Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 22º Domingo Comum

Liturgia 22º Domingo Comum

LITURGIA – 22º DOMINGO COMUM – 30.08.2015

“Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes”

1.Acolhida.
Assistir à Missa dominical é um dever cristão, mas o cumprimento de um dever não é suficiente para ser um bom cristão! É necessário deixar-se envolver e participar do mistério de Jesus que se entrega ao Pai para nossa salvação. Diz Santo Agostinho: “Se você celebra com fé e devoção, você é transformado naquilo que celebra!” Jesus não quer o cumprimento de um dever, mas a transformação de nosso coração: “Sermos como Ele!” Quem é Jesus Cristo e que devemos praticar para sermos outros Cristos no mundo e no tempo em que vivemos?

2.Palavra de Deus.
Dt 4,1-2.6-8 – Deus prescreveu leis sábias ao Povo de Israel para ele viver com sabedoria e inteligência e tornar-se uma grande nação. Deus não  quer leis, mas um povo inteligente, sábio e próximo de Deus. Um povo que vive a própria fé no meio de povos pagãos!

Tg 1,17-18.21-22.27 – A lei, em si mesma, é um instrumento morto, mas Deus quer um povo praticante: “Sede praticantes da palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!” A lei não salva ninguém, mas o amor e a prática engrandece o ser humano!

Mc 7, 1-8.14-15.21-23 – Jesus não quer praticantes de leis, mas convertidos que servem com amor! Ele quer purificar a fonte (o coração) donde pode jorrar água viva e potável ou lodo imundo e mal cheiroso!  A melhor observância da lei é a prática do bem e do amor cristão.

3.Reflexão.
Os Mandamentos, ditados por Deus a Moisés, são sábios e inteligentes, mas o Povo de Israel não os observou! Não se tornou um grande povo e nem cumpriu sua missão! Lei sábia, mas um povo medíocre que não invocou com sinceridade o nome de Deus!

Nós, hoje, anunciamos o Mandamento de Jesus, descrito no Evangelho, mas temos um coração demasiadamente carnal e mundano, por isso o mundo não se converte e nem conhece a alegria de ser honesto, justo, fiel, solidário e pacífico! Eis nosso pecado!

São Tiago, Apóstolo do Senhor, adverte seus discípulos que não basta conhecer de cor os Mandamentos; sem a vivência é simples enganação. E a alma de todo o mandamento é a assistência aos necessitados em suas tribulações e não contaminar-se com o mundo do pecado. Honestamente, confrontemo-nos com os homens do mundo, que diferenças descobrimos entre eles e nós? Parece que os acompanhamos na vida vazia e pobre de amor e de compaixão pelos pobres e atribulados. Conhecemos os mandamentos e seguimos o caminho da moda mundana e carnal!

No Evangelho, Jesus pede uma religião que atinja o coração e a mudança de nosso comportamento, evitando as obras da carne e praticando as obras do Espírito. Os fariseus observavam detalhes da Lei, mas em seu interior continuavam egoístas, falsos e mal intencionados! Deus não aprecia as aparências (que alimentam o orgulho), mas volta-se compassivo para quem busca a pureza de coração! Deus quer ocupar o interior de nosso coração!

Quais são as hipocrisias de nosso tempo, inclusive, na Igreja Católica? Andamos demais preocupados com Liturgias antigas, com véus e paramentos preciosos…, mas e o coração como vai? O bom senso, inclusive, não aprova as vestimentas inconvenientes nos ambientes de culto religioso! Novamente, perguntamos: e o coração como vai?

“Não sabeis que vosso corpo é templo vivo do Espírito Santo?”

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3353

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …