Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade de todos os Santos

Solenidade de todos os Santos

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS
“JESUS, O BEM-AVENTURADO DO PAI, SE FAZ PRESENTE NO MEIO DE NÓS!”
TODOS OS SANTOS – SOLENIDADE  01 de Novembro de 2015.
Cor Litúrgica: Branca
Animador: Meus irmãos, nesta Solenidade de Todos os Santos, a Liturgia nos desafia à vivência da justiça por meio do exercício da fé e da caridade. A santidade é um dom de Deus e é consequência da nossa união com Cristo e a Igreja. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: COM A IGREJA SUBIREMOS AO ALTAR DO SENHOR. / 1. Toda a Igreja aqui está para o encontro com Deus. Ele mesmo o marcou para nós, filhos seus./ 2. Entre nós e o Pai santo está Jesus, nosso irmão: mediador, sacerdote, nosso ponto de união. / 3. Céus e terra estarão na oblação de Jesus. Quer unir num rebanho os remidos da cruz.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus Eterno e Todo-Poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os Santos, concedei-nos por intercessores tão numerosos a plenitude da vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, a vivência da santidade é o grande desafio que Cristo nos propõe todos os dias. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Ap 7, 2-4.9-14) – Leitura do Livro do Apocalipse de São João. Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12”Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu Senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – DO SALMO (23/24) – REFR.: É ASSIM A GERAÇÃO DOS QUE O PROCURAM O SENHOR!/ 1. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável./ 2. Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?’ ‘Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime./ 3. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador’. ‘É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face’.
8. 2ª LEITURA (1 Jo 3, 1-3) – Leitura da Primeira Carta de São João.
Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e penais a carregar pesado fardo e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mt 5, 1-12a) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3”Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, uma multidão imensa de intercessores nos sustenta hoje, enquanto elevamos a Deus todo-poderoso nossas orações por todos os homens. Digamos com fé: Senhor, ouvi-nos, pelo Vosso amor!
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS, PELO VOSSO AMOR!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que todos os povos escutem os seus ensinamentos e, por meio de sua ternura e orientação, encontrem o caminho para Cristo, que é rico em misericórdia, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, OUVI-NOS, PELO VOSSO AMOR!
2) Pelas autoridades do poder público, para que, conscientes de suas responsabilidades, busquem o bem comum e a paz verdadeira, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS, PELO VOSSO AMOR!
3) Pelos jovens do mundo inteiro, para que saibam testemunhar aos seus companheiros de juventude a beleza da santidade, por meio da participação na Eucaristia e pelo exercício da oração, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS, PELO VOSSO AMOR!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que sejamos sensíveis ao chamado à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade, vivenciando sem reservas as bem-aventuranças e as verdades da nossa fé, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, OUVI-NOS, PELO VOSSO AMOR!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor, que Vossa mão proteja, purifique e sustente o povo que vos suplica, e, confortado na vida presente, possa caminhar para os bens futuros. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – REFR.: VÓS SOIS O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, O PÃO DA ALEGRIA DESCIDO DO CÉU!/ 1. Nós somos caminheiros que marcham para os céus. Jesus é o caminho que nos conduz a Deus./ 2. Da noite da mentira, das trevas para a luz, busquemos a verdade, verdade é só Jesus./
3. Pecar é não ter vida, pecar é não ter luz. Tem vida só quem segue os passos de Jesus./ 4. Jesus, verdade e vida, caminho que conduz a igreja peregrina, que marcha para a luz.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Possam agradar-vos, ó Deus, as oferendas apresentadas em honra de todos os Santos. Certos de que eles já alcançaram a imortalidade, esperamos sua intercessão contínua pela nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – Prefácio: A Jerusalém celeste – MR (p. 692) –
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Bem vindos à mesa do Pai, onde o Filho se faz fraternal refeição. É Cristo a forte comida, o Pão que dá vida com amor-comunhão./ REFR.: VINDE, Ó IRMÃOS, ADORAR, VINDE ADORAR O SENHOR. A EUCARISTIA NOS FAZ IGREJA, COMUNIDADE DE AMOR (BIS)/ 2. Partimos o único pão, no altar-refeição, ó mistério de amor. Nós somos sinais de unidade na fé, na verdade, convosco, ó Senhor./ 3. No longo caminho que temos, o Pão que comemos nos sustentará. É Cristo o Pão repartido, que o povo sofrido vem alimentar./ 4. Há gente morrendo de fome, sofrendo e sem nome, sem terra e sem lar. Não é a vontade de Deus, pois Jesus, Filho seu, quis por nós se doar./ 5. Queremos servir a Igreja, na plena certeza de nossa missão, vivendo na Eucaristia, o Pão da alegria e da libertação.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ao celebrarmos, ó Deus, todos os Santos, nós vos adoramos e admiramos, porque só vós sois o Santo, e imploramos que a vossa graça nos santifique na plenitude do vosso amor, para que, desta mesa de peregrinos, passemos ao banquete do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (P. 529)
P.: Deus, glória e exultação dos Santos que hoje celebrais solenemente, vos abençoe para sempre.
TODOS: AMÉM
P.: Livres por sua intercessão dos males presentes, e inspirados pelo exemplo de suas vidas, possais colocar-vos constantemente a serviço de Deus e dos irmãos.
TODOS: AMÉM
P.: E, assim, com todos eles, vos seja dado gozar a alegria da verdadeira pátria, onde a Igreja reúne os seus filhos e filhas aos santos para a paz eterna.
TODOS: AMÉM

P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM

Preparando a Partilha da Palavra
As três leituras de hoje nos introduzem no mistério celebrado na Solenidade de Todos os Santos e nos revelam o projeto de amor que Deus tem para cada uma de suas criaturas: quer torná-las participantes de sua santidade. A santidade se concretiza, no tempo presente, pelo espírito das bem-aventuranças, pelo qual a humanidade vive seu peregrinar entre trabalhos e lutas, entre angústias e esperanças. A fé e a esperança do cristão não esmorecem porque ele tem a promessa de Cristo: “Alegrem-se e exultem, porque grande será sua recompensa no céu”. A primeira leitura nos abre uma visão sobre o nosso futuro: esperamos um mundo novo. Ela apresenta a multidão dos assinalados, dos bem-aventurados que corresponderam ao Plano de Deus. Essa leitura quer elevar nossos olhos para a condição santa à qual o Pai nos chamou. A segunda leitura nos recorda que a vida divina que se manifestará no momento de nossa saída deste mundo já está presente em nós desde agora. Hoje Jesus nos ensina que a santidade é algo possível para todos e se concretiza, no presente, pelo espírito das bem-aventuranças. Cristo nos ensina também, como santificar nossas vidas através das nossas ações neste mundo, para merecermos nossa plena recompensa quando estivermos na vida eterna. O discípulo deve depositar sua confiança em Deus: ser solidário, compartilhando os sofrimentos dos outros, como o Senhor, ter um relacionamento cordial com os demais; desejar ardentemente saciar a fome e a sede de justiça neste mundo; possuir um coração íntegro e livre de toda ambiguidade; ser aberto e acolhedor; empenhar-se para que a paz aconteça como fruto da justiça. O discípulo deve ter consciência das consequências de seu modo de agir: será hostilizado por aqueles que se negam a reconhecer o direito dos outros, mas se alegrará com a promessa da posse do Reino dos Céus. As bem-aventuranças são um convite a todos que desejam participar do Reino de Deus que Jesus veio anunciar e realizar. Surge a questão: como ser santo no mundo marcado pela desigualdade, pela violência, pela desonestidade e pela corrupção?

Leituras da Semana
Seg.: FINADOS. Leituras prs: à escolha no Lecionário (volume I, p. 1050 ss.) ou no Ritual das Exéquias.
Ter.: S. Martinho de Lima Rlg, MFac. – Rm 12, 5-16ª; Sl 130 (131), 1. 2. 3 ; Lc 14, 15-24
Qua.: S. Carlos Borromeu B, Mem.- Rm 13, 8-10; Sl 111 (112), 1-2. 4-5. 9 (R/. 5a); Lc 14, 25-33
Qui.: Rm 14, 7-12; Sl 26(27), 1. 4. 13-14 (R/. 13); Lc 15, 1-10
Sex.: Rm 15,14-21; Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. cf. 2b); Lc 16,1-8
Sáb.: Rm 16, 3-9.16.22-27; Sl 144 (145), 2-3. 4-5. 10-11 (R/. 1b); Lc 16, 9-15
III Semana do Saltério
31º Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …