Página Inicial / Animação Litúrgica / 17º Domingo do Tempo Comum

17º Domingo do Tempo Comum

“SACIAI OS VOSSOS FILHOS, Ó SENHOR!” (Sl 144)

17º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 26/07/2015
Animador: Meus irmãos, é o próprio Deus quem nos reúne nesta celebração. Por ser amor, Ele nos ensina que devemos, também nós, multiplicar os pães, pelo milagre do amor na partilha fraternal. Fiquemos de pé para o início da Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: O SENHOR É MINHA LUZ, ELE É MINHA SALVAÇÃO, QUE PODEREI TEMER?/ 1. O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha salvação! Ele guarda minha vida, eu não vou ter medo não!/ 2. A Deus peço uma só coisa, sei que Ele vai me dar, habitar em sua casa, todo o tempo que eu durar, para provar sua doçura e no tempo contemplar!/ 3. Vem, me ensina teus caminhos e me mostra a boa estrada. Me protege do inimigo que só pensa coisa errada, falsidade estão tramando, tenho a vida amargurada!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3.ATO PENITENCIAL – P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, Deus é capaz de multiplicar o nosso pequeno gesto de amor e tornar-nos partícipes do Seu dom. Ouçamos, atentamente, os ensinamentos do Senhor.
6. 1ª LEITURA (2 Reis 4, 42-44) – Leitura do segundo livro dos Reis.
Naqueles dias, 42veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: "Dá ao povo para que coma". 43Mas o seu servo respondeu-lhe: "Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?" Eliseu disse outra vez: "Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: ‘Comerão e ainda sobrará"’. 440 homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 144/145)- REFR.: SACIAI OS VOSSOS FILHOS, Ó SENHOR!/1. Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!/ 2. Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam,/ e vós lhes dais no tempo certo o alimento./ Vós abris a vossa mão prodigamente/ e saciais todo ser vivo com fartura./ 3. É justo o Senhor em seus caminhos,/ é santo em toda obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.
8. 2ª LEITURA (Ef 4,1-6) – Leitura da carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, leu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS)/1. Um grande profeta surgiu entre nós/ e Deus visitou o seu povo sofrido,/ um grande profeta surgiu entre nós,/ Amém, Aleluia, Aleluia!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 6, 1-15) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?" 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: "Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um". 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro disse: 9"Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" 10Jesus disse: Fazei sentar as pessoas". Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. l1Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!" 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: "Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo". 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Caríssimos irmãos, reunidos no Dia do Senhor para celebrar os Santos Mistérios, supliquemos ao Pai que nos atenda em nossas necessidades, dizendo com fé: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que, vivendo a Eucaristia, incentive a humanidade à partilha e ao compromisso com a defesa da vida em todas as suas instâncias, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos católicos leigos que atuam em cargos e posições de responsabilidade social, para que sejam, com firmeza e sabedoria, fiéis colaboradores na edificação do bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Pelos avós de nossa comunidade, para que continuem nos ensinando a viver retamente os mistérios da nossa fé eucarística com renovado zelo, carinho e esperança, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que a comunhão do Corpo e Sangue de Cristo nos leve um dia a participar da vida eterna, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Ó Pai, que nos destes Vosso Filho, que sacia a fome do vosso povo, ouvi as nossas preces e fazei que encontremos a nossa alegria na abundância dos vossos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – REFR.: NESTA PRECE, SENHOR, VENHO TE OFERECER, O CREPITAR DA CHAMA, A CERTEZA DE DAR./ 1. Eu te ofereço o sol que brilha forte, te ofereço a dor do meu irmão! A fé na esperança e o meu amor!/ 2. Eu te ofereço as mãos que estão abertas, o cansaço do passo mantido! Meu grito mais forte de louvor!/ 3. Eu te ofereço o que vi de belo no interior dos corações, a coragem de me transformar!
RITOS FINAIS
15. BREVES AVISOS
16. BÊNÇÃO FINAL
Preparando a Partilha da Palavra
Jesus passa para a outra margem do lago, seguido pela multidão que, tendo visto seus sinais, buscava-o, esperando o conforto, a cura, o alimento às suas necessidades. Olhando para eles, Jesus percebeu que precisavam ser alimentados. Mesmo sabendo o que iria fazer, o Mestre remete aos discípulos a necessidade do povo. Eles, porém, com lógica humana, que não teriam dinheiro para tal. O menino que traz cinco pães e dois peixes, simboliza o milagre que pode acontecer quando o egoísmo dá lugar à solidariedade, ao pensar no “nós” e não no “eu”. Não é quantidade de pães e peixes que importa e sim a oferta. Trazido pelo próprio povo, representado no menino, os dons são elevados a Deus, por Jesus, que ao Pai dá graças, e potencializados pelo gesto de partilha, alimentam a todos, multiplicam-se pelo amor, pela doação. No sinal realizado por Jesus, alimentando a multidão, além de sua preocupação clara com a necessidade do povo, é perceptível também seu desejo em precisar dos apóstolos, em responsabilizá-los pelas necessidades uns dos outros. Ele os compromete à solidariedade. Se cada um partilhar seus dons, colocando-os a serviço do bem comum, acontece o milagre da multiplicação. Esta confiança também é expressa na primeira Leitura por Eliseu: “Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: ‘Comerão e ainda sobrará’”. Por meio do profeta, Deus concretiza seu desejo de alimentar a todos, saciando a fome do povo na partilha, na fraternidade. Assim, bendizendo ao Senhor com louvores, por tudo o que dEle recebemos, na certeza de que, no tempo certo, Ele nos cumula de bênçãos e nos alimenta com fartura, suplicamos com o salmista: “Saciai os vossos filhos, ó Senhor!” Na segunda Leitura, Paulo sinaliza os bens a serem partilhados: humildade, paciência, mansidão, amor, devem ser multiplicados por todos a cada dia, alimentando a unidade e a paz no coração do mundo. A concretização disto se dá no exercício da vocação de cada um, na oferta dos dons que se complementam, e, quando partilhados, alimentam a todos. A confiança na ação de Deus não nos dispensa de fazer a nossa parte. O cristão que vai se tornando adulto na fé é capaz de partilhar o pouco que tem, acredita na união e na organização da comunidade e da sociedade, para ir superando a carência do povo. O pouco com Deus é muito. Daí a importância de que, realmente, cada um colabore com o pouco que tem, nunca subestimando a sua parcela de contribuição na construção de um mundo melhor.
LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Ex 32, 15-24.30-34; Sl 105 (106), 19-20. 21-22. 23 (R/. 1a); Mt 13, 31-35
Ter.: Ex 33, 7-11; 34, 5b-9.28; Sl 102 (103), 6-7. 8-9.10-11. 12-13 (R/. 8a); Mt 13, 36-43
Qua.: Sta. Marta, memória. 1Jo 4,7-16; Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R/. 9a); Jo 11,19-27 ou Lc 10,38-42
Qui.: S. Pedro Crisólogo BDr, MFac. Ex 40, 16-21.34-38; Sl 83 (84), 3. 4. 5-6a.8a. 11 (R/. 2); Mt 13, 47-53
Sex.: Sto Inácio de Loyola Presb., memória. Lv 23, 1.4-11.15-16.27.34b-37; Sl 80 (81), 3-4. 5- 6ab. 10-11ab (R/. 2a); Mt 13, 54-58
Sab.: Sto. Afonso Maria de Ligório BDr, memória. Lv 25, 1.8-17; Sl 66 (67), 2-3. 5. 7-8 (R/. 4); Mt 14, 1-12;
Primeira Semana do Saltério
Décima Sétima Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …