Página Inicial / Animação Litúrgica / 29º Domingo do Tempo Comum

29º Domingo do Tempo Comum

JESUS VEIO PARA DAR A SUA VIDA EM RESGATE DE MUITOS
DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E DA OBRA PONTIFÍCIA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA.

VIGÉSIMO NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM  18 de outubro de 2015
Cor Litúrgica: Verde
Animador: Irmãos amados, celebramos hoje o Dia Mundial de Orações pelas Missões e pela Infância Missionária. Nesta Liturgia, nós somos convidados a renovar a nossa fé em Cristo e a reafirmar os bons propósitos de colaborarmos na evangelização dos povos, a fim de que o Evangelho chegue até os confins da terra. Fiquemos de pé e iniciemos, com alegria, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: O SENHOR NECESSITOU DE BRAÇOS, PARA AJUDAR A CEIFAR A MESSE, E EU OUVI SEUS APELOS DE AMOR, ENTÃO RESPONDI: AQUI ESTOU! AQUI ESTOU! / 1. Eu vim para dizer que eu quero te seguir, eu quero viver com muito amor o que aprendi. / 2. Eu vim para dizer que eu quero te ajudar, eu quero assumir a tua cruz e carregar. / 3. Eu vim para dizer que eu vou profetizar, eu quero ouvir a tua voz e propagar. / 4. Eu vim para dizer que eu vou te acompanhar, e com meus irmãos um mundo novo edificar.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. P.: Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós. TODOS. CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Meus irmãos, o espírito de serviço é fundamental para um válido e coerente anúncio do Evangelho de Jesus. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 53, 10-11) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
10O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura, e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor. 11Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 32/33) REFR.: SOBRE NÓS VENHA, SENHOR,/ A VOSSA GRAÇA/ POIS, EM VÓS NÓS ESPERAMOS! / 1. Pois reta é a palavra do Senhor/ e tudo o que ele faz merece fé./ Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça./ 2. Mas o Senhor pousa o seu olhar sobre os que o temem/ e que confiam, esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas/ e alimentá-los, quando é tempo de penúria./ 3. No Senhor nós esperamos confiantes/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!
8. 2ª LEITURA (Hb 4, 14-16) – Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos: 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / 1. Jesus Cristo veio servir,/ Cristo veio dar sua vida./Jesus Cristo veio salvar,/ viva Cristo, Cristo viva!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 10, 35-45) – mais longo – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus chamou os doze e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P: Caríssimos irmãos, com o desejo de servir a Deus e ao próximo, elevemos nossas preces ao Pai, cheios de confiança, e digamos: Ouvi-nos, Senhor!
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que continue nos ensinando a servir a Deus e à Igreja por meio do testemunho da fé e pela vivência da caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
2) Pelo nosso Cardeal Dom José Freire Falcão, que no próximo dia 23 comemora o seu aniversário natalício, para que possa continuar testemunhando, com sabedoria e humildade, um autêntico serviço ao povo de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
3) Pelos governantes de todas as Nações, para que jamais lhes falte a consciência da missão de servir ao bem comum, à justiça e à paz, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos ser missionários de Cristo nos mais diversos ambientes, por meio da defesa da fé e pelo anúncio da Verdade, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
(Preces Espontâneas)
P: Inspirai, Senhor, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em Vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Muitos grãos de trigo / se tornaram pão; / hoje são teu corpo, / ceia e comunhão. / Muitos grãos de trigo / se tornaram pão./ REFR.: TOMA, SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO / PARA MUDÁ-LA EM FRUTO E MISSÃO. / TOMA, SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO / PARA MUDÁ-LA EM MISSÃO. / 2. Muitos cachos de uva / se tornaram vinho; / hoje são teu sangue, / força no caminho. / Muitos cachos de uva / se tornaram vinho. / 3. Muitas são as vidas / feitas vocação, / hoje oferecidas / em consagração. / Muitas são as vidas / feitas vocação.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Dai-nos, ó Deus, usar os vossos dons servindo-vos com liberdade, para que, purificados pela vossa graça, sejamos renovados pelos mistérios que celebramos em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum III: A salvação dos homens, pelo homem – MR (p. 430)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: FELIZ O HOMEM QUE AMA O SENHOR E SEGUE SEUS MANDAMENTOS. O SEU CORAÇÃO É REPLETO DE AMOR, DEUS MESMO É O SEU ALIMENTO. /1- Feliz o que anda na lei do Senhor e segue o caminho que Deus lhe indicou: terá recompensa no Reino do céu porque muito amou. / 2- Feliz quem se alegra em ouvir o irmão, segundo os preceitos que Deus lhe ensinou: verá maravilhas de Deus, o Senhor, porque muito amou. / 3- Feliz quem confia na força do bem, seguindo os caminhos da paz e o perdão: será acolhido nos braços do Pai porque muito amou. 4. Feliz quem dá graças de bom coração e estende sua mão ao sem-voz e sem-vez, terá no banquete um lugar para si, porque muito amou.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Dai-nos, ó Deus, colher os frutos da nossa participação na Eucaristia para que, auxiliados pelos bens terrenos, possamos conhecer os valores eternos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
Hoje, no Dia Mundial das Missões, é importante relembrar a participação e o compromisso missionário de todos os membros da Igreja. “Na Igreja de Cristo, todo batizado é missionário”. Neste domingo, vemos novamente um anúncio da Paixão e celebramos o verdadeiro significado do poder e do reinado de Cristo, que se traduz em serviço. Jesus inverte a lógica humana e explicita a lógica de Deus, pela qual os últimos são os primeiros; os que se elevam são humilhados; quem se humilha é exaltado; os que querem ser grandes devem se tornar servidores de todos. A primeira leitura nos apresenta uma parte do texto sobre o Servo do Senhor, aquele que “ofereceu sua vida em expiação” e que “fará justos inúmeros homens”; que não apresenta beleza, nem poder, nem triunfo, mas ao contrário, aos olhos do mundo é desprezado e motivo de vergonha. O Salmo retrata a graça de Deus que nos vem como dom, por meio da confiança: “sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!” Eis o êxito do Servo do Senhor, isto é, sobre Ele veio o favor de Deus, cumpriu-se com êxito a vontade do Senhor, pois, em meio ao sofrimento, confiou em Deus até as últimas consequências, oferecendo sua  própria vida. A segunda leitura apresenta Jesus como aquele que “foi provado em tudo como nós” e que é, portanto, próximo dos seres humanos e não distante ou cheio de poder. De fato, o trono de Deus não é o trono de opressão ou de majestade avarenta, mas é trono da graça, do qual todos os que se aproximam com confiança recebem a misericórdia e o auxílio, no momento oportuno. No evangelho, Marcos narra o episódio ocorrido na subida para Jerusalém. Deveríamos esperar dos discípulos uma atitude de preocupação ou mesmo uma tentativa de impedir Jesus de ir em direção à sua morte. Ao contrário, porém, eles revelam total incompreensão das palavras de Jesus e uma busca humana de poder e destaque. Os discípulos ainda pensavam o Messias como um libertador, com um reinado que lhes soava como um governo político. O próprio pedido dos dois irmãos possui caráter de exigência: “queremos que faças por nós o que vamos pedir”, o que parece revelar certa soberba da parte de ambos, ao se considerarem dignos de tal posto diante dos outros discípulos.Tiago e João, no entanto, não pensam nisso e entendem seu cálice como cálice de vitória e de realeza e se declaram dispostos a dele beber. Finalmente, Jesus se dirige taxativamente a todos os discípulos: “entre vós, não deve ser assim”, não deve haver tirania, nem opressão, nem uso do poder para esmagar os outros. Jesus inverte a lógica do poder humano, e o desloca para o serviço e a humildade: “quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos”. Para o cristão, ser grande significa colocar-se a serviço; trabalhar em prol dos outros. A autoridade provém da humildade. Não são, portanto, o poder e o destaque que tornam alguém grande aos olhos de Deus, mas o quanto cada um é capaz de compadecer-se do outro e colocar-se a serviço dele.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Ss. João de Brébeuf, Isaac Jogues Presbs. e Comps. Mts., MFac. S. Paulo da Cruz Presb., MFac. Rm 4, 20-25; Cânt.: Lc 1, 69-70. 71-72. 73-75 (R/. cf. 68); Lc 12, 13-21.
Ter.: Rm 5, 12.15b.17-19.20b-21; Sl 39 (40), 7-8a. 8b-9. 10. 17 (R/. cf. 8a e 9a); Lc 12, 35-38
Qua.: Rm 6, 12-18; Sl 123 (124), 1-3. 4-6. 7-8 (R/. 8a); Lc 12, 39-48
Qui.: Rm 6, 19-23; Sl 1, 1-2. 3. 4 e 6 (R/ Sl 39 [40], 5a); Lc 12, 49-53
Sex.: S. João de Capristano Presb. MFac. Rm 7, 18-25ª; Sl 118 (119), 66. 68. 76. 77. 93. 94 (R/. 68b); Lc 12, 54-59
Sáb.: Sto Antônio Maria Claret B, MFac. Rm 8, 1-11; Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R/. cf. 6); Lc 13, 1-9
Primeira Semana do Saltério
Vigésimo Nono Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …