Página Inicial / Animação Litúrgica / 33º Domingo do Tempo Comum

33º Domingo do Tempo Comum

A VITÓRIA FINAL SERÁ DE TODOS OS QUE SÃO FIÉIS A DEUS
15 de novembro de 2015 
TRIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM
Cor Litúrgica: Verde
Animador: Irmãos amados, hoje, somos convidados a confiar em Cristo, o Senhor da História, que tem um projeto de vida plena e definitiva para todos nós. Iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: COM A IGREJA SUBIREMOS AO ALTAR DO SENHOR. / 1. Toda a Igreja aqui está para o encontro com Deus. Ele mesmo o marcou para nós, filhos seus./ 2. Entre nós e o Pai santo está Jesus, nosso irmão: mediador, sacerdote, nosso ponto de união. / 3. Céus e terra estarão na oblação de Jesus. Quer unir num rebanho os remidos da cruz.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, o Senhor Jesus que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (pausa). P.: Senhor, que fostes enviado para evangelizar os pobres, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que fostes enviado para curar os corações atribulados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que fostes enviado para anunciar o ano de graça do Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa, servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Anim.: Irmãos, a Palavra de Deus é semente de eternidade que transforma os nossos corações e nossas vidas. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Dn 12,1-3) – Leitura da Profecia de Daniel.
1”Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo, e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. 2Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. 3Mas os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 127/128) REFR.: GUARDAI-ME, Ó DEUS/ PORQUE EM VÓS ME REFUGIO! / 1. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,/ meu destino está seguro em vossas mãos!/ Tenho, sempre, o Senhor ante meus olhos,/ pois, se o tenho a meu lado, não vacilo. / 2. Eis por que meu coração está em festa,/ minha alma rejubila de alegria;/ e até meu corpo no repouso está tranquilo;/ pois não haveis de me deixar entregue à morte, / nem vosso amigo conhecer a corrupção. / 3. Vós me ensinais vosso caminho para a vida./ Junto de vós, felicidade sem limites,/ delícia eterna e alegria ao vosso lado.
8. 2ª LEITURA (Hb 10,11-14.18) – Leitura da Carta aos Hebreus.
11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados.12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus.13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. / 1. É preciso vigiar/ e ficar de prontidão,/ em que dia o Senhor/ há de vir, não sabeis não!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Mc 13,24-32) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. 28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. 30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, elevemos nossas preces a Deus, nosso Pai, na certeza de que Ele sempre nos escuta, dizendo: Ouvi, Senhor, a nossa súplica!
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que desempenhe o seu ministério petrino na firmeza da fé, para o bem de todo o povo de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
2) Pela humanidade, para que se renove na justiça, e pelos governantes de todos os povos, para que saibam realizar o bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
3) Por todos nós que participamos desta Eucaristia, para que sejamos misericordiosos na prática do bem, do perdão e da fraternidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
4) Para que, a exemplo da Virgem Maria, cada um de nós esteja sempre atento aos sinais do Cristo e se deixe guiar pela Palavra de Deus no cotidiano da fé, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA SÚPLICA!
(Preces Espontâneas)
P.: Atendei, ó Pai, nossas preces e fazei que sejamos fiéis à vossa Palavra. Por Cristo nosso Senhor.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – REFR.: VÓS SOIS O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, O PÃO DA ALEGRIA DESCIDO DO CÉU! /1. Nós somos caminheiros que marcham para os céus. Jesus é o caminho que nos conduz a Deus. / 2. Da noite da mentira, das trevas para a luz, busquemos a verdade, verdade é só Jesus. /3. Pecar é não ter vida, pecar é não ter luz. Tem vida só quem segue os passos de Jesus./ 4. Jesus, verdade e vida, caminho que conduz a igreja peregrina, que marcha para a luz.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Concedei, Senhor nosso Deus, que a oferenda colocada sob o vosso olhar nos alcance a graça de vos servir e a recompensa de uma eternidade feliz. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 483) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VI: Cristo, penhor da Páscoa eterna – MR (p. 433)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Bem vindos à mesa do Pai, onde o Filho se faz fraternal refeição. É Cristo a forte comida, o Pão que dá vida com amor-comunhão./ REFR.: VINDE, Ó IRMÃOS, ADORAR, VINDE ADORAR O SENHOR. A EUCARISTIA NOS FAZ IGREJA, COMUNIDADE DE AMOR (BIS)/ 2. Partimos o único pão, no altar-refeição, ó mistério de amor. Nós somos sinais de unidade na fé, na verdade, convosco, ó Senhor./ 3. No longo caminho que temos, o Pão que comemos nos sustentará. É Cristo o Pão repartido, que o povo sofrido vem alimentar./ 4. Há gente morrendo de fome, sofrendo e sem nome, sem terra e sem lar. Não é a vontade de Deus, pois Jesus, Filho seu, quis por nós se doar./ 5. Queremos servir a Igreja, na plena certeza de nossa missão, vivendo na Eucaristia, o Pão da alegria e da libertação.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Tendo recebido em comunhão o Corpo e o Sangue do vosso Filho, concedei, ó Deus, possa esta Eucaristia que ele mandou celebrar em sua memória fazer-nos crescer em caridade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
Celebramos hoje o penúltimo domingo do Tempo Comum do ano litúrgico. As leituras nos levam a refletir sobre o “fim dos tempos”. Final que o cristianismo entende, segundo a compreensão da morte e ressurreição de Cristo, como a plenitude de vida para a qual todos caminhamos. A primeira leitura nos diz que Deus está ao lado e é companheiro dos que praticam a justiça, e a vitória final será daqueles que permanecerem fiéis ao Senhor. A carta aos Hebreus afirma: “Cristo ofereceu um sacrifício único e perfeito levando à perfeição definitiva os que Ele santifica. Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado. Em Cristo somos todos salvos. No Evangelho, em linguagem apocalíptica, Marcos nos traz as palavras de Jesus convidando a observar os sinais dos tempos. O presente é o lugar da manifestação do amor de Deus pelo homem. Por isso, o cristão é chamado a viver atento ao que acontece ao seu redor, dando valor e importância ao momento em que está vivendo, aos sinais de Deus na história, pois só assim será testemunha e missionário do amor do Pai neste mundo. Temos certeza de que o Reino já está presente entre nós. Porém, temos que trabalhar a cada dia sempre vigilantes e perseverantes. Como nós e nossa comunidade está se preparando para a vinda definitiva do Senhor?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Sta. Margarida da Escócia, MFac. Sta. Gertrudes Vg, MFac. 1 Mac 1,10-15.41-43.54-57.62-64; Sl 118 (119); Lc 18,35-43
Ter.: Sta. Isabel da Hungria Rlg, memória; 2Mac 6, 18-31; Sl 3 Lc 19, 1-10
Qua.: Dedicação das Basílicas de S. Pedro* e S. Paulo* Aps., MFac. 2 Mac 7, 1.20-31; Sl 16 (17); Lc 19, 11-28
Qui. Ss. Roque González, Afonso Rodriguez e João Del Castilo, PresbsMts, memória. 1Mac 2, 15-29; Sl 49 (50); Lc 19, 41-44
Sex.: 1Mac 4, 36-37.52-59; Cânt.: 1Cr 29, 10. 11abc.11d-12a. 12bcd (R/. 13b); Lc 19, 45-48 6

Sab.: Apresentação de Nossa Senhora, memória.; Zc 2,14-17; Cânt.: Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R/. 49); Mt 12,46-50
Primeira Semana do Saltério
Trigésimo Terceiro Domingo do Tempo C

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …