Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
SANTÍSSIMA TRINDADE: EXEMPLO DE AMOR A SER SEGUIDO PELA COMUNIDADE.
 31 de maio de 2015 
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Cor Litúrgica: Branco
Animador – Meus irmãos, nesta Solenidade da Santíssima Trindade, nós honramos e adoramos a revelação da unidade e trindade de Deus. Um único Deus em três Pessoas: O Pai que nos criou, o Filho que nos redimiu e o Espírito Santo que nos santifica. Fiquemos de pé e iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Deus eterno a Vós louvor. Glória a Vossa Majestade! Anjos e homens com fervor, vos adoram, Deus Trindade: Santo, Santo, Santo é Deus! Glória a Vós nos altos céus.(Bis). / 2- Pai eterno, a criação que chamastes vós do nada, que sustenta vossa mão, com acorde brada: Quem me fez foi vosso amor, Glória a Vós Pai Criador.(Bis). / 3- Filho eterno, nosso irmão, vossa morte deu-nos vida, Vosso sangue, salvação! Toda a igreja agradecida: Exaltando a Vós, Jesus, Glória cante à vossa cruz! (Bis). Deus Espírito só de amor, eis vos louvam vossos santos. Qual de um íris o fulgor, entoando eternos cantos: Nós também, com santo ardor, celebramos vosso amor!(Bis).
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (Pausa). Tende compaixão de nós, Senhor. TODOS: PORQUE SOMOS PECADORES. P.: Manifestai, Senhor, a Vossa misericórdia. TODOS: E DAI-NOS A VOSSA SALVAÇÃO. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, a Liturgia da Palavra nos convida a aprofundar a nossa fé trinitária. Ouçamos com atenção.
6. 1ª LEITURA (Dt 4, 32-34.39-40) – Leitura do Livro do Deuteronômio
Moisés falou ao povo dizendo: 32“Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande, ou se ouviu algo semelhante. 33Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo? 34Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos? 39Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele. 40Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 32/33)
REFR.: FELIZ O POVO QUE O SENHOR ESCOLHEU POR SUA HERANÇA. / 1. Reta é a palavra do Senhor, / e tudo que Ele faz merece fé. / Deus ama o direito e a justiça, / transborda em toda a terra a sua graça. / 2. A palavra do Senhor criou os céus, / e o sopro de seus lábios, as estrelas. / Ele falou e toda a terra foi criada, / Ele ordenou e as coisas todas existiram. / 3. Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem / e que confiam esperando em seu amor, / para da morte libertar as suas vidas / e alimentá-los quando é tempo de penúria. / 4. No Senhor nós esperamos confiantes, / porque Ele é nosso auxílio e proteção! / Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / da mesma forma que em vós nós esperamos!
8. 2ª LEITURA (Rm 8, 14-17) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos: 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá, ó Pai! 16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Divino, / ao Deus que é, que era e que vem / pelos séculos. Amém.
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mt 28, 16-20) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, / Criador do céu e da terra, / e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, / nasceu da Virgem Maria, / padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado; / desceu à mansão dos mortos, / ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na vida eterna. / Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, por meio do Espírito Santo, o amor de Deus foi derramado em nossos corações. Justificados pela fé na Sua Palavra, supliquemos com confiança: Deus Uno e Trino, escutai a nossa prece!
TODOS: DEUS UNO E TRINO, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, povo convocado e reunido por Deus Pai, por meio de Cristo, na comunhão do Espírito Santo, para que seja sempre mais o sinal vivo do amor de Deus Uno e Trino, rezemos ao Senhor.
TODOS: DEUS UNO E TRINO, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos poderes públicos, para que busquem o bem comum e se esforcem na atenção aos mais necessitados, rezemos ao Senhor.
TODOS: DEUS UNO E TRINO, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Pelos jovens do nosso país, para que, participando do Mistério da Eucaristia, sejam mais profundamente inseridos na vida de amor da Trindade Santa, rezemos ao Senhor.

TODOS: DEUS UNO E TRINO, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, em plena sintonia com a Santíssima Trindade, testemunhemos, em todos os setores sociais, que o mistério trinitário é a melhor resposta ao ateísmo moderno, rezemos ao Senhor.
TODOS: DEUS UNO E TRINO, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: A Vós confiamos, ó Deus, a nossa oração; Vós, que por amor nos criastes, nos remistes e continuamente nos santificais no Vosso Espírito. Por Cristo, Nosso Senhor.
TODOS: Amém.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Ó Pai, que pelo Espírito dás vida e santidade a toda a criatura, recebe – que te agrade – a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão: esforço que fizemos e dom de tua mão! / REFR.: TRANSFORMA A NOSSA OFERTA NO DOM DO FILHO TEU, E OS PASSOS DO TEU POVO, EM LUZ QUE SE ACENDEU. / 2. Ó Pai, que pelo Espírito em rios de água viva transformas nossa sede, recebe, sem esquiva, a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão, sinais do compromisso: plantar um mundo irmão! / 3. Ó Pai, que pelo Espírito nos fazes renascer e tudo nos ensinas, recebe com prazer a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão: firmeza dos que aprendem a força do perdão!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Senhor nosso Deus, pela invocação do vosso nome, santificai as oferendas de vossos servos e servas, fazendo de nós uma oferenda eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) –
18
19. RITO DA COMUNHÃO
20. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: Ó TRINDADE, VOS LOUVAMOS, VOS LOUVAMOS PELA VOSSA COMUNHÃO! QUE ESTA MESA FAVOREÇA, FAVOREÇA NOSSA COMUNICAÇÃO. / 1- Contra toda tentação da ganância do poder, nossas bocas gritem juntas a palavra do viver. A palavra do viver. / 2- Na montanha com Jesus, no encontro com o Pai. Recebemos a mensagem: ide ao mundo e o transformai. Ide ao mundo e o transformai. / 3- Deus nos fala na história e nos chama à conversão. Vamos ser palavras vivas proclamando a salvação. Proclamando a salvação. / 4- Vamos juntos festejar cada volta de um irmão. E o amor que nos acolhe, restaurando a comunhão. Restaurando a comunhão. / 5- Comunica quem transmite a verdade e a paz. Quem semeia a esperança e o perdão que nos refaz. E o perdão que nos refaz.
21. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Possa valer-nos, Senhor nosso Deus, a comunhão no vosso sacramento, ao proclamarmos nossa fé na Trindade eterna e santa, e na sua indivisível Unidade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
Preparando a Partilha da Palavra
O evangelho proclamado nesta solenidade da Santíssima Trindade inicia com o encontro entre os onze apóstolos e Jesus, após sua ressurreição. Interessante, a escolha do lugar para este encontro, pois os galileus eram desprezados pelos judeus de Jerusalém, que diziam que da Galileia “não podia sair nada de bom.” Mais uma vez, Jesus escolhe manifestar-se entre os pequenos, os desprezados, os sem importância aos olhos humanos. Jesus fala sobre a autoridade que lhe foi atribuída pelo Pai e envia os apóstolos como missionários: “Ide fazer discípulos, ide batizar”. E o evangelho termina com Cristo assumindo conosco um magnífico compromisso: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo.” Na leitura do Deuteronômio, Moisés exorta o povo a reconhecer que “O Senhor é o Deus, lá em cima no Céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele”. Moisés instiga o povo a assumir este reconhecimento com o coração, mais do que com a razão, pois o mistério de Deus ultrapassa infinitamente nosso poder de compreensão, mas cabe todo em nosso coração. Alimentados pela Palavra proclamada, nos sentimos reconfortados e seguros e, com o salmista cantamos a nosso Deus Uno e Trino: “Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.” A proposta de Deus nasce de amor, explicita-se na encarnação e morte de Jesus, e tem por finalidade dar a todos a vida eterna. Ao homem e à mulher, em resposta ao chamado de Deus, consiste em aceitar ou não aceitar a missão de Jesus, o Filho. Aceitar ou não, exige uma decisão pessoal, de adesão ao Evangelho da libertação e da vida nova. Jesus garantiu que o Espírito Santo nos ajudaria a conhecer a Verdade e a discernir as coisas. A decisão passa pela adesão ao Cristo Ressuscitado, o Redentor e Salvador, por meio de uma adesão misteriosa e amorosa de docilidade ao Reino e ao Seguimento do Cristo. Devemos construir uma vida do amor, com amor e para amar, como Cristo nos amou e amou a sua Igreja. Sim, a solenidade da Santíssima Trindade, nos convida a buscar e viver a integração da unidade na pluralidade em todos os sentidos. Que a Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo acompanhe sempre as nossas vidas e nos ajude a fazer a experiência amorosa de Deus. Vem Trindade Santa, caminha conosco e nos dê a sua paz! Amém!

RITOS FINAIS
23. BREVES AVISOS
24. BÊNÇÃO FINAL
LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Tb 1,3; 2,1a-8; Sl 111 (112),1-2. 3-4. 5-6 (R/. 1a); Mc 12,1-12
Ter.: Ss. Marcelino e Pedro Mts, MFac. Tb 2,9-14; Sl 111 (112); Mc 12,13-17
Qua.: . S. Carlos Lwanga e Comps. Mts, mem. Tb 3,1-11a.16-17ª; Sl 24 (25); Mc 12,18-27
Qui.: SSMO. CORPO E SANGUE DE CRISTO. Sol. Ex 24, 3-8; Sl 115 (116); Hb 9,11-15; Mc 14, 12-16.22-26
Sex.: . S. Bonifácio BMt, mem. Tb 11, 5-17; Sl 145 (146),2ab.6c-7.8-9a.9bc-10 (R/. 1); Mc 12,35-37
Sáb.: S. Norberto B, MFac. Tb 12, 1.5-15.20; Cânt.: Tb 13, 2. 6. 7. 8 (R/. 2a); Mc 12, 38-44
1ª Semana do Saltério
Ofício Solene Próprio
CANTOS PARA ESTA CELEBRAÇÃO: Cânticos do Hinário Litúrgico da CNBB – Festas Litúrgicas I – Paulus

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …