Página Inicial / Animação Litúrgica / 6º Domingo da Páscoa

6º Domingo da Páscoa

“AMEM-SE UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU AMEI VOCÊS”. (Jo 15, 12b)
 6º Domingo da Páscoa – cor branca ou dourada – 10/05/2015 
SEXTO DOMINGO DA PÁSCOA
Animador: Meus irmãos, a Liturgia de hoje nos orienta a receber com gratidão o amor com que Deus nos ama por primeiro e a repartir, com generosidade, este amor com o nosso próximo. Comemoramos também o Dia das Mães, que encontram na Virgem Maria um modelo de doação, de presença silenciosa e amorosa na vida da família. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.:CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA! VENCEU A MORTE COM AMOR! (BIS) ALELUIA! / 1. Tendo vencido a morte, o Senhor ficará para sempre entre nós para manter viva a chama do amor que reside em cada cristão a caminho do Pai./ 2. Tendo vencido a morte, o Senhor nos abriu horizonte feliz, pois nosso peregrinar pela face do mundo terá seu final lá na casa do Pai.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE –
P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM.
CEL.:Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito, para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL –
P.: O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. (pausa).P.: Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
P.: Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS:CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
P.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA –
P.: OREMOS: (Pausa) – Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Com.:Caros irmãos, Cristo ressuscitado está no meio de nós e nos promete enviar o Seu Espírito para que sejamos colaboradores na construção de Seu Reino. Ouçamos a Palavra de Deus com atenção.
6. 1ª LEITURA (At 10, 25-26.34-35.44-48) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
25Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. 26Mas Pedro levantou-o, dizendo: “Levanta-te. Eu também sou apenas um homem”. 34Então, Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, Ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 44Pedro estava ainda falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. 45Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos. 46Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas. Então, Pedro falou: 47“Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?” 48E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS!
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 97/98) REFR.:OSENHOR FEZ CONHECER A SALVAÇÃO /E REVELOU SUA JUSTIÇA ÀS NAÇÕES. /1- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. / 2- O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. / 3- Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai!
8. 2ª LEITURA (1Jo 4, 7-10) – Leitura da Primeira Carta de São João.
Caríssimos: 7amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS!
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / 1. Quem me ama realmente guardará minha palavra, / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 15, 9-17) – P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
CEL.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, / Criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, / nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado; / desceu à mansão dos mortos, /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na vida eterna. / Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Elevemos nossas súplicas a Deus, nosso Pai, que nos escolheu em Seu Filho Jesus Cristo, dizendo com fé: Ouvi, Senhor, a nossa prece!
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, por amor a Cristo, continue guiando a Igreja com sabedoria e fortaleza, conduzindo os fiéis na construção do Reino de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
2) Pelos povos de todas as nações, para que vivam na paz e na fraternidade e que ninguém seja discriminado ou excluído, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos pedir humildemente perdão a Deus pelas vezes em que esquecemos o amor, não acreditamos no amor, ou não testemunhamos os sinais do amor, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
4) Para que a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, abençoe e proteja as nossas mães e lhes ensine a vivenciar, em plenitude, o fecundo amor de nosso Redentor, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus de amor, ouvi hoje a oração dos Vossos filhos que celebram a ressurreição de Jesus Cristo, e fazei que o dom do Vosso Espírito guarde em nós a memória sempre viva do que Ele disse e ensinou aos Seus discípulos. Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1.Bendito sejas, ó Rei da glória! / Ressuscitado, Senhor da Igreja! / Aqui trazemos as nossas ofertas / REFR.: VÊ COM BONS OLHOS NOSSAS HUMILDES OFERTAS. / TUDO O QUE TEMOS, SEJA PRA TI, Ó SENHOR! / 2. Vidas se encontram no altar de Deus, / gente se doa, dom que se imola. / Aqui trazemos as nossas ofertas. / 3. Maior motivo de oferenda, / pois o Senhor ressuscitou / para que todos tivessem vida. / 4. Irmãos da terra, irmãos do céu, / juntos, cantemos glória ao Senhor. / Aqui trazemos as nossas ofertas.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – CEL.: Subam até vós, ó Deus, as nossas preces com estas oferendas para o sacrifício, a fim de que, purificados por vossa bondade, correspondamos cada vez melhor aos sacramentos do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II– MR (p. 478) – Prefácio da Páscoa II: A vida nova em Cristo – MR (p.422)-
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO –1. Este é o hino do povo de Deus,/ Que caminha para a união. Venham todos à comunhão, com Jesus e com nosso irmão. / REFR.: CRISTO RESSUSCITOU, CRISTO RESSUSCITOU, VIVE EM NOSSO MEIO, ALELUIA!/ 2. Quem comer deste pão viverá, é o pão vivo que vem do céu. Esperamos a salvação, novos céus, nova terra./ 3. Meus irmãos, venham todos cear, é a ceia da ressurreição. O cordeiro está imolado, celebramos a salvação.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Deus eterno e todo-poderoso, que, pela ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, fazei frutificar em nós o sacramento pascal, e infundi em nossos corações a força desse alimento salutar. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
Preparando a Partilha da Palavra
Como explicar que o cristianismo parece duro e sisudo a muita gente, se São João diz que Deus é amor? Não jogamos descrédito sobre Deus, quando falamos dele em termos de amor com uma cara desgostosa? Talvez vivamos nosso cristianismo ainda muito como obrigação, um sistema moral e religioso a cumprir, e não como graça, um sinal de carinho que recebemos de Deus. Dizemos que fazemos tal e tal coisa por amor a Deus, mas na realidade o fazemos por medo. Deus nos amou primeiro (2ª leit.). Ele nos amou em Jesus, que dá a vida pelos que Ele ama (evangelho). Olhando para Jesus na hora de sua cruz, entendemos o que significa a frase “Deus é amor” (cf. Jo 14,9). Mas o amor não pode vir de um lado só. Se Deus tanto nos amou em Cristo, nós também devemos corresponder. Ora, Deus não precisa de nosso amor para si. Ele quer que amemos seus filhos, nossos irmãos. Jesus nos chama amigos, mas se quisermos ser seus amigos de verdade, devemos observar o que Ele pede a nós: que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou (evangelho). Deus é o mistério de nossa vida, aquilo que está por trás de tudo, o que não conseguimos expressar em palavras. Para que não nos enganemos a respeito de Deus, ele nos mostrou uma imagem de si mesmo: Jesus Cristo. Em Jesus, dando sua vida por nós, enxergamos o que Deus é: amor. A vida do cristão consiste em receber com gratidão o amor com que Deus nos ama primeiro e em repartir este amor com os nossos irmãos. E a melhor maneira de dar a conhecer Deus ao mundo é amar, com obras e de verdade.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL- (MR. p. 523)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!
P.: Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda a alegria da bênção. TODOS:AMÉM. P.: Aquele que, por sua morte, vos deu a eterna liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna. TODOS:AMÉM.
P.: E vivendo agora retamente, possais no céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé, já ressuscitastes no batismo.TODOS:AMÉM.
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. TODOS:AMÉM.
P.:Ide em paz e o Senhor vos acompanhe! TODOS:GRAÇAS A DEUS!
LEITURAS DA SEMANA
Seg.:At 16,11-15; Sl 149; Jo 15,26 – 16,4a
Ter.: S. Nereu e Sto. Aquiles Mts; S. Pancrácio Mt, MFac. At 16, 22-34; Sl 137 (138); Jo 16, 5-11 Qua.:Nossa Senhora de Fátima, MFac.At 17, 15.22 – 18; Sl 148; Jo 16, 12-15; Ou, prs. da memória: Is 61, 9-11; Sl 44(45); Lc 11, 27-28
Qui.:S. Matias, Ap, festa. At 1,15-17.20-26; Sl 112 (113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R/. cf. 8); Jo 15,9-17
Sex.:At 18, 9-18; Sl 46 (47); Jo 16, 20-23a.
Sáb.: At 18, 23-28; Sl 46 (47); Jo 16, 23b-28.
Segunda Semana do Saltério
Sexto Domingo da Páscoa
CANTOS PARA ESTA CELEBRAÇÃO: Cânticos do Hinário Litúrgico da CNBB – Liturgia X –Paulus – Ano B

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …