Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
MARIA: MÃE QUE NOS CONDUZ A JESUS!
Dia da Padroeira do Brasil e da Criança
 SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA  12 de outubro de 2015
Cor Litúrgica: Branca
Anim.: Meus queridos irmãos, hoje nós celebramos a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil e de Brasília, e, por isso, com entusiasmo, nós professamos que ela é nossa intercessora junto ao seu Filho, Jesus. Ela quer que tenhamos a vida plena que Cristo nos oferece e deseja que nos coloquemos a serviço de Deus e da Igreja na construção do Reino dos Céus. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA / SEM PECADO CONCEBIDA! / VIVA A VIRGEM IMACULADA, / Ó SENHORA APARECIDA! / 1. Aqui estão vossos devotos / cheios de fé incendida, / de conforto e de esperança, / ó Senhora Aparecida! / 2. Virgem Santa, Virgem bela, / Mãe amável, Mãe querida / amparai-nos, socorrei-nos, / ó Senhora Aparecida. / 3. Protegei a Santa Igreja, / Mãe terna e compadecida! / Protegei a nossa Pátria, / ó Senhora Aparecida. / 4. Oh! Velai por nossos lares, / pela infância desvalida, / pelo povo brasileiro, / ó Senhora Aparecida.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). P.: Confessemos os nossos pecados. TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, a Virgem Maria nos conduz a Cristo, nos ensina a ouvir Sua Palavra e a viver os Seus ensinamentos. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Est 5, 1b-2;7,2b-3) – Leitura do Livro de Ester.
1Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro. 7,2b Então, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”. 3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida – eis o meu pedido! – e a vida do meu povo – eis o meu desejo! Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 44/45) REFR.: ESCUTAI, MINHA FILHA, OLHAI, OUVI ISTO: QUE O REI SE ENCANTE COM VOSSA BELEZA! / 1. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! / 2. O povo de Tiro vos traz seus presentes, / os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real vem chegando, / vestida de ricos brocados de ouro. / 3. Em vestes vistosas ao Rei se dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo; / entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real.
8. 2ª LEITURA (Ap 12, 1.5.13a.15-16a) – Leitura do Livro do Apocalipse.
1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16A terra, porém, veio em socorro da mulher. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Disse a mãe de Jesus aos serventes: “fazei tudo o que Ele disser!”
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Jo 2, 1-11) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo , 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, confiantes na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, elevemos ao Pai nossas preces. Rezemos com fé: Senhor, que a Vossa Mãe interceda por nós!
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que, inspirada por Maria, seja sempre firme na fé, na esperança e no testemunho da caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
2) Pelo nosso Arcebispo e por todo o clero, para que a Virgem Maria, a Senhora Aparecida, os proteja e lhes dê saúde e inspiração para conduzir a nossa Arquidiocese e para confirmar-nos caminhos do Evangelho, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
3) Pelo povo brasileiro, que espera e confia na intercessão da Virgem Maria, para que alcance melhores e mais dignas condições de vida e para que possa viver e testemunhar os sinais da esperança, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
4) Pelas crianças do nosso país, para que, sob o manto protetor de Maria, tenham em seus lares um ambiente propício para o crescimento da fé cristã recebida no Batismo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, QUE A VOSSA MÃE INTERCEDA POR NÓS!
(Preces Espontâneas):
P.: Pai de infinita misericórdia, socorrei-nos em nossas necessidades, confirmai em nós o desejo de servirmos aos irmãos e fortalecei-nos em nossos desânimos. Isto vos pedimos pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1) Numa noite de suor, sobre um barco em alto mar, o céu começa a clarear a tua rede está vazia. Mas, a Voz que te chama te mostrará um outro mar e sobre muitos corações a tua rede lançarás. REFR.: DOA A TUA VIDA COMO MARIA AO PÉ DA CRUZ E SERÁS SERVO DE CADA HOMEM, SERVO POR AMOR, SACERDOTE DA HUMANIDADE! 2) Caminhavas no silêncio, esperando, além da dor, que a semente que Tu lançavas no bom terreno germinasse. Mas o coração exulta porque o campo já está dourado. O grão maduro pelo Sol no celeiro pode entrar.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, as preces e oferendas apresentadas em honra de Maria, Mãe de Jesus Cristo, vosso Filho; concedei que elas vos sejam agradáveis e nos tragam a graça da vossa proteção. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482)– Prefácio Maria e a Igreja – MR (p. 677)-
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1) Quando teu Pai revelou o segredo a Maria que, pela força do Espírito, conceberia a Ti, Jesus, ela não hesitou logo em responder: Faça-se em mim, pobre serva, o que a Deus aprouver! Hoje, imitando Maria, que é imagem da Igreja, nossa família outra vez te recebe e deseja, cheia de fé, de esperança e de amor, dizer sim a Deus: Eis aqui os teus servos, Senhor! REFR.: QUE A GRAÇA DE DEUS CRESÇA EM NÓS SEM CESSAR. E DE TI, NOSSO PAI, VENHA O ESPÍRITO SANTO DE AMOR, PRA GERAR E FORMAR CRISTO EM NÓS. / 2) Por um decreto do Pai ela foi escolhida para gerar-te, ó Senhor, que és origem da vida; cheia do Espírito Santo no corpo e no coração, foi quem melhor cooperou com a tua missão. Na comunhão recebemos o Espírito Santo, e vem contigo, Jesus, o teu Pai sacrossanto; vamos agora ajudar-te no plano da salvação: Eis aqui os teus servos, Senhor! / 3) No coração de Maria, no olhar doce, terno, sempre tiveste na vida um apoio materno. Desde Belém, Nazaré, só viveu para te servir; quando morrias na Cruz, tua Mãe estava ali. Mãe amorosa da Igreja, quer ser nosso auxílio, reproduzir no cristão as feições de teu Filho. Como ela fez em Caná, nos convida a te obedecer: Eis aqui os teus servos, Senhor! / 4) De outra Mãe, a igreja, um dia nascemos; pelo Batismo, tua vida imortal recebemos. Sendo fiel, conservou tuas palavras e transmitiu a nós, seus filhos amados, e a ti conduziu. Vendo que os homens têm fome de amor e verdade, tantos são pobres e fracos, sem paz e amizade; deste à Igreja a missão de gerar-te nos corações: Eis aqui os teus servos, Senhor!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Alimentados com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus: dai ao vosso povo, sob o olhar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, irmanar-se nas tarefas de cada dia para a construção do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 527)
P.: O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.
TODOS: AMÉM.
P.: Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.
TODOS: AMÉM.
P.: E vós, que vos reunistes hoje para celebrar sua solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio
eterno.
TODOS: AMÉM.
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.

Preparando a Partilha da Palavra
O livro de Ester nos apresenta a figura de uma mulher que é intercessora a favor de seu povo. Ester é uma mulher judia que conquista o coração do rei Assuero. Disso resulta que ela é feita rainha. O povo de Ester – o judeu – está condenado ao extermínio. Todos serão mortos por causa de Mardoqueu, que não aceitava ajoelhar-se diante de Amã, alto dignitário do rei. Ouvimos que Ester toca a ponta do cetro do rei. Isso significa que ela reconhece sua realeza, não com o objetivo de tirar proveito próprio, mas para todo o povo ao qual pertence e representa. Então, diante da possibilidade de pedir o que quisesse para si, Ester pede que seja concedida a vida a ela e a seu povo. Ester o faz munida de sua beleza física e da confiança inabalável em Deus. O Apocalipse nos coloca diante de duas figuras antagônicas: uma mulher e um monstro. Ambos aparecem como dois sinais no céu. Os sinais transmitem uma mensagem e orientam a nossa ação. O primeiro grande sinal no céu é uma mulher formosa: aparece vestida de sol, com a lua sob os pés e com doze estrelas na cabeça. O outro sinal é um monstro horrível: grande, vermelho, com sete cabeças e 10 chifres. A mulher aparece como sinal de vida: está grávida e a ponto de dar à luz; em seguida, dá à luz um filho homem. O monstro é sinal de morte: está para matar o filho da mulher, além disso, com sua cauda arrasta a uma terça parte das estrelas. A vida aparece formosa, porém débil e frágil; a morte aparece como uma força horrorosa e poderosa. No confronto entre a vida e a morte, no entanto, o que triunfa é a vida. O Evangelho nos apresenta as Bodas de Caná, primeiro sinal feito por Jesus. Maria está presente desde o início da obra de Jesus. Lembremos que na cruz, João assinala que ela também estava lá. Em João, percebemos a função de Maria como intercessora. A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecemos na escola de Maria, escutemos a sua voz, sigamos os seus exemplos. Como ouvimos no Evangelho, ela nos orienta para Jesus: Fazei o que ele vos disser. Nossa Senhora da Conceição Aparecida é muito especial na história de fé de todos nós, brasileiros e brasileiras. Ela continua exercendo a dupla função de apresentar nossas preces a Cristo e de pedir que façamos o que Ele nos diz. Sua pessoa nos aproxima de Jesus de maneira significante.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …