Página Inicial / Notícias / Abertura da Porta Santa

Abertura da Porta Santa

Papa Francisco abre a Porta Santa. Começa o Ano da Misericórdia.

Este Ano Santo Extraordinário é dom de graça. Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que busca, que vem ao nosso encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia”, disse o papa Francisco na cerimônia que deu início ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Milhares de peregrinos do mundo todo acompanharam a abertura da Porta Santa, no Vaticano, na manhã desta terça-feira, 8 de dezembro. A celebração litúrgica recorda a Festa da Imaculada Conceição e o 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II. Trata-se do 29º Ano Santo convocado pela Igreja Católica ao longo da história, com a proposta de convidar os fiéis a intensas jornadas de oração.

Antes de abrir a Porta Santa, o papa Francisco presidiu missa na Praça de São Pedro, para aproximadamente 50 mil pessoas. Na homilia, disse que o início do Ano da Misericórdia marca uma caminhada penitencial e de conversão na vida de cada cristão, fazendo referência à liturgia mariana.
“A festa da Imaculada Conceição exprime a grandeza do amor divino. Deus não é apenas Aquele que perdoa o pecado, mas, em Maria, chega até a evitar a culpa original, que todo o homem traz consigo ao entrar neste mundo. É o amor de Deus que evita, antecipa e salva”, recordou Francisco.
Após a missa, o papa Francisco realizou “gesto simbólico”, como ele mesmo referiu-se, abrindo a Porta da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O papa emérito, Bento XVI participou da cerimônia. “Atravessar hoje a Porta Santa nos compromete a adotar a misericórdia do bom samaritano”, recordou Papa Francisco.