Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DE PENTECOSTES

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

“ASSIM COMO O PAI ME ENVIOU, TAMBÉM EU VOS ENVIO. RECEBEI O ESPÍRITO SANTO.”
 24 de maio de 2015
SOLENIDADE DE PENTECOSTES – MISSA DO DIA
Cor Litúrgica: Vermelho
ANIMADOR: Nesta Solenidade de Pentecostes, nós somos chamados a professar a nossa fé no divino Paráclito que nos ensina toda a verdade, fortalecendo-nos com a riqueza da Palavra de Cristo. Fiquemos de pé e iniciemos, com ardor, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: ESTAREMOS AQUI REUNIDOS, COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM. / POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS, É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. / 1. Ninguém para esse vento passando; ninguém vê e ele sopra onde quer. / Força igual tem o Espírito quando faz a Igreja de Cristo crescer. / 2. Feita de homens, a Igreja é divina, pois o Espírito Santo a conduz, / como um fogo que aquece e ilumina, que é pureza, que é vida, que é luz. / 3. Sua imagem são línguas ardentes, pois amor é comunicação: / e é preciso que todas as gentes saibam quanto felizes serão. / 4. Quando o Espírito espalma suas graças, faz dos povos um só coração: / cresce a Igreja onde todas as raças um só Deus, um só Pai louvarão.

2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs.

(Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.

 P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS:

AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós.

TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.

P.: Cristo, tende piedade de nós.

TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.

P.: Senhor, tende piedade de nós.

 TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.

4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. 2
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, o Espírito Santo nos comunica a linguagem universal do amor e da comunhão. Ouçamos, com fé, as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (At 2, 1-11) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 103/104) REFR.: ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO, SENHOR, / E DA TERRA TODA A FACE RENOVAI! / 1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! / Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! / Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras: / encheu-se a terra com as vossas criaturas! / 2. Se tirais o seu respiro, elas perecem / e voltam para o pó, de onde vieram; / enviais o vosso Espírito e renascem / e da terra toda a face renovais. / 3. Que a glória do Senhor perdure sempre / e alegre-se o Senhor em suas obras! / Hoje seja-lhe agradável o meu canto, / pois o Senhor é minha grande alegria!
8. 2ª LEITURA (Gl 5,16-25) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos: 16procedei segundo o Espírito. Assim, não satisfareis aos desejos da carne. 17Pois a carne tem desejos contra o espírito e o espírito tem desejos contra a carne. Há uma oposição entre carne e espírito, de modo que nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer. 18Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. 19São bem conhecidas as obras da carne: fornicação, libertinagem, devassidão, 20idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, 21invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a essas. Eu vos previno, como aliás, já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. 22Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, 23mansidão, continência. Contra essas coisas não existe lei. 24Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus maus desejos. 25Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. SEQUÊNCIA
1. Espírito de Deus, / enviai dos céus / um raio de luz! / 2. Vinde, Pai dos pobres, / dai aos corações, / vossos sete dons. / 3. Consolo que acalma, / hóspede da alma, / doce alívio, vinde! / 4. No labor descanso, / na aflição remanso, / no calor aragem. / 5. Enchei, luz bendita, / chama que crepita, / o íntimo de nós! / 6. Sem a luz que acode, / nada o homem pode, / nenhum bem há nele. / 7. Ao sujo lavai, / ao seco regai, / curai o doente! / 8. Dobrai o que é duro, / guiai no escuro / o frio aquecei. / 9. Dai à vossa Igreja / que espera e deseja / vossos sete dons! / 10. Dai em prêmio ao forte / uma santa morte, / alegria eterna! / Amém! 3
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Vinde, Espírito de Deus / e enchei os corações / dos fiéis com vossos dons! / Acendei neles o amor / como um fogo abrasador!
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 15, 26-27;16,12-15) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 26 Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27 E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,12 Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13 Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
12. HOMILIA
13. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
14. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Caríssimos irmãos, neste dia em que o Espírito desce sobre a Igreja, abramos o nosso coração à sua vinda, para que Ele nos ensine a viver com Jesus ressuscitado. Unidos na mesma fé, peçamos: Mandai Vosso Espírito Santo!
TODOS: MANDAI VOSSO ESPÍRITO SANTO!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que o Espírito Santo a conserve e fortaleça na fé, e assim se propague cada vez mais por toda a terra o amor de Cristo, nosso Redentor, rezemos ao Senhor.

TODOS: MANDAI VOSSO ESPÍRITO SANTO!
2) Pelos governantes de todas as nações, para que o Espírito Santo lhes conceda sabedoria e discernimento para servirem ao povo com justiça, rezemos ao Senhor.

TODOS: MANDAI VOSSO ESPÍRITO SANTO! 4
3) Por todos os jovens crismandos, para que o Espírito Santo resida no coração de todos, levando-os ao
testemunho do mistério pascal de Cristo, por meio da luta contra o pecado e pela promoção da santidade, rezemos ao Senhor.

TODOS: MANDAI VOSSO ESPÍRITO SANTO!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que Cristo envie Seu Espírito sobre nós, fortaleça nossa fé, aumente nossa esperança e frutifique nossa caridade, cumulando-nos sempre com Seus dons, rezemos ao Senhor.

TODOS: MANDAI VOSSO ESPÍRITO SANTO!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus eterno e onipotente, ouvi a oração do vosso povo, para que se realizem também em nós as maravilhas de Pentecostes. Por Cristo Nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
15. CANTO DE OFERTAS – 1. Ó Pai, que pelo Espírito dás vida e santidade a toda a criatura, recebe – que te agrade – a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão: esforço que fizemos e dom de tua mão! / REFR.: TRANSFORMA A NOSSA OFERTA NO DOM DO FILHO TEU, E OS PASSOS DO TEU POVO, EM LUZ QUE SE ACENDEU. / 2. Ó Pai, que pelo Espírito em rios de água viva transformas nossa sede, recebe, sem esquiva, a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão, sinais do compromisso: plantar um mundo irmão! / 3. Ó Pai, que pelo Espírito nos fazes renascer e tudo nos ensinas, recebe com prazer a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão: firmeza dos que aprendem a força do perdão!
16. CEL.: Orai, irmãos e irmãs…
17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – CEL.: Concedei-nos, ó Deus, que o Espírito Santo nos faça compreender melhor o mistério deste sacrifício e nos manifeste toda a verdade, segundo a promessa do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. TODOS: AMÉM.
18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I – MR (p. 469) – Prefácio: O Mistério de Pentecostes – MR (p. 319) –
20. RITO DA COMUNHÃO
21. CANTO DE COMUNHÃO –1. Senhor vem dar-nos sabedoria / Que faz ter tudo como Deus quis / E assim faremos da Eucaristia. / O grande meio de ser feliz. / REFR. DÁ-NOS, SENHOR, ESSES DONS, ESSA LUZ / E NÓS VEREMOS QUE PÃO É JESUS! / 2. Dá-nos, Senhor, o entendimento / Que tudo ajuda a compreender / Para nós vermos como é alimento / O pão e o vinho que Deus quer ser. / 3. Senhor, vem dar-nos divina ciência / Que, como o eterno, faz ver sem véus / Tu vês por fora, Deus vê a essência / Pensas que é pão, mas é nosso Deus. / 4. Dá-nos, Senhor, o Teu conselho / Que nos faz sábios para guiar/ Homem, mulher, jovem e velho / Nós guiaremos ao Santo Altar. / 5. Senhor, vem dar-nos a fortaleza / A santa força do coração / Só quem vencer vai sentar-se à mesa / Para quem luta Deus quer o pão. / 6. Dá-nos, Senhor, filial piedade / A doce forma de amar enfim / Para que amemos quem, na verdade / Aqui amou-nos até o fim. / 7. Dá-nos, enfim, temor sublime / De não amá-los como convém / O Cristo-Hóstia, que nos redime/ O Pai celeste, que nos quer bem.
22. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do céu, conservai a graça que lhe destes, para que cresçam os dons do Espírito Santo e o alimento espiritual que recebemos aumente em nós a eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
23. BREVES AVISOS
24. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 524)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! P.: Deus, o Pai das luzes, que (hoje) iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, vos conceda a alegria da sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito. TODOS: AMÉM. P.: Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos purifique os vossos corações de todo mal e vos transfigure em sua luz. TODOS: AMÉM. P.: Aquele que na proclamação de uma só fé reuniu todas as línguas vos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.

Preparando a Partilha da Palavra
Hoje celebramos a plenitude do Mistério Pascal, com o Dom do Espírito Santo à Igreja. É o nascimento da Igreja. O Pentecostes é o cumprimento da promessa de Jesus: A vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes não foi um acontecimento isolado na vida da Igreja. O Paráclito santifica-a continuamente, como também santifica cada alma, por meio das inúmeras inspirações que se escondem em “todos os atrativos, movimentos, censuras e remorsos interiores, luzes e conhecimentos que Deus produz em nós, prevenindo o nosso coração com as suas bênçãos, pelo seu cuidado e amor paternal, a fim de nos despertar, mover, estimular para o amor celestial, para as boas resoluções, para tudo aquilo que, numa palavra, nos conduz à nossa vida eterna. A sua ação na alma é suave e aprazível; Ele vem salvar, curar, iluminar,” (São Francisco de Sales). No dia de Pentecostes, os Apóstolos foram fortalecidos na sua missão de anunciarem a Boa Nova a todos os povos. Todos os cristãos têm desde então a missão de anunciar, de cantar as maravilhas que Deus fez no seu Filho e em todos aqueles que creem nEle. Somos agora um povo santo para publicar as grandezas dAquele que nos tirou das trevas para a sua luz admirável. Ao compreendermos a grandeza da nossa missão, compreendemos também que ela depende da nossa correspondência à ação do Espírito Santo, e sentimo-nos necessitados de pedir-lhe frequentemente que lave o que está manchado, regue o que está seco, cure o que está doente, acenda o que está morno, retifique o que está torcido. Porque sabemos bem que no nosso interior há manchas, e partes que não dão todo o fruto que deveriam porque estão secas, partes doentes e também pequenos desvios, que é necessário retificar. Não se pode conceber vida cristã nem Igreja sem a presença e a ação do Espírito Santo. O Espírito Santo nos conduz à vida de oração. Acostumemo-nos a procurar o convívio com o Espírito Santo, que é quem nos há de santificar; a confiar nEle, a pedir a sua ajuda, a senti-lo perto de nós. Assim se irá dilatando o nosso pobre coração, teremos mais ânsias de amar a Deus e, por Ele, a todas as criaturas. A chama do Espírito Santo transformou totalmente os apóstolos… Que essa mesma chama ilumine e aqueça a nossa vida no caminho da Unidade, do Bem e da Verdade.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: S. Gregório VII Pp, Sta. Maria Madalena de Pazzi Vg, MFac. Sta. Maria Madalena de Pazzi Vg; S. Beda Venerável Presb, MFac. Eclo 17,20-28 (gr. 24-29); Sl 31 (32); Mc 10,17-27
Ter.: Filipe Néri, presbítero, memória. Eclo 35,1-15 (gr. 1-12); Sl 49 (50); Mc 10,28-31
Qua.: Sto. Agostinho de Cantuária B, MFac. Eclo 36,1-2a.5-6.13-19 (gr. 1. 4-5a. 10-17) ; Sl 78 (79); Mc 10,32-45
Qui.: Eclo 42, 15-26 (gr. 15-25); Sl 32 (33); Mc 10,46-52
Sex.: Eclo 44, 1. 9-13 ; Sl 149,1-2.3-4.5-6a.9b (R/. 4a); Mc 11,11-26
Sáb.: Eclo 51,17-27 (gr. 12-20) ; Sl 18 (19); Mc 11,27-33
Ofício Solene Próprio
Reinício do Tempo Comum
CANTOS PARA ESTA CELEBRAÇÃO: Cânticos do Hinário Litúrgico da CNBB – Liturgia X – Paulus

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …