Página Inicial / Animação Litúrgica / 1º Domingo do Advento

1º Domingo do Advento

VIGIAR É ESTAR EM COMUNHÃO COM JESUS,
POR MEIO DA ORAÇÃO E DA MISSÃO.
 29 de novembro de 2015
PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO C – SÃO LUCAS
Cor litúrgica: roxo
Animador:Meus irmãos, neste primeiro Domingo do Advento, nós iniciamos um novo Ano Litúrgico. Façamos deste tempo sagrado um mergulho no mistério de Cristo e no mistério da Igreja. Iniciemos a nossa celebração com alegria.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS, E AS NUVENS QUE CHOVAM JUSTIÇA, QUE A TERRA SE ABRA AO AMOR E GERMINE O DEUS SALVADOR (BIS)./1. Foste amigo, antigamente, desta terra que amaste, deste povo que escolheste; sua sorte melhoraste, perdoaste seus pecados, tua ira acalmaste./ 2. Escutemos suas palavras, é de paz que vai falar; paz ao povo, a seus fiéis, a quem dele se achegar. Está perto a salvação e a glória vai voltar./ 3. Eis: amor, fidelidade vão unidos se encontrar; bem assim, justiça e paz vão beijar-se e se abraçar. Vai brotar fidelidade e justiça se mostrar./ 4. E virão os benefícios do Senhor a abençoar; e os frutos do amor desta terra vão brotar. A justiça diante dele e a paz o seguirá.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ONDE HOUVER COROA DO ADVENTO
Animador: Encontramos, hoje, diante do altar, a Coroa do Advento. Ela é um simples enfeite de ramos e velas para recordar-nos o significado deste tempo forte na vida da Igreja.A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade. Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna. Os cristãos, preparando-se para sua festa de luz e de vida, a natividade do Salvador, passaram a acrescentar uma vela à Coroa em cada domingo do tempo do Advento. Essas luzes relembram a escuridão do mundo pecador antes do Salvador, a promessa da Salvação, a preparação para o Messias pelos profetas e, finalmente, a Virgem que deu à luz a um filho chamado Emanuel: Deus-Conosco.
BÊNÇÃO DA COROA
P.:A nossa proteção está no Nome do Senhor.
TODOS:Que fez o céu e a terra.
P.:OREMOS: Ó Pai, em quem todas as coisas são santificadas, abençoai esta coroa e concedei a nós que usamos seu símbolo a graça de preparar nossos corações para o Advento do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS:AMÉM.
(O celebrante asperge, então, a coroa com água benta). Acende-se a primeira vela.
4. ATO PENITENCIAL -P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. P.: Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós. TODOS:CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Animador:Irmãos, a vigilância e a oração constantes nos possibilitam discernir os sinais da presença de Cristo em nosso meio. Abramos os nossos corações aos Seus ensinamentos.
6. 1ª LEITURA (Jr 33, 14-16)– Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
14”Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá. 15Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra. 16Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém terá uma população confiante; este é o nome que servirá para designá-la: ‘O Senhor é a nossa Justiça’”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 24 / 25).
REFR.:SENHOR MEU DEUS, A VÓS ELEVO A MINHA ALMA! / 1. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, / e fazei-me conhecer a vossa estrada! / Vossa verdade me oriente e me conduza, / porque sois o Deus da minha salvação! / 2. O Senhor é piedade e retidão, / e reconduz ao bom caminho os pecadores. / Ele dirige os humildes na justiça, / e aos pobres ele ensina o seu caminho. / 3. Verdade e amor são os caminhos do Senhor / para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. / O Senhor se torna íntimo aos que o temem/ e lhes dá a conhecer sua Aliança.
8. 2ª LEITURA (1Ts 3,12-4,20) –Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
Irmãos: 12O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos. 1Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Mostrai-nos, ó Senhor vossa bondade/ e a vossa salvação nos concedei!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc 21, 25-28.34-36) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 25”Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só de pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. 34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, iniciando o Ano Litúrgico, imploremos confiantes ao Pai, dizendo: Atendei, Senhor, ao clamor do Vosso povo!
TODOS: ATENDEI, SENHOR, AO CLAMOR DO VOSSO POVO!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, com zelo e simplicidade, continue levando a esperança para muitas pessoas, acendendo a chama da caridade em muitos corações, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, AO CLAMOR DO VOSSO POVO!
2) Pelos nossos governantes, para que, por meio do serviço aos cidadãos, promovam sempre a verdade, a justiça e a paz, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, AO CLAMOR DO VOSSO POVO!
3) Pela nossa comunidade, para que, pela vivência do período do Advento, se prepare para o Natal com humildade, dispondo-se a receber os dons da paz e da justiça que irradiam deste mistério, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, AO CLAMOR DO VOSSO POVO!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos nos preparar para a vinda do Senhor por meio de um justo desapego dos bens terrenos e pelo exercício das obras espirituais da misericórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, AO CLAMOR DO VOSSO POVO!
(Preces Espontâneas)
P.: Ouvi, ó Pai, os nossos pedidos e dai-nos a graça de nos prepararmos para o Advento de Vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.  
LITURGIA EUCARÍSTICA
CANTO DE OFERTAS – 1. Do céu vai descer o Cordeiro! É dom, puro dom, salvação! No altar do penhor verdadeiro, também vamos ser oblação./ REFR.:EIS, SENHOR, A TUA VINHA. FRUTOS MIL TE TRAZ, SENHOR. MAS TEU POVO QUE CAMINHA, MAIS QUE FRUTO É DOM DE AMOR! /2. Na terra já brota a esperança, e a graça de Deus vem dizer que o povo da nova aliança também oferenda vai ser./ 3. Irmãos, na fé viva exultante, partilham o pão sempre mais. E campos já mais verdejantes também já se tornam trigais!
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.:Recebei, ó Deus, estas oferendas que escolhemos entre os dons que nos destes, e o alimento que hoje concedeis à nossa devoção torne-se prêmio da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p.475) – Prefácio do Advento I A – MR (p. 407).
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – REFR.:VIGIAI, VIGIAI, EU VOS DIGO, NÃO SABEIS QUAL O DIA OU AHORA. VIGIAI, VIGIAI, EU REPITO: EIS QUE VEM O SENHOREM SUA GLÓRIA. (BIS)/1. Foste amigo antigamente desta terra que amaste,deste povo que escolheste, sua sorte melhoraste,perdoaste seus pecados, tua raiva acalmaste./2. Vem de novo restaurar-nos! Sempre irado estarás,indignado contra nós? E a vida não darás? Salvação ealegria, outra vez, não nos trarás?/3. Escutemos suas palavras, é de paz que vai falar;paz ao povo, a seus fiéis, a quem dele se achegar.Está perto a salvação e a glória vai voltar./4. Eis: amor, fidelidade vão unidos se encontrar. Bemassim, justiça e paz vão beijar-se e abraçar. Vaibrotar fidelidade e justiça se mostrar./5. E virão os benefícios do Senhor a abençoar e osfrutos de amor desta terra vão brotar. A justiçadiante dele e a paz o seguirá./6. Glória ao Pai onipotente, ao que vem, glória eamor. AoEspírito cantemos: glória a nosso Defensor!Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL- MR (p. 520)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
TODOS: AMÉM.
P.: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
TODOS: AMÉM.
P.: Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.
TODOS:AMÉM.
P.: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS:AMÉM.

Preparando a Partilha da Palavra
Os profetas, como porta-vozes de Deus – de Natã a Jeremias – anunciam que o povo está sob a promessa de Deus, e que Deus a cumprirá: a casa de Davi não será destruída: “farei nascer de Davi um rebento justo, que exercerá justiça e equidade na terra”. Seria o lugar de vida de onde brotaria um personagem libertador. O 04 tempo de espera – que às vezes se apresenta para nós como muito longo – não é tempo vazio, inútil: é tempo para progredir no amor, para consolidar o coração; para deixar-se envolver pela santidade de Deus. No texto da Primeira Carta aos Tessalonicenses, que hoje proclamamos, Paulo dá um notável protagonismo a Jesus, nosso Senhor. Ele desapareceu de nossa vista depois de sua morte. Mas sua ausência é também vinda. Jesus vem “misteriosamente” a nós. Age em cada um de nós. Faz-nos progredir no amor, consolida nossos corações, envolve-nos na santidade de Deus. A espera de Jesus é um tempo para a ação, para a criatividade, para o progresso. Quando isso suceder…, erguei a cabeça! Hoje o evangelho nos fala de agradabilíssimas surpresas que para nós virão quando menos esperarmos: “chegará de improviso o dia”, “como um laço”, “sobre todos”. Para nós, esse dia é uma boa notícia, porque é o dia de nossa libertação. Quem traz consigo a libertação é Jesus, o Filho do homem. Sabemos que Jesus habitou nossa terra, que viveu entre nós durante um breve espaço de tempo. Não foi bem acolhido. Ao contrário: condenaram-no à morte de cruz. Não obstante ele – ressuscitado – vem. Sua chegada estremece o universo. E eis que até as coisas de nossa terra, de nosso cosmos, apreciam quem é aquele que vem. Jesus inteiro, todo ele, é salvação, força e vida. Não vem para condenar e sim para levar sua obra à plenitude. Agora vivemos, “no culto de nossas consciências” e de nossa fé, o mistério que um dia se desvelará. Por isso, Jesus nos anima a permanecer vigilantes e exprimir essa vigilância em nossa atitude contínua de oração; a contemplar tudo o que acontece sob a chave de sua vinda e a ter razões para viver e sonhar. Em nossas comunidades, estamos sendo como os profetas, porta-vozes de Deus no anúncio da esperança de um mundo melhor na espera do Senhor que vem? 
Leituras da Semana
2ª-: .2ª-feira. André* Ap, festa; Rm 10,9-18; Sl 18 (19),2-3.4-5 (R/. 5a); Mt 4,18-22
3ª-: Is 11, 1-10; Sl 71 (72), 2. 7-8. 12-13. 17 (R/. cf. 7); Lc 10, 21-24
4ª-: Is 25, 6-10a; Sl 22 (23), 1-3a. 3b-4. 5. 6 (R/. 6cd); Mt 15, 29-37
5ª-: S. Francisco Xavier Presb, memória.;Is 26, 1-6; Sl 117 (118), 1.8-9. 19-21. 25-27a (R/. 26a); Mt 7, 21.24-27
6ª-:S. João Damasceno PresbDr, MFac.;Is 29, 17-24; Sl 26 (27), 1. 4. 13-14 (R/. 1a); Mt 9, 27-31
Sáb.-:Is 30,19-21.23-26; Sl 146(147A),1-2.3-4.5-6 (R/. Is 30,18); Mt 9,35 – 10,1.6-8
Primeira semana do Saltério
I Domingo do Advento – Ano C

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …