Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

 SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
COM MARIA DEVEMOS ANUNCIAR AS MARAVILHAS DE DEUS
Dia das Vocações Religiosas

 Ano B – XXV – Nº 1527 – cor branca ou dourada – 16/08/2015
Cor Litúrgica: Branco
Animador:
Meus irmãos, celebrando a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora,reconhecemos as maravilhas que o Senhor operou na vida de sua humilde serva. Chamada a colaborar no plano de Deus, Maria tornou-se exemplo de serviço ao Senhor. De um modo especial, nesta Liturgia, recordamos nossos irmãos e irmãs de vida consagrada e rezamos por eles, a fim de que eles possam viver com fidelidade os valores evangélicos. Fiquemos de pé e iniciemos a celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Maria concebida sem culpa original, trouxeste a luz da vida na noite de Natal.Tu foste imaculada na tua conceição, ó mãe predestinada da nova criação./REFR.:MARIA DA ASSUNÇÃO, ESCUTA A NOSSA VOZ E PEDE PROTEÇÃO PRA CADA UM DE NÓS (BIS). / 2.Maria, mãe, rainha, protege com teu véu o povo que caminha na direção do céu.Tu foste a maravilha das obras do senhor: esposa, mãe e filha do mesmo Deus de amor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE- P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.TODOS:AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.:Irmãos, com Maria, nós aprendemos a ouvir e a meditar a Palavra de Deus. Atentos, escutemos o que o Senhor tem a nos falar.
6. 1ª LEITURA (Ap 11, 19a; 12,1-6a.10ab) – Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
19aAbriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança. 12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 3Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6aA mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 10abOuvi então uma foz forte do céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 44/45)
REFR.:À VOSSA DIREITA SE ENCONTRA A RAINHA , / COM VESTE ESPLENDENTE DE OURO DE OFIR./ 1.As filhas de reis vêm ao vosso encontro, / e à vossa direita se encontra a rainha / com veste esplendente de ouro de Ofir. / 2. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna!” / Que o Rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! / 3. Entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real.
8. 2ª LEITURA (1 Cor 15, 20-27a) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião de sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 27aCom efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, (BIS) / Maria é elevada ao céu / Alegrem-se os coros dos anjos
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc1, 39-56) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. CEL.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ-Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, neste dia em que toda a Igreja se alegra com o triunfo da Virgem Santa Maria, oremos a Deus, por intercessão da Cheia de Graça, dizendo com alegria: Senhor, que a Vossa Mãe interceda por nós!
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, no cumprimento da sua missão pontifícia, transmita sempre mais a todos nós a ternura do amor maternal que brota do coração da Rainha assunta aos Céus, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
2) Pelas Congregações, Institutos religiosos e Sociedades de vida apostólica do mundo inteiro, para que Deus lhes dê sólidas e santas vocações, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
3) Pelas famílias de nossa Arquidiocese, neste dia em que encerramos a Semana Nacional da Família, para que aprendam a imitar as virtudes de Maria e saibam levar o Cristo ao próximo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
4) Pela nossa comunidade, para que, pela escuta da Palavra de Deus e pela participação na Eucaristia, saiba renovar seu sim a Deus e o serviço ao próximo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
(Preces Espontâneas)
P.: Suba até vós, ó Deus, os nossos pedidos, e, pela intercessão da Virgem Maria, assunta ao céu, acendei em nossos corações o desejo de chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Os grãos que formam a espiga se unem pra serem pão; os homens que são Igreja, se unem pela oblação. / REFR.:DIANTE DO ALTAR, SENHOR, ENTENDO MINHA VOCAÇÃO: DEVO SACRIFICAR A VIDA POR MEU IRMÃO. / 2. O grão caído na terra só vive se vai morrer; é dando que se recebe, morrendo se vai viver. / 3.O vinho e o pão ofertamos, são nossa resposta de amor. Pedimos humildemente: “aceita-nos, ó Senhor.”
15.P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Suba até vós, ó Deus, o nosso sacrifício, e, pela intercessão da Virgem Maria, elevada ao céu, acendei em nossos corações o desejo de chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor.TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – Prefácio A Glória de Maria – (MR p. 639)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO –REFR.: 1.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que nos alimentastes com o sacramento da salvação, concedei-nos, pela intercessão da virgem Maria elevada ao céu, chegar à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO VOCACIONAL
Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua Palavra e pela administração dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis. Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo. Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da Reconciliação, difundem a alegria do vosso perdão. Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dócil aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada. Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho. Nós vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém. Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós. (Papa Bento XVI).
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 527)
P.: O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.
TODOS: AMÉM
P.: Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.
TODOS: AMÉM
P.: E vós, que vos reunistes hoje para celebrar sua solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
TODOS: AMÉM
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM

Preparando a Partilha da Palavra
A leitura de Apocalipse nos apresenta a mulher, símbolo da comunidade. Ela está adornada de todo seu esplendor: veste-se de sol, sinal da glória do Senhor; tem aos pés a lua, símbolo de alguém que não será vencido pelo passar do tempo; usa uma coroa de doze estrelas, simbolizando o povo de Deus, o antigo Israel, com suas doze tribos, do qual nasceu Jesus, e depois o novo Israel, a Comunidade-Igreja, Corpo de Cristo, Povo de Deus perseguido pelo dragão. Está grávida, na hora de dar à luz, como Maria e a Igreja, que fazem Jesus nascer na história e na vida das pessoas. A segunda leitura nos fala do combate entre as forças do Reino e o mal. O sinal da vitória do Reino representa a derrota da morte na ressurreição de Jesus. A morte é o último inimigo a ser derrotado. Tendo certeza de que a morte não significa um ponto final e a ressurreição é a palavra decisiva sobre nossas vidas, todo o resto ganha nova luz e nossos medos são dissolvidos pela confiança no poder maior do Pai. O Evangelho de hoje nos é muito familiar. Maria, grávida, visita Isabel, também grávida. Encontram-se as duas mulheres do povo em um lugarejo sem recursos e sem importância. Maria é aclamada pela prima como bendita entre as mulheres e recita uma oração de louvor pelas maravilhas que o Senhor realizara nela, as quais seriam plenificadas na vida da criança que estava em seu ventre. Há uma explosão de alegria dessas mulheres, que reuniam duas impossibilidades humanas de ser mãe: Isabel era idosa e estéril; Maria, jovem e virgem. A exemplo de Maria e motivados por sua Assunção, respondemos imediatamente às necessidades dos irmãos e irmãs? Que espaço ocupam as famílias, as pessoas com deficiência, os idosos, os marginalizados em nossa vida pessoal e comunitária?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.:Jz2, 11-19; Sl 105 (106), 34-35. 36-37. 39-40 (R/. 4a); Mt 19, 16-22
Ter.:Jz 6, 11-24ª; Sl 84 (85), 9. 11-12. 13-14 (R/. 9b); Mt 19, 23-30
Qua.:S. João Eudes Presb, MFac. Jz 9,6-15; Sl20(21),2-3.4-5.6-7 (R/. 2a); Mt 20,1-16a
Qui.:-: S. Bernardo AbDr, memória; Jz 11,29-39ª; Sl 39(40),5.7-8a.8b-9.10 (R/. cf. 8a.9a); Mt 22,1-14
Sex.:S. Pio X Pp, memória; Rt 1,1.3-6.14b-16.22; Sl 145(146),5-6.7.8-9a.9bc-10 (R/. 2a); Mt 22,34-40
Sab.: N. Sra Rainha,:Is 9, 1-6; Sl 112 (113), 1-2. 3-4. 5-6. 7-8 (R/. 2); Lc 1, 26-38
Quarta Semana do Saltério
Vigésimo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …