Página Inicial / Animação Litúrgica / 30º Domingo do Tempo Comum

30º Domingo do Tempo Comum

CORAGEM, JESUS TE CHAMA!
Dia Nacional da Juventude
 
TRIGÉSIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM   25 de outubro de 2015 – Nº 54
Cor Litúrgica: Verde
Animador: Cristo continua passando pelos caminhos da nossa vida. Ele nos convida a vivenciarmos a justiça e a caridade e, por isso, quem O segue não permanecerá nas trevas. Fiquemos de pé e iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: O SENHOR NECESSITOU DE BRAÇOS, PARA AJUDAR A CEIFAR A MESSE, E EU OUVI SEUS APELOS DE AMOR, ENTÃO RESPONDI: AQUI ESTOU! AQUI ESTOU! / 1. Eu vim para dizer que eu quero te seguir, eu quero viver com muito amor o que aprendi. / 2. Eu vim para dizer que eu quero te ajudar, eu quero assumir a tua cruz e carregar. / 3. Eu vim para dizer que eu vou profetizar, eu quero ouvir a tua voz e propagar. / 4. Eu vim para dizer que eu vou te acompanhar, e com meus irmãos um mundo novo edificar.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai e do Senhor Jesus Cristo! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA Anim.: Irmãos, a Palavra de Deus é uma força decisiva que transforma a história e traz a todos nós vida e salvação. Atentamente, acolhamos a Palavra que será proclamada.
6. 1ª LEITURA (Jr 31,7-9) – Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
7Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. 8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 125/126) REFR.: MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR:/ EXULTEMOS DE ALEGRIA! / 1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,/ parecíamos sonhar./ Encheu-se de sorriso nossa boca;/ nossos lábios, de canções. / 2. Entre os gentios se dizia:/ “Maravilhas fez com eles o Senhor!”/ Sim, maravilhas fez conosco o Senhor:/ Exultemos de alegria! / 3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor,/ como torrentes no deserto./ Os que lançam as sementes entre lágrimas,/ ceifarão com alegria. / 4. Chorando de tristeza sairão,/ espalhando suas sementes;/ cantando de alegria voltarão,/ carregando os seus feixes!
8. 2ª LEITURA (Hb 5,1-6) – Leitura da Carta aos Hebreus.
1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Jesus Cristo, Salvador, destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 10, 46-52) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, Jesus dá nova luz às nossas vidas. Iluminados pela Sua Palavra salvadora, supliquemos ao Pai: Senhor, ouvi a nossa prece!
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que realize, cada vez mais, sua dimensão missionária por meio do anúncio da Boa Nova e pelo exercício da caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
2) Pelo nosso Bispo Auxiliar Emérito, Dom Francisco, que no próximo dia 26 comemora o aniversário de sua ordenação episcopal, para que, por meio do serviço oculto da oração, continue acompanhando a obra missionária de nossa Arquidiocese, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que aprendamos a fazer o bem aos que precisam com as palavras e os gestos simples de Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
4) Pelos jovens do nosso país, neste Dia Nacional da Juventude, para que sejam sensíveis e abertos aos apelos de Cristo e se disponham a continuar evangelizando os companheiros de juventude com entusiasmo e santidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Suba até vós, Deus de bondade, o clamor da Igreja suplicante e fazei que vosso povo, libertado da cegueira de seus pecados, vos sirva com amor e nunca lhe falte a Vossa luz. Por Cristo, Nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
15. CANTO DE OFERTAS – 1. Muitos grãos de trigo / se tornaram pão; / hoje são teu corpo, / ceia e comunhão. / Muitos grãos de trigo / se tornaram pão./ REFR.: TOMA, SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO / PARA MUDÁ-LA EM FRUTO E MISSÃO. / TOMA, SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO / PARA MUDÁ-LA EM MISSÃO. / 2. Muitos cachos de uva / se tornaram vinho; / hoje são teu sangue, / força no caminho. / Muitos cachos de uva / se tornaram vinho. / 3. Muitas são as vidas / feitas vocação, / hoje oferecidas / em consagração. / Muitas são as vidas / feitas vocação.
16. P.: Orai, irmãos e irmãs…
17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Olhai, ó Deus, com bondade, as oferendas que colocamos diante de vós, e seja para vossa glória a celebração que realizamos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 483) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum IX – O dia do Senhor – MR (pág. 436)
19. RITO DA COMUNHÃO
20. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.: FELIZ O HOMEM QUE AMA O SENHOR E SEGUE SEUS MANDAMENTOS. O SEU CORAÇÃO É REPLETO DE AMOR, DEUS MESMO É O SEU ALIMENTO. /1- Feliz o que anda na lei do Senhor e segue o caminho que Deus lhe indicou: terá recompensa no Reino do céu porque muito amou. / 2- Feliz quem se alegra em ouvir o irmão, segundo os preceitos que Deus lhe ensinou: verá maravilhas de Deus, o Senhor, porque muito amou. / 3- Feliz quem confia na força do bem, seguindo os caminhos da paz e o perdão: será acolhido nos braços do Pai porque muito amou. 4. Feliz quem dá graças de bom coração e estende sua mão ao sem-voz e sem-vez, terá no banquete um lugar para si, porque muito amou.
21. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
Na liturgia de hoje, o profeta Jeremias deseja reerguer as esperanças do povo sofrido, revelando a atenção salvadora e amorosa de Deus. E proclama que a libertação chegou: “Façam festa, gritem de alegria!” O Senhor salvou seu povo. Liberto, o povo tem muitos motivos para cantar: “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria” (Salmo). São Paulo revela que, em Jesus, a figura do sumo sacerdote realiza-se plenamente. Ele é o único capaz de apresentar nossas necessidades e orações a Deus, pois está totalmente sintonizado com a compaixão do Pai em favor dos sofredores do seu povo. O Evangelho deste domingo é uma parábola que reflete o homem iluminado  por Cristo – o discípulo perfeito. Ser discípulo é comprometer-se em obras de solidariedade com os que continuam sentados à beira do caminho. O cego do Evangelho é, de certa forma, símbolo de todos nós. Constitui uma grande verdade que todos estamos um pouco cegos no caminho da vida. O cego sentado à beira do caminho é uma imagem real dos necessitados da humanidade. Na comunidade há sempre pessoas sensíveis, atentas e solidárias com os irmãos em dificuldade que, por sua caridade, palavras de conforto e de esperança abrem caminho para o encontro libertador com Jesus. Essas pessoas são as verdadeiras seguidoras do Mestre. Na prática da vida das comunidades, nos bairros, nas escolas, em muitos locais, algo novo acontece, somente graças à resistente perseverança de alguns corajosos que, movidos pela indignação, não deixam as coisas se acomodarem. Este é um dos motivos do Dia Nacional da Juventude, que é parte de um todo maior que busca a dignidade jovem: celebra as lutas anuais dos(as) jovens organizados; é a mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz. Vamos juntos (as) marchar para denunciar profeticamente as pessoas, os sistemas e as instituições que banalizam a vida. Como próprio de nossa natureza cristã, queremos, pois, anunciar com toda força, a vitalidade da juventude que sonha e busca viver em um espaço seguro, real, que lhe dê garantia e perspectiva de realização de seu projeto de vida. O que nossas famílias e nossa comunidade estão fazendo pelos jovens que estão à beira do caminho como o cego Bartimeu?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Rm 8, 12-17; Sl 67 (68), 2 e 4. 6-7ab. 20-21 (R/. 21a); Lc 13, 10-17
Ter.: Rm 8, 18-25; Sl 125 (126), 1-2ab. 2cd-3. 4-5. 6 (R/. 3a); Lc 13, 18-21
Qua.: Ss. Simão e Judas Tadeu Aps, festa. Ef 2, 19-22; Sl 18(19), 2-3. 4-5 (R/. 5a); Lc 6, 12-19
Qui.: Rm 8, 31b-39; Sl 108 (109), 21-22. 26-27. 30-31 (R/. 26b); Lc 13, 31-35
Sex.: Rm 9,1-5; Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R/. 12a);Lc 14,1-6
Sáb.: Rm 11, 1-2a.11-12.25-29; Sl 93 (94), 12-13a. 14-15. 17-18 (R/. 14a); Lc 14, 1.7-11
Segunda Semana do Saltério
Trigésimo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …