Página Inicial / Animação Litúrgica / 23º Domingo do Tempo Comum

23º Domingo do Tempo Comum

JESUS NOS CURA E NOS LIBERTA DE TODOS OS MALES
23º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 06/09/
Anim.: Irmãos, nesta Liturgia, peçamos ao Senhor que fortaleça a nossa fé, a fim de que a Sua Palavra nos anime, dê força e coragem para que sejamos autênticos cristãos da esperança. Fiquemos de pé e iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS-AMOR, DE UM DEUS IRMÃO / É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO / 1. Jesus Cristo é a palavra. Pura imagem de Deus Pai / Ele é vida e verdade. A suprema caridade / 2. Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor / Precisamos ser profetas para o mundo ser melhor / 3. Vossa Lei se fundamenta na palavra dos apóstolos / João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiram esta fé / 4. Vinde a nós, ó Santo Espírito, vinde nos iluminar /A palavra que nos salva nós queremos conservar.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Meus irmãos, Cristo, o Verbo de Deus, é a Palavra encarnada que se revela a nós nas Sagradas Escrituras. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 35, 4-7a) – Leitura da Profecia de Isaias.
4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7aA terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 145/146) REFR.: BENDIZE, Ó MINHA ALMA AO SENHOR/ BENDIREI AO SENHOR TODA A VIDA!/ 1. O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos. / 2. O Senhor abre os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído;/ o Senhor ama aquele que é justo,/ é o Senhor que protege o estrangeiro./ 3. Ele ampara a viúva e o órfão,/ mas confunde os caminhos dos maus./ O Senhor reinará para sempre,/ Ó Sião, o teu Deus reinará/ para sempre e por todos os séculos!
8. 2ª LEITURA (Tg 2, 1-5) – Leitura da Carta de São Tiago.
1Meus irmãos: a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés”, 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Jesus Cristo pregava o Evangelho, a boa notícia do Reino e curava seu povo doente de todos os males, sua gente!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 7, 31-37) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, supliquemos ao Pai que nos atenda em nossas necessidades, dizendo com fé: Senhor, iluminai-nos com a Vossa Palavra!
TODOS: SENHOR, ILUMINAI-NOS COM A VOSSA PALAVRA!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que Deus o proteja e lhe dê saúde e inspiração para conduzir a Igreja e para confirmar-nos nos caminhos do Evangelho, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ILUMINAI-NOS COM A VOSSA PALAVRA!
2) Por todas as pessoas portadoras de necessidades especiais, para que sejam acolhidas pelas comunidades cristãs e respeitadas em seus direitos, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ILUMINAI-NOS COM A VOSSA PALAVRA!
3) Pela nossa comunidade, para que se comprometa no serviço da Palavra de Deus e saiba transmitir com coragem as verdades da fé em todos os ambientes sociais, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ILUMINAI-NOS COM A VOSSA PALAVRA!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, atendendo ao pedido do Papa Francisco, levemos no bolso ou na bolsa um texto do Evangelho, para ler e meditar nos diversos momentos livres do nosso dia, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ILUMINAI-NOS COM A VOSSA PALAVRA!
(Preces Espontâneas)
P.: Ó Pai, ouvi as nossas preces e fazei que encontremos a nossa alegria na abundância de Vossos dons. Por Cristo, Nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Vou te oferecer a vida, e tudo que eu já sei viver. Tempo e trabalho, amor que eu espalho, coisas que me fazem crer./ 2. Vou te oferecer o pranto, aquilo que é meu sofrer. Paz que ainda não sei e tudo o que errei, são coisas que me fazem crer. / 3. Pão e vinho são sinais do teu amor, nele eu vou saber viver. Alegria e dor, eu vou te oferecer, são coisas que me fazem crer!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, concedei-nos por esta oferenda render-vos a devida homenagem, e fazei que nossa participação na Eucaristia reforce entre nós os laços da amizade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS VI D – Jesus que passa fazendo o bem – MR (p. 860)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: VENHO, SENHOR, TE RECEBER AGORA. TEU SANTO CORPO, SENHOR, ME ENCHE DO TEU AMOR. VENHO, SENHOR, TE RECEBER AGORA, TEU SANTO SANGUE, SENHOR, TRANSBORDA MEU CORAÇÃO, SENHOR. / 1- E ao receber teu corpo e sangue Senhor, possa em mim brotar a paz, o amor, a salvação. E no teu altar seremos um em comunhão. És grande, ó meu Salvador! / 2- E ao receber teu corpo e sangue, Senhor, não se faça em mim motivo de condenação. Mas se faça sim, Senhor, presença tua em mim. És grande, ó meu Salvador!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que nutris e fortificais vossos fiéis com o alimento da vossa palavra e do vosso pão, concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
Na 1ª leitura, Isaías diz a um povo aflito que não tenha medo. É um texto dirigido a pessoas privadas de esperança e de vida, em que o Deus de Israel apresenta-se como o defensor dos mais fracos. Hoje, Deus está olhando para o nosso país também, e está dizendo àqueles que estão à margem da sociedade: “Não tenham medo! Eu estou com vocês!” Mas para que eles ouçam esse consolo, é preciso que abram seus ouvidos e também que a língua se solte para anunciar que Deus é ternura e compaixão e não nos abandona. As imagens que Isaías usa para descrever a ação libertadora de Deus combinam com os milagres que Jesus fez durante a sua vida. Vemos um deles, claramente, no Evangelho de hoje. Os milagres de Jesus são sinais do que Deus quer ver acontecendo na terra: gente usando a voz para fazer valer os seus direitos, as pessoas se ouvindo mutuamente e interpretando bem o que ouvem. O cego de que nos fala o Evangelho não é somente aquela pessoa privada da visão. É também aquele que enxerga o pobre como gente sem valor, que não merece confiança, acrescentando humilhação às muitas privações que ele já sofreu. A carta de Tiago ilustra uma cena de discriminação aos pobres na sociedade daquela época. Hoje, talvez o cenário seria diferente, mas a questão de fundo continua sendo um teste até para a comunidade cristã. E Marcos faz um alerta aos que se dizem cristãos, e delimita a ação de Jesus. Só sua Palavra liberta e reintegra. As pessoas não precisam de magia ou rituais para abrir os ouvidos e anunciar que Ele é o Messias. Tudo é atribuído a Jesus, Ele vem de Deus e veio trazer a Salvação. Portanto, quem é Jesus? É aquele que cria o mundo novo. É aquele que, vindo de Deus devolve vida e liberdade aos oprimidos e mutilados pela sociedade. Cabem, aqui, algumas perguntas: Quem é que “cria” surdos e mudos, uma multidão impossibilitada de ouvir e de falar? Quem mantém o povo nesta situação? Os acontecimentos da vida social ajudam o povo a sair da situação de surdo-mudo em que se encontra? Comemorando amanhã o 21º Grito dos Excluídos com o tema “A vida em primeiro lugar”, e o lema: “Que país é este que mata a gente, que a mídia mente e nos consome?” pensemos: qual a nossa atitude como cristãos, seguidores de Cristo, diante de tal situação? Temos coragem de denunciar e lutar pelos nossos direitos?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Cl 1, 24 – 2, 3; Sl 61 (62), 6-7. 9 (R/. 8a); Lc 6, 6-11
Ter.: Natividade de Nossa Senhora, Festa. Mq 5, 1-4a ou Rm 8, 28-30; Sl 70(71),6; Sl 12 (13), 6 (R/. Is 61, 10); Mt 1, 1-16.18-23 ou abrev. 1, 18-23
Qua.: S. Pedro Claver Presb, M Fac. Cl 3, 1-11; Sl 144 (145), 2-3. 10-11. 12-13ab (R/. 9a); Lc 6, 20-26
Qui.: Cl 3, 12-17; Sl 150, 1-2. 3-4. 5-6 (R/. 6); Lc 6, 27-38
Sex.: 1Tm 1,1-2.12-14; Sl 15(16),1-2a.5.7-8.11 (R/. cf. 5a); Lc 6,39-42
Sab.: Santíssimo Nome de Maria, MFac. 1Tm 1,15-17; Sl 112(113), 1-2.3-4.5a.6-7 (R/. 2); Lc 6,43-49
Terceira Semana do Saltério
Vigésimo Terceiro Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …