Página Inicial / Animação Litúrgica / 16º Domingo do Tempo Comum

16º Domingo do Tempo Comum

JESUS VIU UMA GRANDE MULTIDÃO E TEVE COMPAIXÃO
16º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 19/07/2015
Animador: Irmãos e irmãs: a Liturgia deste Domingo nos leva ao conhecimento do nosso Deus e nos ajuda a vislumbrar, em Cristo, a imagem do Pastor que não só congrega as suas ovelhas, mas as protege com extremo carinho, paciência e misericórdia. Unidos a Jesus, fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: O SENHOR É MINHA LUZ, ELE É MINHA SALVAÇÃO, QUE PODEREI TEMER?/ 1. O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha salvação! Ele guarda minha vida, eu não vou ter medo não!/ 2. A Deus peço uma só coisa, sei que Ele vai me dar, habitar em sua casa, todo o tempo que eu durar, para provar sua doçura e no tempo contemplar!/ 3. Vem me ensina teus caminhos e me mostra a boa estrada. Me protege do inimigo que só pensa coisa errada, falsidade estão tramando, tenho a vida amargurada!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
 LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos caríssimos, Cristo, Bom Pastor, cuida de nós e nos alimenta com Sua Palavra. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Jr 23, 1-6) – Leitura do livro do profeta Jeremias.
1Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor! 2Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor. 3E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde forem expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão. 4Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor. 5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa justiça’”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 22/23) – REFR.: O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ: / FELICIDADE E TODO BEM HÃO DE SEGUIR-ME! / 1. O Senhor é o pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma. / Pelos prados e campinas verdejantes / Ele me leva a descansar. / para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças./ 2. Ele me guia no caminho mais seguro, / pela honra do teu nome. / Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, / nenhum mal eu temerei. / Estais comigo com bastão e com cajado; / eles me dão segurança. / 3. Preparais à minha frente uma mesa, / bem à vista do inimigo / e com óleo vós ungis minha cabeça; / e meu cálice transborda. / 4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me / por toda a minha vida; / e, na casa do Senhor, habitarei / pelos tempos infinitos.
8. 2ª LEITURA (Ef 2, 13-18) – Leitura da carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, 13agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe vos tornastes próximos pelo sangue de Cristo. 14Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade. 15Ele aboliu a lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. 16Quis reconciliá-Ios com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. 17Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / 1. Minhas ovelhas escutam minha voz / minha voz estão elas a escutar. / Eu conheço, então, minhas ovelhas, / que me seguem, comigo a caminhar!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 6, 30-34) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 300s apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele Ihes disse: "Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco". Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos, confiantes e cheios de esperança, apresentemos nossas preces a Cristo Senhor que, sendo nosso Bom Pastor, sempre tem compaixão e vem ao encontro do Seu povo. Digamos: Cristo, Bom Pastor, ouvi-nos!
TODOS: CRISTO, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que esteja, assim como Jesus, a serviço de todo o rebanho, disposto a dar tudo, até a própria vida, pelo bem da Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
3) Pelos nossos Bispos auxiliares, Dom José Aparecido e Dom Valdir, que, no próximo dia 21, comemoram o seu aniversário natalício, para que continuem testemunhando, nas periferias do Distrito Federal, o rosto acolhedor e misericordioso de Jesus, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que nos conservemos sempre fiéis à prática da caridade, a fim de que ela seja um testemunho eficaz da nossa pertença a Deus e à Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
5) Para que os homens e as mulheres do nosso tempo, tantas vezes mergulhados no barulho, redescubram o valor do silêncio e saibam escutar a Deus e aos irmãos, rezemos ao Senhor.

TODOS: CRISTO, BOM PASTOR, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas)
P.: Cristo, Bom Pastor, dignai-vos olhar para o Vosso povo e concedei-lhe os dons de Vossa bondade. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – REFR.: NESTA PRECE SENHOR, VENHO TE OFERECER, O CREPITAR DA CHAMA, A CERTEZA DE DAR./ 1. Eu te ofereço o sol que brilha forte, te ofereço a dor do meu irmão! A fé na esperança e o meu amor!/ 2. Eu te ofereço as mãos que estão abertas, o cansaço do passo mantido! Meu grito mais forte de louvor!/ 3. Eu te ofereço o que vi de belo no interior dos corações, a coragem de me transformar!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que no sacrifício da cruz, único e perfeito, levastes à plenitude os sacrifícios da Antiga Aliança, santificai, como o de Abel, o nosso sacrifício, para que os dons que cada um trouxe em vossa honra possam servir para a salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. RITO DA COMUNHÃO
18. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: VENHO, SENHOR, TE RECEBER AGORA. TEU SANTO CORPO, SENHOR, ME ENCHE DO TEU AMOR. VENHO SENHOR, TE RECEBER AGORA, TEU SANTO SANGUE, SENHOR, TRANSBORDA MEU CORAÇÃO, SENHOR. / 1- E ao receber teu corpo e sangue, Senhor, possa em mim brotar a paz, o amor, a salvação. E no teu altar seremos um em comunhão. És grande, ó meu Salvador! / 2- E ao receber teu corpo e sangue, Senhor, não se faça em mim motivo de condenação. Mas se faça sim, Senhor, presença tua em mim. És grande, ó meu Salvador!
19. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, permanecei junto ao povo que iniciastes nos sacramentos do vosso reino, para que, despojando-nos do velho homem, passemos a uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
20. BREVES AVISOS
21. BÊNÇÃO FINAL
Preparando a Partilha da Palavra
Cristo deixou pastores instituídos para continuarem a guiar o seu povo, quer por prados e campinas verdejantes, quer por vales  tenebrosos. Eles são chaves indispensáveis à vida e à missão da Igreja. A preparação e o cuidado desses pastores se faz cada dia mais exigente e de responsabilidade de todos. Existem tantos pobres e famintos, abandonados e sem carinho. A comunidade eclesial, que celebra o pastoreio de Jesus Cristo, não pode cruzar os braços nem fechar os olhos diante da situação de tantos e tantos sofredores, ovelhas sem pastor. Pastor ou pastora é quem tem responsabilidade pelo bem de outras pessoas. A atitude de Jesus nos lembra que esta é a forma de ser de Deus, e também deve caracterizar a comunidade cristã. No seguimento de Jesus, somos ovelhas e pastores, convocados a viver a “compaixão/sentir com” os pobres, a ser “pastores amorosos”, responsáveis pela sorte, pela vida, pela paz, pela felicidade dos irmãos e irmãs. Jesus traz a paz a todos sem exceção, porque vem da parte de Deus, e, nele, nós somos filhos de Deus. A divisão entre judeus e pagãos, crentes e não crentes, brancos e negros, homem e mulher ou qualquer outra oposição não pode ser aceita por nós. Não tem lugar na comunidade eclesial. A comunidade é chamada a exercer o pastoreio de Jesus, ajudada e animada pelos pastores convocados e instituídos. O convite de Jesus para ir a um lugar tranquilo e descansar um pouco não é detalhe que destoa no Evangelho. Criemos em nossas comunidades espaços para o descanso, o lazer, a convivência prazerosa. A vida cristã não se reduz a preceitos, pecados, orações, devoções, abstinências, jejuns, esmolas… mas proporciona também experiências fraternas na gratuidade, no aconchego, no convívio alegre e fraterno. Porém, é indispensável para a missão o tempo da oração, o cultivo da relação íntima e pessoal com Deus. É Ele quem anima e dá forças para enfrentar todas as dificuldades que os apóstolos e apóstolas de todos os tempos encontrarão.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Sto Apolinário BMt. MFac. Ex 14, 5-18; Cânt.: Ex 15, 1-2. 3-4. 5-6 (R/. 1a); Mt 12, 38-42
Ter.: S. Lourenço de Brindisi PresbDr, MFac. Ex 14, 21 – 15, 1; Cânt.: Ex 15, 8-9. 10 e 12. 17 (R/. 1a); Mt 12, 46-50
Qua.: Sta Maria Madalena, memória. Ct 3,1-4a ou 2Cor 5,14-17; Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9 (R/.2b); Jo 20,1-2.11-18
Qui.: Sta Brígida Rlg, MFac; Ex 19,1-2.9-11.16-20b; Cânt.: Dn 3,52.53-54.55.56 (R/.52b); Mt 13,10-17
Sex.: S. Charbel Makhful Presb, MFac. Ex 20, 1-17; Sl 18 (19B), 8. 9. 10. 11 (R/. Jo 6, 68c); Mt 13, 18-23
Sáb.: S. Tiago Maior, Apóstolo, festa. 2Cor 4, 7-15; Sl 125 (126), 1-2ab. 2cd-3. 4-5.6 (R/. 5); Mt 20, 20-28
Quarta Semana do Saltério
Décima Sexta Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …