Página Inicial / Animação Litúrgica / 28º Domingo do Tempo Comum

28º Domingo do Tempo Comum

A VERDADEIRA RIQUEZA É CONHECER E PRATICAR OS MANDAMENTOS DE JESUS
VIGÉSIMO OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM   11 de outubro de 2015 –
Cor Litúrgica: Verde
Animador: Cristo nos olha com amor e nos solicita o desapego dos bens materiais, para que possamos fortalecer os nossos corações na vivência dos valores espirituais. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: O SENHOR NECESSITOU DE BRAÇOS, PARA AJUDAR A CEIFAR A MESSE, E EU OUVI SEUS APELOS DE AMOR, ENTÃO RESPONDI: AQUI ESTOU! AQUI ESTOU! / 1. Eu vim para dizer que eu quero te seguir, eu quero viver com muito amor o que aprendi. / 2. Eu vim para dizer que eu quero te ajudar, eu quero assumir a tua cruz e carregar. / 3. Eu vim para dizer que eu vou profetizar, eu quero ouvir a tua voz e propagar. / 4. Eu vim para dizer que eu vou te acompanhar, e com meus irmãos um mundo novo edificar.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Meus irmãos, a sabedoria nos vem quando escutamos as propostas de Cristo e seguimos o caminho que Ele nos indica. Com muita fé, acolhamos a Palavra de Deus, que é fonte de vida e de salvação.
6. 1ª LEITURA (Sb 7, 7-11) – Leitura do Livro da Sabedoria.
7Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. 8Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; 9a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata, será como a lama. 10Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. 11Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 89/90) REFR.: SACIAI-NOS, Ó SENHOR,/ COM VOSSO AMOR,/ E EXULTAREMOS DE ALEGRIA. / 1. Ensinai-nos a contar os nossos dias/ e dai ao nosso coração sabedoria!/ Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?/ Tende piedade e compaixão de vossos servos! / 2. Saciai-nos, de manhã, com o vosso amor/ e exultaremos de alegria todo dia./ Alegrai-nos pelos dias que sofremos,/ pelos anos que passamos na desgraça. / 3. Manifestai a vossa obra a vossos servos/ e a seus filhos revelai a vossa glória!/ Que a bondade do Senhor e nosso Deus/ Repouse sobre nós e nos conduza./ Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
8. 2ª LEITURA (Hb 4, 12-13,) – Leitura da Carta aos Hebreus.
12A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / 1. Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 10, 17-30) – mais longo – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 17Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”. 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. 28Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, Deus nos convida a acreditarmos plenamente n’Ele,. Confiantes em sua Palavra, supliquemos: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que possa, com sabedoria e humildade, desempenhar fiel e corajosamente a sua tarefa de nos confirmar na fé e na Verdade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelo nosso Arcebispo, Dom Sergio, que no próximo dia dezessete comemora seu aniversário natalício, para que continue a governar a nossa Arquidiocese com sabedoria, humildade e firmeza, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Por todos os que são perseguidos por causa do anúncio do Evangelho, para que o Espírito Santo os conforte e ampare, fortaleça e console nas tribulações, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, participando frutuosamente dos Mistérios de Cristo, sejamos testemunhas da beleza da fé, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Concedei-nos, ó Senhor, conhecer profundamente a Vossa vontade, para que, sem hesitação, vos sirvamos na justiça e na santidade todos os dias da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Muitos grãos de trigo / se tornaram pão; / hoje são teu corpo, / ceia e comunhão. / Muitos grãos de trigo / se tornaram pão./ REFR.: TOMA, SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO / PARA MUDÁ-LA EM FRUTO E MISSÃO. / TOMA, SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO / PARA MUDÁ-LA EM MISSÃO. / 2. Muitos cachos de uva / se tornaram vinho; / hoje são teu sangue, / força no caminho. / Muitos cachos de uva / se tornaram vinho. / 3. Muitas são as vidas / feitas vocação, / hoje oferecidas / em consagração. / Muitas são as vidas / feitas vocação.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, com estas oferendas, as preces dos vossos fiéis, para que o nosso culto filial nos leve à glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VII: A salvação pela obediência de Cristo – MR (p. 434) –
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: FELIZ O HOMEM QUE AMA O SENHOR E SEGUE SEUS MANDAMENTOS. O SEU CORAÇÃO É REPLETO DE AMOR, DEUS MESMO É O SEU ALIMENTO. /1- Feliz o que anda na lei do Senhor e segue o caminho que Deus lhe indicou: terá recompensa no Reino do céu porque muito amou. / 2- Feliz quem se alegra em ouvir o irmão, segundo os preceitos que Deus lhe ensinou: verá maravilhas de Deus, o Senhor, porque muito amou. / 3- Feliz quem confia na força do bem, seguindo os caminhos da paz e o perdão: será acolhido nos braços do Pai porque muito amou. 4. Feliz quem dá graças de bom coração e estende sua mão ao sem-voz e sem-vez, terá no banquete um lugar para si, porque muito amou.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus todo-poderoso, nós vos pedimos humildemente que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue de Cristo, possamos participar da vossa vida. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO PELO SÍNODO DOS BISPOS
Jesus, Maria e José, em vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor e, com confiança, nos voltamos para vós. Sagrada Família de Nazaré, fazei com que nossas famílias sejam lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas. Sagrada Família de Nazaré, que nas famílias nunca haja violência, fechamento ou divisão, que os que foram feridos ou escandalizados sejam consolados e curados. Sagrada Família de Nazaré, nós vos suplicamos que, por ocasião do Sínodo dos Bispos, se reacenda em todos a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, e da sua beleza no projeto de Deus. Jesus, Maria e José, ouvi e atendei a nossa súplica.
Papa Francisco
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
A Liturgia de hoje reflete sobre a lógica da sabedoria Divina, que conduz as pessoas ao discernimento e opção pela busca do amor, da partilha, da justiça e da paz. No Evangelho, vemos que há uma preocupação em relação à vida eterna, ilustrada na personagem do rico: “Que devo fazer para receber a vida eterna?” Eis uma pergunta que cada um de nós também fazemos em nossos corações, com estas ou outras palavras. Jesus responde que se deve viver conforme os mandamentos, porém o simples cumprimento deles não é suficiente, é exigida do coração uma opção que assuma o Reino de Deus e o seguimento como a maior riqueza da vida. O convite de Jesus a “vender os bens, dar aos pobres e segui-lo”, faz referência à primeira leitura, em que se sugere a verdadeira riqueza, diante da qual a prata será como lama e todo ouro do mundo como um punhado de areia. Assim, o seguir Jesus está ligado à atitude do sábio que prefere a Sabedoria de Deus, antes de toda riqueza. O Mestre de Nazaré não ensina o desprezo aos bens e às riquezas terrenas. Simplesmente adverte para o perigo de deixar-se escravizar por eles. As riquezas se transformam num mal quando aprisionam o coração e o cérebro, impedindo a prática da solidariedade, tornando-se um perigo quando passam a ser um obstáculo, um peso, negando às pessoas a liberdade para seguir um caminho diferente. Influenciados pela atual lógica de mercado, que visa mais ao acúmulo de bens, as pessoas muitas vezes deixam-se escravizar nessa busca e acabam se despersonalizando. Na dimensão da partilha vê-se a certeza de que o desapego em nome do seguimento de Jesus ,não é em vão. A partilha garante “um tesouro no céu”. Cabe a nós, cristãos de hoje, reassumirmos, com coragem, a prioridade do Reino sobre todos os desvalores egoístas e apegados do mundo atual e testemunhar a Sabedoria da Palavra de Deus que é viva e eficaz. Receberemos a vida eterna e cem vezes mais felicidade do que a recebida na lógica do mundo do egoísmo e do apego material.

LEITURAS DA SEMAA
Seg.: N. Sra. Aparecida, Est 5, 1b-2; 7, 2b-3; Sl 44 (45), 11-12a.12b-13. 14-15a.; 15b-16 (R/.11 e 12a); Ap 12,1. 5. 13a. 15-16a: Jo 2, 1-11
Ter.: Rm 1, 16-25; Sl 18 (19), 2-5 (R/. 2a); Lc 11, 37-41
Qua.: . S. Calixto I PpMt, MFac.. Rm 2, 1-11; Sl 61 (62), 2-3. 6-7. 9 (R/. 13b); Lc 11, 42-46
Qui.: Sta. Teresa de Jesus VgDra, memória. Rm 3,21-30; Sl 129(130),1-6 (R/. 7); Lc 11,47-54
Sex.: Santa Edviges Rlg,MFac. Sta Margarida Alacoque Vg, MFac. Rm 4, 1-8; Sl 31 (32), 1-2. 5.11 (R/. cf. 7); Lc 12, 1-7
Sáb.: Santo Inácio de Antioquia BMt, memória. Rm 4, 13.16-18; Sl 104 (105), 6-9. 42-43 (R/. 8a); Lc 12, 8-12
Quarta Semana do Saltério
Vigésimo Oitavo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …