Página Inicial / Animação Litúrgica / 18º Domingo do Tempo Comum

18º Domingo do Tempo Comum

EU SOU O PÃO DA VIDA. QUEM VEM E CRÊ EM MIM NÃO TERÁ FOME, NEM SEDE.
Dia das Vocações Sacerdotais
DÉCIMO OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM 02/08/2015
Cor Litúrgica: Verde
Animador: Irmãos, estamos iniciando o mês vocacional. Nesta primeira semana, nós somos convidados a refletir sobre a vocação ao ministério ordenado: bispos, padres e diáconos. Rezemos pelo aumento e santificação de nossos ministros ordenados, confiando-os à proteção zelosa da Virgem Maria. Como Igreja, reunida em torno do Altar da Palavra e da Eucaristia, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: SENHOR, SE TU ME CHAMAS, EU QUERO TE OUVIR. SE QUERES QUE EU TE SIGA, RESPONDO: EIS-ME AQUI./ 1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz, andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmaste sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas: vê, Senhor, aqui estou./ 2. Nos passos do teu Filho toda igreja também vai, seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas: vê, Senhor, estou aqui./ 3. Os séculos passaram, não passou, porém, tua voz que chama ainda hoje, que convida a te seguir. Há homens e mulheres que te amam mais que a si, e dizem com firmeza: vê, Senhor, estou aqui.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: As leituras de hoje asseguram-nos que Deus está empenhado em oferecer ao Seu Povo o Alimento que dá vida plena e eterna. Ouçamos atentamente.
6. 1ª LEITURA (Ex 16, 2-4.12-15) – Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, 2a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3“Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?” 4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 12Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”. 13Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra. 15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 77/78)
REFR.: O SENHOR DEU A COMER O PÃO DO CÉU. / 1. Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, não haveremos de ocultar a nossos filhos, mas à nova geração nós contaremos: as grandezas do Senhor e seu poder./ 2. Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, e as comportas das alturas fez abrir; fez chover-lhes o maná e alimentou-os e lhes deu para comer o pão do céu./ 3. O homem se nutriu do pão dos anjos, e mandou-lhes alimento em abundância. Conduziu-os para a Terra Prometida, para o Monte que seu braço conquistou.
8. 2ª LEITURA (Ef 4, 17.20-24) – Leitura da carta de São Paulo aos Efésios.
Irmãos, 17eis pois o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada. 20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 21se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus. Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, 23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. 24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (BIS) / O homem não vive somente de pão / mas vive de toda palavra que sai / da boca de Deus, e não só de pão. / Amém! Aleluia! Aleluia!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 6, 24-35) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
CEL.: Naquele tempo, 24quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. 30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: “Pão do céu deu-lhes a comer”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o Pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, elevemos nossas preces ao Pai, pelos ministros ordenados, dizendo: Ó Senhor, escutai-nos!
TODOS: Ó SENHOR, ESCUTAI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, no seu ministério incessante ao serviço dos cristãos e de todos os homens, seja sempre cheio da sabedoria, da consolação e da fortaleza do Cristo Eucarístico, rezemos ao Senhor.
TODOS: Ó SENHOR, ESCUTAI-NOS!
2) Pelo nosso Arcebispo, Dom Sergio da Rocha, pelos nossos Bispos auxiliares, pelos sacerdotes e pelos diáconos de nossa Arquidiocese, para que sejam autênticas testemunhas dos ensinamentos do Evangelho, rezemos ao Senhor.
TODOS: Ó SENHOR, ESCUTAI-NOS!
3) Pelos seminaristas de nossa Arquidiocese, para que continuem buscando na oração o discernimento necessário para responder ao chamado divino, rezemos ao Senhor
TODOS: Ó SENHOR, ESCUTAI-NOS!
4) Pela nossa comunidade, para que hoje e sempre seja um celeiro de vocações e continue ajudando, com generosidade, as Obras das Vocações Sacerdotais, rezemos ao Senhor.
TODOS: Ó SENHOR,ESCUTAI-NOS!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus Pai, que enviastes o Vosso Filho, que nos dá o verdadeiro Pão do Céu, saciai a fome e a sede que temos de Vós. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Os grãos que formam a espiga se unem pra serem pão; os homens que são Igreja, se unem pela oblação. / REFR.: DIANTE DO ALTAR, SENHOR, ENTENDO MINHA VOCAÇÃO: DEVO SACRIFICAR A VIDA POR MEU IRMÃO. / 2. O grão caído na terra só vive se vai morrer; é dando que se recebe, morrendo se vai viver. / 3. O vinho e o pão ofertamos, são nossa resposta de amor. Pedimos humildemente: “aceita-nos, ó Senhor.”
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Dignai-vos, ó Deus, santificar estas oferendas e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS VI D – Jesus que passa fazendo o bem – MR (p. 860)
 
RITOS FINAIS
18. BREVES AVISOS
19. BÊNÇÃO FINAL
Preparando a Partilha da Palavra
Depois da multiplicação dos pães, Jesus explicita o sentido deste sinal ao povo que o procura. Ele diz que o mais importante não é o pão que alimenta o corpo, mas o pão que pode alimentar o homem para a vida eterna, o pão que sacia definitivamente a fome, ou seja, o desejo da santidade. Jesus é o pão da vida, por isso o caminho para a santidade. Na leitura do Êxodo, ouvimos como o Senhor alimentou o povo no deserto com o pão enviado do céu. Agora Jesus anuncia que Ele é o verdadeiro pão do céu, porque, através d’Ele, não será apenas alimentado o corpo, mas também, o espírito, para a salvação eterna. Com a multiplicação dos pães, evidencia-se uma das características das comunidades cristãs: a partilha. É por meio da partilha solidária que acontece o milagre da multiplicação e da abundância, onde todos se saciam e ainda sobra para os que virão depois. “A fome de tantas pessoas é sinal de que o projeto de Deus não foi respeitado e que seu Reino ainda não se completou”. A compaixão é um sentimento divino que leva Jesus a socorrer as pessoas em suas necessidades. A exemplo de Jesus, somos convidados a fixar nosso olhar nos novos excluídos: migrantes, refugiados, vítimas do tráfico, analfabetos tecnológicos, moradores de rua, enfermos, idosos, desempregados… Que os gestos de compaixão de Jesus, despertem em nós, os mesmos sentimentos de solidariedade e compromisso com os excluídos dos bens da sociedade. Na abertura solidária para os outros, a melhor oferta do pão, que ninguém recusa porque não marginaliza, são: o amor, a acolhida, o respeito à dignidade de cada pessoa. Talvez esse seja o pão de que mais se tenha fome em nossos dias. Poderemos então aproximar-nos para receber o pão eucarístico se não estivermos dispostos a partilhar com os irmãos o pão material? Se não aceitamos que a pessoa de Jesus seja reproduzida em nós, se não lhe permitimos continuar, por nosso intermédio, a saciar a humanidade? E Jesus continua pedindo: “Dai-lhes vós mesmos de comer”! Qual é a nossa atitude diante de tantos irmãos e irmãs sofredores? Como posso chamar-me de cristão se não me preocupo com meus semelhantes?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Nm 11,4b-15; Sl 80(81),12-13.14-15.16-17 (R/. 2a); Mt 14,13-21
Ter.: S. João Maria Vianney Presb, memória; Nm 12, 1-13; Sl 50 (51), 3-4. 5-6a. 6bc-7. 12-13(R/. cf. 3a); Mt 14, 22-36
Qua.: Dedicação da Basílica de Sta. Maria Maior, MFac.
Nm 13, 1-2.25 – 14, 1.26-30.34-35; Sl 105 (106), 6-7a. 13-14. 21-22. 23 (R/. 4a); Mt 15, 21-28
Qui.: Transfiguração do Senhor, Festa. Dn 7, 9-10.13-14 ou 2 Pd 1, 16-19; Sl 96 (97); Mc 9,2-10
Dn 7, 9-10.13-14; Sl 96 (97), 1-2. 5-6. 9 (R/. 1a e 9a) ou 2Pd 1, 16-19; Mc 9,2-10
Sex.: S. Sisto II Pp e Comps. Mts., MFac. S. Caetano Presb, MFac.; Dt 4,32-40; Sl 76(77),12-13.14-15.16 e 21 (R/. 12a); Mt 16,24-28
Sab.: S. Domingos Presb, memória.; Dt 6, 4-13; Sl 17 (18), 2-3a. 3bc-4. 47 e 51ab (R/. 2); Mt 17, 14-20
Segunda Semana do Saltério
Décimo Oitavo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …