Página Inicial / Animação Litúrgica / 27º Domingo do Tempo Comum

27º Domingo do Tempo Comum

04/10/2015  27º Domingo Comum do TEMPO COMUM

O QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE!
Cor Litúrgica: Verde
Animador: Cristo continua passando pelos caminhos da nossa vida. Ele nos convida a vivenciarmos a justiça e a caridade e, por isso, quem O segue não permanecerá nas trevas. Fiquemos de pé e iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA –
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai e do Senhor Jesus Cristo! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA 
Anim.: Irmãos, a Palavra de Deus é uma força decisiva que transforma a história e traz a todos nós vida e salvação. Atentamente, acolhamos a Palavra que será proclamada.
6. 1ª LEITURA (Jr 31,7-9) – Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 125/126) REFR.: MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR:/ EXULTEMOS DE ALEGRIA! / 1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,/ parecíamos sonhar./ Encheu-se de sorriso nossa boca;/ nossos lábios, de canções. / 2. Entre os gentios se dizia:/ “Maravilhas fez com eles o Senhor!”/ Sim, maravilhas fez conosco o Senhor:/ Exultemos de alegria! / 3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor,/ como torrentes no deserto./ Os que lançam as sementes entre lágrimas,/ ceifarão com alegria. / 4. Chorando de tristeza sairão,/ espalhando suas sementes;/ cantando de alegria voltarão,/ carregando os seus feixes!
8. 2ª LEITURA (Hb 5,1-6) – Leitura da Carta aos Hebreus.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Jesus Cristo, Salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 10, 46-52) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA 3
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, Jesus dá nova luz às nossas vidas. Iluminados pela Sua Palavra salvadora, supliquemos ao Pai: Senhor, ouvi a nossa prece!
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que realize, cada vez mais, sua dimensão missionária por meio do anúncio da Boa Nova e pelo exercício da caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
2) Pelo nosso Bispo Auxiliar Emérito, Dom Francisco, que no próximo dia 26 comemora o aniversário de sua ordenação episcopal, para que, por meio do serviço oculto da oração, continue acompanhando a obra missionária de nossa Arquidiocese, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que aprendamos a fazer o bem aos que precisam com as palavras e os gestos simples de Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
4) Pelos jovens do nosso país, neste Dia Nacional da Juventude, para que sejam sensíveis e abertos aos apelos de Cristo e se disponham a continuar evangelizando os companheiros de juventude com entusiasmo e santidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Suba até vós, Deus de bondade, o clamor da Igreja suplicante e fazei que vosso povo, libertado da cegueira de seus pecados, vos sirva com amor e nunca lhe falte a Vossa luz. Por Cristo, Nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
15. CANTO DE OFERTAS –
16. P.: Orai, irmãos e irmãs…
17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Olhai, ó Deus, com bondade, as oferendas que colocamos diante de vós, e seja para vossa glória a celebração que realizamos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 483) –
19. RITO DA COMUNHÃO
20. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: FELIZ O HOMEM QUE AMA O SENHOR E SEGUE SEUS MANDAMENTOS. O SEU CORAÇÃO É REPLETO DE AMOR, DEUS MESMO É O SEU ALIMENTO. /1- Feliz o que anda na lei do Senhor e segue o caminho que Deus lhe indicou: terá recompensa no Reino do céu porque muito amou. / 2- Feliz quem se alegra em ouvir o irmão, segundo os preceitos que Deus lhe ensinou: verá maravilhas de Deus, o Senhor, porque muito amou. / 3- Feliz quem confia na força do bem, seguindo os caminhos da paz e o perdão: será acolhido nos braços do Pai porque muito amou. 4. Feliz quem dá graças de bom coração e estende sua mão ao sem-voz e sem-vez, terá no banquete um lugar para si, porque muito amou.
21. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL 6

Preparando a Partilha da Palavra
A primeira leitura e o evangelho nos convidam à reflexão profunda sobre o relacionamento entre um homem e uma mulher. Diante da provocação dos fariseus, Jesus mais uma vez manifesta seu jeito de ser, e ressalta a dignidade da mulher, colocando-a em igualdade com o homem. Vale lembrar a afirmação feita pelos bispos em Aparecida: “Lamentamos que inúmeras mulheres de toda a condição não sejam valorizadas em sua dignidade, estejam com frequência sozinhas e abandonadas; não se  reconhecem nelas suficientemente o abnegado sacrifício, inclusive a heroica generosidade no cuidado e educação dos filhos e na transmissão da fé na família. Muito menos se valoriza nem se promove adequadamente sua indispensável e peculiar participação na construção de uma vida social mais humana e na edificação da Igreja. Ao mesmo tempo, sua urgente dignificação e participação são distorcidas por correntes ideológicas marcadas com o selo cultural das sociedades de consumo e do espetáculo, que são capazes de submetê-las a novas formas da escravidão. É necessário superar o machismo que ignora a novidade do cristianismo que reconhece e proclama a igual dignidade e responsabilidade da mulher em relação ao homem” (Documento de Aparecida, n. 453). Pela aliança matrimonial, a mulher e o homem constituem entre si uma aliança para toda a vida (Ritual do Matrimonio, n. 1). Não obstante os desafios nesta relação, os dois vão, a cada dia de suas vidas, construindo um caminho de fidelidade, no amor e no respeito mútuo, qualquer que sejam as circunstancias da vida: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. No encontro e no cultivo das diferenças, feminino e masculino vão construindo sua história, rumo ao grande encontro, no qual o diverso constrói a unidade. É interessante ressaltar que homem e mulher resultam da ação criadora de Deus. Temos maior responsabilidade no mundo. “Cuidar” da grande casa que é o universo. Uma das grandes preocupações da Igreja, especialmente nos tempos atuais é a preservação da família. Obra prima da criação de Deus. A família é, portanto, a célula vital da sociedade. Por isso todos nós seguidores de Jesus, devemos ser fiéis ao seu ensinamento: “O que Deus uniu o homem não separe”. Preservemos com fé, coragem e confiança os valores morais e cristãos conforme nos orienta a Palavra de Deus.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Rm 8, 12-17; Sl 67 (68), 2 e 4. 6-7ab. 20-21 (R/. 21a); Lc 13, 10-17
Ter.: Rm 8, 18-25; Sl 125 (126), 1-2ab. 2cd-3. 4-5. 6 (R/. 3a); Lc 13, 18-21
Qua.: Ss. Simão e Judas Tadeu Aps, festa. Ef 2, 19-22; Sl 18(19), 2-3. 4-5 (R/. 5a); Lc 6, 12-19
Qui.: Rm 8, 31b-39; Sl 108 (109), 21-22. 26-27. 30-31 (R/. 26b); Lc 13, 31-35
Sex.: Rm 9,1-5; Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R/. 12a);Lc 14,1-6
Sáb.: Rm 11, 1-2a.11-12.25-29; Sl 93 (94), 12-13a. 14-15. 17-18 (R/. 14a); Lc 14, 1.7-11

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …