Página Inicial / Notícias / Dia Nacional da Juventude

Dia Nacional da Juventude

“Estou no meio de vós como aquele que serve”. (Lc 22,27)

Jovem, jovens! Dia Nacional da Juventude! É jovem aquela, aquele que tem a força, o vigor de Deus. Deus é bondade, misericórdia, cuidado, fonte de todo o bem. É jovem a pessoa que imita Deus na generosidade fontal!
Estamos celebrando 30º Dia Nacional da Juventude (DNJ). As refl exões propostas para ação de graças dos 30 anos de DNJ partem do tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: Igreja e sociedade”. O Concílio Ecumênico Vaticano II nos ensinou a sermos ativos, criativos, construtores da sociedade. Essa presença dos cristãos, jovens cristãos, na sociedade recordam dois documentos importantes do Concílio: Lumen gentium (Luz dos povos) e Gaudium et spes (Alegria e esperança). O lema do DNJ 2015: “Juventude construindo uma nova sociedade”, deseja recordar a presença dos jovens cristãos na sociedade. Mulheres e homens jovens são chamados a uma participação esperançada e servidora.

Os jovens são chamados serem uma “Igreja em Saída”. “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos. Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida. Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o medo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção, nas
normas que nos transformam em juízes implacáveis, nos hábitos em que nos sentimos tranquilos, enquanto lá fora há uma multidão faminta e Jesus repete-nos sem cessar: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Mc 6,37)” (EG, n. 49).
O Santo Padre Francisco insiste em que os jovens sejam construtores da paz, da vida nova, superando a cultura do consumo e do descarte. Os jovens, olhando para Jesus Cristo, responderão: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). Servir! A graça de servir! Jovens servindo e, no serviço, transformando. O DNJ será bem celebrado, se bem preparado! Os encontros de preparação são três:
1. Construindo uma nova sociedade;
2. Juventude e vida;
3. Juventude e política. Um aprofundamento dos temas ajudará na celebração do Dia Nacional da
Juventude.

O Dia Nacional da Juventude será um dia missionário! A missão é permanente; jovens missionários! Para o mês de outubro, mês missionário, os jovens encontrarão um roteiro para ação missionária. Os missionários jovens anunciando, testemunhando a vida que Jesus nos deixou com sua vida, morte e ressurreição na Comunidade, na Igreja local.

Como jovens, sigamos a Jesus que nos ensina o caminho da realização: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45). Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, nos acompanhe na preparação e na celebração do Dia Nacional da Juventude. Nos conceda pelo seu Filho Jesus perseverança para percorrer o caminho do Evangelho: “Estou no meio de vós como aquele que serve”.

Brasília, 7 de março de 2015.
Memória facultativa de Santa Perpétua e Santa Felicidade.
+ Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília – Secretário Geral da CNBB

Na unidade,
Setor Juventude Cuiabá