Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 1º Domingo do Advento

Liturgia 1º Domingo do Advento

LITURGIA — 1º DOMINGO DE ADVENTO – 29.11.2015.

“Não será desiludido quem em Vós espera!”

1.Acolhida.
Hoje, iniciamos o Ano Litúrgico, celebrando o Mistério de Jesus Cristo, morto, ressuscitado e glorificado pelo Pai. No Ano Litúrgico, a Igreja desdobra os Mistérios de Jesus Cristo, celebrando, sucessivamente, o Advento, a Quaresma, a Páscoa, o Pentecostes e o Tempo Comum. Ela celebra Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre!
O Ano Litúrgico foi organizado pela Igreja ao longo de sua caminhada histórica. Ela quer alimentar nossa vida espiritual com a celebração dos Mistérios de Jesus Cristo. O Advento é a primeira etapa na qual vivemos a esperança da Salvação. Celebremos, portanto, a Esperança nas Promessas de nosso Deus!

2.Palavra de Deus.
Jr 23,14-16 – Mesmo no meio do sofrimento do exílio, o profeta tem certeza do amor de Deus que vai salvar seu Povo escolhido. Quais são os sinais de esperança que você vai celebrar e viver neste tempo de Advento?
1Ts 3,12-4,2 – A Liturgia recorda-nos a promessa da nova vinda de Jesus: Ele veio no passado, vem a nós em toda a celebração da Eucaristia e virá para o “Julgamento Final”, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos!”“.
Lc 21,25-36 – Jesus virá de surpresa; portanto, “ficai atentos e orai a todo o momento (…), para ficardes em pé diante do Filho do Homem!”.

3.Reflexão.
a)A palavra “advento” quer dizer “espera” e as quatro semanas do Tempo do Advento recordam os quatro mil anos de espera pelo Messias, vivido pelo Povo Antigo. Como a Virgem Maria, a Igreja contempla a gestação de Cristo no seio da comunidade cristã. Contempla em silêncio e oração. Esperamos o renascimento de Cristo neste Natal!

b)Durante o Tempo de Advento, a Igreja celebra a Liturgia limitando ornamentação e cantos festivos. Expressa sua alegria com sobriedade e oração, imitando e acompanhando a Virgem Maria, no silêncio, na oração e na prática da caridade, favorecendo os pobres e necessitados. Maria foi ajudar a necessitada Isabel.

c)A celebração do Tempo de Advento recorda as três vindas de Jesus sobre a terra: Aquele que virá Aquele que veio e Aquele que vem! Na Encarnação celebramos a humildade do Verbo de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós; no Final dos Tempos, recordamos a promessa do próprio Jesus que virá para o Julgamento Final; e todos os dias, Ele vem e se manifesta àqueles que acreditam na sua Palavra. A Igreja recorda estas três vindas na oração do Prefácio: “Revestido de nossa fragilidade, ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que, hoje, vigilantes esperamos (…)” Prefácio de Advento).

d)Que podemos fazer como iremos nos preparar para que Jesus se revele em nossa vida e como a Virgem Maria poderemos apresentá-lo como caminho de Salvação para o mundo aflito de nosso tempo?

“Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e vossa salvação nos concedei!”

Frei Carlos Zagonel.
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3527

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …