Dia de Finados

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS FALECIDOS
SOMOS RESSUSCITADOS EM CRISTO
 Cor Litúrgica: Roxo ou Preto 02/11/2015
Anim.: Irmãos caríssimos, nós somos felizes porque cremos na vida eterna. O nosso Deus é o Deus da vida. Ele, que vencendo a morte abriu para nós as portas da eternidade, nos convida a rezar por todos os fiéis falecidos. Com esperança, fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. A vida pra quem acredita, / não é passageira ilusão, / e a morte se torna bendita/, porque é nossa libertação. / REFR.: NÓS CREMOS NA VIDA ETERNA, E NA FELIZ RESSURREIÇÃO, QUANDO, DE VOLTA À CASA PATERNA, COM O PAI OS FILHOS SE ENCONTRARÃO. / 2. No céu não haverá tristeza, /doença, nem sombra de dor,/e o prêmio da fé é a certeza, / de viver feliz com o Senhor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa.) Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. ORAÇÃO DO DIA – MR (p.693) – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Caros irmãos, coloquemos toda nossa confiança em Cristo, pois Ele nos concede os meios necessários para que possamos alcançar a vida eterna. Com muita fé, acolhamos a Palavra de Deus, que é fonte de vida e de salvação.
5. 1ª LEITURA (Is 25, 6-9) – Leitura do Livro do Profeta Isaias
6 O Senhor dos exércitos preparou para todos os povos, nesse monte, um banquete de carnes gordas, um festim de vinhos velhos, de carnes gordas e medulosas, de vinhos velhos purificados. 7 Nesse monte tirará o véu que vela todos os povos, a cortina que recobre todas as nações, 8 e fará desaparecer a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse. 9 Naquele dia dirão: “Eis nosso Deus do qual esperamos nossa libertação. Congratulemo-nos, rejubilemo-nos por seu socorro”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 24/25)
REFR.: SENHOR MEU DEUS, A VÓS ELEVO A MINHA ALMA. / 1. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura/ e a vossa compaixão que são eternas!/ De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia/ e sois bondade sem limites, ó Senhor!/ 2. Aliviai meu coração de tanta angústia,/ e libertai-me das minhas aflições!/ Considerai minha miséria e sofrimento/ e concedei-me vosso perdão aos meus pecados!/ 3. Defendei a minha vida e liberta-me;/ em vós confio, que eu não seja envergonhado!/ Que a retidão e a inocência me protejam,/ pois em vós eu coloquei minha esperança.
7. 2ª LEITURA (Rm 8, 31b-35.37-39) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos: 31bSe Deus é por nós, quem será contra nós? 32Deus que não poupou seu próprio filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele? 33Quem acusará os escolhidos de Deus? Deus, que os declara justos? 34Quem condenará? Jesus Cristo, que morreu, mais ainda, que ressuscitou, e está, à direita de Deus, intercedendo por nós? 35Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? 37Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! 38Tenho a certeza que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem as forças cósmicas, 39nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA / ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA / ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA / É esta a vontade de quem me enviou:/ Que eu não perca nenhum dos que ele me deu,/ mas que eu os ressuscite no último dia.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc 12, 35-40) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! 39Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
9. HOMILIA
10. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Elevemos nossas preces ao Pai todo-poderoso, que ressuscitou Cristo dentre os mortos, e imploremos o descanso eterno para todos os falecidos, dizendo juntos: Iluminai-os, Senhor, com a luz da vossa face.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que continue ensinando que “para quem vive em Cristo, a morte é a passagem da peregrinação terrena para a pátria do Céu, onde o Pai acolhe todos os seus filhos”, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
2) Por todos aqueles que se encontram entristecidos pela morte de uma pessoa querida, para que encontrem consolo na fé, na solidariedade dos amigos e na certeza da ressurreição, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
3) Pelos fiéis falecidos, para que, justificados pela fé, participem da felicidade e da recompensa prometidas por Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
4) Por todos os cristãos, para que não tenham medo da morte e professem, com entusiasmo, a felicidade que provém de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
(Preces espontâneas)
P.: Acolhei, Senhor Deus, as nossas preces e transformai-as em vida plena, para que continuemos, com dignidade, nossa peregrinação até o dia do encontro eterno convosco. Por Cristo nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
11. CANTO DE OFERTAS – REFR.: OS OLHOS JAMAIS CONTEMPLARAM/ NINGUÉM PODE EXPLICAR/ O QUE DEUS TEM PREPARADO / ÀQUELE QUE EM VIDA O AMAR! / 1. As lutas, a dor, o sofrer,/ tão próprios à vida do ser/ ninguém poderá comparar com a glória sem fim do céu./ 2. Foi Cristo quem nos mereceu,/ com a morte, a vida e o céu/ e ainda se entrega por nós como oferta constante ao Pai.
12. P.: Orai, irmãos e irmãs…
13. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, as nossas oferendas por nossos irmãos e irmãs que partiram, para que sejam introduzidos na glória com o Cristo, que une os mortos e os vivos no seu mistério de amor. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
14. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Fiéis Defuntos I – A esperança da ressurreição em Cristo – MR (p. 462)
15. RITO DA COMUNHÃO
16. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Antes da morte e ressurreição de Jesus, /Ele, na ceia, quis se entregar:/ deu-se em comida e bebida pra nos salvar. REFR.: E QUANDO AMANHECER /O DIA ETERNO, A PLENA VISÃO,/ RESSURGIREMOS POR CRER / NESTA VIDA ESCONDIDA NO PÃO! (BIS)/ 2. Para lembrarmos a morte, a cruz do Senhor/ nós repetimos, como Ele fez, /gestos, palavras, até que volte outra vez./ 3. Este banquete alimenta o amor dos irmãos/ e nos prepara a glória do céu./ Ele é a força na caminhada pra Deus!/ 4. Eis o pão vivo mandado a nós por Deus Pai!/ Quem o recebe, não morrerá;/ no último dia vai ressurgir, viverá./ 5. Cristo está vivo, ressuscitou para nós!/ Esta verdade vai anunciar/a toda terra, com alegria, a cantar.
17. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Fazei, ó Pai, que os vossos filhos e filhas, pelos quais celebramos este sacramento pascal, cheguem à luz e à paz da vossa casa. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
18. BREVES AVISOS
19. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 530)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: O Deus de toda consolação vos dê a sua bênção, ele que na sua bondade criou o ser humano e deu aos que creem em seu Filho ressuscitado a esperança da ressurreição.
TODOS: AMÉM.
P.: Deus nos conceda o perdão dos pecados, e a todos os que morreram, a paz e a luz eterna.
TODOS: AMÉM.
P.: E todos nós, crendo que Cristo ressuscitou dentre os mortos, vivamos eternamente com ele.
TODOS: AMÉM.
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
Partilha da Palavra
Hoje fazemos memória de todos os fiéis falecidos. Não é uma simples lembrança de nossos entes queridos. É um dia que evoca saudade, esperança e compromisso. Saudade daqueles que partiram e marcaram a vida de todos nós que ainda peregrinamos neste mundo. Esperança porque nos foi revelado que a morte não tem a última palavra, é passagem para a vida em plenitude. Compromisso porque queremos que o nosso tempo histórico seja vivido de acordo com o que nos exorta a Palavra de Deus. Esta Liturgia está intimamente ligada à Solenidade de Todos os Santos, pois a nossa fé na ressurreição nos associa àqueles que já participam da felicidade plena e cantam louvores ao Cordeiro. A Igreja apoia essa lembrança, para que, ao mesmo tempo em que rezamos pelos mortos, nos lembremos da ressurreição deles e nossa, ou seja, do destino eterno que tem toda criatura humana. A nossa fé se baseia na ressurreição. Pela ressurreição de Jesus, o próprio Deus confirma essa promessa. Se a história de Jesus tivesse terminado na cruz, jamais alguém teria continuado a falar n’Ele. De um pobre crucificado ninguém falaria, mas com a ressurreição, até a cruz, sinal de vergonha, condenação e escárnio, foi-se tornando sinal de salvação, de vitória, de vida. Se hoje existe a fé cristã, é porque Jesus ressuscitou, pois em Cristo e por causa de Cristo, a morte não tem mais poder sobre nós. Pela morte, nossa entrada no Reino se dá de maneira plena e definitiva, por graça de Deus. A ressurreição foi o centro da pregação dos apóstolos e é o alicerce da nossa esperança. Ressurreição não significa a volta para nova vida aqui na terra. Nossa vida, aqui, é vivida apenas uma vez. Ressurreição é a transformação plena e total da maneira de ser de uma pessoa e o autor dela é Deus. Assim é preciso que vivamos como filhos de Deus, para sermos dignos da salvação que Ele nos oferece. É importante nos perguntarmos: Como estamos administrando a vida que Deus nos deu? Que rumo estamos dando à nossa breve existência? Com quais valores orientamos os nossos passos na direção da morada definitiva? Como está a nossa generosidade com os nossos irmãos e irmãs que partem desta vida e a solidariedade com as famílias enlutadas?

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …