.: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. TODOS: AMÉM. P.: E vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo. – TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe! TODOS: GRAÇAS A DEUS!
CANTO OPCIONAL – COMUNHÃO – Pelos prados e campinas verdejantes eu vou, / é o Senhor que me leva a descansar. / Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou, / minhas forças o Senhor vai animar. / REFR.: TU ÉS, SENHOR, O MEU PASTOR,/ POR ISSO NADA EM MINHA VIDA FALTARÁ.(2X) / Nos caminhos mais seguros junto d’Ele eu vou, / e pra sempre o seu nome eu honrarei. / Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou, / segurança sempre tenho em suas mãos. / Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou, / um lugar em sua mesa me preparou. / Ele unge minha fronte e me faz ser feliz / e transborda minha taça em seu amor. / Com alegria e esperança caminhando eu vou, / minha vida está sempre em suas mãos / E na casa do Senhor eu irei habitar / e este canto para sempre irei cantar.

Preparando a Partilha da Palavra
Todos os anos o 4° domingo da Páscoa é dedicado ao tema do Bom Pastor, ponto de partida e de confronto para as pastorais e para todos os que são considerados pastores em suas comunidades. Pedro e os primeiros cristãos, animados pelo Espírito Santo, enfrentam corajosamente aqueles que se opõem e recusam a Boa Nova de Jesus. Confessam que Jesus é a Pedra rejeitada pelos mercenários do povo, mas constituída em pedra angular por Deus. E quem não se apoia nela para construir a vida do povo é um mercenário e explorador. O novo poder que comunica vida é o nome de Jesus Cristo. Ele é o único pastor que conduz o rebanho à vida plena. João, em sua 1ª carta, lembra aos membros das comunidades cristãs que eles são filhos de Deus em razão do grande amor que Ele tem pela humanidade. A filiação Divina, recebida pelo batismo, é uma realidade que envolve o fiel por toda sua vida. Portanto, ser filho de Deus é estar em sintonia com o projeto do Pai. O evangelho aprofunda as características do pastoreio na Igreja de Cristo. Seu modelo é o Bom Pastor, que está sempre vigilante aos perigos e ataques do inimigo ao rebanho. Na atualidade, os lobos manifestam-se de muitas e sofisticadas formas. Empunhando as bandeiras do individualismo, consumismo, lucro fácil, prazer imediato e sem limites… O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Ele as defende, as conhece e vai atrás daquela que ainda não pertence ao seu rebanho. Podemos reconhecer nas características do pastoreio as várias dimensões da pastoral da Igreja no Brasil: a comunhão e participação, a dimensão missionária, a catequese, a dimensão celebrativa, a ação ecumênica e diálogo religioso e a ação sócio-transformadora. Por isso as orações pelas vocações sacerdotais no mundo inteiro. Mas todos os cristãos, tendo sido atingidos pelo amor de Deus e Jesus Cristo, participam desse pastoreio. A figura do Bom Pastor diz respeito a todos os cristãos que querem ser discípulos de Jesus Cristo. Quem tem um coração de verdadeiro pastor não fica fazendo contas de onde chegam seus direitos ou onde terminam suas obrigações. Ele segue uma única lei: O amor. Quem age somente para manter-se fiel a uma lei ou para não ser punido, não entendeu o que é o amor. Tentemos perguntar-nos: Quais os sinais de que estamos seguindo o Bom Pastor? Nossas atitudes em relação a Deus e aos irmãos são próprias dos mercenários ou dos pastores? Quais as motivações e interesses de quem é pastor ou dedica parte de sua vida à pastoral?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: At 11, 1-18; Sl 41 (42); Jo 10, 1-10. 6
Ter.: S. Pedro Chanel PresbMt, MFac. S. Luís Maria Grignion de Montfort Presb, MFac. At 11, 19-26; Sl 86 (87); Jo 10, 22-30.
Qua.: Sta. Catarina de Sena Vg Dra, mem. At 12,24-13,5a; Sl 66 (67); Jo 12, 44-50.
Qui.: São Pio V Pp, MFac.At 13, 13-25; Sl 88 (89); Jo 13, 16-20.
Sex.: São José Operário MFac. At 13,26-33; Sl 2,6-7.8-9.10-11 (R/.7); Jo 14,1-6 ou Gn 1, 26-2,3 ou Cl 3, 14-15.17.23-24; Sl 89 (90). Mt 13, 54-58
Sáb.: At 13,44-52; Sl 97(98B); Jo14, 7-14
Quarta Semana do Saltério
Quarto Domingo da Páscoa

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …